Ir para conteúdo

Possível problema com passaporte


Diúlit

Posts Recomendados

  • Membros

Oi, gente! Tudo bem? :)

 

Meu namorado e eu estamos planejando uma viagem (turismo) à Europa no ano que vem, porém estou apreensiva com um possível "problema" em seu passaporte.

 

Em uma viagem ao Uruguai (2015), ele - inexperiente na época - saiu do país sem carimbar a saída no passaporte. No feriado de Corpus Christi (neste ano, 2017) fomos ao Uruguai juntos, onde ele explicou a situação. O guarda apenas deu uma bronca - pois aparentemente esse esquecimento é muito comum entre brasileiros - e carimbou a entrada no país. Na saída, dessa vez, ele seguiu o procedimento correto e marcou seu passaporte.

 

Minha dúvida é: em seu passaporte, a entrada no Uruguai, em 2015, ainda é um carimbo "solitário" - não apresenta nada que marque sua saída, embora agora haja nova entrada e saída no país.

 

A ausência desse carimbo pode causar algum problema na imigração europeia?

 

PS: temos documentos que comprovam que ele voltou do Uruguai, como contratos de trabalho e matrícula na faculdade que ele fazia aqui. Será que esses documentos podem ser úteis, caso algo aconteça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Diúlit,

Em 2015 fiz um bate-volta entre Hungria e Sérvia. Quando entrei na Sérvia eles carimbaram minha entrada; quando saí, recolheram o passaporte e não carimbaram (!) E mesmo o carimbo de entrada estava bem apagadinho. E, como eles recolhiam os passaportes no ônibus , desciam e não faziam esse controle na nossa frente, nem percebi.

Depois conversei com alguns colegas que disseram a mesma coisa: saíram da Sérvia sem carimbo no passaporte.

Depois disso fiz outras viagens e não tive problemas.

Mas vamos ver o que dizem os outros foristas...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em teoria, não deve impedir a sua entrada. Mas sabe como é, se o policial desconfiar de vocês por algum outro motivo, o carimbo "solitário' em teoria pode ser usado contra vocês.

 

Pessoalmente eu acho que não deve lhes causar maiores problemas, pois tem vários países onde eles só carimbam o passaporte na entrada, e você sempre pode alegar que o Uruguai não exige passaporte de brasileiros, o que é verdade, que você entrou com o passaporte, mas na saída usou o RG...

 

Então conselho que eu daria a vocês, viagem para a Europa com tudo certinho, não deixe nada em aberto e mal comprovado, leve todos os comprovantes, tenha um roteiro bem definido e saiba explicar direitinho o que pretendem ver e fazer lá, pois o que geralmente faz eles repararem e implicarem nestes detalhes como carimbos "solitários" é você ter algum outro problema nos seus comprovantes ou contar uma história meio suspeita para o policial caso ele lhe pergunte algo.

 

Seguindo estas orientações, pessoalmente eu acho que vocês não teriam problemas. Mas se mesmo assim se sentir inseguro e realmente não se sentir confiante, faça uma novo passaporte mesmo que o atual ainda esteja válido.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Estou com um problema similar.

Viajei recentemente para a Europa com entrada na área de Schengen por Amsterdam-Schiphol. Minha chegada foi em 30/09/2017 e minha saída foi em 08/10/2017. Entretanto, o agente da imigração carimbou saída em meu passaporte com data incorreta: 08/07/2017. Resultado, consta em meu passaporte uma data de saída anterior à data de entrada. Meu temor é que isso possa me prejudicar futuramente na obtenção de visto ou entrada em outros países ou mesmo na União Europeia.

 
Para piorar, só notei o erro quando já estava em casa e tinha jogado fora os comprovantes de embarque. Tentei entrar em contato com o serviço consular dos Países Baixos e o Itamaraty e ninguém parece saber o que fazer em um caso desses.
 
Queria verificar com outros usuários do fórum se alguém já passou por isso e se é algo com o qual deva me preocupar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Sandro Mendes disse:

Estou com um problema similar.

Viajei recentemente para a Europa com entrada na área de Schengen por Amsterdam-Schiphol. Minha chegada foi em 30/09/2017 e minha saída foi em 08/10/2017. Entretanto, o agente da imigração carimbou saída em meu passaporte com data incorreta: 08/07/2017. Resultado, consta em meu passaporte uma data de saída anterior à data de entrada. Meu temor é que isso possa me prejudicar futuramente na obtenção de visto ou entrada em outros países ou mesmo na União Europeia.

 
Para piorar, só notei o erro quando já estava em casa e tinha jogado fora os comprovantes de embarque. Tentei entrar em contato com o serviço consular dos Países Baixos e o Itamaraty e ninguém parece saber o que fazer em um caso desses.
 
Queria verificar com outros usuários do fórum se alguém já passou por isso e se é algo com o qual deva me preocupar.

O seu caso fica relativamente claro e fácil de entender que se trata de um erro do agente de imigração.

Pessoalmente eu acho que não deve lhe causar problemas, no máximo você ter que explicar para algum agente mais curioso ou detalhista o motivo destes carimbos "invertidos"

E mesmo que eles considerem 08/07/2017 como data de entrada e 30/09/2017 como data de saída, não teria problema, pois a contagem de dias não estaria ultrapassando uns 90 dias permitidos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiz uma trip pela América do sul em dezembro passado, eles não carimbam o passaporte na saída.

Me lembro que saindo do Chile parei na aduana, mandaram um adelande no cristo redentor... Na Argentina mesma coisa na fronteira de Gualeguaychú (ARG) e Fray Bentos (URU)...

No Brasil então, Chuy com Chuí.... esquece, nem param.

Se der problemas para você, eu e minha mulher não vamos nem entrar na europa. Pq nosso passaporte está assim, ambos.

* Lembrando que se fosse dar problema o carimbo de saída, eu não conseguiria entrar na Argentina (depois de não ter carimbado no Chile) e no Uruguai (depois de não ter carimbado a saída da Argentina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...