Ir para conteúdo

Chapada dos Veadeiros - Roteiro de 6 dias - Pq Nacional (São Jorge) + Cavalcante


Posts Recomendados

  • Membros

Pra quem gosta de trilhas e cachoeiras, indico muito essa trip!

Abaixo o meu relato com dias e informações:

 

Dicas gerais:

 

Transporte: Como todos falam, é realmente indicado vc ir de carro, alugando preferencialmente, já que vc vai judiar bastante desse carro rs. Mas se vc estiver sem carro, apenas irá depender de terceiros pra fazer os passeios, então não necessariamente vai conseguir programar como gostaria. Provavelmente vai depender de caronas, e ter que pagar para transfers, e guias com carro. Eu não fui de carro, abaixo no relato mais detalhes de como me virei.

 

Alimentação:

 

Foi algo que eu não esperava, mas comi muito bem e barato nessa trip, uma comida mais gostosa que a outra.

Nas trilhas leve lanches que sustentam, pois irá sentir bastante fome. Água é muito importante na trilha tb, a maioria dos lugares você consegue pegar água na cachoeira, mas mesmo assim é recomendável levar uma garrafa grande já cheia. Não esqueça de levar o seu lixo com vc, inclusive orgânico, pois atrai bichos para a trilha.

 

Cidades base para se hospedar:

 

Você basicamente tem 3 opções:

 

São Jorge - É um vilarejo super legal, com lanchonetes, bares, restaurantes, ateliês, várias opções legais mais sofisticadas, e opções baratinhas tb, a noite de fds tem Forró em uma baladinha lá. É o melhor local pra quem está sem carro, pois você pode ir andando pro Parque Nacional e pra Janela do abismo, basicamente você tem programação pra 2 a 3 dias aqui sem usar carro.

Alto Paraíso: Dizem que é onde tem mais estrutura de hotéis , restaurantes, e bancos, porém eu só passei por lá, não conheci.

Cavalcante: É a cidade mais longe, tem uma estrutura razoável, porém não tem o mesmo movimento de São Jorge, é bem morta a cidade. Mas é altamente recomendável se hospedar por lá também durante a trip, para fazer as trilhas da região, que irei descrever no relato mais abaixo.

 

 

Brasília:

 

Não estou incluindo Brasília nesses 6 dias de relato, mas estive lá por 1 dia, antes da Chapada, e também recomendo você fazer isso, a capital do nosso país é bem interessante, e 1 a 2 dias por lá seria uma boa se conseguir encaixar.

 

 

 

1º dia - BSB - São Jorge

 

Eu estava em um bus fretado nesse dia, fui com um grupo do Couchsurfing que havia contratado um bus até São Jorge. Saímos pela manhã, e a viagem durou em torno de 4 horas. Na hora da chegada em São Jorge, passamos direto e fomos para cachoeira Raizama, o custo é de R$ 20,00 a entrada. É um lugar interessante de visitar. Ao final da tarde, fomos pra um camping em São Jorge. O camping foi o Espaço Flora, mais conhecido como camping do Pedu, lugar ok de estrutura, apesar de poucos banheiros.

 

2º dia - Parque Nacional

 

Saímos do camping a pé até o Parque Nacional, a entrada é gratuita, mas em fds e feriado recomendo vc chegar por volta de no máximo 09h por exemplo, pois o parque tem um limite de visitantes diário. Lá haviam duas opções de trilha, a trilha da Cachoeira do Salto, e a trilha dos Canions 2 + Carioquinhas, tb existe uma terceira trilha maior pra quem vai pernoitar dentro do parque. Eu optei por ir nessa segunda que mencionei, achei bem legal e a Carioquinhas é bem divertida, pois possui várias quedas pra banho. Os amigos que escolheram a trilha do Salto tb gostaram bastante. Não sei se haveria tempo hábil pra fazer essas duas trilhas em um mesmo dia, acho que não, e tb ficaria cansativo, o melhor é reservar 1 dia pra cada. Atenção, o Parque Nacional fecha às segundas-feiras.

 

carioquinhas.jpg.e75c2f54485f926d03343073a4c5c304.jpg

 

3º dia - Janela do Abismo

 

Essa era a trilha que eu mais queria fazer, tb fui a pé saindo do camping, ela tem uma entrada fora do Parque Nacional, é perto, mas é fora do Parque ok. Muitos diziam que é uma trilha pesada, mas nosso grupo achou tranquilo, e tínhamos sedentários no meio. Ao chegar na entrada da trilha, paga-se R$ 20,00, a pessoa que nos recepcionou era um tiozinho, todo mal vestido, e falando praticamente um dialeto rsrs que não entendíamos nada, ele era chamado de Rolinha. Algumas pessoas recomendavam guia, mas olha, não precisa, é tranquilo de ir, erramos uma vez, mas logo já achamos o caminho certo. Em época de seca porém não há nenhuma queda d'água nessa trilha, apenas a vista que impressiona, por isso leve muita água. A trilha em si dura 3h ida e volta, contando a partir da recepção, porém até a recepção anda-se bastante tb, é possível ir de carro até lá, e lá em cima vc acaba gastando bastante tempo admirando a vista , fazendo lanche, fotos, etc. Ela é íngreme em algumas partes, mas nada que uma paradinha na sombra pra descansar não resolva.

 

janela.jpg.6e63912771c68051b8ba6ca9fe1d4596.jpg

 

4º dia - Vale da Lua - ida à Cavalcante

 

Nesse dia, iríamos sair de São Jorge, com destino à Cavalcante, fomos de carona até o Vale da Lua no caminho, a entrada custa em torno de R$ 20 também, a trilha é bem curta e possui locais para banho. Passamos para almoçar no restaurante do Waldomiro, é bem famoso, mas não foi uma das melhores refeições, não achei que o valor corresponde à expectativa, o local tb é famoso por vender licores, tem muitos pra experimentar, o que compensa o preço do almoço rs, que é algo em torno de R$ 30,00. Depois, pegamos uma carona até Alto Paraíso, e de lá um táxi com um contato que conseguimos em um hostel, dividido pra 3 pessoas até Cavalcante, no valor de R$ 160,00.

(Quem ficar em Alto Paraíso tem esse hostel muito legal que passamos pra conhecer, chama Catavento, tem uma dona super simpática que nos ajudou bastante, e é da rede Hi hostel)

Dica: Caso vá pra Cavalcante e depois Brasília, deixe pra pegar um transfer em Cavalcante mesmo, os horários de bus em Alto Paraíso que vão pra Brasília são bem ruins.

Dica 2: Pergunte ao motorista de seu táxi ou transfer se ele está com a CNH e documento do carro em dia, pegamos um táxi, ao passar no comando ele nos informou que estava sem documentação, e ao fazer o retorno na pista a polícia viu e veio atrás da gente com fuzil, so liberou pq viram que éramos turistas precisando do transporte, então não apreenderam o carro.

Mais um motivo pra vc ter o seu próprio meio de condução lá.

Ao chegar em Cavalcante, procuramos uma hospedagem, após termos passado uns dias em um camping agora conseguimos um belo quarto com tv, cama, chuveiro quente, e delicioso café da manhã por apenas R$ 50,00, Hotel Raio de Luz, indico heim! A dona é meio bipolar, mas a hospedagem valeu.

Depois conseguimos um contato de um guia, e já fechamos o passeio pro dia seguinte, como não tínhamos carro, teria que ser um guia com carro, e isso acaba encarecendo o passeio. Média de R$ 300 a R$ 400 por passeio, podendo ser dividido até 4 pessoas.

A indicação do Guia é o Maurício 61-9990-6969 - Lobo Ecoturismo e Hospedagem.

 

 

5º dia - Santa Bárbara + Capivara

 

Primeira dica, não vá de final de semana/feriado, vc vai aproveitar muito pouco devido à lotação.

 

Esse era um dos passeios mais esperados tb, fomos em uma segunda-feira, não é o dia mais recomendável tb, pois de segunda-feira o Parque Nacional fecha, então muitos grupos vão pra Santa Bárbara, porém nessa semana havia um boato que a Santa Bárbara estaria fechada na terça, então preferimos não arriscar. Ao chegar lá, descobrimos que na verdade iria fechar mas seria na quinta. Mas tudo bem, o passeio valeu mesmo assim, não estava tão lotado.

Ao chegar no local, paga-se tb R$ 20,00 e vc tem a opção de já reservar o almoço em um dos restaurantes de lá, é uma ótima pedida, o valor é de R$30,00, reserve pro final do dia, por volta de 16h, vc vai estar com muuuuita fome até lá e vai valer muito a pena. Escolhemos o restaurante Galileu, estava muito bom , mas tente pesquisar antes lá as opções e o que vão servir, acho que todos são bons. Peça pra tomar tb um suco de buriti por R$ 4,00. Caso vc vá por conta própria, lá é obrigatória a contratação de um guia local (que é mais barato), tb tem a opção de fazer uma parte da trilha em um pau-de-arara, assim não judia muito o seu carro se for com carro próprio.

 

A trilha pra Santa Bárbara é bem tranquila, vai muitas crianças, ao chegar no local existe um controle de tempo, não pode ficar a tarde toda lá, vc tem por volta de 1 hora. Essa é a cachoeira com a água mais azul da Chapada, possivelmente as suas melhores fotos serão aqui, a água realmente impressiona.

 

No passeio tb passa por duas cachoeiras boas pra banho tb, a Capivara e uma menor. Por isso sugiro que faça o almoço só no final da tarde, assim aproveita mais tempo de sol nessas cachoeiras.

 

598de36e6e900_santabarbara.jpg.f44b1f81609842d2fa657a87b34290a0.jpg

 

6º dia - Trilha do Rio da Prata até o Rei da Prata - Melhor trilha

 

Mais um dos melhores passeios da Chapada!

 

Foi uma grande surpresa pra mim, pois eu não havia pesquisado essa trilha, mas é muito foda.

Foi a trilha mais pesada no sentido de tempo de caminhada, são no total 14 km andando, passando por 7 cachoeiras muito legais, incluindo a Rei da Prata, uma cachoeira enorme com a água verdinha, ainda não sei se gostei mais dessa ou da Santa Bárbara, mas essa trilha em si é mais legal, pois são 7 cachoeiras. O acesso não é tão fácil, vc passa bastante tempo em estrada de terra, e um guia seria opcional, mas recomendo bastante, pois não tem sinalização nenhuma, e são 14 km com risco de se perder. Essa trilha não paga pra entrar e não tem opção de almoço, leve o seu lanche.

 

598de36e7d369_reidaprata.jpg.035ce6814b8a7154e2fee4647fd3388d.jpg

 

No dia seguinte, peguei um transfer até Brasília, direto pro aeroporto, no valor de R$ 70,00, uma indicação do hotel. Tb tivemos problemas dessa vez, o motorista confundiu a cidade que estávamos, atrasou e uma amiga nossa acabaria perdendo o vôo.

 

Então na questão carro, se vc tiver o seu, terá toda a sua programação como deseja, se não tiver carro, irá conseguir fazer os passeios, mas dependerá de caronas, transfers caros, e poderá ter problemas com motoristas como nós tivemos.

 

Lembrando que se ficar 15 dias, haverá passeio pra 15 dias, embora seja um pouco cansativo, há muito o que se explorar por lá. Existem muitas outras cachoeiras que não visitei.

 

Qualquer dúvida que eu puder ajudar, escreve aí.

 

VISITE A CHAPADA DOS VEADEIROS!

598de36e6745d_valedalua.jpg.c597cb2c7d9fa91970ae45d4b7083f4d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Legal o relato! Sério que levou 4h até São Jorge? =(

Umas dúvidas que ficaram:

- Horário de visitação dos lugares: até que horas pode iniciar as trilhas, por exemplo. 

- Algum lugar para assistir o pôr-do-sol?

- Valor médio das refeições feitas nos vilarejos, à noite?

Obrigada 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Samy,

Para o Parque nacional, é bom chegar antes de abrir, pois tem limite de visitação, e em feriados é comum a lotação.

Para demais trilhas, depende, pra Janela do Abismo por exemplo tem que chegar em um horário que dê tempo você ir e voltar antes de anoitecer. Por volta de 15h aproximadamente.

Pôr do sol acabei não vendo em nenhum lugar.

As refeições variam de PF's de R$ 10,00 (famosas "jantinhas") até lugares mais sofisticados

Jay!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

@Jay Silva Você foi em 2017, certo?

Agora em junho terá o nacional do Couchsurfing em Brasília, então eu vou fazer a Chapada uns dias antes com algumas pessoas do CS tb (acho que estamos no grupo do whats inclusive hehe)

Sobre o Mirante da Janela, vc fez só essa trilha nesse dia? Pois se dá pra chegar até umas 15h, daria pra fazer mais coisas antes certo?

Pretendo fazer  na 2ª que o parque fecha e pela manhã Almécegas talvez. Com carro alugado para otimizar a logística...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...