Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Depois de ter feito a Travessia da Serra Fina, no feriado de Carnaval de 2017, sob um tempo fechado e com chuva, repetido no feriado de Setembro com um sol de 28º Graus de dia e chegou a -12ºC no Vale do Ruah à noite. Faltava realizar no feriado de Outubro a Travessia da Serra dos Órgãos.
Com a data programada desde de Janeiro de 2017, eu e mais os 15 participantes aguardaram com bastante ansiedade a data.
Preparo, planejamento, muitas trilhas feitas antes e a data finalmente chegou.

Dia 11/10/2017: A Partida
 

IMG_20171011_221441.jpg



Nos encontramos às 22:00 para podermos ganhar tempo e chegar bem cedo no Parque Nacional da S.O.

Dia 12/10/2017: Primeiro Dia

Chegamos bem cedo no Parque, por volta das 6:00 já estávamos na portaria, fizemos todos os procedimentos e logo iniciamos a 'tão sonhada' travessia. Com trechos de bastante subida, a trilha não se mostra difícil, exceto pelo sol que pegamos, que ultrapassava a casa dos 30ºC. O tempo estava bastante seco, segundo os parque não chovia há algum tempo e por isso era possível que não houvesse banho no abrigo do Açu. De fato foi possível perceber a escassez da água pelo caminho, onde antes tinha bons pontos de água ou até mesmo as cachoeiras, nesse dia apresentam fios e quase não havia poço para entrar.
 

IMG_1421.JPG
Castelo do Açu ao Fundo


Breve parada de descanso, paradas para lanches, paradas para abastecer a água e por volta das 15 horas chegamos no primeiro abrigo, finalizando a subida.
Uma parte acampou perto do abrigo, outra dentro do Castelo do Açu e outros dentro do Bivake.
Nessa parte erros de comunicação e logística do Parque foram fundamental para eu poder entender que tipo de pessoa, em sua maioria faz a travessia.
O banho, no lugar dos 5 minutos comprados, foram disponibilizados 3 minutos. O quarto do Bivake esta com capacidade acima da descrita no site, no lugar das 18 pessoas que deveria ocupar o espaço, mais de 20 pessoas ali ficaram, provocando em um de nossos participantes falta de ar.
A cozinha que deveria ser usada apenas pelo povo do abrigo, também estava sendo usada por 'algumas ' pessoas que estavam no camping.  O banho gelado do lado de fora é gratuito, embora em alguns momentos, diversas pessoas conseguiram tomar banho quente, mesmo não tendo pago os R$ 15,00. Teve caso de pessoas bivakando dentro do abrigo, embaixo da escada. Haviam pessoas fumando onde outras foram impedidas de acenderem seus fogareiros. Isso fora outros casos que não convém a gente aqui ficar falando.
Jantamos, tomamos nosso banho e dormimos....

Dia 13/10/2017: Segundo dia

Acordamos às 05:00 para ver o Nascer do Sol, que fora realmente muito lindo. Tiramos fotos, desmontamos todas as barracas e partimos depois de outros grupos para nao pegarmos os gargalos nos trechos técnicos.
 

IMG_1483.JPG




O segundo dia apresenta alguns trechos como o Elevador e o cavalinho, que podem apresentar certo grau de dificuldade para as pessoas. Como somos um grupo, fizemos tudo como manda o roteiro, um ajudando o outro, senão não teria o menor sentido estarmos ali juntos. Um ajudando o outro e os obstáculos foram vencidos facilmente. A corda que levamos não foi preciso usar.
Antes do elevador, paramos para pegar a água, que de tão pouco que estava, tivemos que usar uma folha, para fazer a água escoar para dentro das garrafas.
Fizemos parada para o lanche da tarde, com direito a café na cafeteira italiana e depois do Cavalinho e um pequeno trecho de caminhada, chegamos no abrigo 4.
Todos deram seus nomes para os banho e eis que depois começou a grande confusão: alguns pessoas foram privilegiadas, tendo a fila cortada, tomando banho assim que chegaram, enquanto nos e outros que já tinham chegado bem antes, aguardaram. Uma de nossas integrantes esperou mais de 4 horas para poder seu banho. Podemos notar nesse dia um grande privilégio que foi dado à condutores conhecidos do Parque.
Fizemos nossa janta e dormindo ' até acordar'.

Dia 14/10/2017: Terceiro dia, o último


 

IMG_1626.JPG
Abrigo 4 ao fundo

Seguindo o roteiro: Café, desmontamos as barracas e iniciamos a descida.
O terceiro dia é o mais fácil, pois é praticamente todo uma descida, sem qualquer bifurcação, não apresenta trechos técnicos, subidas ou algo que dificulte a navegação.
Menos de 3 horas já estávamos na portaria do parque.
Fiquei surpreso com a estrutura do Parque em Teresópolis, apresenta bastante atividades, lanchonete, banheiros, centro de visitantes e uma boa estrutura para receber as pessoas da região.
A turma foi chegando, trocando de roupa, comprando Cocas, quem não estava li desejando uma coca depois de 3 dias bebendo água praticamente morna, pois mal você enchia às garrafas, durante o dia, e logo já estavam quentes,
Antes das 13h pegamos a rodovia e voltamos para São Paulo.

Meu ponto de vista

Não concordo com as opiniões de que a Travessia da S.O., seja a mais bonita do Brasil, ela apresenta no seu 2ª dia alguns trechos bonitos, mas nada que deslumbre a ponto de ser o mais belo de nosso País. Existem sim diversos atrativos na região, mas que fogem um pouco da trilha.
Por ser mais fácil e ter tal título, pessoas ' poser ' que vão apenas lá para tirar fotos e ganharem Likes e seguidores, acabam estragando o passeio de quem realmente curte. Muito comum você andar pela trilha e ganhar olhares de desdém de diversas pessoas que estão acompanhadas de guias do Parnaso e Cadastur, que pagaram bem à estes para serem conduzidos.
Fica evidente o privilégio dado à algumas pessoas nos abrigos.
Se eu voltaria? Claro que sim, pois não fui lá para ficar me deslumbrando, exibindo  ou para ganhar curtidas, fui conhecer, curtir e compartilhar com o grupo: conhecido, fortalecer a amizade, fazer novos amigos e ter a certeza de que podemos crescer e ser pessoas melhores observando as pequenas coisas que nos fazem felizes.

Meu muito obrigado a todos os 15 participantes que contribuirão para que essa jornada fosse um grande sucesso e que de alguma forma, mudou algumas pessoas.
Um grupo unido, permanece unido e cresce unido.
Agradecimento Especial ao Edson Araldi que conduziu o grupo na ponta, informando e alegrando a todos com seu alto astral.
Obrigado ao Marco Sobral pela ajuda que deu à turma.

Parabéns equipe T&P!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...