Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cuba, na prática: Havana, Cienfuegos, Trinidad, Viñales e Varadero - sozinha - 10 dias (março/16)

Postado
  • Membros

INTRODUÇÃO

Há alguns meses, a Copa Airlines estava com uma promoção de passagens a Cuba. Como eu não tinha ainda um destino escolhido de férias, eu não pensei duas vezes e comprei por R$ 1.800 saindo do Rio. Resolvi ficar por duas semanas viajando pela ilha.

Cuba nunca esteve nas minhas prioridades mas com o estreitamento das relações com os EUA, eu senti uma urgência em conhecer um pouco do país antes que abrisse um Mac Donald's ou um Starbucks em Havana (depois de ter lido o livro "A ilha", achei tolice minha ter pensado deste modo).

Acho que o que eu sei de Cuba é o que a maioria das pessoas sabem um pouco: Revolução, Fidel Castro, Che Guevara, bloqueio econômico, carros antigos, La Bodeguita, etc. Eu precisava saber mais sobre a história do país. Um amigo emprestou-me dois livros:

(1)Moraes, Fernando; A Ilha, Companhia das Letras.

(2) Furiati, Claudia; Fidel Castro, uma biografia consentida. Editora Revan.

O usuário Pedrada sugeriu-me algumas leituras. De tudo o que me foi recomendado, confesso apenas ter lido (e adorado) o livro "A Ilha". Agradeço a todos a ajuda.

Eu posso dizer que já tenho uma certa experiência em planejamento de viagens por conta própria. Algumas vezes, eu já arrisquei ir a um país só sabendo do basicão. Por conta de emendar uma viagem após outra, acabei deixando para planejar minha viagem para Cuba em cima da hora, algo como "viajar-e-ver-no-que-dá". Agora que eu já voltei de viagem, se tivesse que dar uma única dica seria: planeje bem sua viagem a Cuba, informe-se bastante. Por quê? Não é fácil obter informações sobre o país pela internet estando lá, já que a internet em Cuba é lenta e cara. Além disso, não viajei nem com um bom guia de viagem. Apenas li relatos de viagem, procurei alguns blogs e sites interessantes sobre viagem a Cuba e salvei-os no celular (Aplicativo Evernote).

Não dá para visitar Cuba como se fosse um simples destino turístico. Mesmo que queira se afastar do assunto política, está lá nas ruas, no dia-a-dia dos cubanos e no modo como viajamos no país. É uma verdadeira incursão social, para quem quiser.

Deixa eu explicar como foi a minha viagem: eu viajei sozinha e tive poucos dias no país (10 dias. Deveriam ser quinze mas tive que antecipar a minha volta). Não viajei no estilo mochileiro mas foi o mais econômico possível. Durante o período em que estive em Havana, houve dois eventos importantes: a visita do presidente dos EUA, Barack Obama e o show dos Rolling Stones.

Mesmo com tudo isso, acho que o fato mais curioso que aconteceu durante a viagem e eu até esperava mas aconteceu de forma muito mais frequente foi que por eu ser negra, todos, turistas e cubanos, ao me ver achavam que eu era uma cubana legítima e isso me rendeu vários causos.

Então, escreverei o relato e sobre o que eu aprendi do modus operandi de viajar em Cuba.

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Adorei seu relato, Pat! Também sou do Rio e daqui a duas semanas viajo, com uma amiga, para passar 10 dias em Cuba. Seu relato será muito útil!!!

Postado
  • Membros

Qual foi seu gasto geral?

P.s. Dei uma lida de forma geral e não vi essa informação. Quero ler com mais tempo pra ir pesquisando mais detalhes dos locais e o que fazer na ilha.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, Pat!

Passando para agradecer seu relato, que foi minha salvação!!! Faltava menos de 1 mês para minha viagem e eu ainda não sabia nem onde ficar rsrsrsrs

D. Augustina é uma fofa e só teve elogios pra você :-)

Obrigada!!!!!!!

Bjs

Postado
  • Membros

Belo relato PAT!!!!!

Cuba é isso mesmo um contraste de emoções e não tem como não se deixar levar por aquele povo tão lindo

ô saudadeeeeeeheheheee

Postado
  • Autor
  • Membros

Que bom que o relato ajudou, Ana! Eu nem esperava que alguém fosse ler o longuíssimo relato mas se ajudou alguém de alguma forma, fico feliz.

Obrigada, Pedrada! Foi a partir do seu relato de viagem que passei a achar que ir para Cuba é possível.

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa noite! Irei para Cuba no final do ano e estou em dúvida com relação ao roteiro. O que vocês acham?

24/12 - Chegada Havana

25/12 - Havana

26/12 - HAvana

27/12 - Viñales

28/12 - Viñales

29/12 - Cienfuegos ou Playa Giron (ir a Punta Perdiz)

30/12 - Cienfuegos (Santa Clara) ou Trinidad

31/12 - Trinidad

01/01 - Trinidad

02/01 - Cayo Coco ou Trinidad

03/01 - Cayo Coco

04/01 - Cayo Coco

05/01 - Havana

06/01 - Havana

07/01 - Retorno Havana

Será que é tranquilo alugar carro? Em razão das distâncias, fico com receio de depender de táxis ou ônibus da Viazul.

Postado
  • Membros

Parabens pelo relato Pat!! Fiquei lembrando de algumas coisas quando estive em Cuba. Fui numa mescla de trabalho e turismo, então não fui eu quem montei o roteiro, porem quero voltar para conhecer outros locais. Estive em Havana, Varadero, Remedios, Santa Clara e Cayo Santa Maria. Quero voltar para conhecer Cienfuegos, Trinidad e sem dúvida ficar um bom tempo na maravilhosa Havana!! Com certeza vou aproveitar as suas dicas!! Obrigado.

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Maravilhoso o post! Dicas valiosíssimas! Estou prestes a ir e com certeza me será de grande valia ter lido!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.