Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 33
- Visualizações 13.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Trota Nando O Ateu 6 posts
-
filipelyrio 4 posts
-
Sorrent 3 posts
-
Juliana Champi 3 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Já faz algum tempo que venho reparando muito em certas coisas e comecei a pensar: será que sou o único que vê dessa forma? Não sei como nem quando começou essa onda mas hoje é extremamente comum a
-
Confesso que fiquei surpreso quando sua postagem apareceu no meu email. Depois de meu ultimo relato que postei aqui e que nem lembro qual foi, eu confesso que perdi a vontade de postar novos relatos
-
Confesso que fiquei muito tempo longe do fórum mas com toda essa decadência das relações sociais por causa das redes sociais tenho alimentado a vontade de voltar a participar mais, e achei legal ver
Já faz algum tempo que venho reparando muito em certas coisas e comecei a pensar: será que sou o único que vê dessa forma?
Não sei como nem quando começou essa onda mas hoje é extremamente comum a figura do "expert em viagem". Não precisa clicar muito por aí e logo você vai achar uma infinidade de blogs com "dicas imperdíveis" ou "tudo que você precisa saber" sobre determinado lugar, etc. Não é incomum ver alguém que fez um mochilão de 30 dias, voltou, dividiu sua viagem em 30 posts e montou um blog, e vai intercalando com listas do "10 melhores isso", "10 melhores aquilo". Tudo com uma nítida ajuda do bom e velho Google.
Pra citar um exemplo (não vou por nomes nem links aqui pois a ideia não é essa), me mandaram um link outro dia de "10 lugares para viajar gastando pouco". Ok, mais do mesmo mas lá fui eu ver. Um dos itens da lista era o pouco conhecido Turcomenistão, seguido de um belo texto exaltando suas qualidades. Aí eu pergunto: sério mesmo que alguém acredita que em tempos de crise, pegar um avião para o Turcomenistão é mais barato do que, sei lá, ir para El Calafate? Enfim fica a questão no ar.
Outro ponto da lista era a nem tão popular Luang Prabang, mais uma vez com um belo texto ressaltando suas belezas naturais e seu custo de vida baixo "apesar de seu toque de recolher à meia noite". Olha, eu já fui para Luang Prabang, me diverti muito com novos amigos até altas horas da madrugada e não vi nenhum toque de recolher.
Aquela velha máxima de "não acredite em tudo o que lê na internet" parece que chegou de vez aos blogs de viagem e seus "experts".
Não quero ser hipócrita, eu mesmo tenho relatos de viagem aqui no fórum e gosto da ideia, mas em nenhum momento os fiz com a intenção de ganhar dinheiro, mendigar cortesias, ser uma referência ou me autoproclamar qualquer coisa. Meus relatos são uma mera narrativa da minha viagem, com todas as suas cagadas e acertos e cada um faz o uso das informações que julgar melhor. E na verdade é esse o ponto central da questão aqui, eu quando viajo gosto de encontrar viajantes e não experts. Gosto de compartilhar experiências e não de saber que lugar X tem a melhor comida (talvez influenciado por uma cortesia), enfim gosto de mochilar com mochileiros.
Dicas são úteis, bastante, e todos sabemos que muita gente sonha em ganhar a vida viajando, só que tem gente que junta isso e deixa tão visível que, pelo menos em mim, acaba criando um efeito inverso. Hoje em dia tem até curso, isso mesmo, curso pra aprender a viajar, ministrado por grandes mochileiros!!!
Nem sempre tudo tem que dar 105% certo na viagem pois os contratempos são parte da experiência e a experiência é que me faz viajar.
Concorda? Concorda em partes? Achou tudo o que eu disse uma grande baboseira? Sem problemas, opine aí.