Ir para conteúdo

Comida para Acampamento: Cozinhar na trilha ficou mais fácil e gostoso


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Galera.. aproveitando para falar de Arroz.. quando fui para Patagonia no ano passado eu levei Arroz aqui de sampa rs... levei um arroz da BLUE VILLE que fica pronto em Apenas 3 Minutos.. tem Vários tipos...

 

todo_dia_sabor.jpg

 

Estava custando na epoca.. algo em torno de 3,50~3,90... além de rapido.. é muito gostoso.. e leve.. vale muito a pena... sustena mais que o bom e velho miojo rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom, em junho agora pretendo fazer 7 dias de trekking na chapada da diamantina e pensei nos seguintes rangos, todos eles fáceis de transportar e de rápido preparo:

1 dia - Miojo, com fungui desidratado, molho branco (creme de leite de caixinha);

2 dia - Sopa de fubá, com soja texturizada em pedaços maiores e couve;

3 dia - miojo, com queijo ralado e croutons (torradinhas); confeço q nessa receita fiquei me achando um chef, rsrs.

4 dia - purê de batata (vendido em pó), com leite em pó, linguiça ou salame;

5 dia - sopa de ervilha (vendida à vacuo), com alho, gengibre e soja texturizada;

O ideal seria se desse pra fazer arroz, pois é super prático, o problema que demora pra cozinhar;

de lanche eu levo sempre barra de cereal, rapadura, fruta desidratada, granola ja misturada com leite em pó e chimarrão pra tomar nas noites frias;

É uma boa dica os alimentos vendidos à vacuo, já mencionados;

Aceito mais dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[col]A Vapza tem uma linha de produtos que eu desconhecia chamada Vapza e Vupt, produtos em práticas embalagens de 280 g. São quatro produtos; Canjica, Canjica Mugunzá, Feijão Preto e Feijão Carioca. Rendem de duas a quatro porções.

 

 

Não são fáceis de se encontrar, tanto que até hoje eu só tinha visto os produtos da Vapza em embalagens com 500 gramas.|20100526013357.jpg[/col]

Também encontrei Peito de Frango Desfiado em embalagem de 400 gramas.

Alguns produtos comparados com uma latinha de cerveja:

 

feijao-vapza-vupt.JPG?et=C1%2Cs%2C%2CMnU6wLmJM%2C3nIVbg&nmid=24813739

Feijão Carioca Vapza e Vupt na Rede Carrefour = R$ 2,59

 

mugunza-vapza.JPG?et=nw8e943nhhNK2lKD7RCrwQ&nmid=24813739

Canjica Amarela Mugunzá Vapza e Vupt na Rede Carrefour = R$ 2,49

 

frango-desfiado-vapza.JPG?et=%2CLDHK8UrB93LIJCkUTBdxA&nmid=24813739

Peito de Frango Desfiado Cozido na Rede Carrefour = R$ 7,89

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Galera.. aproveitando para falar de Arroz.. quando fui para Patagonia no ano passado eu levei Arroz aqui de sampa rs... levei um arroz da BLUE VILLE que fica pronto em Apenas 3 Minutos.. tem Vários tipos...

 

todo_dia_sabor.jpg

 

Estava custando na epoca.. algo em torno de 3,50~3,90... além de rapido.. é muito gostoso.. e leve.. vale muito a pena... sustena mais que o bom e velho miojo rs...

 

 

Adam, aonde encontrou esse arroz??? Desses ai eu nunca tinha visto, e fazer arroz em 3 minutos é luxo para poucos, rs.

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Mateo:

 

Já provei em 2 trekkings. Um deles de 6 dias. Diminuição de peso impressionante. Diferente dos produtos acima, não contém agua. São fáceis de fazer. Agora, quanto ao sabor: depende do produto. Achei o purê de batata delicioso. Da mandioquinha idem. Mas não gostei do feijão e das carnes de modo geral. Strogonoff OK. Macarrão ao molho rosé é ótimo.

 

Cuidado para adicionar a quantidade certa de água quente. Acho que as instruçôes da embalagem subestimam a qtd de água e o tempo necessário para hidratar a comida. Sempre bote um pouco mais de água e deixe por um pouco mais de tempo. Produtos em pó, se vc for reidratar no próprio saco de alumínio da embalagem use uma colher ou garfo para misturar bem o pó com a água porque senão a porção que fica no fundo não molha (fica um pó seco).

 

É 2 a 3 vezes mais caro que se vc comprar os ingredientes tradicionais. Mas vale a pena se vai fazer uma trilha de 5 ou mais dias e quer cortar peso. além do mais, sempre penso o seguinte: já tou economizando pacas na trilha, sem pagar hotel. Assim posso gastar um pouquinho mas com comodidade.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em tempo gente, falei da comida liofilizada da Liofoods, respondendo ao post do Mateo, mais atrás.

 

Ovomaltine + leite em pó quente é tudo de bom numa manhã gelada!!!

 

Excelentes sugestões dadas acima. Putz, preciso saber onde acho em Salvador esta sopa japonesa desidratada (missoshiro)!!!

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Putz, preciso saber onde acho em Salvador esta sopa japonesa desidratada (missoshiro)!!!

 

 

 

Peter, dê uma procurada nos supermercados grandes, tipo o EXTRA, Pão de Açúcar (mais provável de encontrar). Eles costumam ter naquelas seções de produtos japoneses. Não sei se em Salvador tem Sonda, mas no Sonda é quase certo que encontrará.

 

 

Não rola um "Chinatown" ai em Salvador?? Ou o povo do sol nascente veio todo pro sul e sudeste?? :)

 

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fantástico!!!

 

Com essas dicas todas, sobretudo a do feijão, vou abandonar minha panela de pressão Clock (tamanho pequeno, claro) nas próximas travessias!!!!! ahahahaha

 

Em breve comer nas trilhas será tão bom quanto nos melhores restaurantes! Só que sem 10% e sem flanelinha na saída (além do risco de assalto) Viva a tecnologia! Viva a mochila!!!

 

Agora falando sério: essas comidas prontas podem até pesar um pouco, mas tem uma vantagem com relação a qualquer outro peso: com o tempo de travessia vai diminuindo. Nada como carregar uma mochila pesada o dia todo e, ao fim do dia, com o cair da noite, "bater" aquele feijãozinho carioquinha!!! E com plus: a redução do peso na mochila. Show de bola!

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pessoal, deixa eu fazer um pequeno comentário sobre esses alimentos.

Tomem cuidado em relação ao consumo excessivo de produtos semi-prontos como esses, em que se deve adicionar apenas água ou parecidos. Esses alimentos contêm altas quantidades de sódio (sal), conservantes e edulcorantes, quando muito consumidos podem trazer problemas à saúde.

Tenho colocado alguns tópicos sobre alimentos na seção de gastronomia (já escrevi sobre leites, queijos, embutidos como salsichas, linguiças, chocolates, etc...).

 

Sou formado como técnico em alimentos, fiquem à vontade para tirar quaisquer dúvidas, ok??

 

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...