Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Linhas de Nazca

peru-arqueologico.gif.0cbeb863847513e312c4b639ae68f083.gif

Este tópico é dirigido àqueles que, aproveitando a passagem por Machu Picchu, darão uma "escapadinha" até as Linhas de Nazca e quem sabe Ica, aproveitando e enriquecendo ainda mais este incrível passeio.

Estendida por uma área de 500 km², do árido deserto do sul peruano, as Linhas de Nazca são tão imensas que só revelam seus desenhos ao serem observadas do alto. De perto é impossível distinguir as formas de trapézios, retângulos, ziguezagues, figuras de animais e plantas, construídas há mais de 2 mil anos pela antiga civilização de Nazca. O grande enigma gira em torno do que possa ter levado à criação dessa galeria de arte em pleno deserto - principalmente quando o homem nem sonhava em inventar o avião. Alguns estudos sugerem que as linhas formam um gigante mapa do sistema subterrâneo de água da região, outros que os desenhos formam um calendário astronômico.

beijaflor.jpg.cc224bcfd753b1c8d1bf57a5f11670b9.jpg

Construídas com uma linha ininterrupta, os desenhos de Nazca revelam, na verdade, a sabedoria e a habilidade da civilização de Nazca. Durante centenas de anos, eles removeram o leito mais escuro do Pampa, conhecido como verniz do deserto, revelendo abaixo um solo mais claro. Assim criaram as linhas e figuras. Os contornos foram realçados por pedras. Cordões e estacas serviram como compasso para elaborar as formas.

O tempo de viagem tanto de Cusco como de Arequipa é em torno de 10 horas, portanto, acho que compensa mais viajar a noite, dormir no busão..chegar cedo em Nasca..fazer o passeio...e voltar a noite..tem bus as 18:30 de Nasca para Cusco pela Expresso Molina e custa 50 soles

De Arequipa a Nasca pela Ormeño paguei 40 soles, saindo as 21:30 e chegando as 7 da manha.

Conheci o pessoal lá de uma agência e acertamos algo bem interessante pro pessoal, um descontinho camarada para o Sobrevôo sobre as Linhas de Nazca, com a empresa Aeroparacas.

Em Pisco também tem o passeio nas Islas Ballestras, o qual é muito interessante, reserva ecológica onde existem Spamres de lobos marinhos,pelicanos, etc.

Ainda em Nazca, é possivel fazer os passeios pelos cemitérios Nazca, e, pela cidade, assistir demonstrações da fabricação da cerâmica Nazca. Alguns pequenos pontos ainda demonstram, de maneira bem prática, a mineração do ouro.

A 30 km de Nazca fica o Cemitério de Chaullita, onde pode-se observar as tumbas, esqueletos e múmias do período 1000 a 1300aC.

A poucos anos atrás as múmias eram vistas na superfície, mas agora elas foram colocadas em 12 tumbas.

O cemitério foi descoberto pelos fazendeiros locais.

A total ausência de chuvas na região tem permitido a preservação destas múmias.

598d9e20d6841_cemitrio.jpg.6ab9e4c644ef4627a83ceffe62e86c0e.jpg

Pisco, a cidade mais próxima a entrada do Parque Nacional de Paracas, fica no ponto médio entre Lima e Nazca. O clima é de balneário, um lugar onde as pessoas passam férias e feriados. A marina local é cheia de lanchas e barcos, o que demonstra ser um destino para endinheirados. Nas praias próximas ao centro da cidade são movimentadas, repletas de guarda-sóis, pessoas se bronzeando, crianças brincando.

Pisco

A 237 km ao sul de Lima no Peru fica a cidade de Pisco com seus 90.000 habitantes. Os hotéis são confortáveis. Eu recomendo o Regency Plaza Hotel  que possui quartos bem limpos. Pode-se chegar a Pisco de ônibus a partir de Lima em uma viagem de 3 horas e preço de US$ 3,50/pessoal. A empresa Soyus tem bons ônibus.

Antes de 1925 o arqueologista peruano J.C. Tello descobriu o sítio de culturas Paracas, que existiram no período de 1300aC a 300dC. Estes povos são reconhecidos por terem produzidos os mais finos têxteis conhecidos no período pré-colombiano.

Pouco se sabe da cultura Paracas Antigo, exceto que foi influenciada pela cultura Chavin (que deu origem a todas culturas do Peru)

Islas Ballestas

Recomenda-se levar roupas (jaquetas) para o frio e se possível impermeável, pois o vento na lancha e os respingo do mar são inevitáveis. Pode-se ver:

pinguinos-humboldt.jpg.eb6ba672a85851d0a69a11569b7f77e9.jpg

O passeio para "Islas Ballestas" é feito de lancha, bem rápida por sinal, com umas 8 pessoas, o trecho costeiro entre a marina e as ilhas é vencido em aproximadamente 40 minutos

No trajeto, é possivel observar o candelabro, uma figura é grandiosa, talvez uns 20 metros de ponta a ponta. O mais interessante é que a mesma parece recém feita, em uma duna e que a qualquer momento pode soprar um vento mais forte e desfazê-la.

candelabro.jpg.017dd9dfdb7a2661dc17641acca93a13.jpg

----------------------------------------------------------------------------------------

Teorias sobre as linhas de Nazca

As Linhas de Nazca fazem parte do conjunto dos grandes mistérios da humanidade e foram descobertas após os anos de 1930 quando as pessoas começaram a viajar de avião sobre a área, despertando então o interesse de antropólogos que passaram a estudá-las.   

As linhas são desenhos rasos feitos no chão e quase imperceptíveis em solo. Centenas delas são simples linhas ou formas geométricas e há também mais de 70 desenhos de animais, aves, peixes e figuras humanas. As maiores têm mais de 200 metros de diâmetro.

Os estudiosos divergem na interpretação, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso, mas obviamente elas se tornaram um prato cheio para todos os tipos de especulação e estão quase que diariamente populando a imaginação dos telespectadores do History Channel: “Aliens!” 😀

Aliens

Em 1985, o arqueólogo Johan Reinhard publicou dados arqueológicos, etnográficos e históricos que demonstram que o culto às montanhas e outras fontes de água predominaram na religião e na economia da Civilização de Nazca. Ele teorizou que as linhas e as figuras eram parte das práticas religiosas que envolvem o culto a divindades associadas com a disponibilidade de água: “E aí galera do céu, olha que desenho maneiro nós fizemos pra vocês! Mandem chuva por favor!”

A base para visitação é a cidade de Nazca, onde é possível contratar um sobrevoo ou passeio guiado pelo deserto. A cidade não possui muitos atrativos além de pequenos museus. Um sobrevoo que geralmente dura 30 minutos, custa entre US$ 50 e US$ 110 (isso vai depender do seu poder de barganha). Você pode também fazer uma caminhada guiada pelo Deserto de Nazca até um dos mirantes de onde é possível ver parcialmente alguns dos desenhos. Se for sobrevoar a região, o melhor horário para o passeio é pela manhã.  Mais informações sobre as Linhas de Nazca você encontra aqui.

Um voo de drone sobre as linhas de Nazca

• Respostas 542
  • Visualizações 147.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Comentários em outros tópicos dizem que a empresa Oltursa é muito melhor que a Cruz del Sur.    

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Leo, eu realmente achei que havia lido em algum lugar na net que é possível decolar de ICA também..... e como lá é mais perto que Nasca...... Meu único desejo é conhecer as linhas, indo e voltando no mesmo dia para LIma....

Então os vôos só saem de Nasca mesmo??? 6 horas de Lima???

GRata!

Postado
  • Membros

Ahhh, tá...

Olha, realmente não sei se tem voo de Ica que sobrevoa as linhas e volta para Ica, mas acho difícil porque viajar num teco-teco de Ica até Nasca deve ser a pior viagem do mundo! Sei que há um voo de duração maior saindo de Nasca, mas até mesmo esse retorna para Nasca. Não sei do contrário.

Porém, pesquisei rapidamente na net e vi que várias agências oferecem um tour que você pega um avião fretado em Ica, pousa em Nasca e só então embarca no teco-teco para ver as linhas. Custa por volta de US$ 400! Não sei se as linhas valem tamanho sacrifício e dinheiro...

Abs

Postado
  • Membros

Pois é, só que eu não vou estar "podendo" ir de excursão...

Acho que o Lico falou aqui sobre vôos saindo de lá.... mas não entendi bem se decola de ICA ou se compra-se o ticket em ICA...

Sei que bate e volta (por conta) de Lima/Nazca/Lima fica muito puxado, muitas horas de viagem.... ::mmm:

Alguém poderia dar uma luz??????

Postado
  • Membros

Em Ica tem um aeroporto e TINHA sobrevôo partindo de lá. Era um pouco mais caro mas não precisava ir até Nasca.

Mas não consigo mais nenhuma informação de alguém que tenha feito esse passeio recentemente, então acho melhor nem contar com a existência dele kkkk

Sinceramente fazer esse bate-volta aí vai ser MUITO cansativo. Eu no seu lugar sacrificaria um dia em algum outro lugar, senão não vale a pena, muito tempo dentro de busão.

Intééé

Postado
  • Membros

Obrigada pelas respostas, Lico e Léo e pela tentativa em ajudar...

Me resta agora a terrível decisão de cortar Puno (Lago Titicaca) do meu roteiro e colocar mais 1 dia em Nazca!! Snifff .. será que vale???????????

PUNO OU NAZCA?? Lago Titicaca X Linhas de NAZCA? ::essa::

Vou continuar atenta as informações daqui.

GRACIAS.

Postado
  • Membros

Oi Bruno, realmente Bolívia não está na lista das minhas próximas rotas....

Meu roteiro para o Peru de 10 dias está apertado.... estou lendo horas e horas as dicas aqui dos mochileiros.... queria muito poder ir nesta minha viagem, a PUNO e a NAZCA, mas não consigo encaixar estas duas cidades no meu roteiro - com esta PERNOITE extra em NAZCA.

Não sei se aqui é o fórum mais adequado, mas se alguém que já foi a NAZCA e a Puno puder me dar a opinião entre escolher um ou outro local, eu agradeceria... ::otemo::

Mas o ideal mesmo seria conseguir informações do Vôo partindo de ICA. Resolveria meu problema, pois faria o bate e volta LIMA-ICA-LIMA.

Abraços.

Postado
  • Membros

Nazca fica ha 1-2h de bus de Ica, nao vejo pq pernoitar la... acho q se vc pegar um bus da soyuz bem cedo, vc chega cedo em nazca, faz o voo e volta

em 10 dias vc nao vai conseguir ver tudo (cuzco no minimo 3-4 dias), com certeza... entao provavelmente vc vai ter q incluir bolivia nos seus proximos roteiros e ai faz o titicaca :D

eu fiz isso, passei 21 dias no peru ano passado e pulei o titicaca... to indo agora pra fazer a bolivia e titicaca ta na lista :)

[]'s

Postado
  • Membros

Vou dar uma olhada no site desta companhia de ônibus... mas 6 horas de ida + 6 horas de volta é dose para Leão! ::dãã2::ãã2::'>

Postado
  • Membros
::sos:: Colegas, estou meio zonza por ter lido direto as 20 páginas, mas continuo com dúvidas.. se alguém puder ajudar, agradeço muito!!!

Assunto: Bate e volta LIMA- ICA (somente para fazer o sobrevôo nas Linhas de Nazca e voltar para Lima). Prioridade: menor tempo de viagem.

1- Vale a pena viajar 4 horas ida + 4 horas volta, só para o sobrevôo mesmo?

2- É possível fechar o sobrevôo na hora em ICA, ou é difícil por ter bem menos saídas que em Nazca?

3- Alguém sabe dos valores ATUALIZADOS do sobrevôo saindo de ICA? E companhias confiáveis?

4- O que mais me sugerem para fazer em ICA (fora o vôo) que não demore muito e não seja muito caro?(tenho que voltar p/ Lima!!)

5- Ônibus de volta para Lima, sai toda hora?? Qual o ÚLTIMO horário de saída??

Muitas GRACIAS, beijinhos...

Cara Izannes,

Peço licença para meter minha humilde colher na discussão.

1 - Existem voos de Ica, de Paracas e até de Lima para Nasca (para o sobrevoo das linhas), o problema é que são muito mais caros.

Não esqueça que a viagem Lima - Ica tem cerca de 320 kms e para Nasca são mais 130 kms. A equação tempo/dinheiro estará sempre presente nesse planejamento.

De ônibus, não creio que se consiga viajar de Lima para Nasca em menos do que 7 ou 8 horas.

Se o sobrevoo vale ou não a pena, depende do teu gosto. Eu fui a Nasca, fiquei 2 dias e não fiz o sobrevoo (achei que U$ 100,00 por pessoa é uma exploração). Mas fui aos museus, vi as linhas a partir do mirante, etc. Foi uma escolha minha. Houve grande aumento dos preços dos voos em virtude de acidentes que ocorreram no ano passado. Foram criadas novas regras (a presença de co-piloto, por exemplo) que, segundo o argumento dos transportadores, aumentaram os custos operacionais que foram repassados às tarifas.

2 - Sim. Como não fiz, não tenho os contatos, mas na internet há site de várias empresas que fazem o passeio nos mais diversos formatos.

3 - Na época, início do ano, vi algo em torno de U$ 200,00 a U$ 250,00.

http://www.alasperuanas.com/

http://www.aeroparacas.com/vuelos.html

4 - Em Ica, o imperdível é a Huacachina, um oásis de verdade, igual aos que a gente vê nos filmes.

Um táxi até lá vai te custar uns 10 soles, no máximo, e tem diversão para o dia todo. Sandboard, barzinhos, restaurantes, e até hotel se quiser ficar por lá.

http://www.boaviagem.org/uploads/2011/01/05/oasis_huacachina_01.jpg

5 - Por ser a capital, os ônibus para Lima são em bom número, mas não sei te dizer horários e preços. Acho que essa informação, só estando por lá.

Para acrescentar, se vc decidir ir a Nasca, não deixe de visitar o cemitério Chauchilla. É meio contramão, fora da cidade, mas o táxi te leva tranquilamente.

Boa viagem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.