Ir para conteúdo

Mochilão sem roteiro e com pouco dinheiro.. Bolívia..


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Em 17/01/2018 em 01:02, leandr0d0rock disse:

Salve, salve galera do mochileiros...

Quero dizer que antes de começar esse relato, foram várias leituras de relatos aqui no mochileiros... Relatos que me motivaram tanto a ir para esse mochilão, quanto para relatar as minhas experiências vividas em território boliviano...
 Pra inicio de conversa, eu leio relatos desde 2014... quando me despertou a vontade imensa de viajar pela América do Sul.. Inicialmente pretendia fazer o roteiro clássico (Chile, Peru e Bolívia)... Mas.. a grana sempre curta.. me impediam de dar passos mais largos.. Mas em 2017 fui demitido do meu emprego.. e decidi ir pra onde eu conseguisse ir... Sou professor de História e Geografia.. logo estar em qualquer um dos países citados me faria imensamente feliz...
 Em outubro de 2017 comprei passagem só de ida para Santa Cruz de la Sierra.. Até pensei em comprar a passagem de volta... mas... "meti o loco".. conversei comigo mesmo (sempre faço isso.. tipo louco na rua)... e pensei: VOU PRA ONDE O DINHEIRO DER!!! E quando a grana acabar eu volto... Mas em Novembro.. acabei decidindo que iria pra Bolívia somente.. E que os pontos mais altos da trip ficariam por conta de La paz, Uyuni e Sucre... E o meu principal objetivo era entender (ou pelo menos tentar) o cotidiano do boliviano nos relevos altiplanos... Sua história, sua cultura, sua culinária, folclores, etc...
Bem... Aqueles comentários dos amigos aconteceram é claro... tipo: O que vc vai fazer na Bolívia? Tem alguma coisa boa la? ahhh e sem contar naqueles comentários do tipo: Mano.. lá é pobre.. é isso.. é aquilo...Mas o pai aqui não deu a mínima.. Digo mais.. Sou de São Paulo.. Acho que não há cidade no mundo mais desigual.. e com mais bandido por metro².. rsrsrs.. então qualquer golpe pelo mundão a fora a gente sobrevive... kkkk..
E Chega o grande dia.. a ida..Comprei passagem só de ida pela Latam: São Paulo x Santa Cruz de la Sierra (Com conexão de mais de 12h em Lima.. custou R$499,00)..

1° dia - 28/12

Sai de SP dia 28/12 rumo a Santa Cruz de la Sierra
Decolamos as 8h e cheguei em Lima as 10h (no fuso horário peruano.. -3h)

Chegando em Lima.. decidi sair pra dar um rolê, pois o meu vôo para Santa Cruz seria só 00h30... Então cambiei uns 200 reais e parti para terras peruanas...
Ahh vale lembrar que meu idioma nesse mochilão foi o popular "portunhol"... Dar uma estudada ajuda.. e o google tradutor foi super utilizado na Bolívia.. Pq no Peru?! kkkkk.. O esperto aqui não ativou o Roaming e nem comprei chip internacional... logo nem wi-fi eu tinha... Achei que seria possível comprar um chip no Peru sem Burocracias... mas...sai a caça de uma lan house.. kkkk.. acredite, em Lima pelo menos, todas as praças que passei tinha Wi-fi.. logo todo mundo usava o celular.. me fu....
Fui para Miraflores.. um bairro bem turistão.. ajuda pra quem fala portunhol.. os peruanos foram muito gentis em tentar me entender... hahaha.. A frase mais falada foi: "Habla despacio por favor"? hahaha.. sé loco...  O taxi do aeroporto até lá me custou 100 soles.. 50 na ida e 50 na volta com o mesmo taxista.. Gente boa...manja de portunhol.. de política, futebol e de Peru...

20171228_130621.jpg.ac27a2c5e86a513aa479ff2bbf77b764.jpg20171228_130629.jpg.5f7fb9e088c27771e36fde6a935a4e6b.jpg

Miraflores é lindo!!! Mas estava sem comunicação com a família... e andando pelas ruas de lima encontro um desse:

20171228_133304.jpg.782251935dd1713d00ef4f86488a84b5.jpg

Sim.. Um orelhão... kkkk e mais 2 soles de moeda.. liguei pra minha mãe... e disse: to vivo.. o avião não caiu... hahaha e to ligando de um orelhão... hilário...  Andei pra caraleo... mais não fiquei cansado... fiquei tão anestesiado com Lima.. que nem tirei fotos.. o que os meus olhos registraram ta aqui e ninguém me tira... Tirar fotos é bacana e tal.. mas nada substitui sua presença no espaço que vc quer estar..  e como um gordo que sou.. foto da comida eu tirei.. hahaha.. 

20171228_161246.jpg.d33edeadf260a1edf587178f5cdcd9b5.jpg

Foram 12 soles por essa belezura de macarrão com pollo e papas.. hahaha acompanhado de meio litro de chicha super gelada!!

Depois do rango.. dei mais umas voltas.. e já deu 18h.. horário marcado com o Taxista.. Não curto andar a noite em lugares que não conheço.. por segurança..
Ahh me falaram que o trânsito em Lima era caótico... hahahaha... eu fico pensando que nome se dá ao trânsito de São Paulo??? Mas é tipo Marginal tietê sentido ZL às 17h... é ruim.. mas dá pra tolerar.. eu acabei dormindo...
Voltei para o Aeroporto, fiz o check in e dormi lindo num mezanino... foram umas 3 horinhas de sono gostoso...

2° dia 
A conexão acabou e 00h30 decolamos para Santa Cruz de la Sierra..
Manos.... nunca fiquei com c... na mão em um vôo como nesse dia.. pqp.. foi turbulência do começo ao fim... só de lembrar me da agonia.. chuva.. Foram 3h de tortura.. e no pouso aquela derrapada.. o avião saiu até de lado... ufaa cheguei...
As 4h30, horário da Bolívia... Pequei a mochila e bora pra imigração... foram 30 minutos... jogo rápido.. Fui com Rg novinho...passei na Aduana.. suave.. sem caô... 5h10 estava na rua... 
Não sabia pra onde ir... tinha uns soles no bolso e uns 200 reais.. cambiei no aeroporto.. deu uns 500 bols..
Tomei um mate de coca.. e esperei clarear...tava chovendo.. e eu tava sedento a uma cama macia e a um banho.. E tava decidido... ia dormir em Santa Cruz..

Umas 6h30 peguei um taxi por 60 bols até a plaza 24 de Sethembier..  E ainda chovendo fui no Resindecial Ikandire na Calle sucre, do lado da praça... quarto privado com "baño" compartilhado por 55 bols.. com desayuno... deixei minha mochila lá.. e fui dar um role.. tirar umas fotos.. ver o que tinha de bom por lá....

Depois do descanso e algumas voltas por Santa Cruz, foi possível perceber como os crucenhos ocupam os espaços públicos da cidade, as praças estão sempre lotadas no final de tarde. Achei bacana e registrei o momento..

20171229_184640.jpg.946aceca52c1e1487543443808d7b5db.jpg

20171229_184657.jpg.a04ef44520dc31a02a5f5e9dd325852c.jpg

20171229_184955.jpg.c07527dc900c2a9ecb5c160258798be5.jpg

20171229_192621.jpg.cea758cf35f2f59184ad3b102c0117b0.jpg

Essa foi a primeira impressão que tive de Santa Cruz...  E mandei um até logo para Santa Cruz, pois passei por lá na volta... No outro dia parti para La Paz, onde eu teria as melhores e as piores experiências da viagem...

Comprei a passagem para La Paz pela Transcopacabana por 220 bols - bus cama.. Achei caro... mas.. não achei mais barato por bus cama.. lembrando que seriam quase 20h de viagem... 

 

 

 

 

Muito bom!

Pensar que todas as praças nem quase todo pais da america do sul tem wifi .. e o brasil nem banco pra sentar tem ... uhauhauhah

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
9 horas atrás, tiagofas disse:

Opa cara, blz? fiz Bolívia Chile Peru ano passado e de longe a Bolívia foi ponto alto da trip.... Entrei via Corumbá pelo trem da morte... Uyuni é sensacional e La Paz muito loka.... Acompanhando....

vou fazer uruguai, colonia sacramento e buenos.. proximo sera o seu trip cara, creio que seja melhor trip da america fato, e mais barata comparando uruguai e buenos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim... fiz buenos Aires e sacramento em 2015.... Argentina tava bem cara e com macri hj dizem estar pior... E sacramento como eh soh turismo tbm eh bem cara. .. Bolívia e Peru são bem baratos... Já o Atacama eh caríssimo assim como todo Chile ... tô planejando Colômbia no meio do ano e pro ano que vem quero ir pra Cuba  

Abraços 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3° dia - La Paz

Antes de começar, algumas considerações:
* Foram umas 20h de viagem.
* Eu achei caro, mas o bus era muito confortável (o melhor da trip)
* E La Paz era o meu principal desejo na Bolívia... A galera curte Uyuni e tal.. mas os aspectos culturais me chamam mais atenção do que os naturais.. E La Paz tem tudo isso e muito mais..
* Ahh e to demorando pra relatar pq a vida ta corrida... rsrs

Sai de Santa Cruz pensando: "Vou dormir a viagem toda".. hahaaha.. dormi e acordei umas 30 vezes e sempre parecia estar no mesmo lugar. A estrada de Santa Cruz para La  Paz é muito boa em 70% da viagem. E justamente nessa parte dormi bem.. Durante a noite, após pegar aquela confiança no piloto, apaguei.. Detalhe: Só eu de estrangeiro no Bus... Vi um cara com a camisa do santos... Até cheguei e cumprimentei, tipo, "eai santista"? hahaha.. o cara me deixou no vácuo.. kkk.. Depois eu vi que ele era boliviano...

Nas paradas... tudo muito caro (para os padrões bolivianos é claro), mas como a grana era curta, logo eu já achei absurdo os preços... Comprei 5L de água em Santa Cruz.. Como tomo bastante.. foi toda.. biscoitos e salgadinhos são fundamentais... hahaha..

O bus da transcopacabana (bus cama) é mega confortável.. tem uma tela pra ver filmes e séries... como meu fone estava na mala despachada.. tive que alugar um fone.. Alugar??? Sim... Como o meu portunhol é apurado.. o rapaz que ofereceu o serviço falou tão rápido que eu nem entendi do que se tratava.. só vi os fones na mão dele... e pensei: é esse mesmo. Acredite, paguei 10 bols.. achando que tinha comprado... hahahhahah.. no final da viagem ele passou recolhendo e eu fiquei com cara de c...

Antes de chegar.. num tédio danado.. abri a cortina e me deparei com as paisagens abaixo:

20171231_072019.jpg.5535676b02ee2376114dad83e1c2b32e.jpg

Particularmente eu acho muito louco.. hahaha geógrafo é foda... 

Mais umas horinhas de viagem.. e pela janela começo a visualizar a loucura de El Alto.. literalmente falta ar.. rsrrs

 

20171231_104554.jpg.b42eb25e113c11dad6637cbcfbafdc86.jpg20171231_104626.jpg.78955df6ccc5c4074b63048f0574237f.jpg20171231_104613.jpg.237fb8c2cf70b317d609643e136421a9.jpg

Loucura o relevo do lugar... inicialmente.. parece uma quebrada... pra quem é de SP ou RJ.. Mas são casas enormes sem acabamento.. Para pagar menos impostos.. acho válido, pensando em governos que sempre exploram com impostos.. a melhor forma de ter "reembolso".. rsrsrs

Cheguei...

Maaaaannooooo do céu... cadê o ar pra respirar... vale lembrar que:
1° Sou gordo
2° Sedentário
3° Fumante
Haahaha já estaria cansado em SP.. imagina a 3600 m de altitude... Sensação horrível... com 2 malas pesadas... sai do bus... fui no posto de informações turísticas do terminal de buses... cheguei no dia 31/12... a hora que abri a boca.. a mocinha me disse: es brasileño?? e eu com o sorriso no rosto respondi: si hermana... rsrrss ela falou bem da Bahia.. rsrsr foi o que eu entendi.. kkkk falam muito rápido.. mas são super simpáticos... Como nem sabia que estaria lá no dia 31/12.. rsrsrs.. não sabia onde ia ficar... um taxista encostou e disse tem um hotel perto da calle das brujas.. por 70 bols... eu disse.. é muito caro...tava sem bateria... sem ar... com fome.. precisando de banho... fui... 
* taxi 15 bols.

Cheguei no hotel uma puta escadaria.. mano, eu não conseguia dar dois passos sem sentir meu coração saindo pela boca.. rsrsrs.. mas não era 70bol.. era 90... falei na cara dele.. nem fudendo... rsrsrs
Perguntei prum gringo, na rua, onde ficava calle sagarnaga... sei lá de onde ele era.. mas me entendeu e falava português melhor que eu... hahaha... Eu nunca botei fé na altitude.. manos.. o bagulho é foda... dava 2 ou 3 passos e parava.. respirava 10 minutos...rsrss eu andei uns 500 metros em meia hora... pqp..  cheguei na rua por cima.. era um morro bruto... parei no Hostal Maya inn.. luxo por 70 bols.. hahaha detalhe:

* Hostal Maya inn
* Habitação privada com tv acabo, banho e ducha compartilhado.
* Desayuno
* E o mais importante de tudo... ELEVADOR!!! Esse detalhe foi fundamental

20180205_144100.jpg.abec257cd17002237e692e8e80b4e3d6.jpg

 

Tomei um banho e sai pra me aclimatar... tava louco pra tomar cerveja, mas não conseguia nem comer...tava dificil respirar.. Estava próximo da Praça São Francisco.. e pra variar a praça a noite estava linda.

20171231_212114.jpg.efdb570fe2c83d1a86cf5065524949ea.jpg20171231_212136.jpg.ee42d685d21cf70abe3a303535864bc7.jpg20171231_211713.jpg.a4df43e20e4059d157e2367af6059bc5.jpg20171231_212049.jpg.b347ef0909fd7b8b66f0a12d7df33293.jpg

Decoração de Natal..  e Praça sempre cheia...

La Paz é como toda cidade grande.. tem gente de todo lugar da Bolívia.. Mochileiro pra caramba de todas as partes do mundo... E tem que ficar ligeiro...  "Vagabundo" tem em todo lugar.. Quem é de SP ta ligado... é um olho no gato e outro no peixe... vi vários vacilando e sendo furtado... virada de ano... passei sóbrio.. e com muita falta de ar... Quando começou a esvaziar a praça fui pro hostal... pra não vacilar, pois, dava dois passos e parava.. rsrsrs

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

muito bom o relato cara... 

Passamos no Ambulatório Medicina do Viajante no Emílio Ribas (muito bom e de graça, só agendar pelo site... recebemos orientações e tomamos vacina da febre amarela com certificado) e o médico nos receitou um remédio para altitude. Não me lembro o nome , mas era um diurético... Agora faz todo sentido hahahaha... Tinha que tomar de 8 em 8 horas um dia antes de chegar em altitudes elevadas.. começamos no trem da morte e a cada meia hora batia vontade de urinar... Também acionamos seguro viagem, só que em San Pedro do Atacama ele não cobria... fizemos por conta e solicitamos reembolso (inclusive da medicação).. O que sentimos do soroche foi um pouco de tontura nos dois primeiros dias e formigamento nas mãos e pés... além de comer bem menos que o normal... mas só nos primeiros dias.... 

http://www.emilioribas.sp.gov.br/pacientes-e-acompanhantes/medicina-do-viajante/

tbm fiz geografia, mas não atuo na área.... 

 

 

abração

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...