Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Colômbia - Rotas e Meios de Transportes

Postado
  • Membros

Oi pessoal, voltei ontem da Colômbia.

No geral, gostei do país. Achei o povo de lá com o jeitão parecido ao dos brasileiros. Para quem estranha muito estar fora do Brasil, acredito que essa talvez seja uma facilidade, aliado ao fato que lá se come muito feijão e se acha facilmente café :)))))). Aliás, o tempero colombiano, no geral, achei parecido ao brasileiro. Porém, achei os preços em geral caros em comparação, por exemplo, com Bolívia, Peru e alguns outros países latinoamericanos. Pelo menos cinema, ônibus, metrô e táxis para circular dentro das próprias cidades eram mais baratos, pelo menos para nós que moramos em Brasília...

Passamos por Bogotá, Medellin e Cartagena. Gostamos de Bogotá, adoramos Medellin (a grande boa surpresa da viagem) e não gostamos de Cartagena. Confesso que eu e meu esposo nos decepcionamos muito com Cartagena. O Centro Histórico é muito bonito sim, mas está meio largado atualmente. Várias de suas ruas estão sujas, muitas cheiram a urina e esgoto, sem contar com várias calçadas quebradas. Em alguns pontos, cheguei a flagrar água empoçada com larvas que me pareciam ser de mosquito da dengue, imaginem...Meu marido comentou que o ideal seria passear ali somente à noite, pois a iluminação caprichada consegue "disfarçar" um pouco certas coisas. Com os cheiros, isso já é um pouco mais difícil....Quanto à Bocagrande, pareceu-nos tão comum quanto várias cidades de praia nos quais já passamos. Nada demais. A quem me pergunta de lá, digo que o ideal é ficar o maior tempo possível em praias distantes e/ou enfiado em alguma ilha, pois a cidade em si, pra nós, enquanto estiver naquele estado, não é lá "aquela" Brastemp toda...a nós nos pareceu muito que Cartagena é "Marketing para Gringos". Várias outras cidades coloniais pelas quais passamos em nosso próprio continente são mais interessantes e bonitas que Cartagena. Pelo menos, essa é a nossa opinião....

Bogotá nos pareceu uma cidade multifacética e interessante. Muita coisa para se ver e fazer: museus, o bairro histórico da Candelária, a bela paisagem do Cerro Montserrate, os diferentes bairros, o hacienda Santa Bárbara, a Catedral de Sal, que foi escavada dentro de uma mina de sal na cidadezinha de Zipaquirá, próxima a Bogotá (pra mim um dos pontos mais interessantes que vimos na Colômbia, que classifico como imperdível), enfim, muitas coisas.

Medellin nos pareceu uma cidade que, apesar de muito grande, consegue ainda um bom nível de organização, além de transparecer algum cuidado com o meio ambiente. Em vários pontos, vimos lixeiras de coleta seletiva, além de vários espaços verdes na cidade, isso sem contar lugares muito legais que envolvem, ao mesmo tempo, ciência, conhecimento e divertimento, como é o caso do Museu Interativo e do Parque Explora. Isso sem contar com o metrô, que facilita muito o deslocamento dentro da cidade, e o Metrocable, prolongamento do metrô comum, que serve à população de algumas favelas da cidade: muito bom! Além de ser um transporte digno e rápido para a população mais pobre, ainda serve como atração turística!

• Respostas 263
  • Visualizações 97.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Bom día a todos! Faz 2 semanas regressei da Colômbia e se têm perguntas com muito gusto lhes responderei. Estive em: Bogotá, Zipaquirá, Villa de Leyva, Cartagena e a ilha Barú, Medellín e Guatapé, Ei

Featured Replies

Postado
  • Membros

Patricia

Leve dólares sim, vc não acha real pra trocar e cartão de crédito nem todo lugar aceita, fiquei surpresa pq em Cartagena por exemplo muitos lugares mesmo não aceitam cartão.Ah tem outra coisa se levar cartão se certifique que autorizaram pra uso internacional em caixas eletrônicos, pra Colombia tem um negócio de uma autorização especial.O meu cartão por exemplo funcionava pra compras mas não pra retirar em espécie, tive que ligar pro banco e esperar uma liberação que demora um pouco.

Postado
  • Membros
Oi Como faço para ter esse desconto do imposto sobre a passagem?Serve para trechos nacionais também?

A devolução do IVA é só pegar os comprovantes de artão de crédito (só cartão de crédito aceitam?) e levar no guiche do aeroporto?

abs

Deb,

No aeroporto, em um dos guiches, procure se informar direito, quando fui, julho/2010, o desconto não cobria viagem nacional, somente internacional, mesmo aquelas passagens compradas em outos paises(se comprou a volta aqui, terá, antes do embarque, pegar um formulário que dará insenção);

Não são todos produtos que tem isenção, somente alguns, pegue a relação deles.....

São validos pra descontos os itens comprados via cartão de crédito, e com nota fiscal, o reembolso se dará em sua fatura do cartão de crédito posteriormente(portanto todas as compras do itens com isenção tem que quardar tanto a nota fiscal como o comprovante do cartão.

Postado
  • Membros

Olá,

Seguem os locais imperdiveis, na minha opinião:

Bogotá

Andrés Carne de Res (Chía)

Montserrat

Plaza de Armas e Bairro La Candelária

Catedral de Sal (Zipaquirá)

Cartagena

Rumba en Chiva

Cidade Amuralhada (centro histórico)

Museu de la inquisición

Playa Blanca

Não conheci San Andrés

abraço

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi mocada!!! (perdoe os erros de acentuacao, pois estou escrevendo direto do hotel onde estou hospedada em Bogotá)

Chegamos em Bogotá com chuva, dia 03/01 as 16:15, num vôo direto de SP pela TAM.

Tempo frio, por volta dos 12 graus, chuva fina.

Pegamos um taxi direto para o bairro de La Candelaria e procuramos um lugar, vimos hostels, pousadas e hoteis. Como queriamos quarto privado com banheiro, ficamos em um hotel muito bacana! Chama-se Casa Platypus. Muito legal, bem localizado, os staff sao finissimos, atendem super bem.

Além do que tem cafe da manha maravilhoso, bem servido, internet a vontade e café, chá e água também a vontade. ::otemo::

Bom, ja conhecemos o centro historico, plaza Bolivar, Museo del Oro, Museo das Esmeraldas e Cerro Montesserrate.

Amanha estaremos indo pra Cartagena de Indias e dia 08/01 seguiremos para San Andres.

Pra quem esta vindo pra cá, traga roupa de frio. Pois Bogotá normalmente fica em torno dos 20 graus, mas com essa chuva fina, o tempo esta mais frio, de noite a sensacao termica fica na casa dos 08 a 10 graus. ::Cold:: Ah, em todo lugar tem gente vendendo guarda-chuva, compre e ande com ele, você vai precisar com certeza.

Quando eu tiver mais novidades e alguém tiver dúvida, assim que eu me logar, respondo. :D

:wink:

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, pessoas!

Primeira participação ativa depois de várias leituras pelo olho da fechadura. Tô indo pra Colômbia dia 08 de fevereiro e fico até dia 24. Já enchi a mochila com relatos e informações preciosas do pessoal, mas ainda tenho uma dúvida chave: DINHEIRO.

Já entendi que trocar real por peso colombiano não é em qualquer esquina, então, se é pra levar dinheiro vivo, que seja dólar. Ok.

Mas não vi ninguém comentando sobre VisaTravelMoney, por exemplo. É viável?

E fazer saques com cartão brasileiro, é possível?

Minhas dúvidas são sobre essa logística, não necessariamente sobre valores.

Se puderem dar uma força, eu agradeço!

Postado
  • Membros

Ei Dieguito,

Não sei te responder sobre o Visa TravelMoney pois não temos...mas levamos somente dolar e assim que chegamos trocamos um pouco no próprio aeroporto.

Deixávamos a grana escondida em algum ponto da mochila no prórpio hotel em Bogotá (ficamos 2 dias) e levávamos alguns pesos pra comer, pegar um taxi, pagar os passeios.

Não precisamos trocar novamente até saírmos de lá para Cartagena. Trocamos mais um pouco e seguimos viagem.

Mesma coisa, deixávamos a grana no hotel (dessa vez em Cartagena tinha aqueles cofres no quarto) e saíamos com os pesos, mas dessa vez, com algum dolar para uma eventual emergência.

Em San Andrés foi no mesmo esquema de Cartagena. Levávamos algum dolar. Caso você for fazer compras em San Andrés, o melhor é pagar em dolar. Teve gente aqui do site que usou o cartão de crédito. Nós não usamos. Levamos tudo em dinheiro vivo e a medida que fomos precisando fomos trocando

Não realizamos nenhum saque também...

Postado
  • Membros

Caraca! Que resposta rápida!

Valeu, Carol!

Você pagou inclusive as hospedagens com esse dinheiro-vivo?

Acho que eu ficaria meio tenso de andar com tanta grana...

Postado
  • Membros

Pois é, pagamos sim.

Quando chegávamos em algum hotel, já deixávams separado a grana das diárias.

Não saíamos "por aí", com toda grana na mão. Como eu disse, sempre deixávamos guardada nos cofres dos hoteis ou hostels e levávamos noso próprio cadeado (o que sempre é recomendado qdo vc viaja e se hospeda em hostels).

Em fim, levávamos pesos com a gente e algum dolar para uma emergência. Não achei que corremos riscos em Bogotá, muito menos em Cartagena e San Andrés.

Claro que isso foi o nosso planejamento. Há muitas outras pessoas que fizeram compras em San Andrés com cartão. O que preferimos pagar em cash. No cartão tem a cotação do dolar no ato de pagar a fatura e tudo mais. Bem, essa é minha opinião.

Levamos cartão desbloqueado para uma eventual emergência também.

Qualquer dúvida é só falar!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Visitei a Colômbia recentemente. Publiquei algumas dicas no meu blog, em breve contarei mais...

Espero que esta mensagem não seja considerada um spam pelo administrador, pois, hoje, tive meu usuário banido definitivamente por ser considerado um SPAMMER...

www.paulobedran.com

Postado
  • Membros

Ando meio sem tempo, mas na medida do possível vou compartilhando as dicas e as impressões sobre nosso vizinho. Adianto que é um país surpreendente, muito diferente da imagem que a maioria dos brasileiros fazem do lugar. Em janeiro conhecemos: a metrópole Bogotá – capital do país-; a histórica Cartagena - patrimônio mundial declarado pela Unesco-; e a ilha de San Andrés - paraíso caribenho. Três distintos destinos que lhe proporcionam boa mesa, cultura, diversão e contato com a natureza.

O meio de transporte que oferece o melhor custo-benefíco para chegar ao país é o avião; quatro companhias aéreas voam do Brasil para Bogotá: LAN, TAM, Copa e Gol. As tarifas giram em torno de US$ 550,00 (ida e volta). Optei pela TAM onde utilizei o programa de milhagem: 10 mil milhas o trecho. O deslocamento entre as cidades visitadas foi realizado também de  avião, porém, pela Avianca; a empresa colombiana oferece ao cliente a opção de destinos múltiplos, o que torna o deslocamento mais ágil e econômico. De Bogotá voei para Cartagena, de Cartagena para San Andrés e de San Andrés retornei para Bogotá. Palmas para Avianca, além da opção destinos múltiplos, a empresa tem um atendimento que deveria ser copiado pelas empresas brasileiras, sem falar dos aviões… oferecem mais espaço entre as poltronas e sistema individual  de entretenimento com jogos, filmes, seriados…

O brasileiro que tem a intenção de visitar a Colômbia,  como turista, não precisa de passaporte, basta apresentar o  documento de identidade civil (RG). Essa história de que o documento de identidade não pode ter mais de 10 anos é lenda… como a Colômbia é um país associado ao MERCOSUL, valem as regras aprovadas pelo Conselho do Mercado Comum. O artigo 1º do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados diz que o prazo de validade dos documentos aceitos será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor; não possuindo data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantêm sua vigência por prazo indeterminado. Para evitar aborrecimentos, prefiro o bom e velho passaporte… Vai alugar um carro?  É necessária a permissão internacional para dirigir; você pode providenciá-la junto ao DETRAN  do seu estado. Se consultar a lista dos países que exigem a comprovação de vacinação contra febre amarela, publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), verá que a Colômbia não figura entre eles. Mas a vacina é recomendada pelas autoridades consulares colombianas. Na dúvida, vacine e providencie o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) na ANVISA. Há que se vacinar com pelo menos dez dias de antecedência em relação à data de ingresso no país de  destino.

No geral, a Colômbia é um país mais barato do que o Brasil… não tanto quanto o Peru e a Bolívia, algo próximo do Chile e Argentina. O litro da gasolina custa R$ 1,80; um lanche no McDonald´s, R$ 9,00; um capuccino R$ 2,00…  sem falar dos táxis, são muito baratos comparados aos brasileiros. A moeda local é o peso colombiano (COP), R$1,00 vale aproximadamente COP $ 1.000,00. Pague suas despesas no cartão de crédito, a conversão é mais favorável do que a praticada pelas casas de câmbio e ainda, ao deixar o país, você pode solicitar a restituição do IVA. Trato desse assunto com mais detalhes logo adiante. Tenha sempre alguns pesos em mãos, nem todo lugar aceita cartão de crédito; mas cuidado para não retornar ao Brasil com eles (pesos), voltei – sem querer - com COP 70.000 e não encontro uma casa de câmbio que os troquem… são R$ 70,00 congelados. Na área de desembarque do aeroporto El Dorado (Bogotá) existem várias casas de câmbio, aproveite para trocar alguns dólares, são seguras e você já sai com o dinheiro local. Outra dica: levem dólares; pagam muito pouco pelo real.

Por tudo que se compra na Colômbia paga-se 16% de IVA (impuesto sobre las ventas). Dependendo da natureza do bem adquirido, o imposto pago é devolvido ao estrangeiro, desde que o mesmo tenha realizado as compras utilizando cartão de crédito internacional. O interessado na recuperação do IVA deverá chegar com antecedência no aeroporto internacional, procurar pelo escritório da Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales (DIAN), preencher o formulário 1344 e apresentar, além do documento de viagem, as notas fiscais e os comprovantes do cartão de crédito. Repito, cheguem com antecedência, o procedimento é tão moroso que dá até a impressão de que o retardam na tentativa de fazê-lo desistir da idéia… Dentre as categorias de bens passíveis de devolução do IVA estão: vestuário, calçado, perfumes, artigos em couro, CD’s, artesanato, bebidas, alimentação humana, brinquedos, esmeraldas e jóias artesanais colombianas. A soma das compras devem atingir o mínimo de COP $ 237.630 e devolve-se no máximo COP $ 2.376.300. Na categoria alimentação humana, não valem os gastos com alimentos consumidos no país, ou seja, não adianta guardar os comprovantes de bares, lanchonetes e restaurantes.

O idioma oficial é o castelhano. Saiba pelo menos o básico, poucas pessoas falam inglês. Outras dezenas de idiomas são falados na Colômbia, nas ilhas caribenhas é comum a utilização do inglês-crioulo por parte dos nativos, que vivem sobre a influência do reggae e de Bob Marley. Vale a pena parar para assistir um diálogo entre eles, a mistura do inglês com as línguas nativas africanas é bem exótica. O  clima difere de acordo com a região: se for para Bogotá, agassalhe-se para o frio, se para Cartagena, prepare-se para o calor.

Os táxis representam um ótimo meio de transporte na Colômbia. São baratos e seguros. Para exemplificar, em Bogotá, a corrida da região da Candelária  à Zona Rosa, que dura cerca de 20 a 30 minutos, custa aproximadamente R$ 7,50. Apenas não se esqueça que a Colômbia é um país latino-americano… os motoristas, não raro, utilizam-se de malandragens para tentar arrancar mais dinheiro dos turistas; como não ligar o taxímetro ou cobrar o valor que aparece no display do mesmo. O taxista tem a obrigação de utilizar o taxímetro e zerá-lo ao iniciar um novo deslocamento; o valor que aparece no visor do aparelho não é o valor a ser pago, trata-se de um valor de referência, as tabelas de conversão devem estar à disposição do passageiro, os valores reais são menores. Portanto: não combine preço, exija o taxímetro; e não se esqueça de conferir o valor cobrado na tabela de conversão. Nas pesquisas que realizei antes de viajar encontrei algumas pessoas sugerindo que não se tome táxis nas ruas, que se chame um rádio-táxi. Confesso que essa recomendação não seguimos, pela facilidade, pegávamos os que passavam pelas ruas. Quando possível, optávamos por veículos mais novos, tínhamos a impressão de serem mais seguros… talvez por mero preconceito, mas nos sentíamos mais à vontade. Não há dificuldades em identificar os automóveis mais modernos, são todos iguais: o compacto Atos da  sul-coreana Hyundai.

Eleito por muitos o melhor do mundo, o café colombiano é um ícone da cultura local, ao lado das esmeraldas e do escritor Gabriel García Márquez. O país é o maior produtor mundial da commodity, lojas especializadas na comercialização do seu expresso estão em todos os lugares. Destaco a rede de franquias Juan Valdéz, onde, além do premiado café colombiano, você pode experimentar também as típicas e deliciosas almojábanas (um tipo de pão feito com queijo e milho). O milho está sempre presente na culinária local, não haveria de ser diferente tendo em vista se tratar de um país andino. Por enquanto é só… ainda há muito a contar… em breve!

Visitem meu blog: http://www.paulobedran.com

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.