Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Usar bastões de trekking ou não usar?

Postado
  • Membros

Usar pólo de Trekking ou não usar?

Muita gente se pergunta hoje se vale a pena comprar e usá-los. Quem usa normalmente não tem dúvida. Geralmente quem leva mais a sério a prática de caminhada em locais selvagens adota os bastões.

Do site Trail Space achei um artigo interessante com este tema. Transcrevo-o com alguns comentários meus.

Nos EUA a venda de bastões de trekking aumentou 75% de 2007 para 2008. De 2009 para 2010 se espera um aumento de 13%.

Quais as vantagens do seu uso?

1) FITNESS

O uso dos bastões representa 20% a mais de calorias consumidas durante a caminhada. Os dados provêm de um estudo do Instituto Cooper usando pólos de caminhada nórdica. Passamos a usar os músculos superiores e não só os da perna. Permite um equilíbrio mais harmônico do esforço no trekking, exercitando mais músculos. Quem gosta do trekking para manter sua forma física vê nisto um excelente argumento.

Usado adequadamente ele ajuda a aumentar e manter a constância do ritmo. Na subida faz uma boa diferença. É como engatar uma tração 4X4.

Entretanto para caminhantes de longo trajeto (long distance hikers, algo comum nos EUA, pessoas que fazem trilhas como a Appalachian Trail, a PCT e outras) 20% a mais de calorias é algo considerável! Significa que entre as paradas para suprimento eles devem carregar 20% a mais de peso em alimentos!

2) ESTABILIDADE E BALANÇO

Talvez o maior argumento pró-uso dos bastões. Transformam os caminhantes de bípedes em quadrúpedes (no bom sentido) tornando mais difícil a queda em terreno escorregadio. Mesmo que não impeça a queda, torna sua conseqüência menos danosa. Ajuda muito na travessia de cursos d’água.

3) MENOS STRESS NAS JUNTAS

Já emprestei meus bastões para quem estava sentindo o joelho numa descida e o alívio foi imediato. Os bastões, bem usados e ajustados, ajudam a reduzir a carga nas juntas das extremidades inferiores (estudo de 2007 do American College of Sports Medicine). Quanto mais íngreme a descida e o peso da mochila, maior vai ser o alívio.

4) SEGURANÇA

Acrescentei este item. Quem já não enfrentou cachorros latindo ameaçadoramente na sua passagem por uma área habitada? Normalmente basta levantar um bastão para persuadir o cão que não será bom negócio avançar sobre o caminhante.

5) LIGHTWEIGHT TREKKING

Os bastões substituem as varetas em alguns modelos de barraca e toldos, transformando-o num equipamento multipropósito, e reduzindo o peso total dos equipamentos que carregamos nas costas.

Desvantagens do seu uso;

1) IMPACTO ECOLÓGICO

Incrível, mas existe um impacto. Embora um pouco céptico quanto a sua extensão, temos que convir que muitas vezes o bastão arranca plantas e pisoteia mais profundamente o solo. Já tive ocasiões de ter de levantar os bastões para não arrancar flores num campo florido. Mas não acho significativo este impacto, especialmente se o usuário for responsável.

2) TERRENO ACIDENTADO

Certos terrenos tornam os bastões um estorvo, obrigando a prendê-los na mochila. Terrenos com muitos galhos, cipós, escaladas e escalaminhadas. Acho a encosta do Caratuva um bom exemplo, no PP. É necessário reconhecer quando é hora de guardá-los.

3) CURVA DE APRENDIZADO

Até aprendermos a usar os bastões com eficiência, eles serão um peso-morto, inúteis.

4) VIAGEM AÉREA

Não podem ser embarcados como bagagem de mão, devendo ser despachados como bagagem de porão. Se as ponteiras não forem protegidas, eventualmente podem furar sua sacola ou mala. É interessante sempre levar a guarda-ponteira de borracha original para evitar os furos.

5) CUSTO $$$

Bons bastões não são baratos. E eles são os itens de equipamento mais propensos a quebras e perdas (furto e esquecimento). Já tive 2 bastões quebrados e um furtado (Andes Peruanos). Se o seu orçamento é limitado e precisa escolher entre diversos equipamentos, pense nisto.

Particularmente levo bastões quando:

1) Vou sozinho e a trilha não é muito freqüentada. As conseqüências de uma entorse ou ruptura podem muito ruins!

2) Mochila pesada (trekking de vários dias);

3) Terreno montanhoso e acidentado.

Espero que ajude na decisão de comprá-los ou não.

Peter

• Respostas 80
  • Visualizações 44.5k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Muito bem Andre!

Excelente artigo, muito bem ilustrado!

O macete do silver tape já uso há algum tempo e já me salvou alguns trekkings, quando a sola soltou da bota!

Esta do material luminescente é uma boa tb. Só não aconselho em lugar com risco de roubo durante a noite no acampamento, em algumas trilhas do Peru por exemplo. Fica fácil para o ladrão localizar o bastão se estiver fora da barraca!

Acho que vc sofreu o rompimento devido a descida "radical". Os bastões permitiram vc fazer manobras que afetaram o joelho.

Abs, peter

Postado
  • Membros

Obrigado Otávio, juntos aqui no fórum, vamos mais longe.

e Obrigado Peter.

A dica de bastão "dando sopa" é boa, importante em alguns lugares.

E vc está certo, lesionei pela descida radical, associada à vários fatores, como mal uso dos bastões (postura desequilibrada), pisada errada, e principalmente DESTREINO da musculatura que sustenta os joelhos.

Depois disso estudei melhor e gradualmente sobre joelhos e ligamentos, e algum dia coloco "tudo sobre joelhos" aqui no Mochileiros.com. Reforcei a musculatura posterior da coxa, evito pisada que força o ligamento frouxo, e estou bem, sem "radicalismo". Postura adequada, mais equilibrada, e descida mais lenta. Melhor prevenir do que uma cirurgia futura.

Abs.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa noite!

Lendo todas as informações aqui postadas e em outros tópicos sobre bastões de caminhada pode-se perceber que o uso dele faz a diferença numa caminhada.

Então pergunto: qual o bastão ou bastões que têm avaliações positivas pelos seus usuários? Em termos de custoxbenefício, qual o mais recomendado?

Em outros tópicos cita-se alguns, mas são tópicos antigos, então, acho necessário uma atualização.

Aguardo uma contribuição de vcs para adquirir meu primeiro bastão.

Abraço!!!

Postado
  • Membros

Marte,

Eu recomendo os bastões da Black Diamond, tanto a Série Contour Elliptic quanto a Série Trail.

Cada uma delas tem várias versões, com ou sem sistema de amortecimento, diferentes empunhaduras e uma versão mais curta.

Eu uso o modelo Contour Elliptic Shock e gosto muito. O sitema de amortecimento é bem discreto e vc quase não se dá conta de seu funcionamento.

Na verdade é preciso uma grande carga sobre o bastão para que o sistema seja acionado, então ele só será acionado mesmo quando for realmente necessário (em alguns tropeções e desequilíbrios, por exemplo).

O sistema de travas usado pela Black Diamond (FlickLock) é o melhor que eu conheço. Tenho os bastões que citei há mais de 2 anos sob uso intenso, e nunca tive qualquer problema. As travas não falham e não agarram.

No Brasil os únicos bastões que eu acho que valem a pena comprar são os da Quechua, modelo WP Forclaz 500 Light, vendidos nas lojas da Decathlon.

Estes bastões são bem leves e muito resistentes. Valem muito a pena, principalmente pelo preço que custam.

A minha única crítica a estes bastões da Quechua é quanto ao sistema de travas, que é antiquado. Se vc não tiver cuidado na hora de guardá-los, como falou o andre antunes na mensagem acima, vai passar raiva. A empunhadura não é das melhores, mas não é ruim, apenas pode não ser tão confortável para quem tem mãos muito grandes.

Comprar bastões de marca nacional é jogar dinheiro fora. Fuja das marcas nacionais, como Azteq ou similares. Já vi alguns desses bastões durarem 15 minutos na trilha.

Postado
  • Membros

Mineirim, agradeço sua resposta.

Realmente os bastões da Black Diamond parecem-me superiores aos demais.

Vi o modelo trail back e o modelo syncline. O modelo que vc usa, o Contour Elliptic Shock, não encontrei em loja física, mas pelo que li, é bem interessante por ser mais forte.

Entre esses dois primeiros, qual vcs consideram melhor? Ou valeria a pena eu procurar um pouco mais o Contour Elliptic Shock?

Algum endereço de loja online confiável e com bons preços para indicarem?

Abraço!

Postado
  • Membros

Marte,

Com qualquer um dos dois vc ficará muito bem servido.

Apenas atente para o seguinte:

A diferença entre o trail e o trail back é praticamente só a empunhadura, que no trail back é mais tradicional e não tem a extensão, similar à do bastão da Quechua que eu citei. No trail ela é mais ergonômica e tem uma extensão.

A principal característica do syncline que vc deve considerar para saber se ele serve para vc é que ele tem apenas 2 seções, ao contrário dos outros modelos que tem 3 seções. Desta forma ele fica bem maior quando fechado, medindo 96,5 cm (muito chato para transportar). Os modelos Trail e Trail back medem 63,5 e 63 cm respectivamente, quando fechados.

Outra coisa a considerar é comprar diretamente do fabricante:

http://www.blackdiamondequipment.com/en-us/shop/mountain/trekking-poles/

Faça as contas para ver se não fica mais caro que comprar aqui. Na maioria das vezes fica mais barato ou quase a mesma coisa.

Para saber o custo final some o valor do bastão com o frete, converta para reais e adicione 60%, que é o imposto de importação simplificada pela internet.

Postado
  • Membros

Bom dia, Mineirim!!!

Novamente agradeço sua COLABORAÇÃO.

Acho que vou ficar com o trail back, pois foi o que encontrei em loja física, apesar de achar a empunhadura do trail bem melhor. Mas como não o encontrei e sendo o trail back bom também, preferi comprar na loja.

Olhei o link que vc me passou. Quanta variedade - para todos os tipos. Mas acho que não compensa trazer de lá (EUA), considerando o frete, o adicinal de 60% e o tempo de entrega.

Vou comprar nessa loja - http://www.capitaomalagueta.com.br/detalheProduto.asp?id=10846 - que tb é loja física.

Depois posto aqui minhas impressões sobre o bastão e o uso dele.

Abraço!!!

Postado
  • Membros

Marte,

o preço do trail back nesta loja aí tá bem honesto. Vale a pena mesmo! ::cool:::'>

Postado
  • Membros
Esse preço é o par?

Eu tenho o Quechua Forclaz 500 light e gosto dele, apesar de as vezes travar aberto... tá mais barato.

http://www.decathlon.com.br/BR/wp-forclaz-500-light-112354193/

Bem lembrado!! Estes bastões da Black Diamond são vendidos o par, e creio que esta loja no Brasil esteja vendedo o par mesmo (pelo menos deveria).

Mas é melhor confirmar. Se for o par o preço esta bom sim, visto que nenhum revendedor envia dos EUA p/ o Brasil (pelo menos não conheço nenhum que envie), só mesmo comprando direto da Black Diamond, onde o preço é mais alto. Mas se for um bastão apenas é roubo!!!

O Forclaz 500 Light é bom sim, eu também tenho um par, que acabou ficando pra minha namorada. Mas o sistema de travas dele é ruim. Mesmo você cuidando de guardá-lo limpo e esticado às vezes ele trava na trilha, principalmente com muita umidade. E o que é mais irritante é que às vezes ele cede e diminui o tamanho durante a caminhada, e você precisa ficar parando para ajustar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.