Ir para conteúdo

A impressionante Bolívia! Salar de Uyuni, La Paz, Copacabana, Lago Titicaca e Isla del Sol - com fotos e preços 2017


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Oi Rafa!

Gostaria de saber se vc foi mais no inicio ou no final de janeiro? Gostaria de pegar o Solar parecido com o que encontrou, uma vez que vou fazer esse percurso no inicio do ano que vem!

 

Olá Jaque, tudo bem?

Eu fiquei na Bolívia entre os dias 19 e 26 de janeiro, sendo que o dia 19 foi o dia do Salar de Uyuni e olha, não tenho do que reclamar haha. Eu vi algumas postagens de pessoas que foram já no início de fevereiro e o salar estava praticamente todo alagado, pra vc ver a diferença :P Precisando de mais alguma dica, é só me chamar ::otemo::

 

Olá mochileiros *_*

 

Eu e o Dan passamos 8 dias - janeiro de 2017 - em terras bolivianas como parte do nosso pequeno mas sensacional mochilão de 20 dias pela América do Sul, onde passamos pelo Chile, Bolívia (no qual dedico esse relato) e o sul do Peru.

Relato Chile: o-fantastico-chile-santiago-embalse-el-yeso-valpaiso-vina-e-san-pedro-de-atacama-com-fotos-roteiro-e-gastos-2017-t140000.html

Relato sobre Puno/Peru: https://www.mochileiros.com/o-lindo-sul-do-peru-puno-lago-titicaca-e-ilhas-uros-e-taquile-janeiro-2017-com-roteiro-e-fotos-t142889.html

 

Viemos direto do Chile, onde contratamos o tour de 3 dias pelo deserto saindo de San Pedro de Atacama(custou 100 mil pesos chilenos por pessoa - 500 reais - e inclui todo o transporte, alimentação e hospedagem :P ),nessa que foi a experiência mais exótica e inesquecível de nossas vidas ::otemo::, onde vimos inúmeros vulcões, lagoas, geysers e até neve :P

Além de passarmos pelo deserto da Reserva Eduardo Avaroa e pelo salar de Uyuni (incluído nesse tour) visitamos também as cidades de Uyuni, La Paz e Copacabana, o lago Titicaca e a linda Isla del Sol :)

 

Apesar da maior parte dos relatos sobre a Bolívia falarem de eventuais perrengues (principalmente no salar) não tivemos nenhum tipo de contratempo, UFFA ::otemo::

Praying_Flag_Jumbesi.jpg.68c01b4421ba3475348c06a9ebb9c773.jpg20170121_112513.jpg[/attachment]

Os bolivianos são, no geral, bem tímidos e não gostam de se comunicar tanto, principalmente as cholas, que só falam o básico do que é perguntado a elas. São bem acolhedores e prestativos, principalmente em La Paz, porém também tivemos atendimentos bem duvidosos, diria até grosseiros, em vários lugares.

598d9e0594c41_resultadoeleicoes.jpg.f57f66faf5e90aa14477a594ce69b121.jpg Um dos pontos que mais me impressionou no país foi a alimentação, tanto em sabor quanto em variedade de pratos - na maioria dos restaurantes que fui as entradas custavam entre 15 e 20 bolivianos e as sopas são as entradas mais populares (destaque para a sopa de tomate ::otemo:: ), já o prato principal fica entre 40 e 60 bolivianos e o suco natural 8 bolivianos. Bolos e doces no geral saem entre 5 e 15 bolivianos e são bem gostosos, melhores que os doces chilenos :) Porém, como a higiene não é um dos fortes do país, é preciso escolher bem o lugar onde você irá comer. Dê preferência a cafés e restaurantes que já foram indicados por outros viajantes e tente evitar a tradicional comida de rua, já que a comida fica exposta sem nenhuma proteção e é quase sempre servida com a mão, com isso as chances de você ter um piriri são grandes ::lol4:: Ande sempre com um alcool em gel, pois na maior parte dos banheiros, além de não haver limpeza, não há agua para lavar as mãos :oops:

Em Uyuni, a avenida Potosí e a Plaza Arce são repletas de pubs e pizzarias com ambientes bem legais. Em La Paz, eu super indico o Café del Mundo (Calle Sagarnaga, 324), que apesar de ser um pouco caro se comparado com outros cafés da região, tem uma ótima localização e um dos melhores e mais gostosos cardápios da cidade - foi aqui que tomei o chocolate quente mais gostoso da minha vida ::otemo:: . Em Copacabana eu comi em um restaurante muito gostoso e barato na Calle Baptista, porém não lembro o nome dele ::putz::

 

Altitude e temperaturas: Sinceramente nós não tivemos nenhum problema com a altitude em toda a Bolívia - e olha que chegamos a 5 mil metros de altitude :P . O máximo que senti foi um pouco de falta de ar em algumas subidas, mas ao longo da viagem vi muitos relatos de pessoas que vomitaram e até desmaiaram devido ao mal de atitude, então é sempre bom andar com algum remédinho e claro, mascar muitas, mas muitas folhas de coca :)

Outra coisa importante: apesar de janeiro ser verão no país, não se engane, faz muitooooo frio ::Cold:: - Durante o dia as temperaturas até sobem e faz um calor gostoso, nada excessivo, porém a noite venta muito e as temperaturas despencam, principalmente no deserto e no salar (chegamos a pegar 0 grau na primeira noite ::Cold:: ). Leve segunda pele, casaco corta vento, luvas e toca. Dê preferência também a tênis de escalada ou algum outro sapato de sola alta e que não escorregue com facilidade, pois o chão do deserto é bem escorregadio em alguns pontos e se o salar tiver alagado, vc evita de molhar os pés :)

 

Câmbio: Em basicamente toda a Bolívia a cotacão estava em 1 real = 2 bolivianos, mas sempre vale dar uma pesquisada. Em Uyuni, as casas de cambio ficam na Avenida Potosí, na região da Plaza Arce. Em La Paz, elas ficam espalhadas pela região da avenida 16 de Julio. Já em Copacabana, você consegue encontrar na região da avenida Costanera. Trocamos o equivalente a 1.200 bolivianos e foi mais que sificiente para passarmos 8 confortáveis dias no país.

acampamento.jpg.27fe0d33f55e2f318d81f4fb1ed2e250.jpg Como fizemos o passeio de 3 dias pelo deserto saindo do Chile, as duas primeiras noites ficamos em alojamentos conveniados com a agência - porém no hotel que ficamos hospedados em Uyuni, a diária saia 100 bolivianos por pessoa, por quarto privativo ou casal e ducha quente (que não estava nem um pouco quente, mas o hotel é bem confortável).

Em La Paz ficamos no The Adventure Brew, um gigantesco mix de hostel e hotel na avenida Ismael Montes, bem pertinho da Rodoviária - o quarto compartilhado com 12 pessoas saiu por 63 bol. e a estrutura do hotel me surpreendeu positivamente. Em Copacabana ficamos no Mirador, um dos maiores hoteis da cidade e que fica de frente ao Lago Titicaca - saiu 50 bol. a diária por pessoa por um quarto com vista para o lago ::otemo:: No geral, as acomodações são bem simples mas confortáveis e o melhor, super baratas :P Fique atento se o hotel oferece ducha quente, pois você vai ver a diferença!

 

Transporte: Infelizmente a Bolívia ainda carece de infraestrutura em muitas coisas e tanto as rodovias quanto as companhias de ônibus do país deixam muito a desejar. As estradas do país em sua maioria não tem asfalto e as ruas dos centros urbanos não tem eletricidade e o esgoto corre a céu aberto. Felizmente a rodovia que liga Uyuni a La Paz foi recentemente asfaltada, o que deixou a viagem de 8 hrs de ônibus entre as duas cidades bem mais confortável (120 bol. por pessoa). Já as viações (com exceção da Todo Turismo, que faz a rota anteriormente citada) contam uma frota de ônibus extremamente antigo, com assentos apertados (alguns estão quebrados e não tem sinto de segurança) e o atendimento é bem desorganizado (muitas empresas não tem sistema computadorizado e os assentos comprados são marcados em papéis). Inclusive, quando estávamos indo para Copacabana, a empresa Titicaca vendeu os mesmos assentos que compramos para outras duas pessoas, olha só a confusão ::putz:::roll:

 

Segurança: Não é porque um lugar é pobre que necessariamente é violento e a Bolívia é um claro exemplo disso, já que em nenhum momento me senti inseguro, mesmo com alguns moradores locais nos contando que a violência urbana é bem comum nas grandes cidades. Então é bom sempre pesquisar sobre as regiões que você vai visitar, evitar grandes aglomerações, não ostentar objetos caros e ficar sempre de olho no celular e na carteira no bolso :!:

Sande.jpg.7a07a410e5a867299982719bab67f4d5.jpgLaguna Blanca[/b]

Laguna Verde

Águas Termais

Geysers Sol de Mañana

Laguna Colorada

Beirut.jpg.6d2318bcdc2049429642f74cbf82fe68.jpgDeserto Siloli[/b]

Arbol de Piedra

Deserto Salvador Dalí

Lagunas Altiplânicas

Vilarejo de Alota

Cidade de San Cristóbal

Cemitério de trens

 

Tikka.jpg.59e717f5840c52b03e16d6edd8279d2c.jpgSalar de Uyuni[/b], o maior deserto de sal do mundo. Por ser temporada de chuvas, parte do deserto estava alagado o que me proporcionou a paisagem mais linda que vi na vida :P . É FANTÁSTICO, SENSACIONAL, MARAVILHOSO ver o nascer do sol refletido no salar alagado, algo que não tem explicação, fiquei arrepiado e até emocionado. Sério, é demais !!!! ::otemo::

598d9e058a53b_lavaanoite.jpg.4533eff3ae833e77004bf75d58828c63.jpgP1040299.JPG[/attachment]

598d9e057a231_Sudaneseport.jpg.832e297c5edbacc873e7b430f9e04eae.jpgPlaza Mayor[/b]

Museu San Francisco

Igreja de San Francisco

Mirador Killi Killi

Plaza Murillo

Palácio do Congresso

Palácio do Governo

Catedral Metropolitana

Teatro Municipal

EstradaManut.zipDSC_1038.JPG[/attachment]

canastra.zipisla del sol, isla del sol'' [/i]. Existem várias opções de passeio: a que leva vc até apenas a parte sul da ilha, a que leva vc apenas até a parte norte, o passeio que inclui isla del Sol e isla de la Luna, e tem passeio apenas de ida ou apenas de volta, fica a sua escolha. Compramos os bilhetes para conhecer a parte norte da ilha (30 bol. cada um) que é a parte mais bonita da ilha e onde ficam as antigas ruínas incas :D

O passeio até a ilha é feito em um barquinho bem velho, sem cinto, sem coletes salva-vidas, sem nada!!! O dia estava bem nublado e chovia um pouco na hora, ou seja, as águas do Lago Titicaca estavam super agitadas e o barco balançava demais :cry: . Foram momento de muito medo haha, mas sobrevivemos :)

Por sorte, assim que chegamos na ilha, o sol saiu e pudemos apreciar as fantásticas paisagens da ilha emoldurada pelas águas azuis do lago ::otemo:: Lindo demais!!!

Bote.JPG.1b4c63cc8ce82addf01dde80496b3a06.JPGDSC_0476.JPG[/attachment]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 10/03/2017 em 16:27, rioshida disse:

"...A início pretendiamos ficar 3 dias na cidade, porém como a cidade não tem muitos atrativos fora o Chacaltaya, decidimos pular a escalada a essa montanha e irmos para o Peru, algo que não estava nos nosso planos haha. Puno, cidade base para visitar o lado peruano do Lago Titicaca, fica a apenas 7 horas de La Paz e a passagem custa apenas 80 bolívares. Ficamos 3 dias incriveis na cidade (vou fazer um relato apenas para Puno e região). ..."

 

Boa tarde, otimo relato, esta ajudando bastante na minha programação para a viagem, poderia passar as informações basicas sobre onde se hospedou e passeios em puno?

 

Obrigado.

 

Rafael

escolha sempre hospedagem pelo AIRBNB, são mais confiáveis e mais baratos, aí está o link. Você já ganha uns créditos no seu cadastro.

https://www.airbnb.com.br/c/josehiltonp1?currency=BRL 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...