Ir para conteúdo

Comida para Acampamento: Cozinhar na trilha ficou mais fácil e gostoso


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala Véio,

 

Quando vamos: eu, Fabio, Vivi está mais para retiro dos esfomeados do que trilha. Comemos muito bem. Alem da janta sempre rola ataque ao fogareiro as 4 da madruga, muito bis e por ai vai.

 

Essa sugestão do bacalhau na garrafa me lembrou tambem outra opção

4640844_a1.jpg

 

Carne seca em Cubos ou tambem em filé.

Tira o sal dela, coloca na panela, frita com um pouco de oleo e depois colocar esse molho madeira pronto:

1413670_a1.jpg ou 4394266_a1.jpg

 

 

ou então strogonoff

5490646_a1.jpg

 

 

 

Sensacional !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
...

Quanto a Batata Sandrão... a vapza tem batatas cozidas já prontas, basta esquentar... pesa 500g, fizemos na serra fina elas na manteiga e com bacon. ::lol4::::lol4::

 

__ Saindo uma bacalhoada à moda mochileira, ô pá!

 

 

[col]20100924171253.jpg|Batata Cozida a Vapor VAPZA 500g

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:arrow:Média de preço do produto: R$ 6,50.[/col]

 

[align=center]Agradecemos a preferência

20100924171506.jpg

e volte sempre![/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dá pra fazer bacalhoada com atum?? ::dãã2::ãã2::'>

 

Véio, um outro macarrão que é bom, e rápido de fazer, é o macarrão de arroz. Aqueles usados nos Bifums do China in Box. Aliás, acho que Bifum é o nome que os chineses dão para esse macarrão. Mas, ele não rende muito. Tem que comer uma baciada pra ficar saciado (parametro de referência: Shrek). Porém, é bem leve no bucho, não pesa como os tradicionais de trigo e ovos.

dsc00840.jpg

 

Aliás, um Bifum completo nem é tão dificil de fazer na trilha. Basta levar champinhon, broto de feijão, mini milho, mini cenoura, mini chinês para cozinhar o prato, etc!!! ::lol4::

 

A propósito, Véio, quais cogumelos secos costuma usar nos pratos?? Conheço pouco sobre cogumelos, porém os aprecio muito!!

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gente, vamos abrir um restaurante de beira-de-estrada voltado pra trilheiros, mochileiros e trekkers!!!!

 

Ou então montar uma indústria desse segmento, vamos ganhar a maior grana!!!!!!!!!

 

Aceitamos sugestões!!!!

 

Abraço galera!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma dica para quem gosta de comida vegetariana e indiana.

 

Ao menos aqui em Salvador encontramos na rede de Delicatessen Perini (uma das melhores senão a melhor delicatessen do Brasil): pratos pré-cozidos da Kitchens of India (importado da India).

 

Acabei de almoçar um Kashmiri Vegetable Biryani: arroz basmati com vegetais, castanha de caju e amendoas com um toque de açafrão. Prato apimentado e delicioso. 500 kcal em 250 gr.Serve um.

 

Vem num saquinho de alumínio compactado que pode ser cozido em banho maria, 5-6 minutos em água fervente.Outra alternativa é numa frigideira untada com manteiga.

 

Desvantagem: o prato custa R$ 14,95, mas está na mesma faixa da comida liofilizada da Liofoods.

 

Num próximo trekking de vários dias vou carregar um deles para variar (radicalmente) o tipo de comida que custumo levar...

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Andaram mencionando uma noite italiana na trilha. Então pergunto: por que não?

 

Vamos a algumas dicas fáceis (às vezes com um pouco de peso, é verdade), rápidas, e, o que verdadeiramente importa, de extremo sabor.

 

A primeira dica é um tortellini da marca Barilla. A iguaria é fantástica. Recheada com o legítimo queijo gran formaggio. O link para o produto está aqui: http://emporiumsaopaulo.com.br/produto.asp?cid=127&gid=835&gondola=Massa&pid=19717

 

O preço é um pouco salgado porque o produto é italiano e, repito, de extrema qualidade. Mas é possível encontrar por um preço mais razoável. Eu, por exemplo, pago R$ 13,00 perto de casa. A embalagem rende duas refeições o produto, para a trilha, tem duas vantagens: (a) não é fresco, mas seco, o que permite abrir a embalagem e utilizar o restante no outro dia com tranquilidade; e (b) cozinha em dois, três minutos. Sempre lembrando que a legítima massa italiana é "al dente".

 

Outra sugestão da Barilla, bem mais barata e igualmente com cozimento rápido é a massa Capellini. É uma massa super fina que cozinha em três minutos.

 

O link: www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?cate ... to=3907832

 

Como sugestão de molho temos o seguinte: (a) para o Tortellini, basta um pouco de azeite e raspas de queijo grana (o parmesão) por cima porque o negócio é bom demais sem tempero algum; (b) para o Capellini eu iria de tomate italiano sem pele e sem semete em lata (http://www.supertoni.com/Detalhe.aspx?ProdutoId=7240) [tudo bem que é um pouco pesado, mas a lata abre sem abridor - porque tem abridor próprio - e o negócio é bom demais]. E como preparar: azeite, sal, de repente um pouco de açúcar pra controlar a acidez e manjericão desidratado pra dar aquele toque. Jogue tudo dentro da panelinha sobre a espiriteira e deixe o cozimento fazer o resto. Na verdade, é só esquentar, porque o tomate está pronto.

 

A outra dica é uma salada de batata bolinha (aquela para conserva). O problema aqui é o tempo de cozimento que é um pouco mais exigente, mas nada grave. Do que precisamos? Batata bolinha (5 unidades pequenas por pessoa e por refeição), alcaparras (vende em vidros pequenos, em conseerva), sal e pimenta do reino, azeite e, ponto problema, cebolinha. A cebolinha pode ficar de fora ou ser levada para preparar no primeiro dia (ou até no segundo) do acampamento. Depois vai murchar. A receita é simples. Cozinhe a batata o mínimo possível. Tem que ficar "al dente". Em seguida, corte-as ao meio e misture azeite (bastante!), uma pitada de sal, o quanto queira de pimenta do reino, um pouco de alcaparra (pode ser até meio vidro - o resto você faz no outro dia) e a cebolinha cortada (ou rasgada, picada a mão). Misture tudo e bom (bom mesmo) apetite!!!

 

Um macarrão desses com essa salada e um salaminho para acompanhar (uma garrafa de 375ml de vinho é opcional) é estímulo para chegar ao fim da jornada, armar o acampamento e passar a noite muito bem.

 

Se alguém quiser reforço na proteína, fica a dica do filé de atum com azeite e alho Gomes da Costa:

 

http://www.facilsupermercado.com/produto/1070749/File-de-Atum-com-Azeite-GOMES-DA-COSTA-125g

 

Abraços e vamos conversando,

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pessoal, vocês conseguiram me entusiasmar e hoje eu fui dar uma olhada no supermercado e achei um fabricante chamado Fugini que não foi citado, mas deve ser o tal do interior de SP. Ele produz uma série de alimentos prontos em embalagens de 380g, na prateleira tinha: feijoada, penne, lasanha bolonhesa, risoto de champignon, capeleti de frango, ravioli de carne, molhos madeira e 4 queijos, tudo pronto pra consumir só necessitando aquecer. Só está faltando o Cabernet Sauvignon ou Malbec liofilizados aos quais basta adicionar agua pra obter 750 ml de vinho chileno ou argentino :) :)

 

Da lista de sugestões que rolou no tópico para alimentos in-natura eu costumo levar farinha de mandioca como fonte de amido polivalente para tudo que é prato, carne seca nos "salgados" e rapadura e paçoquinha de amendoin nos "doces".

 

Parabéns a todos pelo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Vi aqui opiniões severas contra o famoso Miojo (vejam bem, meu sobrenome é mioTo, com T, não tenho nada a ver com o macarrão instantâneo ::lol3:: ), com as quais tenho que concordar. Mas também vi gente que é adepta de um macarrão sem stress, rápido, prático, instantâneo, leve pra carregar e que "dê para o gasto".

 

Ontem, em um supermercado aqui de Floripa, encontrei o CASEIRITO. Comprei, ainda não provei, mas fica a dica. Ele é um poço de saúde perto de qualquer Miojo. Um produto interessante. O único porém é que é um "miojo" que tem o preço oscilando entre 3,00 e 4,00 reais. ::sos::

 

De qualquer modo, segue a foto do bichinho e links dos sítios do fabricante, de um lugar que vende e de um blog que fez o teste drive, inclusive com troca de e-mail com o fabricante.

 

Abraços,

 

MioTo.

 

 

20100930134317.JPG

 

 

http://www.maeterra.com.br/site/index.php?page=caseirito-organico

 

http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catmassa&subcategoria=catinstantanea&idproduto=7995194

 

http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/11/testando-o-caseirito.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...