Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Mochileiros.com

Planejamento e documentação necessária para viajar

Posts Recomendados

Planejamento Antecipado

Este é o segredo de quem viaja de forma independente. Quem reúne antecipadamente o máximo de informações sobre os destinos que irá visitar, faz a viagem se tornar muito mais enriquecedora, segura e barata.

Faz parte do planejamento antecipado pesquisar além do “esquema pra turista ver”, além dos cartões postais. Pesquise sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos. Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha, por exemplo. Pesquise também sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.

DOCUMENTAÇÃO

Antes de começar a organizar a viagem, a primeira coisa que você precisa resolver é a documentação. Para não ter dores de cabeça durante a viagem e nem ter de enfrentar a fila dos serviços públicos na última hora.

Em primeiro lugar pesquise se os países de destino necessitam de visto para brasileiros e como consegui-los. Alguns não exigem visto, mas para entrar em seus territórios é necessário atender algumas formalidades como no exemplo dos países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen . (

Confira os documentos básicos:

- RG (em boas condições) - Pode ser utilizado como documento de identificação sem a necessidade do uso de passaporte em todos os países membros e associados ao MercoSul. Confira quais são os 9 países onde é possível viajar só com o RG

Tópicos relacionados:

https://www.mochileiros.com/posso-viajar-so-com-a-identidade-t69733.html

- Passaporte (com ao menos 6 meses antes da data de expiração para viajar para alguns países)

- Certificado Internacional de Vacinação (O site da Organização Mundial da Saúde traz uma lista completa de países que exigem vacinação e neste documento da Anvisa você encontra os endereços dos Centros de Orientação para saúde do viajante em cada Estado brasileiro – eles emitem o certificado).

Tópicos Relacionados:

https://www.mochileiros.com/febre-amarela-e-certificado-internacional-de-vacinacao-civp-t57013.html

https://www.mochileiros.com/certificado-internacional-de-vacinacao-t104128.html

• Gostei! 1
  • Obrigad@! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens

• Conteúdo Similar

• Por Taciana Soares
      Oi! Estou em Poa e queria fazer um bate e volta para São Miguel das Missões. Tá valendo agência de turismo, também!

Alguém sabe como chegar lá?
    • Por Ana Carla de Sousa
      Oi, gente!
      Agradeço se puderem me auxiliar com dicas sobre a rota (campo grande - bonito) e (campo grande - costa rica). Pelo que vi, essas duas cidades ficam em lados opostos e eu vou desembarcar no aeroporto de Campo Grande e pretendo pegar o transfer do hostel (aceito sugestoes) ou as vans (ja li que há varias opcoes na saida do aeroporto (confere??).
      Vou sozinha, nao pretendo alugar carro. Alguma sugestão do que fazer primeiro, ir para Bonito ou para Costa Rica?

Seria viável, estando em qualquer uma das duas cidades, ir direto pra outra, sem passar por Campo Grande, alguem conhece, algum serviço de de transporte que faça o trajeto?

Os passeios sao tranquilos? Quem ter artrose nos joelhos consegue fazer tudo numa boa?

Galera, super obrigada!!
    • Por Debora PedidosYa
      Boa tarde, mochileiros!
      Pretendo fazer uma viagem em agosto de 4 dias a mendoza e não acho informação recente em lugar nenhum... 
      Sabem dizem como faço pra ir de mendoza a las lenas? Se os pacotes disponiveis no site de las lenas inclui ja os equipamentos ou é so o valor de entrada? Como encontro guias para ir ao concaragua? Quais vinhedos tem melhor custo beneficio? Melhor forma de me locomover na viagem?
      Heeeelp!!
    • Por antoniolussari
      Boa Tarde Pessoal, tudo bom?
      Sou novo site e busco ajuda!!!
      Recebi um dinheiro de presente (R$ 3000,00) e gostaria de ter uma primeira experiências massa, mas não tenho ideia nenhuma do que posso fazer com esse valor, para onde ir (nacional ou internacional) , quando ir, como ir! Verdadeiro NOOB da missão!!!
      Ajudem alguém que quer poder fazer que teve a oportunidade de tirar um role massa!!!
    • Por rafacvs
      Bom dia. Estou juntando um pequeno grupo de amigos para fazer uma viagem até os EUA. Só que de ônibus.
      Iremos comprar um ônibus e ir dirigindo até os EUA, porém, encontramos apenas um problema: a travessia para o Panamá.
      Alguém saberia nos ajudar? Vimos na internet que quem faz essa viagem deixa o carro em uma balsa e segue de avião até pegar o carro de novo, mas como vamos de ônibus, não sabemos se a balsa suporta tal veículo. E se suportar, gostaríamos também de saber qual empresas fazem esse tipo de serviço, para entrarmos em contato via email.
      Obrigado desde já.

• Criar Novo...