Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Varejones, bom dia. Vou responder rapidinho porque tenho que ir no mercado municipal comprar as coisas pra fazer o almoço dos dias das maes amanha. Fui escalado cozinheiro, pra variar, rsrsrsr.

 

Isso ja foi longamente discutido aqui nesse mesmo topico, mas vamos lá. Toda membrana impermeável tem uma vida util, ou seja, TODA, absolutamente TODA membrana impermeável, que nada mais é que um filme de PU muito, muito fino (15 micras), que tem a capacidade de transpirar sem deixar a agua entrar, um dia deixa de funcionar. Isso porque, como todo PU ele acaba hidrolisando e quebrando. Os outros fabricantes nao gostam de falar sobre isso, mas é verdade. É muito dificil dizer quanto tempo demora pra uma membrana perder sua funçao, pode ser alguns meses, pode ser vários anos. Isso porque uma imensa quantidade de variaveis influem nesse tempo. Essa variaveis vao desde como a bota é guardada, até ao nivel de composiçao quimica do suor do usuário, passando por tipo de utilizaçao, contato com agentes quimicos externos, exposiçao ao frio e ao calor, humidade relativa do ar, e por ai vai. Entao, dizer que dura seis meses, um ano ou dez anos é puro chute, ninguem sabe ao certo. Vai realmente variar de usuário pra usuário. Nas minhas botas, digo nas minhas que eu uso em montanha e no dia a dia, a membrana costuma manter sua funçao por um ano e meio mais ou menos. No meu filho mais velho ela costuma durar muito mais, ele tem bota com 5 anos que tá impermeável ainda. No meu filho do meio, o Ramon, quando dura seis meses a gente quase faz uma festa, kkkkkkkkk. Percebo que por algum motivo as botas de mulheres costumam durar muito mais. Nao entendemos o porque disso ainda, mas ja observamos esse comportamento.

 

Acho que a Lethícia, que é uma pessoa muito bacana que costuma dar toda a atençao aos clientes, se expressou mau e acabou sendo grosseira. Peço que a desculpe por isso. O problema nao é se usa pouco ou muito, aliar, usar pouco pode ser pior para o poliuretano que o uso continuo. Ja pegou um calçado que tava guardado a meses e assim que começou a usar ele esfarelou ou soltou a sola? Isso porque o processo de hidorlise do PU é acelerado quando esse fica em ambientes escuros e humidos, como gavetas ou armarios, por exemplo. É por esse motivo que nao fabricamos nenhum de nossos modelos com sola ou entressola em PU. Infelizmente, e acredite, achamos uma pena mesmo, uma vez que a membrana se deteriora, nao há mais o que se fazer para recupera-la. Nao temos como chegar na membrana para troca-la porque ela fica grudada junto a parte interna do forro e envolve absolutamente toda a bota, assim, para trocar teríamos que literalmente destruir e reconstruir toda a bota.

 

Agora, se voce quiser nos enviar a bota, para que possamos analiza-la e ver exatamente o que está acontecendo será um prazer tentar ajudar, so nao prometemos que vamos conseguir fazer algo, ok? Se for enviar sua bota pra fabrica, nao esqueça de preencer o formulario de garantia que ta no nosso site e envia-l junto com sua Vento, blz?

 

acho que é isso, grande abraço Varejones, e esperamos porder lhe ajudar.

Link para o comentário
  • Membros

Bom dia Fabiomon. Melhor explicado impossível. Era exatamente o que eu queria entender de como são as membranas quando questionei no site. O jeito então é passar a usar mais as botas para "acabar" com ela antes que a membrana se deteriore? hehehehe. A bota realmente ficou guardada bastante tempo. Infelzmente não deu pra usar como tinha planejado quando comprei, mas esse ano pretendo mudar isso. Quem dera se eu tivesse desgastado ela de tanto usar.

Não tem necessidade de enviar pra fábrica não. Já pensava em comprar uma bota pro dia a dia, aí vou colocar essa titã pra isso e comprar outra pras trilhas. Afinal, fora a água que entra um pouco quando submersa a bota ainda está bonita e confortável, e acredito que ainda seja útil pra usar em dias de chuva aqui em BH.

Abraço.

Valeu pelas respostas pessoal.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Engraçado. Eu tinha um sapato (é, sapato) que nem usava muito. Um dia precisei dele e voilá, a sola estava esfarelando e quebrada, igual o o Fábio comentou, mesmo ele estando zerinho.

 

Questionei a fábrica, pois é uma marca renomada, e a resposta foi justamente de que pela descrição do problema, ele tinha ficado muito tempo guardado em local fechado. Achei conversa pra boi dormir, mas deixei pra lá porque realmente o que aconteceu batia com a justificativa deles: muito tempo guardado.

 

Agora faz sentido kkkkkkkkkk

 

Intééé

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O que o Fabiomon falou é verdade para PU (poliuretano) mas não para outras "membranas" semi-permeáveis, o Gore-tex é, supostamente, feito com teflon (politetrafluoretileno) e o teyvek da dupont feito de polietileno. Este último é vendido para duas coisas que a gente tem familiaridade, filmes para telhados (entre telhas e madeiramento) e para aqueles macacões full-body que peritos usam em seriados tipo Bones e CSI. Citei o teyvek só porque esses dois exemplos mostram aplicações de membrana que pode ficar anos sem ser "usada" como no telhado ou pode ser usada intensamente por períodos variáveis. Teyvek de telhado vende em loja de material de construção. Enfim, a durabilidade, com uso ou não, depende do material. O importante é saber que nem todas as membranas tem o mesmo tempo de uso útil.

Link para o comentário
  • Membros

Trauco, bom dia.

 

Mesmo o GORETEX vai se deteriorar com o tempo. E, particularmente, acho que o goretex e outras membranas "porosas" de PTFE possuem um nivel de permeabilidade ao vapor de agua muito baixo para o nosso tipo de clima, alem de ser um coeficiente estático, ou seja, permeia sempre igual tanto no calor como no frio. Vc certamente ja ouviu relatos de pessoas dizendo que o gore "esquenta" muito, ne? Para neve acho ele otimo, porem para nossa tipo de clima tropical e subtropical, nao penso que seja o mais indicado. Membranas como Sympatex ou Climatex, que trabalham por osmose e delta termico tendem a serem bem mais eficientes em nossos ambientes úmidos e quentes, onde a agua está em forma liquida. Alem disso, sao membranas de comportamento dinamico, que tendem a ficar mais ativas no calor, aumentando a transpiraçao e dininuindo a temperatura interna do calçado.

Nao conheço essa Teyvek, ela é utilizada em calçados tambem? É respiravel? se for, preciso conhece-la, rsrssrrs.

 

Abraços, meu irmao. E bora pro mato!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Trauco, bom dia.

 

Mesmo o GORETEX vai se deteriorar com o tempo. E, particularmente, acho que o goretex e outras membranas "porosas" de PTFE possuem um nivel de permeabilidade ao vapor de agua muito baixo para o nosso tipo de clima, alem de ser um coeficiente estático, ou seja, permeia sempre igual tanto no calor como no frio. Vc certamente ja ouviu relatos de pessoas dizendo que o gore "esquenta" muito, ne? Para neve acho ele otimo, porem para nossa tipo de clima tropical e subtropical, nao penso que seja o mais indicado. Membranas como Sympatex ou Climatex, que trabalham por osmose e delta termico tendem a serem bem mais eficientes em nossos ambientes úmidos e quentes, onde a agua está em forma liquida. Alem disso, sao membranas de comportamento dinamico, que tendem a ficar mais ativas no calor, aumentando a transpiraçao e dininuindo a temperatura interna do calçado.

Nao conheço essa Teyvek, ela é utilizada em calçados tambem? É respiravel? se for, preciso conhece-la, rsrssrrs.

 

Abraços, meu irmao. E bora pro mato!

 

Concordo, Fabio. Essa questão da permeabilidade em função do clima é pouco abordada, é comum dizer que é respirável e encerrar o assunto como se todas fossem igualmente respiráveis. Também tem a questão do indivíduo, eu suava muito nos pés até ter um problema de saude que reverteu a situação ao extremo e muitas das queixas que eu leio de meias e de botas não se aplicam ao meu caso pois suo pouquíssimo nos pés desde então. Outra situação que eu leio com frequencia é do pessoal que "mete o pé na jaca": compra meia merino, bota respirável e depois atravessa a "sanga" com água na cintura e meia e bota no pé tornando a comparação do resto da aventura inútil :cry: Eu costumo retirar o calçado nessas situações acima do limite dele. O meu comentário tinha mais a ver com degradação ou não em função da frequencia de uso.

 

O Teyvek eu escrevi errado, é Tyvek, é uma membrana da DuPont, usada, por exemplo, em telhados

 

http://www.londontelhas.com.br/subcoberturas/tyvek.html

 

e em macacões de corpo inteiro

 

https://www.google.com.br/search?q=tyvek+coverall&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=sQWRUcK9F4e48wSew4DIDg&ved=0CCwQsAQ&biw=1137&bih=527

 

acho que agora você localizou o que eu citei. Era só para mostrar um caso de membrana que é one-way em um uso (macacôes descartáveis) ou durável em outro, estacionário (telhado). Acho que não tem uma versão dela prensada com poliester para uso em sapataria, talvez em vestuário.

 

Você falou em osmose, normalmente a gente considera osmose quando os dois lados da membrana são fases líquidas, nesse caso a fase com maior potencial químico migra para a fase com menor. No entanto, via de regra a figurinha de explicação do marketing de membranas usa fase vapor de um lado e líquido de outro, aí não seria osmose. Mas está correto, mais uma vez, falar sobre o problema da produção de suor ser mais intensa que a capacidade de transpiração ao ponto dos dois lados da membrana ficarem com a mesma tendencia de migração e ela parar de funcionar.

Abs!

Link para o comentário
  • Membros

Por dicas aqui do fórum, comprei uma Finisterre. Que bota excelente! Estava em dúvida entre ela e a Titan, acabei optando por ela por conta de diversos relatos de problemas com a Titan em superfícies escorregadias. Eu costumava fazer trilhas curtas, normalmente de apenas um dia, utilizando sempre tênis. Comprei a bota para realizar uma trilha maior - a Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Muçum, no RS - pouco menos de 50km em 3 dias. Fiz a trilha em fevereiro, no alto do verão gaúcho. Antes da trilha, tive oportunidade de usar a bota apenas um dia (embora digam que não seja necessário amaciar). Não utilizei nem mesmo meias de trekking, apenas meia soquete normal. Não passei calor no pé (alguns relataram que acharam a Finisterre quente), e olha que foram uns dias bem quentes, e a bota é extremamente confortável, mesmo caminhando no cascalho dos trilhos. Valeu cada centavo, estou muito satisfeito.

De resultado da trilha, apenas alguns arranhões no material e uns leves descascados na biqueira, imagino que isso seja normal. Tenho a sensação às vezes que por conta do barro o material fica com a aparência de ressecado, como se fosse rachar, mas as instruções dizem que não se deve utilizar graxa de couro ou outros materiais semelhantes. É normal o material ficar assim, ou existe algum produto específico para Nobuck?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mauarisa, não tenho certeza se a Vento faz isso com as botas Finisterre de cor marrom, mas pelo menos na de cor preto eles mandam junto um potinho de um creme renovador de nobuck para camurça...mas o meu par de Finisterre marros já tem mais de 2 anos e ainda tá inteira, só gasto na biqueira mesmo...

Link para o comentário
  • Membros
Mauarisa, não tenho certeza se a Vento faz isso com as botas Finisterre de cor marrom, mas pelo menos na de cor preto eles mandam junto um potinho de um creme renovador de nobuck para camurça...mas o meu par de Finisterre marros já tem mais de 2 anos e ainda tá inteira, só gasto na biqueira mesmo...

 

É Guilherme, a minha é a marrom, não veio com creme mesmo. Bom saber que tu tem a mesma por um bom tempo e ela tá inteira! Mas darei uma procurada nesse creme, valeu a dica!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...