Ir para conteúdo

Onde armar a barraca?


padilhadim

Posts Recomendados

  • Membros

Ogum, Otavio e Leonel,

obrigado pela atenção.

 

Realmente sou um trilheiro de final de semana. E ainda um trilheiro de pequenas distâncias que vai partir para o primeiro pernoite neste próximo final de semana.

Bom, o lugar que vou pernoitar eu já até conheço, fui num bate e volta há uns 2 anos atrás. Porém sempre tive vontade de pernoitar no local para assistir o nascer do sol.

Li muita coisa interessante no tópico "dicas para acampar" e aprendi muito com o que o pessoal escreveu lá. Agora vou ver isso na prática! ::otemo::

 

Ogum e Otavio,

vocês falaram em armar a barraca em clareira plana, se possível. Sempre achei que montar acampamento em clareiras pudesse atrair raios! :?

 

Ainda não tenho equipamento de qualidade. Aliás, acho que minha barraca é de péssima qualidade. Tenho uma tipo Iglu, bem fraquinha.

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Ogum, Otavio e Leonel,

obrigado pela atenção.

 

Realmente sou um trilheiro de final de semana. E ainda um trilheiro de pequenas distâncias que vai partir para o primeiro pernoite neste próximo final de semana.

Bom, o lugar que vou pernoitar eu já até conheço, fui num bate e volta há uns 2 anos atrás. Porém sempre tive vontade de pernoitar no local para assistir o nascer do sol.

Li muita coisa interessante no tópico "dicas para acampar" e aprendi muito com o que o pessoal escreveu lá. Agora vou ver isso na prática! ::otemo::

 

Ogum e Otavio,

vocês falaram em armar a barraca em clareira plana, se possível. Sempre achei que montar acampamento em clareiras pudesse atrair raios! :?

 

Ainda não tenho equipamento de qualidade. Aliás, acho que minha barraca é de péssima qualidade. Tenho uma tipo Iglu, bem fraquinha.

 

::cool:::'>

 

palhadim, entenda por clareira um espaço de 4 metros por 4 metros, e olhe lá...

 

é muitas vezes o que temos acesso.

 

um exemplo que gosto sempre de citar é o Pico Paraná. os dois principais espaços pra armar abarracas são os chaamdos A1 e A2. tem diversas clareirinhas. mas dificilmente tem nessas clareirinhas espaço para mais do que 3 barracas.

 

 

os raios tendem a cair nos cumes, estes sim locais a serem evitados. tem uns doidos que acampam no cume do pico paraná, mas isso só devasta os cumes. é bom evitar cumes por isso: atraem raios, e o acampamento devasta.

 

via de regra os locais de acampar estão a meia altura, e próximos a pontos de água.

 

e é fácil percebê-los: o mato é baixo, rasteiro (graminha!) ou até inexiste, sendo um ponto de terra mais batida, areia ou coisa que o valha. com falei, mal cabe a barraca.

 

numa das idas aoPP eu e o cacius, que tb é editor, conhecemos o gutante no meio do caminho. ele começou a trilha durante a noite, pegou uma chuva doida, e teve que andar umas duas horas até achar umcanto onde deu pra montar sua imensa (hahah) barraca de 1,30 por 2 metros de coprimento, uma falcon 2, aliás, excelente pra trekking pq é pequena e leve. era um gramadinho de uns 3x4 metros.

 

em outras situações, não há outro local senão em cima de uma pedra. aí se tem que improvisar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Padilha, o Ogum já respondeu, mas vou reforçar: chamamos de clareira qualquer lugar aberto que caiba uma (ou mais) barracas.

No meio do mato, numa montanha, isso fica evidente.

Quanto a acampar no cume, bem, discordo do Ogum, sempre que possível acampei no cume. Como geralmente eu ia no inverno (estação da seca no sul) não tinha risco de raios. Quanto ao problema de degradação do local, não vejo diferença da nossa intervenção no A2 ou no cume do PP. O A2 inclusive é mais inclinado que o cume, mais suscetível a erosões... mas no cume do PP cabem poucas barracas.

Vá sem medo, use o bom senso, pense aonde vai passar a água, o vento, analise o lugar... e boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caramba, cada vez que entro nesse tópico fico mais ansioso com esse pernoite! :lol:

 

Acho que imagina "clareira" quase como um desmatamento total da mata atlântica! rs

Bom, de acordo com meus planos, vou chegar ao local no início da tarde e terei tempo suficiente para analisar bem o local, como recomendou o Otávio.

 

Uma informação que talvez seja útil... bem no topo há algumas antenas de comunicação de Furnas com as usinas nucleares. Hoje falei com um camarada da região que conhece bem o local. Ele me disse que o pessoal costuma acampar ao lado das antenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

salve padilha!!!

parece que vc quer acampar no pico da macela/ ja fui duas vezes pra la e fiz a subida de noite bem legal !!!!

realmente la vc acampa num gramado do cume que ficam ao lado das antenas , tem um lugarzinho atras das pedra que cabem 2 barracas em plano o resto é meio inclinado!!!

20100113084531.jpg

visual alucinante ::dãã2::ãã2::'>

ps:la em cima deve aparecer um guardinha das antenas que leva um livro de visitas pra vc assinar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
... onde armar barraca em lugares altos (picos, montanhas, morros etc.)? Como escolher o lugar certo para montar acampamentos nesses lugares, diminuindo a ação dos ventos, perigos com reios etc? Abraço a todos! Tiago.

Olá Padilha.

Nunca monte acampamento próximo a torres de antena ou qualquer grande estrutura metálica, principalmente se estiver no terreno mais elevado da região. Não apenas pela questão dos raios, mas também pelo vento que pode desprender partes dessas estruturas sobre você.

Observe a topografia do terreno e a direção do vento, se houver uma grande pedra sem outras em cima que ofereçam risco de desmoronamento use isso a seu favor para abrigar sua barraca do vento direto.

Diferente do litoral e regiões de planície as rajadas de vento na montanha são muito mais intensas, portanto nunca arme sua barraca com a frente voltada pra ele, sempre de forma a explorar da melhor maneira o efeito aerodinâmico dela, o vento tem que passar por cima empurrando a barraca pra baixo, não fazê-la virar um balão. ::otemo::

 

Abraço e boas trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, bruno sjc,

é na Macela que vou acampar neste final de semana. Nesta semana colhi várias informações a respeito do lugar, inclusive onde o pessoal costuma armar a barraca. Já conheço o ponto, mas muito rapidamente. Agora vou pra acampar! ::otemo::

 

Ps.: essa foto que você postou está show!!!

 

Sandro,

realmente não quero que minha barraca vire um balão! :mrgreen:

Vou tomar cuidado e observar bem essa questão do vento lá em cima.

 

Só estou um pouco preocupado com o tempo instável qui na região...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Depende de onde você vai acampar. Redes são ótimas para dormir no meio da mata, onde há fartura de lugares para amarrá-las e às vezes pouco espaço para montar uma barraca. Mas não são a melhor opção para qualquer lugar.

 

E quanto ao peso existem barracas para 2 pessoas mais leves que 1,2 kg e barracas para 1 pessoa de menos de 700 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...