Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Mochileiros.com

guia do mochileiro Planejamento e documentação necessária para viajar

Posts Recomendados

Planejamento Antecipado

 

Este é o segredo de quem viaja de forma independente. Quem reúne antecipadamente o máximo de informações sobre os destinos que irá visitar, faz a viagem se tornar muito mais enriquecedora, segura e barata.

 

Faz parte do planejamento antecipado pesquisar além do “esquema pra turista ver”, além dos cartões postais. Pesquise sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos. Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha, por exemplo. Pesquise também sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.

 

DOCUMENTAÇÃO

 

Antes de começar a organizar a viagem, a primeira coisa que você precisa resolver é a documentação. Para não ter dores de cabeça durante a viagem e nem ter de enfrentar a fila dos serviços públicos na última hora.

 

Em primeiro lugar pesquise se os países de destino necessitam de visto para brasileiros e como consegui-los. Alguns não exigem visto, mas para entrar em seus territórios é necessário atender algumas formalidades como no exemplo dos países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen . (

 

Confira os documentos básicos:

 

- RG (em boas condições) - Pode ser utilizado como documento de identificação sem a necessidade do uso de passaporte em todos os países membros e associados ao MercoSul. Confira quais são os 9 países onde é possível viajar só com o RG

 

Tópicos relacionados:

https://www.mochileiros.com/posso-viajar-so-com-a-identidade-t69733.html

 

- Passaporte (com ao menos 6 meses antes da data de expiração para viajar para alguns países)

 

- Certificado Internacional de Vacinação (O site da Organização Mundial da Saúde traz uma lista completa de países que exigem vacinação e neste documento da Anvisa você encontra os endereços dos Centros de Orientação para saúde do viajante em cada Estado brasileiro – eles emitem o certificado).

 

Tópicos Relacionados:

https://www.mochileiros.com/febre-amarela-e-certificado-internacional-de-vacinacao-civp-t57013.html

https://www.mochileiros.com/certificado-internacional-de-vacinacao-t104128.html

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Conteúdo Similar

    • Por l3andro
      Olá pessoal ,estou com imensas dúvidas em relação ao transporte de dinheiro para a asia e como devo fazer com o câmbio ,a moeda que levaria seria o Euro , mas não sei como devo de levar ,se devo levar cartão ,que tipo de cartão , como devo cambiar la nos paises etc ... ????
       Agradeço a vossa ajuda ,obrigado !
    • Por l3andro
      Olá pessoal ,estou com imensas dúvidas em relação ao transporte de dinheiro para a asia e como devo fazer com o câmbio ,a moeda que levaria seria o Euro , mas não sei como devo de levar ,se devo levar cartão ,que tipo de cartão , como devo cambiar la nos paises etc ... ????
      Agradeço a vossa ajuda ,obrigado !
    • Por dougsfm
      Então pessoal, estou aceitando carona para qualquer lugar do Sul a partir do dia 02/01. Dependendo da situação podemos rachar algumas coisas só não vale ser algo absurdo  
      Ah... Sou do Rio de Janeiro  
    • Por Giovanni M. Machado
      Então gurizada, estou planejando uma viagem junto a alguns amigos meus, pretendemos nos separarmos entre ônibus e carro entre destinos entre Punta Del Diablo, Cabo Polonio, La Paloma por volta do inicio de janeiro.
      Gostaria, se possivel, que a galera mais experiente com os locais compartilhasse algumas dicas sobre hospedagens, lugares, comida, sobrevivência(kkk).
      E qualquer pessoa com duvidas também pode colocar aqui, pois as informações podem ser compartilhadas!
      Muito obrigado!
      Gurizada que vai estar por lá nessa epoca manda um salve.
    • Por dougsfm
      Hey pessoal, então eu comprei uma deuter futura pro 42 pro por uns 765 reais. Porém, quando eu coloquei o saco de dormir ocupou um bom espaço. Enfim, fiquei na cabeça de vale realmente a pena colocar mais 340 reais e pegar uma de 50 litros.
      Só que fica a questão, 1105 numa mochila de 50 litros está caro? Tipo, há um tempo atrás o pessoal pagava uns 899 na mesma.
      Me dá uma ajuda ai pessoal, estou prestes a ir na loja fazer a troca 
      Lembrando que tenho vontade de fazer trekking/trilhas com essa mochila e tbm viajar por esse mundão.
      Ah, a mochila de 50 litros é a futura vario 50 + 10


×