Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Estive em Bom Jardim (Nobres) no último fds. Ainda vai levar algum tempo até o post sair, então seguem algumas dicas:

 

- Não há qualquer sinalização no trevo para o Lago Manso, a partir da estrada que vai para a Chapada dos Guimarães. Padrão Brasil. Dali em diante não tem erro, basta seguir em frente pelo asfalto a vida toda pq o asfalto termina exatamente em Bom Jardim.

- O trecho Nobres – Bom Jardim ainda não está asfaltado.

- Infelizmente vimos uma razoável quantidade de animais silvestres atropelados na 351. Passam poucos carros, o asfalto está bom, mas vale a pena maneirar na velocidade por conta dos bichos.

- Os passeios mais badalados (Reino Encantado e Aquário) têm guias nos locais — tal qual Bonito. Já para os outros — Cachoeira e Rio Triste — não, vc precisa descolar um guia e/ou conseguir um grupo. Portanto, priorize esses últimos se a sua intenção for fazer todos os passeios.

- As flutuações no Aquário e Reino Encantado não ficam devendo nada às mais badaladas de Bonito. São tão espetaculares quanto. E custam cerca de metade do preço. Mas uma coisa não exclui a outra: Bonito e Bom Jardim valeram a pena!

 

 

Vc pode me dizer o hotel que ficou? E se foi de avião ql linha? Quero ir em Outubro com minha mãe. ::otemo::

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Pessoal, estive agora em novembro na Vila Bom Jardim/Nobres e gostaria de compartilhar com você minha opinião sobre o lugar.

 

As atrações são, de fato, lindas e encantadoras. A flutuação na Lagoa Azul é fantástica, assim como o pôr do Sol Lagoa das Araras, mas uma coisa me incomodou e muito na cidade: a exploração pelas agências de turismo!!!! Não entendo o motivo pelo qual precisamos comprar o voucher na agência antes de ir a qualquer lugar da vila! Por que não podemos pagar a atração no próprio lugar, ao invés de levar o bendito voucher??? Até no balneário, que é um bar simples e sem estrutura é necessário o tal voucher das agências. Isso me soou como um atravessamento desnecessário e uma exploração desmedida, porque é claro que as agências tiram seu lucro em cima disso. Eu dificilmente uso agências de viagens, justamente porque gosto de ter liberdade, mas em Bom Jardim isso é impossível. Se você não contratar uma agência, vc não vai conhecer nada na vila!

Já fui à Bonito, onde acontece o mesmo tipo de turismo e tenho a mesma crítica, mas em Bonito, pelo menos, as atrações são extremamente bem cuidadas e há uma puta estrutura nos receptivos, o que te pensar que "valeu a pena ser explorado" (uma contradição em termos! rs) pela agência. Além disso, há uma intensa preocupação ambiental em Bonito, o que ainda não vi acontecer em Nobres. A sensação que fiquei foi que Nobres copiou o turismo econômico de Bonito, mas não a sustentabilidade do turismo de Bonito. Ou seja, é uma cópia mal feita. Seria melhor que a vila desenvolvesse seu próprio turismo (de preferência com sustentabilidade), pois potencial o lugar tem, não há dúvida. Pra mim, o grande problema de Nobres foi querer imitar Bonito! Uma pena!

 

Escrevi mais sobre minha impressões de Nobres pra quem se interessar: http://porai-viajando.blogspot.com.br/2014/12/vilabomjardim.html

 

Abraços,

Ana

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá gente!

Tudo bom?

Li atentamente o fórum mas percebi q vcs foram de carro próprio ou alugado. E vi tb q as pousadas/ operadoras não oferecem opções para quem não vai com carro (nem respondem aos e-mails e qdo respondem dão uma péssima impressão, parece que não querem a galera 'desmotorizada')... Por gentileza, alguém conhece alguma alternativa a isso? Objetivo hospedar-me em Bom Jardim mas preciso de transfer entre os atrativos e pousada.

Obrigada,

Camila

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde colegas,

 

Fui a Nobres recentemente, no último dia 14 deste mês, e repasso agora minha contribuição:

 

O lugar é muito bonito mesmo, dando eu destaque para a cachoeira da Serra Azul e o Recanto Ecológico Lagoa Azul, mas todos os outros valem a pena. Segundo o guia que nos acompanhou, a fazenda onde está a cachoeira Serra Azul foi comprada pelo SESC, que está construindo uma megaestrutura, com 200 apartamentos, lago com pedalinhos, pesque-pague.... o que pode ajudar a desenvolver a região, ou atrapalhar a preservação do local pelo excesso de gente.

 

Fui em baixa temporada, e mesmo assim achei os preços bem salgados, mas se tratando de cidade turística, acredito que seja assim mesmo, por exemplo, a cerveja 600 ml é 9 e 10 reais. Ficamos hospedado na Pousada Lagoa Azul, bem na entrada da cidade, com quartos com ar, tv, frigobar, wifi, café da manhã. Para 3 dias e 2 noites com alguns passeios e 2 almoços, pagamos R$ 380,00 por pessoa!

 

Fora de temporada, a noite a opção de jantar re restringe a um ou 2 lugares apenas. A pousada tem um restaurante do lado, mas não abre todo dia. No primeiro dia fomos a lagoa das araras, local excelente para a contemplação de aves e fotos. Dica. levem uma boa câmera para fazer fotos. Segundo dia fomos ao recanto ecológico com flutuação, e depois no balneário estivado, um bar na beira da estrada com um rio cheio de peixes e que pode se tomar banho. Terceiro dia fomos na Cachoeira Serra Azul, saímos de lá e almoçamos novamente no recanto ecológico e viemos embora.

 

Agora vamos as considerações:

 

1) Quase todos os sites de turismo anunciam "Nobres", e não Vila Bom Jardim, o que faz com que muitos viajem até Nobres, sem carro, e depois descobrem que tem que andar mais 60 km pra fazer os passeios. Tem gente que fica louco de raiva! Acho que eles deveriam avisar que os passeios mais bonitos ficam no distrito de Bom Jardim, porque Nobres tem apenas 1 ou 2 atrativos que não conheci. E o melhor trajeto com certeza é pela estrada da usina do manso, entre Cuiabá e Chapada, a entrada fica próximo a polícia rodoviária estadual, asfalto novo, mas sem nenhum recurso, estrada muito deserta. E próximo de Bom Jardim, a estrada é de mão dupla, mas nas pontes, acredito que faltou dinheiro pra fazer o outro lado das pontes, ou o gato comeu, e isso pode causar acidentes, tem que ficar esperto. Vejam uma imagem das pontes neste link:

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Empresario_morre_apos_colidir_caminhonete_em_ponte_na_estrada_parque_de_Nobres&id=336816

 

2) Alguns passeios exigem guias, outros você pode ir sozinho, e os vouchers só podem ser retirados nas agências, não permitindo que a gente compre na entrada do passeio, mas segundo eles é porque o voucher inclui seguro, guia ....

 

3) No dia que fomos, tinha uns 30 jornalistas hospedados na cidade, e como eles saíam muito cedo pra fazer os passeios, o café era servido a partir das 5 da manhã, e quando eu acordei com minha esposa, no café não tinha mais nada, e os funcionários sem nenhuma preocupação de repor a mesa. Perguntei se tinha café preto, e a moça me falou pra olhar se ainda tinha na garrafa. Segundo a funcionária, o dono da pousada esqueceu de avisar que tinha mais um casal, o que fez com que ela retirasse todo o café da mesa.

 

4) As pousadas não oferecem transporte para os passeios, e a gente vai com nosso carro mesmo, e os passeios variam de 2 km até 25 km o mais distante, e as estradas estavam boas agora, mas acredito que quem tem carro baixo pode sofrer na época de chuvas. Algumas empresas de turismo de Cuiabá levam com carro próprio desde o aeroporto, mas não sei quanto isso custa.

 

5) No balneário estivado os peixes são bem mansos, tem muitos macacos que comem na mão da gente. Tem umas 6 variedades de peixes fritos, mas chegamos lá 3 horas da tarde, pedimos peixe frito e a atendente falou que tinha mas estava congelado. ::ahhhh:: Eu sei muito bem que peixe congelado na gordura quente frita, mas percebi e outros turistas também tiveram a mesma impressão, de que o pessoal do balneário já está meio cansado, e dependendo da hora eles começam a fazer corpo mole pra atender.

 

6) Não vi nenhum lugar para camping, mas não posso afirmar que não tenha. Deixo aqui o nome de dois guias que nos acompanharam, que são muito bons, atenciosos e conhecidos em toda a vila, o Sideny, e o outro conheci apenas pelo apelido de bugio. o Sideny falou que quando a gente voltasse era pra procurar ele que poderíamos acampar no quintal da casa dele e a mulher dele iria fazer a comida pra gente, e o custo seria bem acessível. Ele conhece muito bem tudo, tem os contatos e faz todo o acompanhamento dos turistas. Agora achei grande sacanagem com ele o preço que as agências pagam por turista em qualquer época do ano. R$ 5,00 por pessoa.

 

Gente, ele acompanhou eu e minha esposa das 9 da manhã até as 14:00 da tarde na maior atenção e cuidado, ou seja, um dia inteiro pra receber apenas 10 reais. Eu acho que a escravidão já acabou né.

 

No geral, gostei muito do passeio, os atrativos são muito bonitos, bem cuidados, preservados e com limites diários de visitantes. A região começa a se desenvolver agora, mas tem tudo pra crescer, depende dos empresários remunerarem e treinarem os funcionários, pois as pousadas e agências funcionam graças a esse povo que trabalha e reside lá. Visitem, procurem o Sideny, conhecido também como Sidão, e curtam as belezas de Bom Jardim que vale a pena.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Obrigada Valdemar!

Meus agradecimentos chegam tarde, rsrs (perdi a senha, agora q consegui recuperar).

Puxa vida... há + de 2 anos quero ir pra Nobres e região mas não consigo justamente por causa do carro. Eu não quero e não vou alugar carro, até pq não posso, minha carta é nova, sai bem caro e pq eu não quero. Prefiro gastar esse dinheiro com mergulho com cilindro que sei q tem por lá, nas redondezas... Lamentável o tratamento dispendido a quem lá trabalha.

Neste ínterim, tentei novamente vários contatos com os caras de lá: ninguém me responde... Sei lá, peguei bode: já que não querem meu $ lá, só pq não vou com carro "próprio" resolvi gastar em outros lugares.

Quem sabe quando começarem a tratar melhor as pessoas (funcionários e desmotorizados) eu vá pra lá. No Jalapão, onde tudo é afastado de tudo, eu fechei tudo em Palmas e com o veículo 4x4 da agência... Chateada... Desculpem o desabafo... Lá, que é perto de Cuiabá, os caras não movem uma palha pra resolver isso :oops:

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Valdemar,

 

Obrigado pelo relato!

 

Queria saber como estavam as estradas quando você foi. É possível rodar com um carro sem ser 4x4? Estamos pensando em ir no próximo Carnaval, e alugar um carro simples em Cuiabá.

 

Abs

Karine

 

 

Boa tarde colegas,

 

Fui a Nobres recentemente, no último dia 14 deste mês, e repasso agora minha contribuição:

 

O lugar é muito bonito mesmo, dando eu destaque para a cachoeira da Serra Azul e o Recanto Ecológico Lagoa Azul, mas todos os outros valem a pena. Segundo o guia que nos acompanhou, a fazenda onde está a cachoeira Serra Azul foi comprada pelo SESC, que está construindo uma megaestrutura, com 200 apartamentos, lago com pedalinhos, pesque-pague.... o que pode ajudar a desenvolver a região, ou atrapalhar a preservação do local pelo excesso de gente.

 

Fui em baixa temporada, e mesmo assim achei os preços bem salgados, mas se tratando de cidade turística, acredito que seja assim mesmo, por exemplo, a cerveja 600 ml é 9 e 10 reais. Ficamos hospedado na Pousada Lagoa Azul, bem na entrada da cidade, com quartos com ar, tv, frigobar, wifi, café da manhã. Para 3 dias e 2 noites com alguns passeios e 2 almoços, pagamos R$ 380,00 por pessoa!

 

Fora de temporada, a noite a opção de jantar re restringe a um ou 2 lugares apenas. A pousada tem um restaurante do lado, mas não abre todo dia. No primeiro dia fomos a lagoa das araras, local excelente para a contemplação de aves e fotos. Dica. levem uma boa câmera para fazer fotos. Segundo dia fomos ao recanto ecológico com flutuação, e depois no balneário estivado, um bar na beira da estrada com um rio cheio de peixes e que pode se tomar banho. Terceiro dia fomos na Cachoeira Serra Azul, saímos de lá e almoçamos novamente no recanto ecológico e viemos embora.

 

Agora vamos as considerações:

 

1) Quase todos os sites de turismo anunciam "Nobres", e não Vila Bom Jardim, o que faz com que muitos viajem até Nobres, sem carro, e depois descobrem que tem que andar mais 60 km pra fazer os passeios. Tem gente que fica louco de raiva! Acho que eles deveriam avisar que os passeios mais bonitos ficam no distrito de Bom Jardim, porque Nobres tem apenas 1 ou 2 atrativos que não conheci. E o melhor trajeto com certeza é pela estrada da usina do manso, entre Cuiabá e Chapada, a entrada fica próximo a polícia rodoviária estadual, asfalto novo, mas sem nenhum recurso, estrada muito deserta. E próximo de Bom Jardim, a estrada é de mão dupla, mas nas pontes, acredito que faltou dinheiro pra fazer o outro lado das pontes, ou o gato comeu, e isso pode causar acidentes, tem que ficar esperto. Vejam uma imagem das pontes neste link:

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Empresario_morre_apos_colidir_caminhonete_em_ponte_na_estrada_parque_de_Nobres&id=336816

 

2) Alguns passeios exigem guias, outros você pode ir sozinho, e os vouchers só podem ser retirados nas agências, não permitindo que a gente compre na entrada do passeio, mas segundo eles é porque o voucher inclui seguro, guia ....

 

3) No dia que fomos, tinha uns 30 jornalistas hospedados na cidade, e como eles saíam muito cedo pra fazer os passeios, o café era servido a partir das 5 da manhã, e quando eu acordei com minha esposa, no café não tinha mais nada, e os funcionários sem nenhuma preocupação de repor a mesa. Perguntei se tinha café preto, e a moça me falou pra olhar se ainda tinha na garrafa. Segundo a funcionária, o dono da pousada esqueceu de avisar que tinha mais um casal, o que fez com que ela retirasse todo o café da mesa.

 

4) As pousadas não oferecem transporte para os passeios, e a gente vai com nosso carro mesmo, e os passeios variam de 2 km até 25 km o mais distante, e as estradas estavam boas agora, mas acredito que quem tem carro baixo pode sofrer na época de chuvas. Algumas empresas de turismo de Cuiabá levam com carro próprio desde o aeroporto, mas não sei quanto isso custa.

 

5) No balneário estivado os peixes são bem mansos, tem muitos macacos que comem na mão da gente. Tem umas 6 variedades de peixes fritos, mas chegamos lá 3 horas da tarde, pedimos peixe frito e a atendente falou que tinha mas estava congelado. ::ahhhh:: Eu sei muito bem que peixe congelado na gordura quente frita, mas percebi e outros turistas também tiveram a mesma impressão, de que o pessoal do balneário já está meio cansado, e dependendo da hora eles começam a fazer corpo mole pra atender.

 

6) Não vi nenhum lugar para camping, mas não posso afirmar que não tenha. Deixo aqui o nome de dois guias que nos acompanharam, que são muito bons, atenciosos e conhecidos em toda a vila, o Sideny, e o outro conheci apenas pelo apelido de bugio. o Sideny falou que quando a gente voltasse era pra procurar ele que poderíamos acampar no quintal da casa dele e a mulher dele iria fazer a comida pra gente, e o custo seria bem acessível. Ele conhece muito bem tudo, tem os contatos e faz todo o acompanhamento dos turistas. Agora achei grande sacanagem com ele o preço que as agências pagam por turista em qualquer época do ano. R$ 5,00 por pessoa.

 

Gente, ele acompanhou eu e minha esposa das 9 da manhã até as 14:00 da tarde na maior atenção e cuidado, ou seja, um dia inteiro pra receber apenas 10 reais. Eu acho que a escravidão já acabou né.

 

No geral, gostei muito do passeio, os atrativos são muito bonitos, bem cuidados, preservados e com limites diários de visitantes. A região começa a se desenvolver agora, mas tem tudo pra crescer, depende dos empresários remunerarem e treinarem os funcionários, pois as pousadas e agências funcionam graças a esse povo que trabalha e reside lá. Visitem, procurem o Sideny, conhecido também como Sidão, e curtam as belezas de Bom Jardim que vale a pena.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...