Ir para conteúdo

Natal e Ano Novo na Europa - para onde ir?


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, tudo bem?

 

Eu já tava com tudo certo pra fazer um mochilão em dezembro na Bolívia e no Chile, mas aí minha namorada foi aprovada num mestrado em Coimbra e foi pra lá, tudo em cima da hora, decidido em menos de duas semanas. Então, quero ir pra lá em dezembro (saindo do RJ no dia 19 de dezembro) e voltar em janeiro (ficando cerca de 30 dias no total). Além da minha namorada, um casal de amigos deve viajar com a gente por lá, então seremos 4. Mas tenho muitas dúvidas, muitas mesmo!

 

Nossa base vai ser em Coimbra, Portugal, ou seja, podemos viajar a partir de Lisboa ou do Porto. Como estaremos mais próximos a Espanha, acho que devemos ir a Madrid e Barcelona, então já penso nessas duas cidades como certas no nosso roteiro, e depois queremos ir a Paris. As maiores dúvidas surgem depois: pra onde ir? Bélgica/Holanda e/ou Alemanha? Ou vamos pra Inglaterra?

 

Dei uma simulada em questões de passagens em dois roteiros diferentes. Pesquisei pelo Skyscanner só pra ter uma noção dos valores, por isso está em real mesmo. Esses valores são apenas as passagens entre essas cidades, não inclui mais nada.

 

Roteiro 1

Lisboa-Paris - 150 reais

Paris-Amesterdã - 150 reais

Amsterdã-Barcelona - 200 reais

Barcelona-Madrid - 250 reais (achei bem estranho esse trajeto ser o mais caro)

Madrid-Porto - 60 reais

Total: 810 reais

Nesse roteiro, passaríamos natal em Paris e ano novo em Amsterdã.

 

Roteiro 2

Porto-Madrid - 75 reais

Madrid-Barcelona - 185 reais

Barcelona-Paris - 200 reais

Paris-Londres - 155 reais

Londres-Manchester (de trem - esse trecho vi na RailEurope) - 50 reais

Manchester-Lisboa - 93 reais

Total: 757 reais

Nesse roteiro, passaríamos natal em Madrid e ano novo em Barcelona. Coloquei essa ida pra Manchester, pois tenho uma prima que mora em Buxton (cerca de 50 quilometros de Manchester) e eu poderia dormir uns dias na casa dela. Segundo ela me disse, da pra pegar trem em Buxton e passar o dia em cidades como Liverpool, Leeds, Manchester, e voltar pra Buxton no mesmo dia, ou seja, poderia conhecer outras cidades sem gastar em hospedagem.

 

Quero deixar pra ficar uns 3, 4 dias em Coimbra também, onde minha namorada está morando a partir de hoje hahah

 

O que vocês sugerem em relação ao roteiro, o que acham melhor fazer?

Algum desses roteiros que eu planejei é prático ou vocês sugerem mudar tudo? A única cidade que fazemos questão mesmo de ir é Paris, então estamos sujeitos a mudar toda essa ideia, mas queremos um roteiro prático e o mais barato possível.

Quanto a hospedagem, como estaremos em quatro, é mais barato fecharmos quarto pra 4 em hostel ou em algum lugar é mais jogo alugarmos apto?

Dá pra conseguir passagens mais baratas que essas aí que encontrei?

Quantos dias devemos deixar para cada cidade?

 

Desculpem a grande quantidade de perguntas, eu pesquisei bastante, mas tá bem difícil fazer essas decisões sem conhecer nada. Agradeço desde a ajuda de vocês, amigos!

Um abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Bom, não dá para te dizer qual o roteiro é melhor, é como perguntar qual suco é melhor, de limão ou laranja, alguns preferem limão, outros laranja. Que, de fato, isso é uma dúvida até para mochileiros experientes, fica na dúvida em qual cidade visitar e deixar de visitar. Escolher um no cara ou coroa ajuda.

 

Ambos roteiros estão práticos, não fazendo zigue-zague, então não haveria o que mudar. Se você pretende economizar, evitaria Londres, pois o custo de vida lá é alto e a libra é forte, então haverá um gasto maior (coisa de 10-20 euros por dia).

 

Sobre hospedagem, é meio difícil fechar um quarto de hostel para vocês, hostel não tem essa organização e muitas vezes acaba ficando em quartos diferentes, mesmo pedindo pra ficar no mesmo. Alugar apt é uma boa ideia, procure por Airbnb, é um local que você aluga por alguns dias uma casa/apt de pessoas, e geralmente sai um preço bom.

 

Bom, comece a procurar valores em euros, esqueça o real, pois como o câmbio flutua, você vai precisar sempre reatualizar valores. Calculando em euros, depois basta fazer a conversão quando estiver comprando o dinheiro.

 

Os dias que recomendo, de acordo com as cidades colocadas.

Madri (3), Barcelona (3), Paris (5), Amsterdam (2), Londres (5), Lisboa(3), Porto(1)

 

Estando em Coimbra, é bem perto Lisboa ou Porto.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pela resposta, Davi! A pergunta em relação ao roteiro foi pra saber qual estaria mais prático mesmo, se algum não valeria a pena por questões de deslocamento e tal, sei que realmente é bem pessoal essa resposta.

 

Quanto ao gasto maior que eu teria em Londres, eu economizaria nos dias seguintes pois teria hospedagem de graça mais no norte da Inglaterra, então pensei que isso talvez equilibrasse o gasto maior na Inglaterra.

 

Vou dar uma olhada na Airbnb, valeu pela dica. Valeu mesmo pela resposta, cara.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, que sorte a sua ter uma prima morando em Buxton. Um lugar bem no coração do Peak District. Já visitei diversas vezes no verão (fiquei sempre no camping), lugar sensacional para andar de bicicleta e fazer trilhas nos morros pela volta... nunca visitei no inverno e acredito que não tenha muito pra fazer em Buxton nessa época da sua viagem. Quanto as lugares nas proximidades para visitar que a sua prima mencionou (Liverpool, Manchester, Leeds etc) sim vc pode fazer isso, mas vc tem qualquer curiosidade de visitar essas cidades? Eu pessoalmente nunca tive. Outra coisa para pensar: vc vai estar economizando acomodação, é verdade... Mas quanto vc vai gastar com trem para visitar essas cidades pela volta? Vou deixar para vc olhar no site http://www.nationalrail.co.uk Então leve isso em consideração também, quando for calcular seus gastos.

Link para o comentário
  • Membros

Adriana, obrigado pela resposta. Acho que vai ser melhor deixar a Inglaterra para outra ocasião mesmo, acho que a economia com hospedagem não vai compensar os demais gastos.

 

Vou estudar/pesquisar mais sobre o primeiro roteiro que coloquei, deixando a Inglaterra de lado e pensando em Portugal/Paris/Amsterdã/Barcelona/Madrid.

Amsterdã é uma cidade que sempre tive vontade de conhecer, mas to na dúvida se vale a pena gastar esse dinheiro de passagem pra ir pra lá, enquanto eu poderia conhecer mais cidades na França ou Espanha.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano, obrigado pela resposta (praticamente tudo que eu procuro sobre a Europa aqui no Mochileiros tem uma excelente resposta sua para ajuda haha). Inclusive, eu já tinha lido você comentar sobre essa questão dos feriados em outro tópico e já estou levando isso em consideração. Deixaremos mais tempo para as cidades onde pegaremos o feriado mesmo.

 

Juliana, confesso que na minha primeira pesquisa foquei nos trajetos feitos por avião mesmo, porque eu quase sempre leio que são mais baratos que de trem. Mas vou pesquisar de trem também. Obrigado!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Matheus, pelo menos Paris - Amsterda e Barcelona - Madri acho que vale a pena de trem. As estações de trem são centrais (vc chega no centro de Madri pela estação Atocha e não lá na pqp que é o Barajás) e o preço não é caro. Veja aqui: www.renfe.es

Se comprado com antecedência (máx 90 dias) vc acha passagens por 34 euros... de AVE, 3 horas de trajeto. Acaba sendo mais rápido que avião.

:)

 

O Adriano pode te dar mais dicas sobre isso tb.

Link para o comentário
  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...