Ir para conteúdo
Mochileiros.com
rtsrodolfo

Filipinas : FOTOS e PREÇOS - 15 dias (Boracay, Cebu, El Nido e Coron)

Posts Recomendados

rtsrodolfo    0

Saudações mochileiros!!

Este é o meu primeiro relato do site, e acho que de qualquer outro lugar também. Nuca fui muito de escrever, então já peço sugestões e dicas para melhorar e poder ajudar cada vez mais. Antes de qualquer coisa, muito obrigado aos que ajudam postando informações aqui no site. Visitei a Tailândia no início de 2015 e não sei o que seria de mim sem os relatos que estudei aqui. Meu nome é Rodolfo Tallarida, tenho 29 anos e meus destinos favoritos são ilhas e praias. Tentei resgatar o máximo de informações possíveis e juntar nesse relato. A viagem foi feita em dezembro de 2015, com 2 amigos (Daniel e Patrícia). Acho que a parte mais difícil do relato foi separar as fotos. Minhas viagens são sempre com uma Gopro na mão em modo time-lapse. Ou seja, no final desta viagem foram cerca de 8 mil fotos só minhas, hahaha ::lol3:: . Vou aos poucos postando mais fotos no instagram para quem gosta do app também.

Instagram.:

Rodolfo Tallarida - @rtsrodolfo

Patrícia - @patymoreno8

Daniel - @danielrjrj

Email.: [email protected]

Facebook.: Rodolfo Tallarida

Algumas informações sobre as Filipinas.:

Moeda

A moeda local é o peso filipino(PHP). Hoje, 1 dólar americano, corresponde a cerca de 47 pesos filipinos. Para trocar a moeda não vi muita dificuldade. Em todas as cidades existem pequenas casas de câmbio ou você pode trocar em diversos restaurantes ou lojas de conveniência mesmo, porém com uma cotação não tão boa.

Compras

Esqueça a ideia de compras nas Filipinas, pois além de não encontrar quase nada, os preços são mais caros. Souvenirs(adoro lembraças :D ) também são bem escassos. Aproveite para comprar um chaveiro ou artesanato no DMall em Boracay que tem maior variedade.

Para entrar nas Filipinas

Brasileiros não precisam de visto para entrar nas Filipinas. Apenas carteira de vacinação de febre amarela. Tranquilão, menos um custo na sua viagem ;)

Religião

A maioria esmagadora é cristâ, portanto respeite a cultura local.

Idioma

Vai encarar tentar aprender filipino para viajar? hahahaha...esqueça pq não dá pra entender naaaaada. Se esforce apenas em aprender a falar obrigado em filipino, que é Salamat. Se estiver bem feliz, diga Salamaaaaaaaat. Relax pq todo mundo por lá fala inglês. Placas, cardápios, guias...tudo é em inglês mesmo.

Hospedagem

Não faço questão de hotéis de luxo, até pq costumo ficar fora o dia inteiro. Pesquiso bastante nos sites booking.com, hoteis.com, trivago, e no caso da Ásia, o Agoda também é muito bom. Sempre vejo também os custos de hostels, que as vezes são ótimas saídas. Já me hospedei algumas vezes em hostel e todas as minhas experiências foram muito boas. Um bom lugar para se pesquisar hostels é o site hostelworld.com. Nesta minha viagem o custo estava saindo quase o mesmo entre hostel e hotel. Para mim, um quarto com ar condicionado e um banheiro já está ótimo. Qualquer outra coisa, como piscina, academia e demais são dispensáveis já que costumo passar o dia inteiro aproveitando o lugar. Uso o hotel apenas para passar a noite. Como fechamos os hotéis 2 semanas antes de nossa viagem, eu sabia que as opções seriam bem restritas, mas acabou que conseguimos uma boa relação custoxbenefício. Acredito que se reservar com mais antecedência, é possível reservar excelentes hospedagens por excelentes preços. Sempre compare os preços entre os sites e preste muita atenção nos detalhes do quarto como disposição de camas, café da manhã, chuveiro com água quente e outros. Claro, também verificar a localização do hotel. Ah, procure também por cupons de desconto. É relativamente fácil achar desconto de 5 a 10% no google para o site hoteis.com. Hotéis mais distantes do centro nervoso costumam ser mais baratos, mas o trabalho de translado é maior também, fora o tempo que se perde. Wifi é MUITO importante. Wifi nas Filipinas é item de luxo, portanto leve muito em conta se o hotel tem wifi no quarto ou nas áreas comuns apenas. Vejam as avaliações dos hóspedes nos sites e no tripadvisor, se tiver. Como falei, costumo viajar e aproveitara bastante o dia, então não gosto de gastar fortunas em hotéis. Meu primeiro filtro nos sites de busca é o valor(de menor para maior). :lol: Reservei tudo aqui do Brasil e pelo site Hoteis.com. Com 2 semanas de antecedência, minhas seleções foram as seguintes.:

Boracay

Seabird International Resort and Country Club - 2 noites por R$282,20, quarto de casal com café da manhã incluído

Cebu (Oslob)

Sebastian - 4 noites por R$829,76, quarto para 3 pessoas com café da manhã incluído

El nido

Bik Creek Mansion - 4 noites por R$910,73, quarto para 3 pessoas com café da manhã incluído

Coron

Coron Village Lodge - 5 noites por R$758,22, quarto para 3 pessoas apenas hospedagem

Rápida avaliação sobre cada hotel.:

Seabird em Boracay.:

apesar de ter ficado menos de 24 horas, gostei do lugar. Atendentes muito atenciosos e prestativos. Fui recepcionado com suco e muita atenção. Quarto limpo, boxe com cortina, banheiro muito bom, toalhas e itens de banho disponíveis for free. O melhor é a localização. Fica a menos de 1 minuto da praia principal e a 2 minutos do D Mall. Com certeza me hospedaria novamente. O único problema foi que no último banho, a água não esquentava de jeito de nenhum. Eu sou muuuuuito friorento, então isso me incomodou um pouco. Café da manhã padrão de todos os hotéis que fiquei. A lá carte com escolha entre café da manhã estilo Americano ou Filipino.

Sebastian em Cebu.:

Superou expectativas. Esse hotel definitivamente não sabe fazer marketing do seu negócio. O hotel tem uma vista espetacular e um nascer do sol incrível. Fica de frente pra praia que tem uma água sinistra de bonita. Você toma café da manhã no deck de frente pro mar vendo o nascer do sol. Piscina estilo infinita de frente pra praia. Eles tem caiaque e standup for free!!! ::love:: hahaha..

Único problema encontrado foi que o wifi não pegava no quarto, apenas no corredor. Café da manhã a lá carte. Me hospedaria facilmente again :) Ah, o chuveiro é junto com a privada, então tem q tomar um pouco de cuidado para não molhar tuuudo.

Big Creek em El nido

muito peculiar esse hotel. Tem um estilo muito estranho lembrando um pouco estilo de época antiga com decorações de madeira em todos os lugares. A entrada foi motivo de zoeira a viagem toda porque era um canteiro de obra. Não acreditamos até hoje que a entrada é realmente ali. Cada quarto tem sua mesa de café da manhã em frente a porta do quarto. Banheiro com boxe com cortina. O hotel fecha vários pacotes com os mesmos preços praticados na rua e te buscam na porta do hotel. Problemas encontrados.: uma mega barata no banheiro(a Patrícia só soube disso no terceiro dia e quase nos matou por causa disso) e vários picos de luz. O ar condicionado tinha vida própria e ligava e desligava sozinho várias vezes. Queimei meu carregador do celular e da gopro no quarto do hotel(levem filtro de tomada). Consideraria escolher outra opção de hotel para ficar, mas na falta de opção até aceitaria me hospedar de novo por lá. Outra coisa mega importante é que o hotel menciona ter wifi. Eles tem aquele token antigão que não serve pra nada! Não carregava nem mensagem no whatsapp.

Village Lodge em Coron.:

a pior hospedagem da viagem com certeza. Tivemos vários problemas e com certeza não me hospedaria de novo lá. Quartos muito sujos, com traças, fezes de cupim por tudo que é canto, chuveiro que não funcionava e faltava água, descarga quebrada, sem wifi nos quartos e um atendimento muito precário. Não posso citar nenhum ponto positivo do hotel. Tivemos que trocar de quarto 3 vezes e os problemas continuaram mesmo assim. Vale pagar um pouco mais caro e escolher outro lugar.

Voos

Eu sou fã da Air Asia pelo fato de suas passagens serem extremamente baratas, o serviço ser muito bom e nunca ter tido nenhum tipo de problema ou atraso. Infelizmente a Air Asia opera apenas em determinados aeroportos das Filipinas e com poucos voos, mas são os mais baratos com certeza. A que tem o melhor preço e melhor disponibilidade de voos nas Filipinas é a Cebu Pacific. A Philippines Airline também é uma opção para viagens internas. Sempre compre diretamente no site da cia, pois o preço é sempre mais baixo. Atenção aos limites de bagagem que são bem diferentes entre cada uma delas. As vezes a seleção default é sem nenhuma bagagem, então atenção na compra. Normalmente o custo mais alto das viagens acaba sendo as passagens aéreas, então pesquise alternativas no seu roteiro. Perco MUITO tempo montando e remontando alternativas de roteiro, alterando a ordem dos destinos para deixar a viagem mais barata possível. A diferença de um dia para outro ou alterar a ordem dos destinos altera bastante no valor final da viagem. Vc vai gastar alguns dias fazendo inúmeras planilhas, mas planejar viagem é assim mesmo. Eu até gosto :) Considere um dia inteiro para translado de uma ilha a outra. Por mais que os voos sejam rápidos, normalmente não mais que 1 hora e meia, a logística de transporte hotelxaeroportoxhotel é bem complicada, fora os atrasos que, pelo menos na época que fui, aconteceram em 95% dos voos.

Voos internos.:

Manila - Kalibo(Boracay) : Air Asia, R$156,00 - esse foi o voo que perdi por causa do atraso da Emirates

Manila - Kalibo(Boracay) : Cebu Pacific, cerca de R$250,00

Caticlan(Boracay) - Cebu : Cebu Pacific, R$172,00

Cebu - Puerto Princesa - Cebu Pacific, R$392,00

Puerto Princesa - Coron : Cebu Pacific, R$392,00

Coron - Manila : Philippines Airline, R$608,00

Voo internacional:

Rio de Janeiro - Manila - Rio de Janeiro : Emirates, R$500,00

O preço foi essa miséria aí pq início do ano em minha ida a Tailândia, voando pela Emirates,tive uma situação de overbooking e acabei ganhando uma passagem ide e volta da Emirates para Dubai. Como eu já conhecia Dubai, optei pagar 100 doletas + taxa de embarque e trocar o destino para Manila :)

Translados nas ilhas Filipinas

Be ready para altas aventuras se você for um viajante on a buget. Separe um short ou bermuda bem confortável, uma camiseta bem light e um chinelão, pois as jornadas são longas. Claro que existem as opções mais práticas, mas mais caras. Vamos aos translados que escolhi e os que acabei cogitando como segunda opção.

Como chegar em Boracay

Para chegar em Boracay, existem 2 aeroportos. O Kalibo e o Caticlan. O maior e que tem mais voos, horários e cias aéreas operando é o de Kalibo. As passagens aéreas costumam ser mais baratas para lá. A partir dele você deve pegar uma van para o porto de Caticlan(cerca de 2 horas), depois uma "banka"(estilo de balsa, que leva cerca de 10 minutos), para então pegar sua van/moto até o hotel(não mais que 15 minutos). Se optar pelo aeroporto de Caticlan, você economiza a viagem de van de Kalibo até o porto de Caticlan, já que o aeroporto fica a cerca de 5 minutos do porto. A melhor empresa para fechar todo o translado aeroportoxhotel é a southwest. Sugiro agendar e comprar o translado ainda aqui no Brasil. Sai pouca coisa mais cara, mas vc garante seu lugar no ônibus que é mais confortável e tem horários frequentes.

O site da empresa é http://www.southwesttoursboracay.com/

O valor hoje é de 650php para o serviço door to door.

Como chegar em Cebu

Cuidado, existe a província de Cebu, a ilha de Cebu e a cidade de Cebu. O aeroporto de Cebu fica na província de Cebu, mas na cidade Lapu-Lapu, na ilha Mactan. Os hotéis e o centro nervoso ficam na Cebu City(a pronúncia foi motivo de risos a viagem toda(cebucite :lol: )). É na cidade de Cebu que a maioria dos turistas ficam por ser um centro com comércio mais ativo e desta forma ter mais acesso aos mercados, mercearias e empresas de turismo. As principais atrações turísticas ficam no sul da Ilha de Cebu. Atrações como Tumalog, Kawasan, Whaleshark ficam todas mais pro sul da ilha. Vc escolhe ficar no centro com facilidades de comércio e uma região mais movimentada, mas longe das principais atrações, ou fica mais pro sul perto das atrações, porém sem comércio quase que nenhum. Para chegar a Cebu City, vc deve pegar um taxi no aeroporto. Não esqueça de perguntar se o taxímetro vai ligado ou combine um valor antes de entrar no taxi. Para chegar nas áreas mais ao sul da ilha vc pode negociar o taxi no aeroporto(valores no relato da viagem) ou pegar um taxi até o terminal sul rodoviário de Cebu e então pegar um ônibus para o seu destino. Cuidado pois os horários dos ônibus encerram cedo, por volta de 9 da noite se não me engano. Se for fazer esse translado durante o dia, se prepare, pois o transito de Cebu é caótico demaaaaaais. Taxi do aeroporto até o terminal rodoviário são 20 minutos sem trânsito e do terminal rodoviário até Oslob, por exemplo, são cerca de 5 horas.

Como chegar em El Nido

O meio mais praticado para chegar em El Nido é pegando um voo para Puerto Princesa e depois uma van/ônibus para El Nido. De Puerto Princesa para El Nido são cerca de 6 horas numa estrada beeem sinuosa e chatinha demais. Fazer com as vans que são negociadas na porta do aeroporto é bem desconfortável, fora que sempre tem alguma pegadinha. Sugiro fechar um translado de ônibus ainda aqui no Brasil para fazer a viagem mais tranquilo. Outra opção para chegar em El Nido é de banka via Coron. Essa opção você fica a mercê das condições do mar. São cerca de 7 horas de banka que podem ser tranquilas, turbulentas ou podem até mesmo não acontecer por condições climáticas. A melhor opção, porém beeem mais cara é comprar uma passagem de avião para o aeroporto de El Nido. As passagens devem ser cotadas via e-mail e tem horários bem reduzidos. O aeroporto é particular de um resort. O site com mais informações é o http://www.elnidoboutiqueandartcafe.com/TravelCenter.html

Como chegar em Coron

Coron acho que de todos os destinos que fui é o mais tranquilo de se chegar. O aeroporto fica na região de Busuanga e tem esse nome também. Do aeroporto até o centro onde ficam todos os hotéis só existem vans e com preço fixo em 150php. Ao sair do aeroporto, você será abordado pelos motoristas das vans. Diga que já tem reserva no hotel porque muitos hotéis já tem vans específicas para o translado. A viagem dura cerca de 30 minutos e é bem tranquila. Outra opção para se chegar a Coron é via banka vindo de El nido, mas com os mesmos problemas citados no caminho contrário.

Roteiro Planejado

13/12/2015 - Saída do RJ

14/12/2015 - Chegada em Manila. Manila->Kalibo->Boracay

15/12/2015 - Boracay

16/12/2015 - Boracay-> Cebu

17/12/2015 - Cebu

18/12/2015 - Cebu

19/12/2015 - Cebu

20/12/2015 - Cebu -> Puerto Princesa -> El Nido

21/12/2015 - El Nido

22/12/2015 - El Nido

23/12/2015 - El nido

24/12/2015 - El Nido -> Puerto Princesa -> Coron

25/12/2015 (NATAL) - Coron

26/12/2015 - Coron

27/12/2015 - Coron

28/12/2015 - Coron

29/12/2015 - Coron -> Manila

30/12/2015 - Manila -> RJ

Pontos de interesse planejados

Em Boracay

White Sand Beach

Willy's Rock

Ariels Point

Diniwid Beach

Dmall

Festa, bebida, comida, ilha foda, snorkel, cliff jumping..gosta disso tudo? Então “perca” um dia conhecendo o Ariels Point.

Aproveite o Dmall para comer em restaurantes bons com comida de tudo quanto é canto do mundo e comprar as lembranças da viagem.

Se fosse de novo, faria certamente o passeio de parasail e iria no G-Max, um tipo de slingshot humano.

Em Cebu

Oslob Whaleshark Watching

Tumalog Falls

Kawasan Fall

Canyoneering Kanloab River

Para o Whaleshark, a dica é chegar cedo! Se não tiver roupa de mergulho ou uma lycra, a água-viva pode incomodar um pouco, mas nada óóóóó. Eu fui de sunga ;)

Não deixe de fazer o Canyoneering de jeito nenhum..leve sua sapatilha de mergulho ou tênis que possa molhar. Bolsa a prova d’água também é item indispensável.

Em El Nido

Tour A: recomendo

Small Lagoon, Big Lagoon, Secret Lagoon, Simizu Island and Entulala Island

Tour B: não recomendo

Snake Islands, Cudugnun Cave, Catherdral Cave and Lagen and Pinabuyutan Island

Tour C: o melhor de todos

Matinloc and Tapuitan Islands. Secret Beach, Matinloc Shrine, Hidden Beach and Helicopter Island.

Tour D: não recomendo

Cadlao Island, Pasandigan Beach, Nat Nat Beach, Bucal Beach and Paradise Beach

Não deixe de fazer o tour A e o C. O tour normalmente leva um dia inteiro, portanto não planeje mais nada no dia que for fazer o tour. Não esqueça de levar sua sapatilha de mergulho. Se tiver tempo, tente fazer o zipline em Las Cabanas e subir o Taraw Cliff também. Acho que vale muito a pena a vista. Restaurantes que recomendo: Altrove e Lucky Alofa

Em Coron

Ultimate Tour:

Kayangan Lake, Twin Peaks Reef, Hidden Lagoon, Bulungan Beach, Calachuchi Coral Eden, CYC Is

Tour privado: Você monta o reoteiro. Roteiro que fizemos:

Kayangam lake, Barracuda lake, Twin Lagoon, Siete Pecados e Skeleton Wreck

Mergulho com cilindro em navios naufragados também é uma ótima pedida! Não esqueça que mergulhos com cilindro precisam de certificação. Não tem curso? Faça lá e tenha sua carteira pra mergulhar em qualquer lugar do mundo. Escolas de mergulho é o que não falta por lá. Da para tirar um OW(open water) em cerca de 3 dias. ::otemo::

Relato

Dias 13 e 14/12/2015

O voo diário da Emirates para sua matriz em Dubai, sai diariamente do Rio de Janeiro as 03:10 e lá estava eu pontualmente no aeroporto para embarcar. Logo nos dois primeiros dias de viagem, já tinha história para contar. História que sinceramente podia ter ficado para uma outra vez, e não naquela ocasião. Embarquei no aeroporto do RJ pela Emirates com passagem para Manila fazendo escala em Dubai. Em Manila faria uma pequena escala de cerca de 4 horas e pegaria um voo pela AirAsia com destino a Kalibo, de onde pegaria um ônibus, uma balsa e um taxi para então chegar ao meu hotel em Boracay. Já na primeira perna do voo (RJ-Dubai) tive uma surpresa. O meu voo vinha da Argentina e acho que muita gente conhece a fama do time River Plate de lá. Vocês devem estar pensando: nossa, ele pegou o mesmo voo que o time do River! Não. Eu peguei o mesmo voo que a torcida do River. Acho que 70% do voo era de torcedores uniformizados, com suas bandeiras, fantasias e tudo mais. Acho que só faltaram os fogos. Os primeiros e os últimos 50 minutos do voo foram como se o time estivesse ali na frente deles. Gritavam, cantavam e as vezes até pulavam para o desespero da tripulação. Sou flamenguista, mas vi uma torcida saudável festejando a classificação do time para o mundial. Não me senti incomodado, uma vez que o resto do voo não se ouvia nem um ronco sequer das centenas ali dormindo. Tudo certo até então. Voo pontual e escala de 4 horas em Dubai também. A Emirates sempre foi um exemplo de cia para mim. Sempre elogiei e tive a certeza de que era a melhor do mundo. Infelizmente, meu pensamento mudou naquelas primeiras 24horas. A Emirates me levou do céu ao inferno em 1 voo. Após ter feito o lanche em Dubai utilizando o voucher que a Emirates havia me dado, já que minha escala era de 4 horas, fui para a fila e embarquei no meu voo em direção a Manila. Deveria chegar em Manila as 16:00hrs do horário local, mas não foi o que aconteceu. As 16:30 o piloto começou a realizar os procedimentos de descida e informou que o atraso era por conta do tráfego intenso em Manila. Até aí OK, sem problemas. Quando o avião embicou para pousar na pista, através da câmera do avião pude perceber que o aeroporto não tinha um porte tão grande como eu esperava. Olhei pela janela e puder ver que mais parecia uma base das forças aéreas do que um aeroporto internacional. Ao pousar, pude ler em um dos hangares (air force airport). Logo depois alguns caças e helicópteros camuflados. A esta altura, os passageiros, 99% filipinos, já estavam num alvoroço total tentando entender o que havia acontecido. Ao estacionar o avião praticamente no meio do pátio do aeroporto, o piloto informou que estávamos no aeroporto de Clark, situado a cerca de 160km de Manila, conforme demonstrava o painel na televisão individual do sistema de entretenimento àquela altura. O piloto informou que havia uma questão meteorológica e uma falha mecânica, mas que o time em solo já estava trabalhando para resolver e que não era para ninguém se levantar. Olhando pelas janelas e pelas câmeras não se via uma alma sequer no pátio do aeroporto. Parecia estarmos num campo abandonado. Só havia o nosso avião parado no meio do pátio e mais nada. Nenhum carro de apoio, nenhum carro de polícia, de carga, de nada. Éramos nós e somente nós ali no pátio naquele momento. Ficamos ali presos dentro do avião parado por mais de 3 horas sem receber mais informações. Aeromoças informavam que iriamos decolar novamente em direção a Manila, mas novamente não foi o que aconteceu. O piloto utilizando o sistema de som da aeronave informou que por legalidade, não poderia mais seguir voo e que deveríamos desembarcar e aguardar novas instruções no terminal do aeroporto. Passados mais 30 minutos, chegaram os ônibus que nos levariam para o terminal. Ao chegar no terminal, mais confusão. Os dois únicos funcionários da Emirates não sabiam o que era para ser feito e ficamos ali por mais cerca de 2 horas. Neste ponto, eu e mais centenas de pessoas já havíamos perdido nossos voos para os outros destinos. Enfim, depois de muita confusão e quase pancadaria entre passageiro e funcionário, fomos orientados a realizar o processo de imigração e pegar nossas bagagens, que em seguida seriamos acomodados em ônibus que nos levariam pra Manila. Fiz o processo de imigração e peguei minha bagagem como tinha que ser feito e entrei no ônibus. O ônibus era estranho, velho e com cortinas esquisitas, mas não houve problemas, tirando o velho que resolveu fumar dentro do ônibus com ar condicionado. Detalhe que ele havia tentado fumar no banheiro do avião também. Neste ônibus foram mais cerca de 2 horas e meia passando por lugares tão horrorosos e pobres, que dava mais medo do que passar na Av. Brasil ou linha vermelha durante a madrugada. Enfim chegamos no aeroporto de Manila. Era para chegarmos as 4 da tarde e chegamos meia noite em ponto depois desta aventura. Ao procurar e falar com duas atendentes da Emirates, expliquei toda a situação. Expliquei que devido ao atraso da Emirates, eu havia perdido um voo, uma reserva no hotel que havia feito, passeios que havia reservado, e dia inteiro das minhas contadas férias. A resposta foi a mesma das duas atendentes chamadas Jenny e Sherlin: não podemos ajudar em nada! Foi essa a resposta que tive da Emirates. Não havia argumento que tirasse outra frase das atendentes. ::grr:: Tirei fotos e resolvi sentar para pensar no que fazer.

capsula no aeroporto1.jpeg[/attachment]

Diniwid Beach1.jpeg[/attachment]

598d9e0b8431b_CerroSantaelena4200m-Aconcagua3.JPG.e0088cc3fb0f17778d950275e0852ae4.JPGvista do nosso quarto em Oslob1.jpeg[/attachment]

IMG_0144-finisterre.jpg.c5c9c02d9cf1152a8ddaee386ab05e2e.jpghumm..sorvete de inhame.jpg[/attachment]

Dia 20/12/2015

Acordamos bem cedo, mesmo sem despertador, já q havíamos dormido o dia anterior todo. Fomos para a varanda checar as condições e lá estava um brasileiro que havia chegado na noite anterior e que iria fazer o passeio do whale shark também. Ele nos avisou que no dia anterior havia demorado 5hrs do aeroporto até o hotel. Como nosso voo era as 13:30, na mesma hora abortamos a ideia do whale shark, até porque o mar estava bem agitado e não parecia ter uma visibilidade muito boa. Descemos para tomar café as 6 da manhã e tiramos mais algumas fotos enquanto o brasileiro e mais 2 amigos saíam para fazer o passeio deles. Após terminar nosso café, subimos e arrumamos as malas rápido e descemos para fazer o checkout. Nesse momento encontramos com os brasileiros voltando e disseram que não estava rolando o whale shark por causa do mar agitado. Ainda bem q abortamos! Fizemos o checkout e fomos pra mais uma jornada de translado. O hotel ofereceu uma van por 5000php até o aeroporto. Caro! Obvio q achei caro! Fomos para a avenida principal pois sabíamos q ali passava um ônibus até o terminal rodoviário de Cebu City, e de lá deveríamos pegar um taxi até o aeroporto. Infelizmente não demos sorte e acabamos pegando um busão sem ar condicionado. 140php por pessoa e parecia cena de filme. Aquele ônibus velho, com várias pessoas estranhas dentro. Até galinha tinha! Tinha um galo q de vez em quando soltava um grito. Foram 3:40 horas de viagem insuportáveis. Queimei meu braço com o sol que fazia aquele dia. Um trânsito infernal, muita pobreza e sujeira. Minha distração, enquanto secava o suor e me ajeitava no banco, era contar os galos q via pelo caminho. Parei no centésimo com menos de 20min. Não aguentava mais aquele ônibus. Parecia cena de filme mesmo. Para evitar isso, basta pegar o busão com ar condicionado. O intervalo entre os ônibus durante o dia é bem rápido. Acredito que seja cerca de 20 minutos. Chegamos no terminal e imediatamente achamos um taxi com taxímetro. Achamos estranho pois o taxista aceitou muito fácil. Enfim, esse trecho foi tranquilo. Mais 20min de taxi, 230php e chegamos no aeroporto de Cebu, na ilha Mactan, cidade de Lapu Lapu. Checkin feito, comemos um hot dog e é claro, um dunkin donuts também. Fechei logo meia dúzia de donuts por 170php e guardei pra viagem. Após ter visto que o portão de embarque havia sido alterado, embarcamos sem maiores problemas e decolamos num voo tradicional low cost, sem nem uma gota de água servida. Foram cerca de 60min até o pouso no aeroporto de PP. Como tinha q ter algum problema, parece q houve alguma falha elétrica no avião e ficamos no pátio por cerca de 15 ou 20min dentro do avião. Td bem, depois daquele ônibus infernal, o avião era uma cama praticamente. O aeroporto de PP é do jeito q eu gosto, bem pequeno e bem simples. Pegamos a mala e seguimos pra nossa jornada até El Nido. Na saída existem algumas empresas que oferecem o serviço de translado pra El Nido de van, mas vale a pena ver o ônibus que é bem mais confortável. O preço seria o mesmo, mas chegamos na loja ao lado do aeroporto pra fechar a van para El Nido com a empresa Ayen transport. O custo seria muito igual ao do ônibus, porém não precisaríamos pegar um taxi até a rodoviária. O agente informou que o preço seria de 500php por pessoa, o serviço seria door to door, inclusive perguntou qual era o nosso hotel e que a van estava saindo naquela hora. Porra nenhuma! TUDO mentira. Fechamos acreditando naquelas informações e entramos na van. Ela parou em um restaurante a 2 minutos dali e o motorista pediu para que saíssemos da van para pagar o translado. Enquanto pagávamos ele tirou todas as malas da van, o que foi muito estranho. Depois de pagarmos ele disse q poderíamos comer alguma coisa no restaurante e q iriamos sair em 15 ou 20min. Ok, essa passou, mas o problema foi q esperamos 1:30 hora ali. Primeiro ele disse q outros clientes que já tinham reservado estavam presos no aeroporto por causa de voo atrasado, depois ele não conseguiu colocar a prancha de um dos clientes na van. Ou seja, a van que estava saindo na hora, saiu quase 2 horas depois. Depois de já perder a paciência, o motorista saiu e pegamos um transito de louco. Acho que ficamos 30min para andar menos 1km. A cidade estava uma loucura. Era domingo e parecia q todo mundo estava na rua. Impossível aquilo ser rotineiro. Bom, por incrível que pareça o motorista parou a van no borracheiro e fez alguma coisa no pneu que não deu pra ver direito. Ficamos ali parados uns 10min. Saímos e logo em seguida paramos no posto de gasolina para ele abastecer e o povo tirar dinheiro, já que disseram que em El Nido não tem atm (não confirmei isso). Mais cerca de 15min parados e pegamos a estrada. Que coisa horrível! Muito sinuosa, cheia de relevos e armadilhas. Muito ruim pegar aquela estrada. A van foi sacudindo durante todo o translado. Ninguém dormiu nada e o motorista ainda dirigiu igual um louco. Foram 5:30 horas de viagem com uma parada no meio do caminho para banheiro e alguns snacks se quiser comprar. A estrada tem trechos de terra batida e cheia de buracos sem sinalização alguma. Esse é o caminho pra cidade mais procurada da região de Palawan? A maior surpresa ainda estava por vir. Chegando em El Nido, o motorista parou a van no centro da cidade e disse q ali era o ponto final. Na mesma hora indagamos sobre o fato de termos fechado o door to door. Pronto! Começou a confusão. O motorista queria, em conjunto com os "amigos" dele motoristas de tuktuk da cidade, que pagássemos mais 100php para nos levar para o hotel. Ficamos discutindo cerca de 20min até eu pedir para ele ligar pro chefe dele e resolver a situação. No final ele nos deixou no hotel. Nãooo fechem nada com a Ayen Transport. Acho q por isso vale a pena pegar o busão. Tem horário fixo e não tem surpresas. Chegamos no hotel big Creek Mansion e rimos na hora em que saímos da van. A entrada é péssima. Parece um prédio em ruinas. Na verdade estava em obra, mas por dentro ele é arrumadinho. Como todo hotel seu problema, logo no primeiro minuto entrei no banheiro para tomar banho e dei de cara com uma barata que parecia um alien. Serio! Aquilo era um monstro..hahaha..o café da manhã vc escolhe na noite anterior e a hora que quer q ele seja servido.

DSCF9903.jpg.753b15941efdac33b6738b36e3e75580.jpgchegada em coron1.jpeg[/attachment]

MapaTuristicoI_bolivia.gif.310aaff1a861bcf0382fc6b458f1e2c1.gifclow fish1.jpeg[/attachment]

Beirut.jpg.6d2318bcdc2049429642f74cbf82fe68.jpgprato de pimenta do Daniel..hahaha.jpg[/attachment]

Dia 27/12/2015

7 da manhã e todos de pé cantando "os novinhos tão de parabéns"(McDonalds version) q foi a música da viagem..hahahaha :lol: O café da manhã obviamente foi no Centro com cia das moscas obcecadas por pele ocidental. Esse dia fechamos um tour privado. Sério, não me perguntem pq, mas vale muito mais a pena o privado. O Ultimate tour nos custou 1500php e esse privado foi 1300. O tour privado vc escolhe os destinos e vc dita o ritmo. Foi excelente esse dia. Um barco inteiro só nosso, podendo ficar qnt tempo quiser nos destinos sem preocupação. Escolhemos as seguintes praias e lagoas:

Kayangam lake

Barracuda lake

Twin lagoon

Siete pecados

Skeleton wreck

O único ponto negativo é q o privado não serve almoço. Ok, compramos uns snacks e água e tudo ok. Estávamos tão felizes com os passeios q a fome nem atrapalhou. Voltamos pro hotel e fomos jantar. Resolvemos não arriscar e voltamos no Altrove. Pedi um penne com camarão e veio um macarrão com camarão mesmo, mas cheio de cabeça gigante de camarão. Me perguntei o q era p fazer com a cabeça do camarão. Isso me incomodou muito e resolvi perguntar pro dono ou sócio q sempre ia na mesa perguntar se a comida estava boa. Ele disse q na Ásia e em alguns países da Europa, é comum chupar o "juice" que fica na cabeça do camarão. Acho q a explicação dele piorou ainda mais. Pra mim, o q fica na cabeça do camarão é o coco! Bleee..enfim, ficou no cantinho do prato aquele monte de cabeça. Fora isso estava muito bom. Claro q o iced tea estava sempre acompanhando os pratos e lanches. Voltamos pro hotel com um o pitstop na recepção e apagamos. Me incomodou muito não ter encontrado nenhuma nightlife mais agitada durante a viagem. Não vi nenhum bar, nenhuma praça ou nada parecido com uma movimentação maior.

IAQUE_CAPITULO56.zipPAL.jpeg[/attachment]

598dd711d1a4c_looongocaminhoparacasa.jpg.6e31f357022ac309f4ef33bbfcf46a22.jpg

Mais uma vez agradeço aos que contribuem com suas dicas e relatos aqui no site. São muito valiosas e ajudam de forma imensurável no planejamento de qualquer um. Se você chegou até aqui, obrigado também por ter me suportado e espero ter ajudado. Deixem seus comentários e dúvidas que responderei assim que possível. Obrigado e boa viagem!!!!! ::otemo::

598dd6f7b5de3_onibuspmanila.jpg.735fe5f319576bcb6965e6442cb2d873.jpg

598dd6f7e4558_capsulanoaeroporto1.jpeg.82ee1febc0e615e8222a124be2fc1aff.jpeg

598dd6f8419e6_capsulanoaeroporto2.jpg.7dfee7120300be4a9ae8c07fe53a6098.jpg

598dd6f8630bc_preosdacapsula3.jpg.2ec34cd7132f3c7748f499d8d4c3c440.jpg

598dd6f8b0e5c_confusaonaareadeembarquedemanila4.jpg.b5d1baccadb4d1ac2838049b6d81c68a.jpg

598dd6f8d5588_empresasemKalibo5.jpg.a0c99d514eba09eb15bb0910bfaba5b0.jpg

598dd6f90426a_bankaparaboracay6.jpg.1cb4b11fcc9d351e9d0922ed0b37e31f.jpg

598dd6f926272_bankaparaboracay6.jpeg.3b5106b24cc49444f1c8ace7334c9af7.jpeg

598dd6f94e403_DiniwidBeach1.jpeg.b2e56b03975ee6b4f55efe509d82a68d.jpeg

598dd6f977a3b_WillysRock2.jpeg.4342b7834f2a16a59007c0eb226443a7.jpeg

598dd6f9bb094_WhiteSandBeach3.jpeg.54282432c7703dbec93eb214d5f18791.jpeg

598dd6f9dcf45_ShakesnoDMall4.PNG.e537fe0d05bcd38b9779190719341942.PNG

598dd6fa15b44_tricicloemboracay5.JPG.7d5bb47c5563aad65d42df4685612b8e.JPG

598dd6fa44f1d_ShakedeOreo6.jpg.fbac9511d1026b8c674278bcc148865e.jpg

598dd6fa89545_trooapimentado7.jpg.be8e3f18a24943d5d865979e1aa2b566.jpg

598dd6fab2a7d_Quasetodososmeusvoosporlatrasaram8.jpg.3c0b9833683a8ca82e7f27ff63513bd3.jpg

598dd6fad25a4_equipeconsertandooaviao9.jpg.922fe39bdc485da8d8416af882ab82e5.jpg

598dd6faf1b9f_AeroportodeCaticlan..granden10.jpg.86708c7a4db82454f811d5320de95806.jpg

598dd6fb2ade8_horadeembarcar11.jpeg.a445a1cad41f7d95293b7ee048a0fd7f.jpeg

598dd6fb74379_vistadonossoquartoemOslob1.jpeg.598899de3b050c6f4eb777e8740aa000.jpeg

598dd6fb91a17_primeirocafdamanhanohotel2.jpeg.96a9ed85baea6422de67727a836e0e89.jpeg

598dd6fbb747a_deckdohotel3.jpeg.f8009b564b29ebad3cdc85e48fae8387.jpeg

598dd6fbe82b9_acaminhodostubaroes4.jpeg.0877716bb7970f6cd43cac06275091f1.jpeg

598dd6fc1a27f_obichogrande5.jpeg.147b7f78094b2d408cda7f1435d71a9b.jpeg

598dd6fc3b58d_beeemgrande6.jpeg.9315081935bf210fe00ec1fc78b49d24.jpeg

598dd6fc60111_seliganobocaoroyal7.jpeg.254d99780a86b29284fd69e3264fdcbd.jpeg

598dd6fc83f82_selfiecomotubarao8.jpeg.9d5afd074aac34c56afe8fe4a253e45f.jpeg

598dd6fca60ee_olhaotamanho9.jpeg.1ab3a9447f1e53c71405c91c0524561d.jpeg

598dd6fcd1407_3numamotos..lpodetudo10.jpeg.0fab0386bc35bfa71c29f196b783bf86.jpeg

598dd6fd0e9b7_odoidodandoumgsnareta11.jpeg.f47a9c81c9f4ef98320b9a119fa1c024.jpeg

598dd6fd6ac32_tumalogfallscomosolquerendoaparecer12.jpeg.6fba691aef1dd553e22a8bd5269e873f.jpeg

598dd6fd9fb72_tumalogfalls13.jpeg.263166f959c5921c2827743bf3e8d349.jpeg

598dd6fdd2175_supemfrenteaohotel14.jpeg.a5aadcf5f3eea6b71c342f47d8697823.jpeg

598dd6fe08f1f_supforfreedohotel15.jpeg.5810ba467b14b9047a04e5ac4bf628e4.jpeg

598dd6fe2e1bd_finaldetarde16.jpeg.e70fb4bf30bccaaf5821577705a12168.jpeg

598dd6fe8ea6e_umdosprimeirosjumps1.jpeg.b9da4924d7f9943bc747175d6eb8e235.jpeg

animaaaaal2.jpeg.a149f7f09c989b4b2b5b7caa8993613a.jpeg

uhuuuul3.jpeg.c883971304b1ff7c005d89ab55c064fe.jpeg

598dd6ff1c79a_aaguadokanlaobehfoda4.jpeg.e8f7d615d80c2da73a840ac05a575bc7.jpeg

598dd6ff4c8ca_chovianodiamasmesmoassimfoisensacional5.jpeg.707acea9778935ae88527681d8628e3e.jpeg

598dd6ff786f4_deboasnoriver6.jpeg.e81ebd60dda9dbdb97b57c8235ddb19f.jpeg

598dd6ffbd8ef_kanlaobriver7.jpeg.11a5db5c8baf64bd03fc5e26bd4575a8.jpeg

598dd6ffe7fe4_KawasanFalls8.jpeg.28029a25b8ba2f89ad483a37e3c52c7a.jpeg

598dd700248e4_finaldotourehaKawasanFalls9.jpeg.52b72aff9d01e2f80ded95f9b8f0669d.jpeg

598dd70051d51_atrasdaKawasan10.jpeg.39db381834cecbd9202b55006ee08ecd.jpeg

598dd700808b0_aguafodasticadakawasan11.jpeg.a470d40f207ae172c87206a08e971b27.jpeg

598dd700a70d5_quedadakawasan12.jpeg.bfaa8b577b8a100f4fbcfe5667cb88b2.jpeg

598dd700ce051_olhaacaradetristeza13.jpeg.0dfa8e4b63794150c8dddc9696e67cba.jpeg

598dd700f3299_humm..sorvetedeinhame.jpg.f547203b8722952b8fcedd48f280351e.jpg

598dd7011e0e4_ultimodiaemOslob.jpeg.c99c2105580435eeb7decd4c45c1e6d7.jpeg

598dd70254c86_byebyeOslob.jpeg.9e3f54cb71b82c8bd7a5f5dba82ff63c.jpeg

598dd702b12a1_pertodaSimizuIsland1.jpeg.0085b79d053f473c40fc7aca5844bff6.jpeg

598dd702e5a3d_nemgostei..rsrsrs2.jpeg.a51e7f21acb098b986a914bf5628e400.jpeg

598dd703402b9_muitofeioporla3.jpeg.d3ad77000ab0ce1b4cf16232e0974ada.jpeg

598dd7036f49e_almoonasimizuisland4.jpeg.2c546969ea888cf45b8d00ef02db9810.jpeg

598dd703c3046_entradaparasmalllagoon5.jpeg.0929d9d030f5ef2b39c070fa396ded2b.jpeg

598dd703f0b68_smalllagoon..prepareparanadarbastanteoualuguecaiaque6.jpeg.447792f41db7bcbdbf883d8d600bc8e6.jpeg

598dd704557a8_praiapraticamentenossa7.jpeg.6fb299e5c81498e2570b8abd64bf540c.jpeg

598dd7049417c_formaesrochosas8.jpeg.b9999edbb278baf15b825df3007f4192.jpeg

598dd70511214_biglagoon9.jpeg.6920bcc4a5dbe23b213c024633583eb3.jpeg

598dd70541bf7_noultimopointacabeichutandoumcoral..levemsapatilha10.jpeg.0cc0ec1cb5071e608f84872a818b2480.jpeg

598dd70595efb_fimdoprimeirotouremelnido11.jpeg.7150af9b7dee4ac3f2ed8f3b6dcea7d0.jpeg

598dd7060b7a1_matinlocshrine1.jpeg.759557367c0638ebd4549045f4083408.jpeg

598dd70639319_vistadamatinloc2.jpeg.5482452c1d2737e69a70e89f7508dcda.jpeg

598dd7069c8bc_hiddenbeachnossa3.jpeg.bbba3fdffb5d2f7b483246db001f07f8.jpeg

598dd706d0d03_hiddenbeach4.jpeg.4eda8ccf54f4e056d86c37b06fea637b.jpeg

598dd7072ab80_entradaparasecretbeach5.JPG.843e0bd739c459d1f940dfd6c2d2dee5.JPG

598dd70779186_coraiscoraisemaiscorais6.jpeg.7640dc62bff3a6e09851abe0aec5e237.jpeg

598dd707a72f7_penhascodecoral7.jpeg.cd5ef39246d54de72721e1aab98c7e3b.jpeg

598dd707f11b4_mandouumbeijopratodos8.jpeg.a4c1bf41314a04687d3c0b9b62bfa0ef.jpeg

598dd708249ed_almoonastarbeach9.jpeg.a93b49fa35d0c75f1c7d910633d8875a.jpeg

598dd7085efd6_humm..luckyalofa10.jpg.4d6c8f2ca5d2157db85a7e61aec35dfa.jpg

598dd7087cf0a_cardapiodebebidasdolucky11.jpg.a082470e5fe98869fb1ecae72e56d631.jpg

598dd70896cb7_redhorse12.jpg.53840ed7c187ce3a15b1799ebd7c5117.jpg

598dd708d77da_snakeisland1.jpeg.addc6779f0a77078039c338886225d2b.jpeg

598dd70906985_vidamansanasnake2.jpeg.4cd8ed67301b7c621f125c8ee3944729.jpeg

598dd70938162_sanmiguel3.jpeg.4da704438606604d5657677d256f45af.jpeg

598dd70967e31_praiaqueparamosparacomer4.jpeg.31464daa85c5464515a8e73cd87be4af.jpeg

598dd70992c08_praiaparaoalmoo5.jpeg.07e0e0f4ab39e7547d207cd24869effe.jpeg

598dd709bfd6c_aesperadorango6.jpeg.22dd104aed554d4b88a706bf1f462150.jpeg

598dd709f0cbe_tanameeeeeesa7.jpeg.e5ba50a90da6e55ef21f6215cc4b9c25.jpeg

598dd70a6dae8_voltandoprohotel8.jpeg.ee29d76458e444c40840d97c3ebee01e.jpeg

598dd70a8aaed_chegadaemcoron1.jpeg.6b9f7437c2131c8a35ae22ebb1d417ad.jpeg

598dd70ab2baa_hellocoron2.jpeg.d0eb9170794a03f2313bf98ffd9a9680.jpeg

altrove3.jpg.37c55b7741be1882840a03ca26f9626c.jpg

598dd70af1215_clowfish1.jpeg.e52c14c6d72bfc99e119988bac05de05.jpeg

598dd70b2948e_muitospalhaos2.jpeg.b334c40eed217c311cd63818614d981c.jpeg

598dd70b56900_coralgarden3.jpeg.810741147023cf3ca4869417ebddabcd.jpeg

598dd70bacae1_kayanganlake..sualinda4.jpeg.97684d532414fd61bdf2ca241ddc691b.jpeg

598dd70bd5d91_otransladoentreasilhasehsempremuitobonito5.jpeg.c39988b6ee030e90a8d80d489898543f.jpeg

598dd70c17762_topendurado6.jpeg.148dcb04daa932a306137977c9761e75.jpeg

598dd70c4976a_daumaforaa7.jpeg.d8489544672a2d85a95a75902804db59.jpeg

598dd70c97000_voltandoprohotel8.jpeg.f209de487eab3e948bf86e3749c26a77.jpeg

598dd70cb0b96_cardapiodocafedamanha9.jpg.aa38d678fdc5bd396bece6f21edc765c.jpg

598dd70cd44db_pratodepimentadoDaniel..hahaha.jpg.3ed3e66d39dea6dbf0f37189b655787a.jpg

598dd70d0a617_barracudalake1.jpeg.bb86d34c40736d9c964edf73d927ea6b.jpeg

kayangan2.jpeg.8269fb1e61211faedf5bdf82ae0ac721.jpeg

598dd70d5c4a3_kayanganesualimpidaagua3.jpeg.bb4ab5d1d77f631c2f93e44db00ecf9a.jpeg

598dd70d9622c_tourprivado..barcosohnosso4.jpeg.c298368e4e0e230ea93237d86d8a0cc2.jpeg

598dd70e8419b_twinlagoon5.jpeg.a0b0a19d275a94dd4984196a5bde66b7.jpeg

skeleton6.jpeg.aa7c43a31078421d4df057f0397928c6.jpeg

598dd70ef28d4_skeletoncommuitospeixes7.jpeg.55e5fb5cf266c112a0397f5ea0b1e4ba.jpeg

598dd70f441be_muitosmesmos8.jpeg.eed7c3c0aec18a3dcd904d37ef4e9148.jpeg

598dd70f6baec_eudissemuuuuitos9.jpeg.8f97205da468e69a28022870d75ff827.jpeg

598dd70faa603_homempeixe10.jpeg.533dcbf07b3ca6f9dcc8153db7ac87bf.jpeg

598dd70ff1e40_sietepecados11.jpeg.f1bc096db6345786e716f5f146389d00.jpeg

598dd710253a7_comingback12.jpeg.4325df09f4402e2d7fe6acb6fe756c90.jpeg

598dd71070666_coralreef1.jpeg.aa6afd0ae022039ed63d959da66b9679.jpeg

598dd7109e1e0_cycbeach2.jpeg.2df761b8e5e20336aeb8c1f4b3bd5492.jpeg

598dd710e54f2_greenlagoon3.jpeg.fbe231e62e2bddbe967d6166773d588a.jpeg

598dd71118159_tinhaquegritargoodbyecoronantesdepular..eraregra4.jpeg.bfc938c33ac31c7642dedcd6ac600a8c.jpeg

kayangan5.jpeg.29299bb9a1f4dd82e28ef4f5f7801ccb.jpeg

598dd7118f441_meiodakayanganlake6.jpeg.717fdf028f8af75c93921265cf88724e.jpeg

PAL.jpeg.bd0f453213eb6b9710406f6d34caeda8.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, parabéns pelo relato! Que fotos!!! Tô namorando as Filipinas faz um tempinho, e esse seu relato está me incentivando mais ainda a ir para lá. Estive na Tailândia agora no fim doa ano, vou tentar voltar pro Sudeste Asiatico principalmente pelas Filipinas. Vou deixar salvo seu relato aqui. ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post
lailai_ll    0

Nossa que lugar. Relato top, obrigada por compartilhar. Espero fazer uma viagem dessa em breve seu relato vai ajudear bastante ::otemo:::D

Compartilhar este post

Link para o post
rtsrodolfo    0
Muito legal o relato, Rodolfo! As fotos ficaram muito massa!

Tens estimativa de quanto gastou no total, tirando as aéreas?

Opa, valeu cara. Que bom que gostou. Então, tirando os custos de aéreo e hotéis que coloquei tudo no relato, os gastos por lá são baixos. As refeições são bem baratas e o transporte tem do barato ao mais caro. Do mesmo jeito, o mais caro não chega a ser tão caro assim. Os passeios achei muito barato pelo que oferecem também. Por exemplo, um passeio de um dia inteiro por diversas ilhas na região de Coron ou El Nido não vai sair por mais de 100 reais cada, isso com almoço e lanche incluído. Em toda a minha viagem, o custo ficou entre 400 e 500 dólares, contando todos os gastos de passeios, refeição, translados e presentes.

Compartilhar este post

Link para o post
LuizChianca    0

Fala Rodolfo, blz?

Muito bom seu relato, fiquei louco com esse snorkel com o tubarão baleia, vou para Tailândia agora em nov/dez e me animou muito incluir Filipinas no roteiro. Sabe dizer se este passeio com o tubarão tem no mês de novembro?

Mergulho com cilindro não te interessou fazer? recomenda algum lugar especial por lá?

Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post
rtsrodolfo    0
Fala Rodolfo, blz?

Muito bom seu relato, fiquei louco com esse snorkel com o tubarão baleia, vou para Tailândia agora em nov/dez e me animou muito incluir Filipinas no roteiro. Sabe dizer se este passeio com o tubarão tem no mês de novembro?

Mergulho com cilindro não te interessou fazer? recomenda algum lugar especial por lá?

Abraço!!

Opa Luiz, valeu. Muito obrigado!

Então, novembro é o final da época de monções nas Filipinas, podendo se prolongar até dezembro as vezes. O mergulho funciona sempre que as condições climáticas permitem. Se o mar estiver calmo e com visibilidade boa, vai ter o passeio sim. Eu fui no final de dezembro e peguei um tufão ainda proveniente do período de chuva. Fiquei 3 dias na ilha, um deles fiz o passeio, no outro choveu muito e no outro o mar estava bem agitado.

Sobre o cilindro, não me agradou e nem me arrependi pq os tubarões ficam na superfície para se alimentar. è quando eles ficam paradinhos e da pra ver bem de perto(não digo encostar pq é proibido). Quando eles mergulham de volta pro fundo, eles nadam muito rápido. Sendo assim, acho que se vc quer ver e curtir os tubarões de perto, o snorkel é melhor.

Sobre os demais lugares, sugiro as cachoeiras e o passeio pelo rio Kanlaob! É MUITO legal!

Valeu, abraços! Será um viagem inesquecível!

Compartilhar este post

Link para o post
LuizChianca    0

Valeu Rodolfo!!

Olhando nas fotos vi que o local de encontro com o tubarão baleia é bem próximo da praia, não rola ir nadando da praia? não pelo fato de ter que pagar o barqueiro, mas para ficar mais tempo com os tubarões (muito pouco 30 minutos).

Vou tentar ir na primeira semana de dezembro.

Compartilhar este post

Link para o post
rtsrodolfo    0
Valeu Rodolfo!!

Olhando nas fotos vi que o local de encontro com o tubarão baleia é bem próximo da praia, não rola ir nadando da praia? não pelo fato de ter que pagar o barqueiro, mas para ficar mais tempo com os tubarões (muito pouco 30 minutos).

Vou tentar ir na primeira semana de dezembro.

Opa Luiz, desculpa a demora, fiquei fora no final de semana.

Realmente os tubarões ficam bem perto da praia, e a primeira coisa que pensei também foi fazer isso: ir nadando pra poder ficar mais tempo. O que acontece é que não pode mesmo. A área lá é muito controlada e não tem como dar um jeitinho. rsrsrs

É tipo uma propriedade particular, com muros e tudo, onde lá dentro tem dezenas, se não centenas de fucnionários organizando as coisas. Pagamento, depois uma aulinha de 5min sobre as regras, depois as vestimentas, e a entrada no barquinho.

Os 30 minutos realmente passam muito rápido, mas é assim que eles ganham o dinheiro deles por lá. Outra coisa é que também não deixaram pagar 2x e ficar 1 hora. Era preciso fazer o passeio, voltar, pagar de novo pra pegar novamente o barquinho e ir até lá pra ficar mais 30min.

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post
betocovre    0

Rodolfo, blz?!

Vc não cogitou pegar o ferry para fazer o transporte de El Nido para Coron ao invés de viajar via Puerto Princesa?

Outra coisa, tenho 5 dias inteiros para dividir entre El Nido e Coron. Eu havia planejo 3 para Coron e 2 para El Nido pois li relatos que Coron tem mais lugares para conhecer, menos exploração do turistas (apesar de ter lido no seu relato que lá não tem um barzinho sequer para ir de noite...), o que você acha?

Compartilhar este post

Link para o post
Lis Rocha    0

Muito bom o relato!!

Vou em fevereiro do ano que vem pra la. Queria saber desses lugares quais você mais recomenda, ja que nao terei como ir nos 4 lugares. Gostaria de ir em apenas 2 lugares, quais pra você são os mais legais, considerando menos turista e mais natureza =)

Obrigada!!!

Compartilhar este post

Link para o post
LuizChianca    0

Rodolfo, Já comprei as passagens para Cedu saindo de Singapura, agora minha dúvida é com relação o transporte do Aeroporto até o Hotel Sebastian, li no relato que você foi de taxi/ônibus, você lembra qual o nome da empresa de ônibus que faz este trajeto, de preferência a melhorzinha que tem ar condicionado, não quero passar o perrengue que você passou na volta ::otemo::

Sabe dizer também quanto seria o valor de taxi do aeroporto de Cedu até o Hotel Sebastian?

Vou chegar lá na quarta-feira por volta do meio-dia, acho que é tranquilo conseguir ônibus no terminal certo? depois volto no domingo.

Valeu!! está ajudando muito!!

Compartilhar este post

Link para o post

QUE RELATO SHOW! ME AJUDOU MUITOOO MUITOOO! MUITO OBRIGADA!!! AMEI AS FOTOS!

JA TO SEGUINDO NO INSTAGRAM DE VOCES! ME SIGAM TAMBEM!NA VERDADE EU JA SEGUIA A PATYMORENO HA MAIS DE MES. AMO O INSTA DELA... VOU EM NOVEMBRO E PRETENDO TIRAR FOTOS LINDAS! @CAROLINERAS_

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
fabiano_cwb    0

Cara, que relato irado!

Viajei para as Filipinas no começo de 2015, estive em Boracay e El Nido.

Acho que El Nido foi o lugar mais top que já estive!

Espero poder voltar para lá em breve, vou deixar o teu relato salvo com as preciosas dicas de Coron e Cebu!

E que novela foi a tua chegada no aeroporto hein rsrsrs!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
fffabreu    0

Fala meu velho. Achei seu relato muito bom. Acabei de comprar passagem para Manila pela Etihad. Saindo dia 23/02 e voltando dia 17/03. Descontando o deslocamento tenho 19 dias inteiros lá.

Não estou com o orçamento tão curto, então gostaria de facilitar os deslocamentos e ficar nuns hotéis melhores, já que vou com minha noiva também.

Sugere um roteiro para esses 19 dias baseado com o que vc conhece?

Abc,

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post
Caio Mendes    0
Fala meu velho. Achei seu relato muito bom. Acabei de comprar passagem para Manila pela Etihad. Saindo dia 23/02 e voltando dia 17/03. Descontando o deslocamento tenho 19 dias inteiros lá.

Não estou com o orçamento tão curto, então gostaria de facilitar os deslocamentos e ficar nuns hotéis melhores, já que vou com minha noiva também.

Sugere um roteiro para esses 19 dias baseado com o que vc conhece?

Abc,

Fernando

Cara, to indo na mesma época que vc! Saio do Brasil dia 27 de fevereiro!!! To indo sozinho até agora e to montando o roteiro tb. Anima topar lá? Me manda uma msg no meu instagram, @caiomendes11

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Tanaguchi    0

Velho que relato foda!!!!! pqp!!!! Muito bom mesmo!!

Vai me ajudar muito!!

Fiz uma trip pro sudeste asiatico esse ano e em 2017 pretendo voltar e fazer outro roteiro por lá. Uma das ideias é incluir as Filipinas no itinerario, coisa de uma semana.

De tudo que vc curtiu por lá, se vc tivesse algo em torno de 7 dias o que foi incluiria? Tipo o que vc classifica como imperdivel? Sei que é bem pessoal esse lance, cada um tem seus gostos mais gostaria de ouvir sua opnião!

Obrigado novamente! Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora