Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Havana - dez/2015 - 9 dias

Postado
  • Membros

Olá!

Visitei Cuba no mês de dezembro de 2015 (mais dois amigos) passei 09 dias por lá e deixo aqui um pequeno resumo, como forma de retribuição pela ajuda encontrada neste fórum.

De todas as minhas viagens, essa foi a que menos planejei. Viajei sem saber ao certo como seria o transporte na ilha, como seria a alimentação (o que me fez levar algumas coisinhas daqui na mala despachada), o quanto eu iria gastar (já que a maioria dos relatos falavam que a ilha era caríssima) ... tudo fez com que eu fizesse um roteiro de lua, digamos assim. No dia anterior era decidido o que fazer no dia seguinte. Dependendo do ânimo, do tempo e do cansaço de cada um. (Isso foi bom, por um lado, mas devo dizer q não é o meu estilo de viagem. Gosto de tudo acertado antes mesmo de viajar, até plano B eu gosto de fazer.)

Pois bem, não achei a ilha tão cara assim, e dá pra economizar bastante indo em supermercados. O povo cubano é muito simpático, receptivo, prestativo e adora conversar. Não estranhe se pararem você na rua pra perguntar de novela da globo, ou sobre cantores brasileiros. A culinária de lá é parecida com a nossa (eles comem uma variação do nosso feijão com arroz) e o mojito é muuuito muito bom.

Andar naqueles carros americanos (as máquinas, como chamam por lá) é realmente uma experiência muito especial. São carros bonitos por fora, mas caindo aos pedaços por dentro. E que podem parar de funcionar a qualquer momento (não aconteceu comigo). Não existe uma tabela oficial de preços cobrados pelos motoristas, mas, na maioria dos casos, eles cobram 1 CUC de Vedado até o centro. No meu caso, eu pagava 2 CUC de Playa até o centro. Mas isso varia muito do lugar em que você está pegando o carro. No capitólio ou no malecon, que são lugares super turísticos, cobram o dobro disso, ou mais. Só andei uma vez no coco taxi e não recomendo, é mais caro que a máquina e super perigoso. Uma curva e vc parece que vai voar... hahahaha

Sobre a internet, é um pouco complicado e trabalhoso. Não tem wifi nem 3G. É preciso procurar um ponto de internet. Como fiquei hospedada perto de um hotel, não sofri muito com isso. Comprei o cartão do hotel e racionei o uso. Nos primeiros dias mandei mensagens SMS, todas elas custaram pouco mais de 30 reais em plano pós-pago.

A respeito do cambio, não recomendo o aeroporto nem os hotéis. Por duas vezes usei a casa de câmbio próxima ao convento de São Francisco de Assis, na parte velha da cidade. Sem filas e com cotação melhor que nas outras opções.

A passagem foi comprada em promoção e custou R$ 1.262,75, COPA (Recife-Havana, com conexão no Panamá). Dessa vez não fiz planilha de gastos detalhada, mas a viagem completa, incluindo passagem, alimentação, hospedagem, presentes, etc saiu por pouco mais de 3 mil reais.

HOSPEDAGEM

Optei por ficar em Havana todos os dias. Fugi do centro turístico e aluguei uma casa no subúrbio, no bairro Playa. O dono foi muito atencioso, ajudou em tudo e até ensinou como pegar as máquinas (os carros antigos americanos que funcionam como lotação). A casa foi ótima, fica num lugar muito agradável, tem sala, cozinha, banheiro e quarto com ar-condicionado, além uma pequena varanda/terraço. Fica próxima de hotéis, supermercado e dos pontos das máquinas. Recomendo, quem tiver interesse eu posso passar o contato.

PASSEIOS

Fiz apenas um passeio por agência, Vinales. Recomendo altamente. O passeio é de dia inteiro e percorre as plantações de tabaco, fabricas de rum e de charuto e também uma parada no mural da Pré-história. O melhor momento foi a parada na Cueva del índio, uma caverna que tem um trecho de caminhada e outro trecho num rio subterrâneo. Muito bom!

Outro passeio que fiz foi para a Praia de Santa Maria Del Mar, que fica próxima a Havana. Uma praia muito bonita, com um banho muito bom, apesar de friozinho.

Nos outros dias, dividi as atrações por bairros: Vedado, Havana Velha, e Prado. Além de conhecer o outro lado da baía, onde fica a Casa de Che.

Das atrações imperdíveis, recomendo:

Memorial José Martí – Inesquecível! Não fazia ideia de quem era José Martí e voltei de cuba fã dele. Trouxe até um quadro dele que está pendurado na minha sala. Vale a pena pagar pela visita guiada e conhecer a historia dele em detalhes. O memorial fica na praça da revolução, que já é uma atração imperdível por si só.

Museu da Revolução e Museu Nacional de Belas Artes – é pra dedicar um dia pra esses museus (ou um dia para cada). Muita coisa, muita história. São atrações próximas uma da outra. O prédio do primeiro é mais acabadinho, enquanto o do segundo é lindo e bem cuidado. Não deixe de visitar as lojinhas.

Mercado de San José - para presentes e recordações.

Calle Obispo – Uma rua enorme, com comércio, lanches, artesanato, muita gente, estrangeiros e cubanos. Uma riqueza numa única rua.

El Malecon – Vale uma caminhada no entardecer e muitos passeios de carro. Muito lindo!

Toda a Habana Vieja - Plaza Vieja, Plaza de armas, Catedral, Calle Obispo e todas aquelas ruas lindas. Essa parte da cidade é muito charmosa. É pra bater perna mesmo nessa parte da cidade, andar em zigue-zague pra não perder nada.. hahahaha

E um passeio de Carro por Vedado, pra ver as mansões americanas.

Restaurantes

Foi difícil achar um restaurante que me deixou 100% satisfeita em Havana. Quando a comida era boa, o atendimento péssimo, e vice-versa. Mas teve um restaurante que conseguiu este feito e que acabei retornando no último dia. Fica na Calle San Ignacio, e o nome é El Bosquecito.

Bom, espero que esta contribuição possa ajudar os futuros viajantes. Quem quiser fazer perguntes, fique à vontade. Pode mandar e-mail se quiser, pois respondo mais rápido.

Até a próxima!

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.