Ir para conteúdo

Qual seria sua principal dica para quem nunca viajou como mochileiro?


Posts Recomendados

  • Membros

Dicas..

Taxista e bandido em qualquer grande cidade turistica, seja na Europa ou Rio de Janeiro. Se fala mal o idioma ou com sotaque diferente, e pedir pra levar golpe. Pra nao ser enganado procure sempre transporte publico, sempre tem um onibus ou metro, que ainda por cima sai muito mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Um mínimo de organização sempré é bom. Eu particularmente gosto de fazer uma "espinha dorsal" dos meus roteiros e, a partir dele, fazer pesquisas, ver o que está acontecendo nas cidades en volta, fazer adaptações...

 

O meu maior exemplo foi uma viagem que fiz na Estrada Real (trecho Diamantina - Serro). Em um bar de Diamantina, fiquei sabendo de um festival cultural no povoado de Milho Verde, através de um cartaz, então, me mandei pra lá.

Tive sorte, porque o lugar não era tão conhecido assim (é mais frequentado pelo pessoal de Minas, mesmo), mas teria sido melhor se eu tivesse ligado antes pras pousadas do lugar, pra não correr o risco de perder tempo indo até o lugar e não ter um teto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros de Honra

Em primeiro lugar, otimismo e cara de pau

Nem tudo será perfeito: é normal pegar o ônibus/trem/tram errado...ou tomar um banho de chuva...ou comprar algo pelo dobro do preço do que realmente vale. Lembre-se que sua viagem continua, apesar de qualquer problema.

Não tenha medo de perguntar, nem de entrar em certos lugares. Na pior das hipóteses, você terá uma nova história pra contar.

 

Em segundo lugar, eu não deixo de levar certos itens:

- Remédios (dor de cabeça, enjoo, dores em geral. Leve band-aids também).

- Fio dental

- Kit de costura (já rasguei uma mochila e precisei costurar no meio da estação de trem - o fiz com agulha e fio dental...muito melhor que linha).

- Toalha de PVA - Insubstituível.

Mais leve, ocupa menos espaço, seca em minutos, altamente absorvente.

De preferência, compre uma com embalagem plástica protetora, tipo essa aqui: http://images04.olx.com.br/ui/11/59/84/1310653178_224985584_1-Fotos-de--Toalha-de-PVA.jpg

 

Por fim, relaxe. Não planeje demias. Deixe-se ser surpreendido! No final tudo dará certo. E se não der...procure a embaixada ou o consulado do seu país (importante ter anotado os endereços mais próximos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esteja aberto a aprender com a viagem.

Pesquise antes sobre a história e a cultura local para não perder nada importante.

Vá atrás do autêntico e esqueça o artificializado 'para turista ver'.

Esqueça os fastfoods e mergulhe na culinária típica, experimente, prove, conheça, saboreie

Ser mochileiro é aprender com as viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Mochileiro que é mochileiro enfrenta os desafios e vai para o destino na intenção de viver o lugar como se fosse dali desde criancinha. Ou seja, tem de procurar opções que os habitantes locais visitam. Claro, não se deve deixar os pontos turísticos de lado, pois geralmente eles tem uma razão de ser.

 

Mas eu diria que a dica mais importante é estar equipado. Não adianta, para não sofrer muito e para que a sua viagem seja segura e relativamente confortável até o final, é necessário fazer algum investimento antes de partir. Isso quer dizer que é altamente recomendável que você invista em objetos como:

 

1.mochila de qualidade e tamanho adequado (fundamental e indispensável - não regule no preço, você vai usar ela pelos próximos 10 a 20 anos e existe uma adequada para cada tipo de viagem)

2. toalha de secagem rápida pequena

3. segunda pele (se for para locais frios diminui absurdamente o peso da bagagem e dependendo do tipo pode ser usada muitas vezes sem lavar)

4. calçados e meias adequadas para andar MUITO, se possível até impermeáveis (indispensável)

5. canivete tipo suiço (não esqueça de despachar no aeroporto ou ficará sem)

6. pequena farmacinha com os principais remédios que você usa para caso tenha dor de cabeça, alergias, etc (muito importante!!)

7. MAPA (isso é mesmo muito importante - o mais completo possível)

8. mais de um cartão de crédito (deixe sempre um em local seguro e afastado do outro)

9. saco de dormir pequeno e leve (mesmo que vc durma em locais como albergues, pode ser que encontre camas e lençois não muito cheirosos ou mesmo tenha que pagar por um cobertor e o saco de dormir vai sempre te salvar nessa hora)

10. protetor solar (faça frio ou sol, ele vai te salvar de destruir a sua pele e atrapalhar a viagem)

11. lanterna de cabeça

12. roupas versáteis como calça-bermuda, jaquetas dupla face ou com fleece ou mangas removíveis (impermeável), peças de secagem rápida e cores básicas que combinam sempre.

13. cadeado!!!! (fundamental)

14. pen drives para backup das fotos!

 

Creio que esses sejam os principais equipamentos para uma boa viagem, aquela viagem segura, tranquila. Com esses itens você não vai sofrer ao caminhar, não vai passar frio, vai se guiar no escuro e não incomodar os colegas de quarto ao usar a lanterna de cabeça, vai evitar dores e desgastes desnecessários e ainda reduz a sua carga de peso. E se precisar cortar uma fruta, abrir uma garrafa, parafusar ou desparafusar algo, ficar na trilha ao escurecer, trancar o armário com seus pertences dentro, se fizer frio e calor no mesmo dia...você vai estar preparado.

 

Vale a pena investir em equipamento. Simplesmente porque cuidando bem, ele vai durar muitos e muitos anos, até décadas. E você já vai estar pronto para outra viagem, sempre! Não precisa comprar tudo de uma só vez, se for começar, comece investindo numa boa mochila, na toalha e no saco de dormir. Aos poucos vá comprando roupas versáveis, calçados e jaqueta impermeável....

 

Ser mochileiro, é levar um sorriso na bagagem, muita disposição e estar preparado para várias situações. Ser mochileiro, não é sofrer. É saber aproveitar o melhor de cada oportunidade que a vida e uma bela viagem lhe oferecem.

 

Luciana

(norte, sul, nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil, Uruguay, Chile, Argentina, Portugal e ligeiras passagens por Inglaterra e Espanha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Cada vez mais estou adepto do travel light - viajar com o minimo de coisas. Precisa de um pouco de experiencia pra ir baixando o peso com o tempo, mas uma regra q adotei pra fazer a mala eh - se está na duvida de levar ou nao, eh pq nao eh imprescindivel, fica de fora.

 

outra coisa, no começo temos dificuldade de comprar todos os equipamentos que queremos, mesmo de qualidade ruim... mas depois eles vao ficando mais velhos e vai chegar a hora de trocar... nesse momento, q vc ja vai estar um pouco melhor de vida ($), eh a hora de pegar o melhor equipamento q vc encontrar ou puder pagar, aquele q vai durar quase pra sempre. Aprendi - as vezes a duras penas, as vezes por sorte - que em sleeping, bota de caminhada e mochila nao se compra com pressa e nao se economiza - o que nao quer dizer que um produto caro seja bom, mas em geral um produto bom eh caro - por isso programe a compra e nao deixe pra quando a parada arrebentar de vez, pq dai ja viu...

 

tenha sempre uma rede de nailon, daquelas que ficam super compactas, pra garantir uma boa noite de sono em qquer lugar que tenha um par de pilastras, arvores ou o q vc improvisar pra pode dormir - eh muito mais confortavel do que dormir no chao da barraca e te tira das roubadas de vez em quando, nao pesa nada e mal ocupa espaço - importante ter um isolante termico pra colocar sobre a rede e deitar por cima pra nao ficar com frio nas costas - eu ja dormi assim de frente pro perito moreno na patagonia - era verao - com uma garoinha caindo a noite toda, nao passei frio algum - lembra do bom sleeping?

 

e pra caminhadas importante embalar TUDO em saco plastico - nao se iluda, capa de chuva pra mochila nao adianta merda nenhuma se chover de verdade, e se molhar a mochila geral, vc ta fudido meu amigo pq o peso da sua mochila vai dobrar facil - eu ja me fodi assim :)

 

e lembre-se de ousar! se as condicoes estiverem propicias para um bivac - dormir ao relento - no topo da montanha ou na frente do glaciar, arrisque - eu fiz isso na patagonia no verao, eu sabia que nao estava tao frio a ponto de eu chegar a morrer - literalmente - de frio caso chovesse, sabia q eu ia me foder, passar um perreio da porra, q ia ter q passar a noite inteira caminhando pra nao morrer de frio - literalmente - mas que isso garantiria que eu ficasse quente o suficiente pra valer a pena arriscar... deu super certo, foram duas das noites mais alucinantes da minha vida... em uma nao choveu nada e na outra so garoou fraco a noite toda. Claro que se fosse no inverno eu nao teria arriscado desse jeito... e claro, ousar apenas nao basta, ha que saber avaliar a situacao. De qquer forma, mantenha alto o nivel de opçoes, nao se limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

- viajar com pouca bagagem

- pesquisar sobe os locais que quer conhecer

- não colocar cidades demais para dias de menos no roteiro

- levar pen drives ou qq dispositivo eletrônico para fazer backup de fotos

- levar adaptadores

- ir de mente aberta para mudar seu roteiro se necessário e tb para conhecer e interagir com as pessoas (sem perder a malícia..)

- deixar uma cópia eletrônica dos documentos para caso seja necessário

- avisar algumas pessoas (nem que seja na sua casa em outro país) os seus planos/passos para que alguém saiba seu paradeiro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...