Ir para conteúdo

Barracas leves, levíssimas!


Posts Recomendados

  • Membros

peter

 

Tem esse detalhe mas, renomada como é, não acho que vai me deixar na mão.

Dei uma olhada em outros modelos da Terra Nova e caso decida num modelo melhor, vou esperar até o fim do ano, que chega o tão sonhado 13° e fecho uma Laser. Mas vou acompanhando os comentários sobre ambas. Não nego que é tentador a chance de poder carregar apenas 1,24kg. Vou acabar optanto por uma destas. Vamos ver o que a grana me permite....hehehe.

 

Luciano Braghirolli

 

E como a MH se comportou ao vento? Segurou bem as pontas? Quando usa-la novamente, me dê um toque para saber como foi!

 

A todos os outros que ajudaram, meu muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bruno

 

A Power Lizard da Vaude foi medalha de ouro numa feira outdoor na Europa em 2009. É uma excelente tenda!

 

Não acho que seria indicada para a Patagônia, afinal ela é para 3 estações.

Como o Peter mencionou na 1ª página, ela é muito indicada para corridas de aventura e ciclo turismo. Mas para o Brasil ela é tranquila (acho que até demais :mrgreen: )

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Edy...

 

Eu realmente gostei muito dela, pena q o preço eh meio salgado, mas a ideia eh usar aki pelo Brasil mesmo.

 

Mas oq acham da Lunar Solo ? Pesa apenas 765g ? Será q dah pra usar nas montanhas aki do Brasil ? Será q guenta o tranco ?

 

http://www.sixmoondesigns.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_smd.tpl&product_id=38&category_id=7&vmcchk=1&option=com_virtuemart&Itemid=110

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Gostei dessa Hubba, preciso investir em uma barraca decente mas no momento esses valores são um pouco altos pra mim.

 

Alguma alternativa nacional que se "equipara" em termos de qualidade e com preço um pouco menor?

 

Intééé

 

Também gostei da MSR Hubba. Mas achei mais conveniente investir na Hubba Hubba (tem o dobro de espaço, na largura, e é apenas 500g mais pesada).

 

msr_hubbahubba_vest.jpg

 

Lico, não sei se você vai encontrar uma barraca a altura das gringas aqui no Brasil (exceto a Manaslu, que esbarra no quesito peso). Ainda mais se espera encontrar algo da mesma qualidade por um preço menor. Parece um sonho, não acha? Algo vir lá de fora, trazendo mais qualidade, e ainda assim custar menos que as produzidas aqui. Se descobrir algo assim, conta pra mim. Porque até agora não vi nada do tipo. :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Minha outra aquisição, antes da Hubba Hubba, foi uma Quechua T2 Ultralight. Quando chegou, fiquei feliz, achei bem melhor que as barracas de quinta categoria que eu já havia usado antes. Pensei: "Agora sim, uma barraca leve, minimamente bem protegida, espaçosa. Estou em casa." Mas que nada. Essa casa logo começou a desabar. Tudo bem que precisou de um pouco de grosseria do morador, mas nem tanto assim.

 

UM ERRO DE CÁLCULO

 

Era a segunda vez que acampava nela. Havia acabado de acordar, abri a portinha de dentro, vi a luz do dia. Depois de beber uma água, comer uma fruta, resolvo sair da barraca para contemplar a natureza. Minha boa vontade de alcançar o lado de fora era tanta, que eu mal podia esperar para sair completamente de dentro da barraca. Assim que, por um pequeno erro de cálculo, bati minha cabeça na entrada do vestíbulo. No momento, eu não consegui acreditar no que ouvi, nem no que pensei quando ouvi. Um "prassssshhhk". "Não, não pode ser." Mas era: eu havia acabado de quebrar a vareta da entrada da minha quase nova barraca.

 

Não foi a primeira vez que quebrei uma vareta. Mas poxa, eu sinceramente pensava que por ser um produto da Quechua seria diferente. Talvez mais durável, reforçado. Bem, eu estava enganado. Quebrou na primeira prova de resistência. E olha que nem bati a cabeça com toda essa força, mas bati. Foi realmente uma prova de choque. Não resistiu. Além de quebrar a vareta, rasgou o tecido por onde a vareta passa dentro, exatamente no local da fratura.

 

Procurei a Decathlon, onde comprei a a barraca, mas não recebi qualquer tipo de assistência ou suporte. Tanto por telefone ou e-mail, fui informado de que não haviam varetas para essa barraca. Enfim, acabei improvisando um reparo com um cano de metal (pedaço de maçaneta de porta serrado) e durepox. Ficou altamente tosco, mas resolveu. Claro que a parte reparada não pode mais dobrar como o resto da vareta, pois perdeu toda flexibilidade ao ser envolvida por um tubo rígido de metal. Ou seja: parece apenas questão de tempo até essa vareta quebrar mais uma vez, porque o resto do seu corpo está sobrecarregado, tensionando demais da conta. Claro que só comprometeu a área do vestíbulo, não a barraca inteira. Mesmo assim, sabe como é: a gente perde aquele gostinho de satisfação.

 

PESO X RESISTÊNCIA

 

Só pra concluir. Tem muita gente que diz que ultralight é isso mesmo, que como o próprio nome diz é light, fraca, não é feita pra durar. Eu penso que esse é justamente o grande objetivo (e desafio) das barracas ultralight: serem quase tão resistentes quanto às outras, mas terem o mínimo de peso possível. Ao meu ver, a nomenclatura light está mais atrelada ao peso e portabilidade do que à resistência da tenda. Portanto, ter o nome light não é desculpa para ser fraca.

 

A MSR, por exemplo, parece estar tentando fazer esse grande objetivo se tornar possível. Ao equipar tendas com varetas DAC, como as Hubbas, ou com Easton, como as Carbon Reflex, ela, assim como outras marcas de renome, possibilitam que as nossas viagens se tornem cada vez mais leves, e as tendas em que acampamos sejam um pouco mais duráveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Lico, não sei se você vai encontrar uma barraca a altura das gringas aqui no Brasil (exceto a Manaslu, que esbarra no quesito peso). Ainda mais se espera encontrar algo da mesma qualidade por um preço menor. Parece um sonho, não acha? Algo vir lá de fora, trazendo mais qualidade, e ainda assim custar menos que as produzidas aqui. Se descobrir algo assim, conta pra mim. Porque até agora não vi nada do tipo. :roll:

 

Intão ahau, acho que você se equivocou. Eu não perguntei sobre uma nacional com A MESMA qualidade e com preço INFERIOR.

 

Se você olhar novamente aí vai ver que eu perguntei sobre alguma que se "EQUIPARA" (entre aspas) a uma nacional e com preço UM POUCO MENOR, uma alternativa nacional a se considerar frente ao precinho salgado das importadas ::tchann::

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

A Terra Nova foi além ao construir a tenda solo "double wall" mais leve do mundo!

 

A Laser Photon Elite pesa apenas 720g embalada. Tem 10 espeques de titânio pesando 1g cada. Uma vareta central de Alumínio Scandium. É construída em nylon (2000mm para o sobreteto e 4000mm para o piso). Para o clima do Brasil é muito indicada, já que a mesma é 3 estações. O único contra é o preço que gira na faixa de £330.00 (aproximadamente R$770,00).

 

20101013130317.jpg

 

Notem que ela segue o mesmo conceito da Akto (Hillegerg) e da Power Lizard (Vaude).

 

As inovações da Terra Nova não param por aí!

Para 2011, a marca promete lançar uma tenda mais leve do que a Photon Elite e a mais leve do mundo. A Laser I (também "double wall") pesará apenas 480g! Ela será igual na construção e no design, porém o material utilizado será um pouco diferenciado.

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá a todos.

Primeiramente: a Akto Hilleberg é autoportante?

 

Tenho portador pra trazer uma barraca la dos EUA e não conheço muito das barracas gringas. Já vi falando aqui que as da MSR são boas; pelo que vi no site também, gostei da leveza e design delas. Não sei se na prática são tão boas quanto parecem.

Além das MSR, recomendam alguma marca ?

Minha preferência é por barracas bem leves, de 1 ou 2 pessoas, e preferencialmente autoportantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...