Ir para conteúdo

Planejamento e documentação necessária para viajar


Mochileiros.com

Posts Recomendados

  • Admin

Planejamento Antecipado

 

Este é o segredo de quem viaja de forma independente. Quem reúne antecipadamente o máximo de informações sobre os destinos que irá visitar, faz a viagem se tornar muito mais enriquecedora, segura e barata.

 

Faz parte do planejamento antecipado pesquisar além do “esquema pra turista ver”, além dos cartões postais. Pesquise sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos. Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha, por exemplo. Pesquise também sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.

 

DOCUMENTAÇÃO

 

Antes de começar a organizar a viagem, a primeira coisa que você precisa resolver é a documentação. Para não ter dores de cabeça durante a viagem e nem ter de enfrentar a fila dos serviços públicos na última hora.

 

Em primeiro lugar pesquise se os países de destino necessitam de visto para brasileiros e como consegui-los. Alguns não exigem visto, mas para entrar em seus territórios é necessário atender algumas formalidades como no exemplo dos países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen . (

 

Confira os documentos básicos:

 

- RG (em boas condições) - Pode ser utilizado como documento de identificação sem a necessidade do uso de passaporte em todos os países membros e associados ao MercoSul. Confira quais são os 9 países onde é possível viajar só com o RG

 

Tópicos relacionados:

https://www.mochileiros.com/posso-viajar-so-com-a-identidade-t69733.html

 

- Passaporte (com ao menos 6 meses antes da data de expiração para viajar para alguns países)

 

- Certificado Internacional de Vacinação (O site da Organização Mundial da Saúde traz uma lista completa de países que exigem vacinação e neste documento da Anvisa você encontra os endereços dos Centros de Orientação para saúde do viajante em cada Estado brasileiro – eles emitem o certificado).

 

Tópicos Relacionados:

https://www.mochileiros.com/febre-amarela-e-certificado-internacional-de-vacinacao-civp-t57013.html

https://www.mochileiros.com/certificado-internacional-de-vacinacao-t104128.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...