Ir para conteúdo

Travessia Urubici-Bom Jardim da Serra - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Sérgio

 

Qualquer hora vou aparecer para um mate. Sou de Canoas - RS e sempre que posso gosto de dar uma ida até a região de Urubici para trekkings. Já fiquei mais de um mês acampado na região dos campos de Santa Bárbara, na fazenda Santa Bárbara e também pelo Campo dos Padres.

E como foi a conversa do Mioto com o Michel, foi produtiva no sentido de autorizar montanhista experiente a fazer travessias no PARNA?

 

Abraços

Marcelo Juká

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Marcelo, venha mesmo para um mate.

 

A conversa foi muito boa, e como já havia falado aqui, está para ser publicado no Diário Oficial da União um decreto que regula esta visitação.

Neste decreto constará o que pode e o que não pode ser feito, inclusive como se dará a visitação e atividades (travessias por exemplo) sem o acompanhamento dos condutores de visitantes.

Mas vamos esperar que logo o Mioto se pronuncia por aqui.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Boa Notícia Graxaim, sem dúvida é muito importante este intercâmbio. Vamos agora aguardar o que o Mioto tem a dizer.

Eu passei aí na região no início de novembro/2011, mas apenas passei pela cidade de Urubici para almoçar, sem qq atividade de turismo pois o tempo no dia não ajudou muito e eu já estava com uma programação bem justa em S. J. dos Ausentes (RS) que não me permitia fugir muito do programa.

 

Ainda pretendo chegar aí para conversarmos pessoalmente e tomar aquele mate... ::otemo::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caríssim@s Mochileir@s,

 

Como nosso companheiro Sérgio, da Graxaim, já adiantou, estive por Urubici na semana que passou. Na verdade, estive lá de segunda a quarta (no Albergue do Refúgio de Montanha Rio Canoas) e voltei no final de semana, hospedando-me na Pousada Pedra Preta, na região conhecida por Mundo Novo, e curtinho temperaturas sempre próximas ou abaixo de 20º C. Que lugar!!!

 

Bem, na quarta-feira, como pegaria um ônibus para Floripa somente às 18h15, e como estava de bobeira pela cidade, passei duas vezes na sede do ICMbio para tentar bater um papo com o Michel, chefe do PARNA SJ, mas ele estava a campo e fiquei de retornar mais tarde. Como me enrolei com o tempo e a hora de partir se aproximava, o Zé Marcos, da Serra Sul, ligou para o Michel e pediu que ele viesse até a agência, o que foi prontamente atendido por ele. Logo em seguida, também após um contato, chegou o Sérgio, da Graxaim.

 

Bem, a conversa foi no sentido que o Sérgio já adiantou: Michel disse que iniciou o ano focado no projeto de uma resolução/portaria de regulamentação da visitação, inclusive, naquilo que mais nos interessa, sem o acompanhamento de condutores. Disse-nos que a portaria já está pronta e que agora ele apenas aguarda um ok da Procuradoria da União (aspectos legais) para então publicá-la no DOU, quando a coisa passará a valer de vez. Pelo que entendi, visitações, trekkings e travessias desacompanhadas de condutores serão franqueadas a quem demonstre certa experiência e mediante o cumprimento de alguns requisitos (não sei exatamente quais), dentre os quais o mais importante, parece-me, seja a assinatura de um Termo de Responsabilidade.

 

Enfim, parece que o PARNA SJ avança rapidamente para uma estrutura profissional e para um manejo digno da beleza que ele ostenta.

 

Eu já havia conversado com o Michel por telefone e as pessoas de Urubici (principalmente as ligadas ao ecoturismo), sempre o colocaram como alguém muito comprometido com o PARNA e bastante sensível às reivindicações dos mais variados interessados. E acho que a iniciativa dessa portaria (antes da conclusão do Plano de Manejo) dá bem a dimensão desse comprometimento e da abertura às reivindicações. Motivos creio que de sobra para que "colemos" nele no fornecimento de ideias e na ajuda para que a gestão do Parque seja a mais sustentável e harmoniosa possível.

 

Fiquei muito feliz com a notícia e acho que, assim que a portaria entrar em vigor, deveríamos marcar um trekking/travessia de comemoração e inauguração das novas possibilidades mochileiras do PARNA SJ.

 

Vamos acompanhando, sobretudo pelo Sérgio, as novidades do PARNA.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

PS1. No sábado, saí da pousada e fui à cidade de Urubici comprar uma pizza. Ao chegar ao balcão da Pizzaria A Cor da Fruta, quem eu encontro indo pegar sua pizza meia quatro queijos, meia bacon? Michel Omena, o Chefe do PARNA SJ. Agora sabemos que, além de um chefe pró ativo, Michel Omena ainda é um apreciador de uma das 7 Maravilhas da Gastronomia.

 

PS2. Quem ainda não conhece o Sérgio, da Graxaim, precisa conhecer: barba e simpatia muito acima da média. Estive com ele por, no máximo, quinze minutos, tempo, porém, mais do que suficiente, para constatar a já citada simpatia e também o comprometimento com o PARNA e com o ecoturismo em Urubici. Sérgião, na próxima ida à cidade, estenderemos a prosa.

 

PS3. Michel Omena sabia dessa discussão aqui no Mochileiros.com, o que me deixou muito contente, pois é um Chefe de PARNA interando-se de uma discussão pública entre pessoas comprometidas com uma gestão de excelência de nossas Unidades de Conservação. Se a discussão de um algum modo influenciou ou auxiliou na tal portaria, talvez nunca saberemos, mas fiquei estimulado a começar a discutir, aqui via Mochileiros.com, a situação de outros PARNAS para que quem sabe, em um futuro próximo, tenhamos essas UC's abertas, de forma organizada e ambientalmente consciente, a todo cidadão, e sobretudo, ao cidadão mochileiro (rss). ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Beleza Mioto!

 

Muito boas essas informações. Quando for publicada essa Portaria, vamos organizar a travessia, (e pagar uma pizza pro Michel, heheh).

Semana que vem estarei acampado pelo Campo dos Padres, se vc passar por lá nos vemos. E na passada por Urubici vou arranjar um tempo pra matear com o Sergio.

 

Abraço e boas trips!

 

Marcelo Juká

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

...

 

Bem, a conversa foi no sentido que o Sérgio já adiantou: Michel disse que iniciou o ano focado no projeto de uma resolução/portaria de regulamentação da visitação, inclusive, naquilo que mais nos interessa, sem o acompanhamento de condutores. Disse-nos que a portaria já está pronta e que agora ele apenas aguarda um ok da Procuradoria da União (aspectos legais) para então publicá-la no DOU, quando a coisa passará a valer de vez. Pelo que entendi, visitações, trekkings e travessias desacompanhadas de condutores serão franqueadas a quem demonstre certa experiência e mediante o cumprimento de alguns requisitos (não sei exatamente quais), dentre os quais o mais importante, parece-me, seja a assinatura de um Termo de Responsabilidade.

 

Enfim, parece que o PARNA SJ avança rapidamente para uma estrutura profissional e para um manejo digno da beleza que ele ostenta.

 

Eu já havia conversado com o Michel por telefone e as pessoas de Urubici (principalmente as ligadas ao ecoturismo), sempre o colocaram como alguém muito comprometido com o PARNA e bastante sensível às reivindicações dos mais variados interessados. E acho que a iniciativa dessa portaria (antes da conclusão do Plano de Manejo) dá bem a dimensão desse comprometimento e da abertura às reivindicações. Motivos creio que de sobra para que "colemos" nele no fornecimento de ideias e na ajuda para que a gestão do Parque seja a mais sustentável e harmoniosa possível.

 

Fiquei muito feliz com a notícia e acho que, assim que a portaria entrar em vigor, deveríamos marcar um trekking/travessia de comemoração e inauguração das novas possibilidades mochileiras do PARNA SJ.

 

Vamos acompanhando, sobretudo pelo Sérgio, as novidades do PARNA.

...

 

 

Olá Mioto!

 

Muito bacana estes seus esclarecimentos. Dá para ter esperança de que a gestão do PARNA São Joaquim será mais democrática do que a receita que vinha sendo adotada em outras UC's. Vamos aguardar agora a publicação da Portaria citada e depois o plano de manejo.

 

Eu também falei com o Michel por telefone e e-mail há alguns meses, quando esta discussão aqui no Mochileiros.com começou a pegar fogo. Ele foi muito solícito e demonstrou muita disposição em analisar a problemática que se desenhava. Na época ele já tinha ciência do teor das discussões aqui no Mochileiros, pelo Sérgio e pelo Zé Marcos, ativos operadores de ecoturismo de Urubici e que participavam das discussões aqui no Fórum. Eu reforcei alguns pontos e questionei na época sobre outros e ele expressou o desejo de tentar conciliar todos os interesses possíveis, atitude bastante louvável. Recebi dele, inclusive, um documento com todo o histórico do Parque, muito bem feito e com as propostas/situações em trânsito para a efetiva viabilização do PARNA (a sua saída do "papel"). Confesso que me surpreendi com nossa conversa na época e continuo me surpreendendo com o que li agora há pouco. Parabéns a ele e à sua equipe! ::otemo::

 

Sem dúvida precisamos comemorar em grande estilo esta conquista. Nada melhor, eu vejo, do que a ideia já manifestada pelo Marcelo Juká de uma travessia pela área do parque (com a devida e grata autorização do PARNA obviamente). Isso mostra o quanto podemos conquistar se permanecermos organizados e exercermos uma pressão legítima e saudável sobre nossos órgãos de fiscalização e preservação ambientais. Creio que seria muito proveitoso, até, que funcionários do ICMBio participassem, pois não raro percebo em outras unidades o desconhecimento que os funcionários têm daquilo que fazemos (trekking/montanhismo), do nosso "estilo de vida". Não sei se é o caso do pessoal do PARNA São Joaquim, mas fica de toda forma o convite, em especial ao próprio Michel para que trilhe conosco por aquelas veredas.

 

AGORA, com muito mais peso, vem a parte da RESPONSABILIDADE, DE TODOS, em nossas atividades, de colaborarmos para a preservação ambiental na região, usufruindo com sabedoria dos recursos naturais daquela área e seu entorno. Para podermos usufruir e continuarmos merecedores desta atenção que nos está sendo dispensada precisamos agir com RESPONSABILIDADE. Isso também se traduz em oferecer ideias e suporte às ações dos gestores daquela Unidade de Conservação. Desta convivência amistosa e colaborativa entre a comunidade trekker/montanhista, guias turísticos, funcionários e gestores de UC's e a própria comunidade local em geral muito pode ser construído e todos só têm a ganhar.

 

Na volta desta "Travessia de Inauguração" SEM DÚVIDA deveremos fazer a "pizzada" em homenagem ao Sr. Michel, seja com quatro queijos e bacon seja com outro sabor da preferência dele (aliás muito boa a pizza da Cor da Fruta, de Urubici - recomendo ::cool:::'> ). Podendo participar terei prazer em bancar, inclusive, uma boa garrafa de vinho para a ocasião! ::hahaha:: Por falar nisso, a gastronomia na cidade é privilegiada! Quem já provou as trutas dos restaurantes "A Taverna" e "Átrio" que o diga...

 

Saudações a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Estive relendo este tópico e o post do Otávio (entusiasmado com a possibilidade) e penso seriamente que é uma boa ideia. Que tal marcarmos uma travessia pelo PARNA São Joaquim? Poderia ser um evento conjunto dos membros do Mochileiros.com e quem sabe do pessoal de Urubici ligado ao Ecoturismo ::otemo::

 

Poderíamos ainda ajudar em alguma tarefa do pessoal do PARNA, quem sabe conversando com o Michel, sei lá... Algo útil, como levantamento de alguma trilha, inspeções, etc. Serviria também de apoio às atividades de planejamento e regulamentação da visitação e travessias pelo Parque.

 

Como a regulamentação ainda não está oficializada, segundo a última informação do Graxaim, podemos deixar uma data mais à frente no ar: quem sabe no feriadão de Corpus Christi (07 a 10/06/2012)... Assim dá tempo de ir organizando alguma coisa se o pessoal aqui topar e, claro, conseguirmos a autorização do PARNA.

 

Então, Mioto, Graxaim, Otávio, Marcelo e demais seguidores deste tópico, o que acham? Manifestem-se.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas Getúlio!

 

Muito boa essa tua ideia de começar já a alinhavar alguma coisa sobre a travessia e também com o intuito de colaborar com a administração do PARNA em relação à regulamentação das travessias.

E por mim a data sugerida de 07 a 10/06/2012 ficaria ótima.

Vamos ver o que a turma acha.

 

Abração

 

Marcelo Juká

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...