Ir para conteúdo

Dá pra ser um montanhista feliz no Brasil?


Luciana Ligiéro

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Uma dúvida em relação a como o termo montanhismo é utilizado. Eu vejo muita gente citando o termo como sinônimo de escalada/alpinismo, mas a escalada não é uma modalidade de montanhismo?

 

Se eu pratico qualquer atividade esportiva - ex. trekking - na montanha então sou montanhista, não? Para mim o conceito de montanhismo sempre foi a prática de qualquer atividade nas montanhas – alta, média, baixa, anã, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Paulo

 

Escalada, escalada esportiva, escalada em gelo, escalada mista, alta montanha, big wall, bouldering, escalada em cascata de gelo, escalada em estilo alpino, andinismo, alpinismo, e por ai vai...

 

São modalidades diferentes entre si.

 

Montanhismo é um termo mais genérico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Boa discussão...

 

Só faltou deixar registrado um ponto.

 

As linhas divisorias de nações são apenas convenções politicas (mapa politico). Para um montanhista, escalador ou seja lá o nome que tem o sujeito que gosto, que procura sempre o ponto mais alto de algum lugar, essas linhas "imaginarias" não são nada.

 

O que quero dizer é que sou Gaucho, moro na Serra Gaucha (infinitas possibilidades), então por ser Brasileiro vou escalar as pedras do Rio? Ou os gigantes de roraima? MAS É CLARO QUE NÃO!!

 

Vou para os Andes, que é muito mais perto e barato, para quem esta aqui no sul, do que o Rio de Janeiro, Minas e de Roraima nem falo...

 

O que quero dizer é isso, que não devemos baixar a cabeça e fechar os olhos para o que esta a nossa frente. Daqui ate o pé da corilheira é mais perto do que daqui ate o Rio...

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Moçada!

 

Não posso me furtar de comentar aqui...

 

É óbvio que felicidade é um conceito deveras subjetivo. Montanhismo, lato sensu, também é um conceito amplo. Como citou o companheiro Vento Norte, em post mais antigo aqui, pode ser que a felicidade para alguns montanhistas seja encontrada no gelo das altas montanhas dos Andes ou do Himalaia, enquanto para outros ela esteja num boulder em São Luiz do Purunã (PR) ou num psicobloc a 10 m da água do mar em Cabo Frio (RJ). E por aí vai... O importante é cada um buscar seu sonho, aquilo que lhe faz feliz! ::otemo::

 

Também invocando outro post, esse do companheiro Marcio Vargas, as nossas fronteiras transnacionais são linhas imaginárias, meras divisões políticas, em nada barram o desejo de ir se aventurar em outros países, sendo talvez a única barreira existente a distância (e consequentemente os custos envolvidos).

 

No Brasil, apesar de não termos altas montanhas somos agraciados com uma variedade de cenários de montanha únicos, inigualáveis. Existe uma infinidade de lugares neste país para se ver e se escalar, ou simplesmente subir caminhando, já que muitos, senão a maioria é acessível apenas por caminhada ou com pequenos lances de escalada ou escalaminhada, ou seja, são extremamente acessíveis. Sem falar ainda que a grande maioria destes "morros" fica nas proximidades de locais muito belos, com vistas para o litoral ou vales, o que agrega ainda mais "valor" aos cenários.

 

Então, por derradeiro, respondendo ao questionamento lançado no início deste tópico, SOU UM MONTANHISTA FELIZ e creio fortemente, até pelos relatos deixados por outros companheiros aqui, que é possível sim, ser um montanhista feliz no Brasil.

 

Abraços felizes,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!

 

Após ler este tópico, por mero acaso, topei com uma discussão sobre as 7 montanhas mais belas do Brasil... Vejam em

as-7-montanhas-mais-bonitas-do-brasil-t50597.html#p578850

 

Acho que se alguém ainda tiver alguma dúvida sobre a felicidade dos montanhistas brasileiros ela será dissipada lá.

 

O grande problema será escolher só sete... ::quilpish::

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...