Ir para conteúdo

Travessia Muçum-Guaporé. Ferrovia do Trigo - RS


Posts Recomendados

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 4 meses depois...
  • Membros

boa tarde pessoal!!!

 

cara adorei o relato de vcs!!! cara o texto tb me motivou a fazer essa travessia!!!! pretendemos realiza-lo no proximo feriadão de pascoa!!! mas tenho ainda muitas duvidas sobre o trajeto e temos pouca experiencia com caminhadas deste tipo, se fosse possivel gostaria que vcs me ajudassem:

 

1- pretendemos ir de onibus de POA até Guaporé, pernoitar em algum hotel e começar na manhã seguinte, porem não conheço nada da cidade, gostaria de saber qual o ponto exato que devo começar a caminhada;

2- quais são os melhores pontos para acampar?

3- devo me preocupar com os horários do trem, ou é tranquilo mesmo que ele passe no tunel conosco dentro dele...

 

por enquanto é isso, gostaria dessas dicas!!!

 

forte abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fronsoni

 

Guaporé é uma cidade fantástica, calma e tranquila. Um bom hotel é o MC & Bortoncello Ltda. - Av. Silvio Sanson, 1799 Centro (telefone: (54) 3443-6824).

 

1. O ponto inicial da caminhada é no final da avenida principal (Av. Silvio Sanson) que faz entroncamento com a RS-129. Após cruzar o trevo principal de acesso à cidade, a avenida passa por baixo de um viaduto. Você pode subir aos trilhos por uma estradinha lateral ao viaduto, que dá acesso à Estação Ferroviária de Guaporé. Vindo de Porto Alegre, você vai entrar pelo Pórtico Principal (vai ver fácil o viaduto e os trilhos).

 

2. Um bom local para acampar é ao lado do Viaduto Mula Preta (próximo a ele, existe uma mangueira de água que passa por baixo dos trilhos). Outro local bom é próximo ao Viaduto 13, antes do túnel (existe uma clareira grande). Você pode acampar também embaixo do Viaduto 13, tem um bar e o local é um pouco movimentado.

 

3. Não se preocupe com os trens, você os ouve de longe. Quando eles entram e saem dos túneis, o apito "come legal". Mesmo alguns que não apitam, você ouve. Mas todo cuidado é pouco. Dentro dos túneis existem refúgios cavados na rocha há uma distância média de 10 a 20m (dependendo do túnel). No geral, os túneis nesse trajeto são suficientemente largos, porém bastante longos. Vale analisar a situação que você se encontra.

 

Incluindo mais alguns itens que valem ser observados:

 

4. Viadutos metálicos. Nesse tipo de viaduto, os dormentes são ancorados na estrutura metálica, portanto não há preenchimento entre eles e para piorar a situação, são abertos lateralmente. Os refúgios estão instalados em uma distância média de 5 a 10m (dependendo do viaduto), portanto atenção redobrada.

 

5. Cuidado também com as lascas metálicas presas aos trilhos existentes no trecho. Elas se desprendem com grande frequência e isso pode ferir alguém. Esse cuidado deve ser redobrado dentro dos túneis já que a iluminação é zero. Como diz o Cacius: "é o escuro pintado de preto" e concordo com ele em gênero, número e grau ::lol4::

 

No mais, é só relaxar e curtir a caminhada. As paisagens são belíssimas!

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas pessoal!

 

Me deixa muito contente saber que meu relato está incentivando e principalmente ajudando outras pessoas!

 

Como se pode observar no relato, fizemos exatamente o que tu queres fazer Fronsoni. O que não achares no relato é só prender o grito!!!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

caros Edver e Marcos,

 

Pessoal muito obrigado pela atenção, pensei que levaria alguns dias para alguem me dar alguma força!!! poxa fico muito agradecido pela atenção de vcs!!!

 

quarta-feira vou fazer uma reunião com o pessoal que vai ir comigo, para gente debater sobre o que levar, comer, quando chegar essas coisas...

 

se surgir mais alguma duvida (com certeza surgirão) vou prender o grito aqui com vcs!!

 

e novamente muito obrigado pelas dicas!!!

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá amigos!!!

 

Bom, me reuni com meus amigos e a galera está animada para fazer a trilha!!! Iremos num grupo de 4 pessoas mesmo.

 

Mas sem querer abusar, ainda restam algumas duvidas:

 

 

1-Para quem sai de Guaporé é melhor acampar perto do Mula Preta certo? Mas alguém sabe dizer quantos km de Guaporé até o Mula? Mais ou menos quantas horas de caminhada?

 

2-Onde ficam a cascata do beija-flor e a cascata subterrânea? Vale a pena ir até elas?

 

3-Marcos, cara como vc conseguiu montar aquele mapa com a descrição dos túneis e viadutos? Estou tentando identificar onde ficam pelo Google Maps mas está difícil. Tens ele escaniado ou algum link que eu possa achar?

 

4-Edver, liguei para o Hotel que vc recomendou mas eles não fazem reserva (na verdade pelo que entendi é um motel mesmo), existe alguma pousada por lá? Pela internet ta difícil de achar, mas qq coisa monto a barraca no meio da praça mesmo hehehe

 

5-Um dos meus amigos está meio fora de forma! A trilha é tão pesada a ponto dele ter algum tipo de problema? Isto é, uma pessoa que não está tão acostumada a fazer exercícios consegue fazer a caminhada?

 

valeu pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...