Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

De Manaus (inclusive Selva) a Alter do Chão – De barco, de mochila, SOZINHA – Junho/2017

Postado
  • Membros

De Manaus (inclusive Selva) a Alter do Chão – De barco, de mochila, SOZINHA – Junho/2017

Relato fresquinho de quem voltou da Amazônia semana passada!

Em tempos de vacas magras, promoções escassas, dólar e euro nas alturas, o coração mochileiro sofre. Em especial, o coração daqueles que, como eu, têm na sua lista de próximos destinos de viagens o mundo inteiro. ::love::::mmm:

Enfim, este ano, não encontrei (ou não consegui chegar a tempo) de pegar nenhuma promoção bacana para o exterior. Sorte a nossa que o Brasil é um lugar incrível, fonte inesgotável de destinos surreais. Vergonhosamente, eu nunca tinha tido uma imersão verdadeira na Amazônia. Conhecia duas capitais do norte: Belém e Rio Branco. Sendo assim, defini que conheceria Manaus, que estava na minha lista de capitais a conhecer desde a infância.

Quando comecei a ler relatos vi que algumas pessoas viajavam de barco pelo rio Amazonas rumo a Belém ou a Santarém. Achei os relatos bem interessantes e resolvi imergir nessa parte da cultura popular da região norte, tão desconhecida para nós que estamos acostumados a carro, ônibus, avião. Comprei uma passagem de ida para Manaus e de volta para Santarém.

Descobri a iguana turismo por meio do site do local hostel e durante a troca de email com eles me apaixonei pelos pacotes de pernoite na selva. Outra decisão tomada! Três dias e duas noites na selva que relatarei com mais detalhes adiante.

Espero que eu possa ajudar mais pessoas com mais um relato e como sempre a minha recomendação é VÁ, com ou sem companhia, com ou sem dinheiro, com ou sem coragem... O mundo é lindo e grande demais pra ser contemplado apenas por telas...

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

• Respostas 26
  • Visualizações 26.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• brunasscarvalho
    brunasscarvalho

03/06/17 – Manaus Cheguei a Manaus 8h da manhã. Como fechei a estadia com a iguana turismo por email, o dono da agência, Ricardo, foi gentilmente me buscar no aeroporto, direitinho, conforme já havia

• brunasscarvalho
    brunasscarvalho

08/06/2017 e 09/06/2017 – Barco     Com tudo arrumado tomei um café da manhã beeeem reforçado e esperei o pessoal da agência de turismo vir me buscar. O horário combinado era as 9h, mas só apare

• brunasscarvalho
    brunasscarvalho

11/06/2017   Reservei esse dia para ir até a ilha do amor, que nessa época está quase toda submersa, mas sobra um pedaço de areia para a nossa alegria.       A lancha até lá custa R$10,00. L

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

10/06/2017 – Alter do Chão

Sobre o hostel:

Fiquei hospedada no hostel pousada dos Tapájós. É um hostel super familiar, administrado pela família da dona Sandra, pessoa maravilhosa de se conversar, sabe muito sobre a região. Quartos e banheiros super limpos, um redário bem legal, café da manhã super bem servido. Fecha as 22h, então é bom avisar se for chegar depois desse horário.

Como fui na super baixa temporada, no dia que cheguei a menina que estava no quarto foi embora. Então fiquei com um quarto só para mim! Fica bem próximo à praça da cidade.

Como já tinha dado uma lida sobre o que tinha na região, já tinha passado uns dias na floresta e tinha pouco tempo, o que eu queria mesmo era as famosas praias de água doce. O período bom para desfrutar dessas praias é entre julho e fevereiro. Não observei isso antes de comprar a passagem e confesso que sofri muito achando que ia chegar na cidade e até a igrejinha estaria alagada. Não é beeeeem assim. De fato as praias estão menores e menos Caribe, mas continuam maravilhosas.

O dono da pousada faz passeios e eu queria muito ir a pindobal. Cotei com ele, e como nessa época é difícil formar grupos, o preço das coisas acaba ficando maior. A lancha para pindobal ficaria R$120,00. Como a menina que estava no quarto já tinha me alertado a fazer uma pesquisa na praça, resolvi seguir o conselho em busca de preços mais atrativos.

O ACIDENTE

No caminho para a pracinha eu chutei uma calçada (não me perguntem como). Olhando para o centro de saúde da cidade, senti que lá não haveria um ortopedista e muito menos raio x para fazer alguma coisa por mim. Com medo de quererem me mandar para Santarém e acabar com meu tempo com o danado do dedinho, fiz que tava numa boa e passei dois dias desfilando pela cidade sem sentir o dedo que ficou muito roxo e enorme de inchaço. Nem preciso dizer que fui do aeroporto para o hospital quando cheguei a Brasília. Foi uma luxação meio feia, precisei imobilizar, mas até hoje meu dedo não é o mesmo.

20170612_103331.jpg.0225550b4c2ba120fd0226e62b762db2.jpg

A ENGANAÇÃO

Cheguei na pracinha e achei o cara de uma lancha que me ofereceu a ida para pindobal a R$70,00. Segundo ele, eu seria levada até lá e depois ele voltaria com um grupo que iria mais tarde e por isso esse preço. Meus olhos brilharam com a economia de R$50,00. Peguei a lancha com ele. Chegando lá (que é um tanto longe) a conversa foi outra: caso o grupo não viesse o preço ficaria por R$100,00. Nem preciso dizer que esse grupo nunca apareceu e eu não tinha muita opção a não ser pagar para poder voltar para a cidade. Portanto, antes do embarque esclareçam MUITO bem todas essas situações. ::sos::

20170610_094245.jpg.61179ef606406f60b8fa08e0737c6569.jpg

Pindobal é uma praia de água doce muito delícia.

20170610_095406.jpg.2b2c1a55ac8e5dd8f99143785fcd1d49.jpg

A água tem uma temperatura morna perfeita e peixinhos beliscam seu pé se você ficar quietinha. Recomendo levar lanche na mochila, já que as coisas podem ser um tanto caras. Mas comi uma porção de pirarucu frito, muito bem servida, que talvez daria para duas pessoas não tão esfomeadas, por R$30,00. É aquele lugar que você fica prazerosamente o dia inteiro mergulhada na água e não quer ir embora nunca mais. ::love::

20170610_115805.jpg.c1f3ba595ccd16dc4f2e9a77eb3df0a5.jpg

Voltando tirei um tempinho pra comprar algumas lembrancinhas, ir ao mercado (que tem o único caixa eletrônico da cidade) e comer um açai bem gostoso que fica na rua de cima da igreja.

20170610_161724.jpg.5c43039eccd488c194bfee5d289c135b.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

11/06/2017

Reservei esse dia para ir até a ilha do amor, que nessa época está quase toda submersa, mas sobra um pedaço de areia para a nossa alegria. ::love::

20170611_154547.jpg.197d0a46871f73595820f772458c67cf.jpg

A lancha até lá custa R$10,00. Lá é tipo aquelas praias bem populares. Enquanto em pindobal o clima era de paz e tranquilidade, na ilha do amor famílias de 47 pessoas chegavam, aquelas pessoas que adoram compartilhar o som apareciam, mas não deixou de ser bom. A água lá é maravilhosa também.

Comi um PF giga de pirarucu por R$20,00. Lá também tem caiaque para alugar por R$5,00 por meia hora (barato demais). Lógico que aluguei um para dar umas voltas… Os mais corajosos, segundo o dono dos caiaques, vão para uma ilha observar os pássaros. Como eu estava meio preocupada com o dedo e com minha mochila que ficou na barraca (celular, documentos e dinheiro sempre comigo) acabei ficando por perto. Também estava cansada para remar muito.

20170611_134347.jpg.ac8c3c46c81fcb2e934c07a7bbfeb201.jpg

Na volta, como já tinha feito o check out, não podia mais acessar o quarto. Mas me virei muito bem obrigada com o chuveiro do lado de fora e o redário, passaria a noite lá tranquilamente. Pelo horário terrível do meu voo (3:20h), o dedo avariado e a falta de guarda-volumes no aeroporto acabei contratando um carro no hostel por R$100,00 (doeu demais!!!)

No fim jantei, fui a missa, comprei muitos docinhos gostosos na praça, fui no açaí delícia, ainda cochilei no redário e me despedi da Amazônia com satisfação.

20170610_165540.jpg.347c8ce6dcfa7694137b601e89825695.jpg

Recomendo essa mesma experiência para todos, independente de gênero, idade, classe social, credo… Com adaptações é um roteiro para todos, diferente do que a maioria de nós conhece e no Brasil. Por isso compartilho meus relatos com tantos detalhes e alegria, no desejo que mais pessoas possam andar nesse mundo doido que nem eu, sem desembolsar tanta grana (lógico que nesses casos é necessário abrir mão de comodidades).

Até a próxima.

20170609_161036.jpg.0c71ee2385605919c4ae9e23036ffe1f.jpg

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Amei seu relato e deu até vontade de fazer esse roteiro. Qual foi o total dos custos nesses dias?

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Não calculei direitinho os custos.

Mas gastei uns 500 reais de passagem, 510 no tour da selva, uns 200... 250 na hospedagem em hostel, 120 no barco, 100 na lancha pra Pindobal.

Comia a 30 reais (muito bem em lugares muito bons) mas é possível comer por bem menos.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Bruna, seu relato é maravilhoso! Estou me programando para ir me março e foi super esclarecedor. 

Minha viagem é bastante low cost e sua experiência me ajudou a entender que posso ir sim com pouco! (já estava pensando em vender um rim pra conseguir fazer essa trip haha)

Quando você pagou na travessia de barco, de Manaus até Santarém?

Postado
  • Autor
  • Membros
17 horas atrás, thaisandradie disse:

Bruna, seu relato é maravilhoso! Estou me programando para ir me março e foi super esclarecedor. 

Minha viagem é bastante low cost e sua experiência me ajudou a entender que posso ir sim com pouco! (já estava pensando em vender um rim pra conseguir fazer essa trip haha)

Quando você pagou na travessia de barco, de Manaus até Santarém?

Fico feliz que tenha te ajudado! Essa é uma região muito pouco explorada turisticamente. Geralmente quem passeia mais por lá é o povo de fora. Ai acaba que os preços das coisas não é um absurdo!

Então... O preço do barco varia de acordo com o dia da semana! Não tem barco no domingo!

Eu peguei um dos dias mais caros (junto com a sexta-feira, salvo engano... Fui numa quinta-feira) e paguei 120 reais. Tem dia da semana que dá pra pagar até 80 reais. 

É um trajeto muito interessante! Além de ser o mais econômico. 

Precisando de ajuda é só perguntar =)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.