Ir para conteúdo

Kungsleden, a Trilha do Rei - Um trekking acima do Círculo Polar Ártico


Posts Recomendados

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Renato: Ausengate deve ser feito no inverno, entre maio e setembro. Em outra época chove muito, fica ruim trilhar.

E só avisarem com alguma antecedência que eu programo minhas férias.

Quantos dias vc acha necessário?

 

Vamos conversar em pvt, por e-mail ou no Face, para não inchar o tópico.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Aqui vão algumas dicas para quem quiser fazer o trekking.

 

A Suécia consegue ser mais cara que o Brasil. Um boa refeição de comida típica custa algo em torno de 120 SEK.

 

Hotéis em Stockholm são caros. Mas sempre há a opção de Hostels. Sem dúvida fazer trilha acampando é a maneira mais barata de conhecer a Suécia!

 

Compre um passe para transporte público ao saltar no aeroporto de Arlanda, que fica a 70 Km de Stockholm. Há um shuttle service (ônibus) e um trem rápido de 20 min. (este trem é caro, 260 SEK) para o centro da cidade.

 

Câmbio: nove (9) coroas suecas (SEK) ~ um (1) euro.

 

1) Melhor época;

 

A não ser que goste de cross country ski, a melhor época é no verão, a partir de meados de junho até meados de setembro. Até meados de agosto tem muito mosquito ao entardecer. Leve um chapéu com mosquiteiro, se for na alta estação de mosquitos.

 

No inverno: alguns dizem que a trilha é mais fácil fazer de ski do que andando. Também há opção de alugar um snowmobile. A trilha tem placas altas com um X em vermelho que jamais ficam encobertas pela neve (vide foto). É a indicação da trilha de snowmobile.

 

Se quiser ver a aurora boreal vá entre final de agosto até março e escolha uma data sem lua cheia.

 

2) Suprimentos

 

Não precisamos levar tudo para a trilha. Na Abisko Turiststation e também em Alesjaure, Saltka e Knebkaise há lojas/mercearias.

 

Em Abisko achei fácil o gás para o fogareiro. Também tem combustível para espiriteiras a álcool, que é uma preferência nacional na Suécia.

 

3) Transporte.

 

Há avião para Kiruna (SAS e uma outra companhia) e de lá pegamos um ônibus para Abisko. Porém é melhor ir de trem. Se o avião atrasar perdemos o último ônibus para Abisko (os horários são próximos). Os trens saem de Stockholm em torno de 22 horas e lhe deixam na porta do parque (atenção: salte na Abisko Turiststation em não em Abisko – 1 km de distância entre estas duas estações).

 

Quanto mais cedo comprar o ticket de trem mais barato. Uma boa opção é o www.raildude.com. Há passagens de 1ª e 2ª classe e tarifas especiais para jovens na SJ (ferrovia estatal sueca). Mesmo a 2ª classe é bem mais confortável que qualquer econômica de avião. A 1ª classe é o leito.

 

Não há trem em Nikkaluokta. Temos dois ônibus diários para Kiruna, onde poderá pegar o trem ou avião de volta para Stockholm. Os horários do busão são 12 e 14:20 horas (verifique nos sites).

 

4) Clima.

 

Normalmente entre 5 e 15º C na época que viajei. Esteja bem preparado para o frio, a chuva e até mesmo neve.

 

5) Alojamento

 

Se quiser ficar num refúgio, e alojamento coletivo, você pagará uma taxa. Creio que na Knebkaise tem quartos individuais. Veja no site da STF – SvenskaTuristForeningen o preço que você deverá pagar. Creio que é possível reservar. Mesmo que não reserve e esteja lotado vc poderá se alojar neles, como manda a hospitalidade e a etiqueta de montanha, porém deverá estender o saco de dormir no chão.

 

Se for acampar, use de preferência uma barraca 4 estações, com pouca ou nenhuma tela devido ao frio. A minha Lightwave T0 Trek foi perfeita.

 

6) Comida

 

A comida sueca (e escadinava de modo geral) é muito gostosa e saudável. Stockholm é uma cidade que possui um nº proporcionalmente grande de restaurantes estrelados no guia Michelin (a Suécia tem um total de 13).

 

A culinária se baseia muito em pescados – especialmente salmão e arenque. O dill (parente da erva-doce, mas de sabor bem diferente) é um tempero delicioso que eles põem nestes pescados. Experimente a carne de rena, mais fácil de encontrar que carne de boi na Lapônia. Ela é boa e defumada fica uma delícia.

 

Não saia da Suécia sem comer um smorrebrod, sanduíche aberto (~100 SEK). Embora seja um prato típico dinamarquês, ele é bem apreciado em toda a escadinávia.

 

Para o trekking recomendo levar um pão preto de centeio (rugbrod). É um pão forte, muito nutritivo e durável, nada a ver com o nosso pão francês pobre em nutrientes. Mas você vai estranhar a diferença.

 

7) Equipamentos

 

Os suecos amam a natureza e o trekking. Assim produzem uma diversidade de produtos famosos para camping/trekking, a exemplo de tendas (Hilleberg), facas e fogareiros. Pena que são caros.

 

8) A trilha

 

Kungsleden é uma trilha bem mantida e sinalizada. O trecho que fiz conta com refúgios de montanha. Mas há trechos mais ao sul onde não há huts.

 

Compre um mapa e verá que há dezenas de trilhas alternativas, algumas subindo as montanhas e outras indo até a Noruega. Se tiver mais tempo sugiro estas side-trips (embora não tenha feito). Algumas têm refúgios.

 

Mas ao Sul está o P.N. Sarek, muito bonito e bem mais selvagem. Mas não tem refúgios. A tenda é obrigatória.

 

Rumando para o sul, percorrendo a Kungsleden em alguns pontos obrigatoriamente precisará cruzar grandes lagos de barco. Creio que estas travessias custam entre SEK 100 a 200 por pessoa.

 

9) Frio

 

Vá bem agasalhado. Dois fleeces de boa espessura. Um agasalho de down (duvet) é uma boa pedida também.

 

Saco de dormir com temperatura de conforto em torno de 0º C ou então algo com uma temperatura de conforto maior, mas vestindo agasalhos dentro do saco de dormir. Meu saco, o Never Winter da Marmot, é para –1ºC. Mas teve uma noite que precisei também usar o agasalho de duvet.

 

10) Chuve e neve

 

Pode chover a qualquer tempo. Um bom abrigo é importante. Pode nevar mais para o fim da estação ou no início. Porém mesmo no alto verão podemos ser surpreendidos por neve ou chuva de granizo.

 

Os suecos dizem que não existe tempo ruim, existe gente mal vestida.

 

Se eu lembrar de algo mais, posto aqui.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Saudações Peter ::cool:::'>

Parabenizo vc pela caminhada e por acrescentar um relato valioso ao site, e cara vc viu as renas do papai noel ::ahhhh::::lol3::

Simpatizei bastante pela paisagem, e foi a primeira vez que li um relato por estas terras. Vc usa a nallo 2 ? Vou comprar uma tenda nova e estou entre a nallo 2 e a msr fury. Duvida cruel viu ::mmm:

Muito interessante o lance da aurora boreal, com certeza marcarei meu mapa nestas terras.

Qd sua esposa lê seus elogios a mulher nórdica, ela não faz assim não ? :arrow:::prestessao::::quilpish::::toma::

Bom, eu não falo nenhum outra idioma a não ser português e espanhol (intermediário), eu já tirei da cabeça o "medo" de viajar para países que não falam minha língua, se for assim não viajo nunca a estas terras ::mmm: . Mas confessamos, que nomes difíceis vc citou ::dãã2::ãã2::'>

 

Forte abc irmão, bons ventos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hahaha!

 

Grande Peregrino!

 

Vale mesmo a pena conhecer a Kungsleden. Os nomes só citei porque comprei o mapa! Mas não me pergunta como se pronuncia!

 

A Nallo 2 é melhor porém é muito cara. Acho que bate nos 700 Euros. Mas é um sonho de consumo!

 

Eu tenho uma viking sergipana em casa. O segredo é elogiar dobrado!

 

Abração, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...