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michele.martins

Nosso tour pelo Salar de Uyuni - com valores e dicas

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:shock: Se tivéssemos que listar os lugares mais impressionantes que já vimos até agora (não apenas nesta viagem, mas em toda a nossa vida), com certeza o Salar do Uyuni estaria entre os top 5. Só de observar um imenso deserto que possui chão de sal em vez de areia já vale todo o investimento para chegar até lá, mas lagoas coloridas cheias de flamingos, incríveis formações de pedras e gêiseres impressionantes são o complemento para que o passeio seja inesquecível.

 

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O Salar do Uyuni é um ótimo lugar para brincar com a perspectiva nas fotos.

 

Outra coisa muito legal é que, apesar de centenas de turistas cruzarem o salar todos os dias, tudo é mantido pela comunidade local. O governo pouco interviu na região, e grandes empresas de turismo, redes hoteleiras ou restaurantes famosos ainda estão de fora da jogada. Desta forma, além da beleza natural da região, você ainda entra em contato com a cultura milenar andina, que vem resistindo bravamente aos avanços ocidentais.

Está mochilando pela Bolívia ou de férias no Atacama? Não importa, este é um dos passeios obrigatórios para você fazer.

 

Como chegar

O acesso à região é difícil: não é por acaso que pela região se realiza o Dakar, um dos rallies mais famosos do mundo. Só é recomendável ir por conta própria quem tiver um 4×4 bom e bastante experiência em trilhas.

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A melhor maneira de desfrutar da região é contratando uma excursão, que pode sair tanto de Uyuni (Bolívia) quanto de San Pedro de Atacama (Chile). Os preços saindo da Bolívia são um pouco mais baratos, mas nada que compense, para quem está em San Pedro, ir até a Bolívia de ônibus para contratar o tour por lá.

 

Tours

Quase todos os tours são feitos em caminhonetes Toyota Landcruiser, e levam até 6 pessoas por carro. A estrada é bem complicada, e acidentes, tanto por inexperiência quanto por imprudência dos guias podem acontecer. Por isso, é bom contratar uma boa agência para fazer o passeio.

 

Os passeios, tanto saindo de Uyuni quanto saindo de San Pedro, podem durar 3 ou 4 dias. Os de 3 dias cruzam de um país a outro, e os de 4 dias voltam ao ponto de partida (considere o 4° dia somente para voltar tudo até a origem). Para quem vem por Uyuni, ainda há a opção de contratar um passeio de 1 dia que leva somente ao Salar.

 

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Escolher uma boa agência é muito importante para a sua segurança

 

Nós fizemos o passeio de 3 dias, cruzando de San Pedro de Atacama até Uyuni. Ignoramos todos os alertas para não tentar economizar (nao recomendamos isso, fizemos para economizar) e fomos com a Travel Lithium, agência mais barata que encontramos. ::otemo:: E não poderia ter sido melhor: os guias simpáticos e experientes, as excelentes refeições e os bons hotéis (dentro do possível) onde ficamos fizeram o tour ser nota 10. O fato dos guias serem donos dos carros nos passou muita segurança, pois desta forma nenhum abusou da sorte nas estradas.

 

Quem vier do Uyuni pode contratar a Expediciones Sajama, que é a parceira da Lithium lá.

Link do site da Lithium - http://www.travel-lithium.com/

Link do site da Sajama - https://www.facebook.com/Expediciones-Sajama-453100721520420/info?fref=ps_result

 

(P.s.: não fomos patrocinados nem nada para fazer este tour. Simplesmente vivemos a dificuldade que foi para escolher entre mais de 80 agências um tour decente, e decidimos facilitar a vida para quem for para lá. Empresas com nomes já consolidados vendem este mesmo tour por preços mais elevados, e às vezes com qualidade inferior).

 

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Preços

 

Saindo de San Pedro: os preços variam de 105 a 125 mil pesos chilenos para o tour de 3 dias, e ficam em torno de 130 a 150 mil para o de 4 dias, com todas as refeições incluídas. Se chegar no fim do dia e der sorte de pegar as últimas vagas do carro, é possível barganhar e conseguir por uns 100 mil, mas corre o risco de ficar sem o passeio.

 

Saindo de Uyuni: os preços ficam em torno de 800 bolivianos para o de 3 dias e 1000 bolivianos para o de 4 dias. Assim como em San Pedro, na Bolívia também tudo é negociável.

 

Além do passeio do tour, tem que pagar:

 

*150 bolivianos para entrar na reserva (guarde o ticket, pois vão te pedir novamente ao longo do caminho)

*30 bolivianos para ingressar na Isla del Pescado (opcional, mas vale a pena)

*6 bolivianos para se banhar na piscina termal (opcional)

*10 bolivianos para tomar banho de água quente no hotel do segundo dia (no primeiro dia, o banho é na piscina termal)

*Se quiser tomar uma cerveja no caminho, espere pagar uns 15 a 20 bolivianos na garrafa. Banheiros custam em torno de 5 bolivianos, mas você pode ir na natureza mesmo que é grátis.

 

Levar uns 250 bolivianos que já é suficiente, inclusive para comprar algumas lembrancinhas.

 

Outra dica importante: a cotação do peso boliviano em San Pedro é péssima (tanto para compra quanto para venda). Mesmo que vá com a intenção de ficar na Bolívia, troque somente o mínimo necessário em San Pedro, e deixe para sacar/trocar o restante em Uyuni.

 

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O que levar

Muita roupa de frio, água (uns 2 litros por pessoa/dia), protetor solar e labial, toalha e traje de banho (para a piscina termal).

Levamos algumas bolachas para beliscar no caminho, mas as refeições eram tão bem servidas que acabamos nem precisando.

Vimos muitos blogs colocarem óculos de sol como item obrigatório no Salar, mas nem nós nem o pessoal que viajou conosco sentiu falta disso (e olha que pegamos dias bem ensolarados).

 

Como eh o tour:

 

Primieiro dia:

A van da Lithium passou buscando o pessoal nos hotéis a partir das 7h20min da manhã. Nós fomos os primeiros, e por volta das 8h já estávamos todos na van. Nosso grupo de turistas era composto por 13 pessoas, dentre elas gente dos Estados Unidos, Holanda, Áustria, Alemanha, Espanha e mais um casal de brasileiros.

 

Nossa primeira parada foi na fronteira chilena, onde fizemos a saída do país e aproveitamos para tomar um bom café-da-manhã. De lá, seguimos por cerca de 1h até a imigração boliviana, onde fizemos a entrada no país de forma bem tranquila.

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Nosso café-da-manhã antes de seguir para o tour de 3 dias

 

Aqui, trocamos a van por Toyotas Landcruiser, e a diversão começaria de verdade!

O casal de brasileiros seguiu em um tour privado, e o restante de nós seguiu em dois carros, sendo o nosso com 6 e o outro com 5 pessoas. Nossos guias foram Roger e Peter, dois bolivianos que foram essenciais para o tour ser ainda mais legal.

 

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Do outro lado da fronteira com a Bolívia, diversos veículos esperam os turistas que chegam para o tour.

 

Organizamos as mochilas, fizemos as apresentações e era hora de cair na estrada!

 

Laguna Blanca e Laguna Verde

As duas primeiras paradas são nessas belíssimas lagoas, a poucos quilômetros da fronteira. Ambas oferecem belas vistas do deserto e das montanhas ao redor.

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A Laguna Blanca, primeira atração neste tour impressionante.

 

A laguna blanca é bem transparente e as algas no fundo dão uma beleza especial ao lugar.

A laguna verde, como o nome já diz, apresenta uma coloração verde impressionante. Esta cor se vê por conta dos minerais existentes na água, e se vê mais colorida em dias com vento.

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A belíssima Laguna Verde

 

Deserto de Salvador Dali

Lembra das pinturas de Salvador Dali? Talvez aquele deserto com relógios derretidos? Pois então, andando por este deserto, você vai se sentir dentro de um quadro do pintor catalão.

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Deserto de Dali. Consegue imaginar os relógios derretidos por aí?

 

A cor avermelhada da areia, das pedras (que se formaram em consequência de erupções vulcânicas há milhões de anos atrás) e das montanhas lembram uma obra de arte. Ótima parada para tirar umas fotos e apreciar a beleza da Pachamama!

 

Águas Termales

Ótima parada para relaxar um pouco (e aproveitar para tomar um banho). Apesar de fazer frio do lado de fora, esta piscina com águas termais tem uma temperatura que chega a 40°.

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Nada como uma piscina termal para relaxar um pouco!

 

Para se banhar aqui, precisa pagar 6 bolivianos (pouco mais que 3 reais). Ficamos parados aqui por meia-hora, antes de voltar para o rally.

 

Gêisers Sol de Mañana

Sim, aqui também tem gêisers! Embora não sejam tantos nem tão impressionantes quanto os Geisers el Tatio (Chile), estes também merecem a visita. Já passávamos do meio-dia, e eles seguiam soltando bastante fumaça.

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O cheiro de ovo podre é consequência do enxofre expelido com a fumaça. Caminhe com cuidado, pois a temperatura dentro dos orifícios pode chegar a 100°!

 

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A fumaça é incrível, mas fede um monte!

 

Laguna Colorada ::ahhhh::

Última parada do dia. Esta lagoa impressionante tem cor vermelha, consequência de micro-organismos e algas avermelhadas da lagoa.

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Aqui, se faz uma pequena caminhada para avistar uma infinidade de flamingos rosados.

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Nosso hotel ficava ao lado desta lagoa, onde jantamos e dormimos em um quarto compartilhado entre as pessoas do nosso carro. A altitude aqui chega perto de 4200m, e algumas pessoas podem ter dificuldades para dormir (a Michele, por exemplo, passou quase toda a noite acordada).

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O quarto eh super quentinho e ninguem passou frio... Nem foi preciso o uso de sacos de dormir

 

Segundo dia

Começamos o dia às 7h da manhã, tomamos um bom café-da-manhã e seguimos nosso caminho pelo deserto.

 

Árvore de Pedra e Deserto de Siloli

Esta foi, talvez, uma das paradas mais interessantes antes de chegar ao Salar do Uyuni. A famosa Árvore de Pedra é uma rocha vulcânica que possui a base fina e o topo mais largo (muito similar a uma árvore). Ela foi esculpida ao longo dos anos pelos fortes ventos que cortam o deserto.

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Árvore de Pedra no Deserto de Siloli

 

Além da Árvore de Pedra, várias rochas por ali parecem uma cidade dos Flintstones. Você vai se divertir bastante caminhando e escalando cada uma destas pedras.

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Vulcão Ollague e muitas lagoas

A partir do Deserto de Siloli, seguimos por belas paisagens, lagoas com vários flamingos e passamos ao lado do vulcão Ollague, um vulcão ativo de onde é possível ver a fumaça saindo do topo.

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Vulcão Ollague cuspindo fumaça

 

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Mucuvinha com os flamingos

 

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Hotel de Sal

Terminamos o dia em um hotel feito, em grande parte, de pedras de sal provenientes do salar. Neste hotel, já ficamos em um quarto privado (os quartos são para 2 ou 3 pessoas), e dormimos em camas também feitas de sal. Aqui a altitude já é bem mais baixa, e vai ser mais fácil de dormir.

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Hotel com paredes e tijolos feitos de sal!

 

Aqui, por 10 bolivianos, é possível tomar um banho com água quente e os quartos podem ser compartilhados ou para o casal :D . Depois do banho, jantamos (com direito a vinho) e fomos dormir cedo, pois no dia seguinte acordaríamos para ver o sol nascer no salar!

 

Terceiro dia

Enfim, chegou o tão esperado dia: veríamos o impressionante Salar do Uyuni! ::hahaha::

Acordamos às 5h da manhã, arrumamos nossas coisas e, às 5h30min, já estávamos nos carros seguindo para o Salar.

 

Nascer do sol no Salar

Não demorou muito e o horizonte começou a mudar de cor. Neste ponto, paramos para observar o sol nascer. A sensação de descer do carro e pisar em puro sal é algo inesquecível. Para qualquer lado que olhávamos, víamos apenas branco.

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Aqui, passamos quase 1h admirando o céu mudar de cor até ficar claro, e aproveitamos para tirar nossas primeiras fotos brincando com a perspectiva.

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A lua ainda está no céu, enquanto o sol nasce no Uyuni. O Mucuvinha foi bem abrigado, pois faz muito frio!

 

Ilha do Pescado

Alguns poucos quilômetros adiante, chegamos à Isla del Pescado, uma impressionante ilha em meio ao mar de sal, cheia de cactus gigantes. A entrada é opcional e custa 30 bolivianos, mas vale muito a pena. A trilha pela ilha é de uns 40 minutos (com tempo de sobra para tirar fotos) e oferece vistas impressionantes do salar.

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Depois da trilha, tomamos um café-da-manhã à base da ilha.

 

Mais Sal!

Depois da ilha, seguimos para o meio do salar. Já era perto do meio dia, e o sol já projetava sombras menores, o que era ideal para brincar com as fotos de perspectiva. Aqui o tempo voou, e passamos mais de 1h nos divertindo!

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Museu de Sal

Um pouco mais adiante, o primeiro hotel de sal da região se converteu em museu. Em frente a ele, bandeiras de diversos países sacudiam ao vento.

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Pequena ilha com bandeiras de diversos países em meio ao Salar do Uyuni

 

A entrada ao museu é gratuita, e lá se pode ver algumas esculturas feitas de sal e ter uma ideia de como era o hotel.

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Perto do hotel há uma escultura em referência ao Dakar, rally muito famoso que agora se realiza nesta região.

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Povoado de Colchani

Pequeno povoado onde é possível comprar artesanatos, roupas e comidas típicas. Apesar da grande quantidade de turistas, este povoado segue resistindo e mantém suas tradições até hoje.

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Aqui almoçamos antes de seguir para Uyuni.

 

Cemitério de Trens

À cerca de 2km da cidade de Uyuni está um cemitério de trens. Estes trens são do começo do século XX, e o que resta agora são as carcaças das antigas locomotivas a vapor.

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Cidade de Uyuni

E, aqui, por volta das 15h, terminamos nosso maravilhoso passeio. Quem contratasse o tour de 4 dias, seguiria de volta a San Pedro. Nós, como seguiríamos Bolívia a dentro, ficamos por aqui.

Uyuni não chega a ser uma cidade bonita, mas tem seu encanto. Decidimos passar uma noite por aqui mesmo, antes de seguirmos para Potosi.

 

  • Dicas

  • Leve bastante água, pois ajuda a amenizar os efeitos da altitude

.

  • Se sentir falta de ar pela noite, procure dormir com a cabeça levantada (coloque 2 ou 3 travesseiros se for preciso). Isso ajuda bastante.

  • Se sair de San Pedro, leve o mínimo de dinheiro boliviano necessário, pois o câmbio em San Pedro é péssimo.

  • Procure uma agência com boas referências, pois o caminho é complicado. Nós fomos com a Travel Lithium e recomendamos, tanto pelo preço quanto pelo serviço.

  • Leve brinquedos, garrafas, lata de pringles… enfim, use a criatividade para tirar belas fotos no salar!

  • Leve muita roupa de frio!

  • Guarde seu recibo depois de pagar a entrada no parque, pois vão te pedir novamente.

  • Para tirar boas fotos de perspectiva, é importante que a lente esteja o mais perto possível do chão.

  • Tente levar um celular desses com a lente bem no canto, ou tirar fotos com sua câmera de cabeça-pra-baixo

 

E uma útima dica, um pessoal que procurou por essa agencia e disse que foi nossa indicacao ainda ganhou um desconto de 10 dolares ::otemo:: (pagaram mais baratos que nós hehehe)

Esperamos que todos tenham a mesma sorte ::cool:::'>

 

Para mais relatos de lugares bacanas e acompanhar nosso mochilao de volta ao mundo, curtam nossa página no face:

::otemo:: http://www.facebook.com/mundosemfimoficial

Estamos tentando passar pra cá os relatos e contribuir mais com vcs, mas as vezes falta tempo :|

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Parabéns pelo relato... me senti viajando e parando nesses pontos novamente. O meu tour foi bem parecido com o de vocês, porém com pequenas diferenças que vou incluir pra quem estiver buscando mais detalhes. São eles:

 

- Fiz o passeio de 4 dias e 3 noites com a WorldWhiteTravel (WWT). Pesquisei muito e li muitos relatos de outras agências mais baratas porém com perrengues que não gostaria de passar. O preço deles estava em 130mil pesos chilenos, similar a maioria das agencias que visitei, e ainda tinha recomendação de varias pessoas sobre a qualidade dos serviços. A WorldWhiteTravel tem uma agência em San Pedro de Atacama (na Caracoles) e uma na cidade de Uyuni, o que da um pouco de tranquilidade caso ocorra algum problema durante o tour. A maioria das agencias utiliza outras parceiras bolivianas em Uyuni e a qualidade pode não ser a mesma.

 

- em relação aos alojamentos e hotéis que dormimos a unica diferença foi que próximo a Laguna Colorada, o alojamento era exclusivo para os tours da WWT e os quartos eram duplos ou triplos, logo não tinhamos que dividir com os 6 do jipe. Os jantares sempre muito bons e bem caprichados. Ah, não tivemos que pagar pelo banho no hotel de sal, estava incluido no valor do tour.

 

- No terceiro dia quando o tour se encerra para aqueles que vão ficar em Uyuni e partir para outras cidades bolivianas, os que retornam a San Pedro de Atacama são divididos em grupos de até 6 pessoas e os 4x4 levam até a cidade de Villa Mar pra passar a noite e retornar ao Chile no dia seguinte. No nosso caso, fomos surpreendidos com a noticia de que havia nevado nos Andes naquele dia e que a fronteira entre Chile e Bolivia esteve fechada durante todo o dia, então o plano B era que dormissemos na cidade de Villa Alota, pois caso a fronteira não abrisse no dia seguinte, os veiculos poderiam pegar outra estrada rumo à outra fronteira com o Chile. Com isso todas as agências foram para o mesmo lugar e alguns problemas ocorreram, como atraso no jantar de quase 2 horas, fila quilometrica pra tomar banho visto que só havia um chuveiro, etc... Houve muita reclamação, mas também não havia muita coisa que eles pudessem fazer pra remediar isso, visto que foi um plano de ultima hora. No dia seguinte partimos pra fronteira, saindo as 4h30 da manhã de Villa Alota. Por volta das 8h30 chegamos na fronteira boliviana, fizemos os tramites e ficamos aguardando as vans/minibus que nos buscariam do Chile, porém nada de eles chegarem. Haviam dezenas de 4x4 de todas as agencias aguardando e nos informaram que a fronteira boliviana não estava liberando a saida de lá. Foi preocupante não saber se conseguiriamos entrar no Chile, mas depois de + ou - 3 horas os minibus começaram a chegar e finalmente conseguimos entrar no Chile, ufa!

 

- No geral, a Bolivia não tem muita infraestrututa, então é importante que chegue lá de cabeça aberta, sem comparações e deixar se levar pela beleza da natureza e das paisagens que só existe lá.

 

Grande abraço

Newton

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Parabéns pelo relato... me senti viajando e parando nesses pontos novamente. O meu tour foi bem parecido com o de vocês, porém com pequenas diferenças que vou incluir pra quem estiver buscando mais detalhes. São eles:

 

- Fiz o passeio de 4 dias e 3 noites com a WorldWhiteTravel (WWT). Pesquisei muito e li muitos relatos de outras agências mais baratas porém com perrengues que não gostaria de passar. O preço deles estava em 130mil pesos chilenos, similar a maioria das agencias que visitei, e ainda tinha recomendação de varias pessoas sobre a qualidade dos serviços. A WorldWhiteTravel tem uma agência em San Pedro de Atacama (na Caracoles) e uma na cidade de Uyuni, o que da um pouco de tranquilidade caso ocorra algum problema durante o tour. A maioria das agencias utiliza outras parceiras bolivianas em Uyuni e a qualidade pode não ser a mesma.

 

- em relação aos alojamentos e hotéis que dormimos a unica diferença foi que próximo a Laguna Colorada, o alojamento era exclusivo para os tours da WWT e os quartos eram duplos ou triplos, logo não tinhamos que dividir com os 6 do jipe. Os jantares sempre muito bons e bem caprichados. Ah, não tivemos que pagar pelo banho no hotel de sal, estava incluido no valor do tour.

 

- No terceiro dia quando o tour se encerra para aqueles que vão ficar em Uyuni e partir para outras cidades bolivianas, os que retornam a San Pedro de Atacama são divididos em grupos de até 6 pessoas e os 4x4 levam até a cidade de Villa Mar pra passar a noite e retornar ao Chile no dia seguinte. No nosso caso, fomos surpreendidos com a noticia de que havia nevado nos Andes naquele dia e que a fronteira entre Chile e Bolivia esteve fechada durante todo o dia, então o plano B era que dormissemos na cidade de Villa Alota, pois caso a fronteira não abrisse no dia seguinte, os veiculos poderiam pegar outra estrada rumo à outra fronteira com o Chile. Com isso todas as agências foram para o mesmo lugar e alguns problemas ocorreram, como atraso no jantar de quase 2 horas, fila quilometrica pra tomar banho visto que só havia um chuveiro, etc... Houve muita reclamação, mas também não havia muita coisa que eles pudessem fazer pra remediar isso, visto que foi um plano de ultima hora. No dia seguinte partimos pra fronteira, saindo as 4h30 da manhã de Villa Alota. Por volta das 8h30 chegamos na fronteira boliviana, fizemos os tramites e ficamos aguardando as vans/minibus que nos buscariam do Chile, porém nada de eles chegarem. Haviam dezenas de 4x4 de todas as agencias aguardando e nos informaram que a fronteira boliviana não estava liberando a saida de lá. Foi preocupante não saber se conseguiriamos entrar no Chile, mas depois de + ou - 3 horas os minibus começaram a chegar e finalmente conseguimos entrar no Chile, ufa!

 

- No geral, a Bolivia não tem muita infraestrututa, então é importante que chegue lá de cabeça aberta, sem comparações e deixar se levar pela beleza da natureza e das paisagens que só existe lá.

 

Grande abraço

Newton

 

 

Olá Newton, gostaria de saber mais sobre a sua hospedagem na Laguna Colorada, onde disse que o hotel era exclusivo da WWT. No site deles não achei essa informação, visto que nos tours oferecidos já informavam que eram hospedagens com 6 pessoas.

A minha maior preocupação é nesse segundo dia de hospedagem (sairei de Uyuni), pois pelos relatos é a mais simples de estrutura.

Obrigada!

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Muffie, na Laguna Colorada que geralmente é a noite mais dificil por se tratar de altitude de 4200mts, existem diversos alojamentos ou refugios (como alguns chamam) e cada agência tem o seu lugar de pernoite. No caso da WWT percebemos que somente as pessoas dos 3 jipes deles (18 no total) estavam na hospedagem que ficamos, com isso facilitou bastante a questão da alimentação (jantar) e cada guia dividiu seu grupo de 6 pessoas em grupos menores nos quartos. No nosso caso, fomos divididos em 2 quartos, um pra mim e outro brasileiro, e no outro quarto as 4 meninas.

A hospedagem é bem fria e seria bom levar um saco de dormir pra ter um pouco mais de conforto.

Como você vem de Uyuni, não deverá sofrer tanto por que já vem de lugar alto, mas pra quem sai de San Pedro e passa a primeira noite logo nessa altitude é bem dificil com dores de cabeça, respiração ofegante, etc...

Espero que tenha ajudado.

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Muffie, na Laguna Colorada que geralmente é a noite mais dificil por se tratar de altitude de 4200mts, existem diversos alojamentos ou refugios (como alguns chamam) e cada agência tem o seu lugar de pernoite. No caso da WWT percebemos que somente as pessoas dos 3 jipes deles (18 no total) estavam na hospedagem que ficamos, com isso facilitou bastante a questão da alimentação (jantar) e cada guia dividiu seu grupo de 6 pessoas em grupos menores nos quartos. No nosso caso, fomos divididos em 2 quartos, um pra mim e outro brasileiro, e no outro quarto as 4 meninas.

A hospedagem é bem fria e seria bom levar um saco de dormir pra ter um pouco mais de conforto.

Como você vem de Uyuni, não deverá sofrer tanto por que já vem de lugar alto, mas pra quem sai de San Pedro e passa a primeira noite logo nessa altitude é bem dificil com dores de cabeça, respiração ofegante, etc...

Espero que tenha ajudado.

 

Muito obrigada Newalves!

Me ajudou bastante!

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Nossa adorei o relato... muitas dicas boas ... pretendo fazer o Salar em 2018. São Pedro do Atacama eu já conheço então começaria pela Bolívia pelo Salar e retornarei por lá mesmo pq pretendo fazer outros passeios e depois ir pro Peru pra Huaraz que faltou fazer tbm em 2015. Vou dar uma pesquisada na agência que vc citou... valew

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