Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

CUBA - VÁ LOGO!

Postado
  • Membros

Este relato é para ajudar a todos aqueles que pretendem viajar para este país incrível.

Há muitas dúvidas, muitas curiosidades e muita de vontade de brasileiros irem para Cuba.

Único país das Américas a ter feito uma revolução socialista, o embargo econômico sofrido, a restauração capitalista, o sistema de saúde, as praias, o povo e sua cultura... tudo nos faz querer conhecer Cuba.

Realizei esta viagem em maio de 2017. Agradeço a todos que escreveram o seu relato aqui.

Pesquisei bastante na internet, li a biografia do Che e arrumei as malas.

Foi mais fácil, mais prazeroso e mais barato que imaginei.

 

DICAS BÁSICAS

Clima - é um eterno verão. Maio é um mês chuvoso, mas para nossa sorte pegamos pouca chuva e muito calor. Você deve saber que a temporada de furacões começa em junho e vai até novembro - o que não quer dizer que vai ter sempre furacão, mas é um risco. Que faz menos no calor no inverno. Cuba tá no hemisfério norte, portanto no final de ano lá é menos quente, mas cheio de turistas.

 

Moeda - você já ter ouvido falar que deve levar Euro pra Cuba. Isto porque o dólar tem uma sobretaxa de 10%. Levando seus Euros, e a dureza é a conversão aqui no Brasil, você vai trocar lá pelo CUC (é assim que você vai chamar lá). É a moeda do turista que equivale a 01 dólar. Em maio de 2017, um euro no aeroporto tava valendo 1,06 CUC e nas CADECAs (casa de câmbio) ou Banco Metropolitano, no Centro de Havana, 1,08 CUC.

Obs.: os cubanos usam a Moeda Nacional (assim eles chamam lá) ou CUP. 01 CUC vale 24/25 CUPs. Ou seja, a moeda nacional é bem desvalorizada e receber o CUC é quase uma fortuna para o cubano.

 

Hospedagem - há hotéis, resorts, mas a experiência de ficar em casas de cubano é insuperável. Em Havana fiquei na casa da Dona Candida - Calle San Rafael, 403, entre Manrique e Campanario. A diária custou 30 CUCs para duas pessoas mais 5 CUCs por pessoa para um excelente café da manhã. Total 40 CUCs por diária. Os quartos costumam ter ar condicionado e banheiro privativo. Bem parecido com hostels e pousadas familiares no Brasil.

 

Visto - além de estar com o seu passaporte em dia, tem a tal tarjeta turística que você deve comprar no guichê da Cia Aérea. Na Copa custou 65 reais para duas pessoas. E não se esqueça do Certificado de Vacinação Internacional que é obrigatório depois da volta da febre amarela no Brasil. Foi uma das primeiras exigências ao desembarcar. Não me exigiram seguro saúde.

 

Viagem - com 12 dias, descontando a ida e volta teria 10 dias para conhecer Cuba. Sou avesso a viagens fast-food e foquei em Havana, Trinidad e Santa Clara, com um bate volta a Varadero e passagem por Cienfuegos. Se tivesse mais tempo e dinheiro teria ido a Santiago de Cuba, no extremo oriente da ilha. Tirando as passagens aéreas, foram gastos 1500 euros para duas pessoas, o que considerei razoável pelos outros relatos que li aqui.

 

O RELATO

 

1º dia

Comprei a passagem aérea pela Copa Airlines (2250 ida e volta) com 03 meses de antecedência. Procurei e consegui um voo que não fosse noturno. Saí às 11h e cheguei às 22h. São 07 horas até o Panamá e depois mais 02 hora e meia até Havana.

O aeroporto é todo vermelho, rs. Leva-se um tempão para entregarem as malas. A dica neste caso é se estiver com mais alguém ir logo pra fila da casa de câmbio no aeroporto, enquanto o outro espera a mala. Não fiz isso e perdi um tempão.

Os táxis cobram 30 CUCs até Havana. Cheguei na casa da Dona Candida depois da 01 hora da madrugada. Ela nos esperava e nos acomodou num quarto no segundo andar. Só deu tempo de pedir o desayuno para o dia seguinte e cama

 

2º dia

O café da manhã foi fantástico: frutas, sucos, sanduíches de queijo e presunto, café, leite, etc. Toda vez que me perguntavam se eu queria ovo frito, mexido ou omelete eu respondia: huevos revueltos e viva la revolucion!

Neste primeiro dia resolvi passear pelo Centro de Havana. Escolhi a casa pela localização, no meio entre Havana Velha e o Vedado. Dava para conhecer tudo a pé em Havana. Antes de começar a entrar nos pontos de maior interesse paramos no Banco Metropolitano para trocar todo o dinheiro. Aqui uma observação: li num relato que a moeda nacional de 3 pesos tinha o rosto do Che Guevara. Então no banco pedi a funcionária para me dar 10 CUCs em moeda nacional. Seriam 240 CUPs. Isso também serviu para alguns gastos e gorjetas.

No Brasil imprimi vários mapas de Havana e das cidades por onde passaria. Me ajudou bastante.

Começamos pela Real Fábrica de Tabacos Patargas, na realidade uma loja,. No caminho vários cubanos te oferecem tabacos de cooperativa. Recusei educadamente. Na loja fumamos um bom charuto e tomamos nossos primeiros mojitos em Cuba. Os charutos são bem caros.

Devidamente batizados fomos andar pelas ruas do Centro. Passamos pelo Capitólio, que tá na fase final de obras, Gran Teatro Habana, Museo de Bellas Artes, Parque Central, Bar El Floridita (famoso pelos daiquiris) e seguimos pela turística Calle Obispo. Numa rua perpendicular fizemos nosso primeiro almoço: lagosta por 12 Cucs por pessoa, mais os 10%, mais a gorjeta da banda que tocava no restaurante, total 30 Cucs. Dali seguimos para o Paseo el Prado, uma bonita calçada onde artistas expõem seus trabalhos, indo em direção ao Malecon. O por do sol não era dos melhores, pois havia muita nuvem, mas estar naquele lugar mítico era inacreditável.

Fechamos o dia comendo uma pizza próximo a casa da Dona Cândida, por 5 CUCs. Lá eles colocam açafrão na pizza, o que para mim não fica muito gostoso

 

3º dia

Este seria o dia reservado para ir ao Museu da Revolução e conhecer as praças históricas de Havana, mas ficamos sabendo que teria show de rumba no Callejon de Hamel e rumamos para lá. Tava lotado de turistas. Como o Callejon de Hamel fica no caminho para o Vedado, então o roteiro ficou para curtir as coisas desse lado da cidade. Passamos pela Universidade de Havana, Hotel Havana Libre (que antes da revolução era Hilton), Avenida 23 (onde almoçamos um prato delicioso de cerdo - porco - por 15 CUCs).

Como não poderia deixar de ser tomamos sorvete na Copélia. Se você assistiu o filme Morango e Chocolate (Fresa y Chocolate) vai entender a emoção de estar ali. A fila para pagar em moeda nacional, baratíssimo, tava durando 3 horas, pois era um domingo de sol. Para os turistas que podem pagar em CUC, bem mais caro para o cubano, sem fila.

Descemos a Avenida 23 em direção ao Malecon, mas para ir ao Hotel Nacional, um equivalente do nosso Copacabana Palace que nunca entrei. Lá eu sabia que poderia ficar nos seus jardins apreciando a vista e tomando uns mojitos. Foi bacana descansar na sombra, pois o calor tava forte. Ao sair dali fiz um clássico programa de turista: andar naqueles carrões conversíveis. Combinei com o motorista para dar uma passadinha na Plaza da Revolução para tirar umas fotos dos murais do Che Guevara e do Camilo Cienfuegos antes dele retornar para o Centro de Havana pelo Malecon.

A noite mais uma pizza e cama. O dia seguinte era de ir a uma praia no Caribe.

 

4º dia

Bate e volta a Varadero

Estava fora de cogitação ficar hospedado em resort em Varadero, mas tinha muita vontade de conhecer essa praia. Li muito sobre o transporte para ir e voltar. Sabia os horários da Via Azul, empresa de ônibus cubana, mas também sabia que teria que ir a rodoviária, que é um pouco longe do Centro, para fazer reserva da passagem e ainda teria que chegar com certa antecedência para garantir meu lugar, mais duas horas e meia de estrada. Resolvi ir de taxi compartilhado que nos pega na porta da casa onde estamos hospedados e voltar pela Via Azul. Foi a melhor escolha, visto que os ônibus na volta param tanto no Centro como no Vedado, o que te economiza tempo e dinheiro com taxi. O taxi compartilhado da ida era uma camionete estilo rural, e um pouco apertada para quem tem pernas longas. O motorista nos deixou no terminal da Via Azul. Fizemos as reservas da volta e fomos caminhando até a praia. E que praia! Um tom de verde e azul se mesclavam sobre nossos olhos. O mar piscininha, areia branca, etc. Valeu muito a pena. Almoçamos no La Viccaria, na Calle 38, e resolvemos andar no Varadero Bus Tour. Como as distâncias eram muito longas e o ônibus servia de transporte para os turistas dos resorts não descemos em nenhum ponto. Retornamos para próximo do terminal e ainda deu tempo para um último mergulho na naquela praia maravilhosa.

 

5º dia

Finalmente íamos conhecer o Museu da Revolução. Foi indispensável e ficamos bastante tempo lá. Saindo de lá só passamos pelo Bodeguita del Médio e rumamos para as praças históricas de Havana: Catedral, Plaza de Armas, Basílica de San Francisco e Plaza Vieja. Passamos pelo Museu do Rum, mas não entramos porque tínhamos encomendado uma almoço de comida criolla na casa da Dona Cândida. Mas deu tempo para saber que a barca para o outro lado da baía de Havana funcionava até a meia noite dando tempo de ir e voltar para a Cerimônia do Canhonaço sem precisar pegar táxi. Almoçamos aquela comida maravilhosa: lagosta de novo e dormimos. Acordamos já com o sol se pondo, o que em Havana acontece às 20 horas. Pegamos um táxi até o terminal de ferry. Não tem um ticket que você possa comprar. Você coloca uma moedinha na mão do funcionário e vai entrando. Fui perguntar e ele disse que era um CUC. Sabia que erma 10 centavos e para não perder viagem acabei dando um pouco a mais. Ali no terminal tem duas barcas para Regla e Casablanca. Para ir ao forte La Cabana, onde tem a cerimônia é a barca pra Casablanca. Pergunte antes de entrar. Passamos direto pelo Cristo de Havana (sim, tem lá) e pela cabana do Che. A Fortaleza de La Cabana, onde acontece a cerimônia, tem o por do sol mais bonito de Cuba. Dali você observa toda a Havana, o Malecon, etc. O segredo é você chegar antes da cerimônia que acontece todos os dias 21 horas. A cerimônia do canhoazzo é um espetáculo a parte. Na volta fomos pelo mesmo caminho, mas tava uma escuridão só. Apesar de Cuba ser muito segura, aconselho a voltar de táxi, mas a ida de barca é muito boa e para um final de tarde será umas caminhada incrível.

Continua

Editado por Visitante

  • Respostas 41
  • Visualizações 9.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • Oi Julia! Estou montando um roteiro para Janeiro também! Como vão seus preparativos?

  • Olá! ! Vc poderia me passar os contatos das casas que vc ficou em TRINIDAD e em HAVANA? Obrigada bjoooo

Featured Replies

Postado
  • Membros

Dia 22 julho embarco no MSC OPERA, ele fica atracado 3 dias em Havana, depois navega para GeorgeTown, Ilhas Cayman e Cozumel, ao retornar, desembarco e vou para Varadero onde fico 3 dias num Resort. Obrigada pelas dicas do seu post, tentarei aproveitar o máximo!

 

Será que alguém tbm fará esse Cruzeiro, mochileiros?

Postado
  • Membros

Oi Rebeca

Farei esse cruzeiro no dia 05/08.

Depois conte como foi e as dicas da viagem.

Pretendo ir a Varadero por 3 diárias também. Qual hotel vc vai ficar?

Se for possível gostaria de entrar em contato com vc após o retorno.

Abs

Postado
  • Membros
Dia 22 julho embarco no MSC OPERA, ele fica atracado 3 dias em Havana, depois navega para GeorgeTown, Ilhas Cayman e Cozumel, ao retornar, desembarco e vou para Varadero onde fico 3 dias num Resort. Obrigada pelas dicas do seu post, tentarei aproveitar o máximo!

 

Será que alguém tbm fará esse Cruzeiro, mochileiros?

 

Oi Rebeca,

Farei esse cruzeiro no dia 05/08.

Depois conte como foi e as dicas da viagem.

Pretendo ir a Varadero por 3 diárias também. Qual hotel vc vai ficar?

Se for possível gostaria de entrar em contato com vc após o retorno.

Abs

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Pretendo ir em janeiro para Cuba. Você já trocou todos os euros no aeroporto quando chegou? Continue o seu relato que ajuda bastante ::otemo::

 

Oi Julia! Estou montando um roteiro para Janeiro também! Como vão seus preparativos?

Postado
  • Autor
  • Membros
E onde você conseguiu o certificado de vacinação internacional?

 

Obrigada!

Oi Julia,

 

Quando se vacina contra a febre amarela você ganha um comprovante.

De posse desse comprovante vai ter um local em seu Estado ou município onde a Secretaria de Saúde emitirá esse certificado internacional, onde o papel é amarelo

Aqui no Rio de Janeiro fica bem no Centro da cidade. Não foi muito difícil conseguir

 

Qualquer dúvida pode continuar mandando

 

Vilson

Postado
  • Membros

Obrigada!

 

É que minha vacina da febre amarela vence só em 2019...será que é válida igual? Acho que sim né...já que está dentro do prazo...

Postado
  • Membros
Anna Lu[/url]"]1289134
Pretendo ir em janeiro para Cuba. Você já trocou todos os euros no aeroporto quando chegou? Continue o seu relato que ajuda bastante ::otemo::

 

Oi Julia! Estou montando um roteiro para Janeiro também! Como vão seus preparativos?

 

Olá!! Estou pesquisando os lugares ainda para visitar lá e vendo o valor das passagens....eu queria aproveitar e conhecer algum outro país, mas não sei qual....e você? quais as suas ideias? onde vc mora? :wink:

  • 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Anna Lu[/url]"]1289134
Pretendo ir em janeiro para Cuba. Você já trocou todos os euros no aeroporto quando chegou? Continue o seu relato que ajuda bastante ::otemo::
 
Oi Julia! Estou montando um roteiro para Janeiro também! Como vão seus preparativos?
 
Olá!! Estou pesquisando os lugares ainda para visitar lá e vendo o valor das passagens....eu queria aproveitar e conhecer algum outro país, mas não sei qual....e você? quais as suas ideias? onde vc mora? :wink:


Ainda estou montando o roteiro. Pretendo fazer a volta na Ilha, ficar só por Cuba mesmo. Desisti dessa ideia de outros países. Como demorei a voltar aqui imagino que vc esteja mais avançada nos preparativos, né? Rs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.