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Relato útil de primeira viagem à Itália (custos incluso)


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Em 24/03/2018 em 11:06, ricardo.barros disse:

etornando ao assunto da compra de euros, foi a última coisa que fiz antes da viagem, e para isso sempre uso o site abaixo:

https://www.melhorcambio.com/

Basicamente o que esse site faz é pegar uma oferta que você faz para comprar uma certa quantia de uma moeda pagando um certo valor (isso mesmo, você quem fala o quanto quer pagar, embora o site informa quais serão suas chances de ter a oferta aceita mediante o valor colocado), e repassa às casas de câmbio e correspondentes para checar se um deles aceita a tua proposta. E posso dizer por experiência própria que a cotação que se consegue via internet é em média de 5% a 10% mais barato do que em lojas físicas...dando o meu exemplo, consegui cotação por esse site para compra de 1.400 euros (papel-moeda) a uma taxa final de R$ 4,17 (IOF incluso). Na casa de câmbio Cotação, me ofertaram R$ 4,24 e na Get Money R$ 4,30. Isso tudo no mesmo dia. Nunca mais compro em lojas físicas, pois é muita diferença...Ah, e se por acaso alguém tiver dúvida da integridade das empresas envolvidas no site que mencionei, pode consultar no site do Banco Central se a mesma é cadastrada e habilitada a operar câmbio (http://www.bcb.gov.br/rex/IAMC/Port/correspondentes/correspondentes.asp).

Olá, Ricardo, também acompanho o melhorcâmbio e estive comprando euros em fevereiro e março. Site super confiável, e para a minha cidade, a melhor empresa foi a Confidence Câmbio. Para ajudar quem vai comprar agora, no momento da compra eles tem uma aba para inserir um código promocional, utilizei o cupom SHOPPUSA que diminui cerca de 3 a 5 centavos da taxa cambial. Dá para economizar uns 50 reais, rs

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Em 27/03/2018 em 07:54, Aryel Arita disse:

Muito bom.

Estou imaginando levar uns 80$ dia. Hospedagens ja fiz pre reserva no booking em.campings e b&b pois hostels realmente não valem nada a pena na itália. 

 

Como ficaremos 20 dias farei praticamente mesmo roteiro mas esticarei ate Veneza desço por bolonha , san marino ,perugia.

Faremos de carro pois trem para tais trechos tbm nao compensa.

 

Legal @ricardo.barros. Curtindo muito as postagens . Podendo compartilhar a planilha...sera bem vinda. 

Abraços 

Vou compartilhar a planilha sim, só preciso dar uma editada nela pq ficou muito grande.

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5 - Transporte Público

5.1. Conceito e fiscalização

Bem, hora de falar sobre o transporte público e de cara já digo que a grande diferença para o que estamos acostumados aqui no Brasil é que lá o mesmo é fundamentado na confiança. Exceto pelo metrô, o acesso aos demais sistemas não é controlado pelo modal típico brasileiro (catraca e/ou cobrador), ou seja, você entra em um ônibus ou tram diretamente. Nas estações de trem, para ter acesso às plataformas (em italiano chamadas de binario) há pessoas que verificam se você tem uma passagem em mãos, mas em alguns casos não checam afundo os detalhes de data/horário.

Com isso, cabe ao passageiro a responsabilidade de comprovar a validade do seu bilhete. Sim, estou falando da 'temida' validação.

Sim, você deve validar seu bilhete, caso contrário fica sujeito à multa que varia conforme o modal (vi valores entre 50 e 250 euros). Mas o que percebi comigo é que se torna um processo meio que automático depois das primeiras vezes. Quando menos se der conta tu vai estar já carimbando seu bilhete em uma das máquinas de validação.

Pois bem, vamos ver como tudo isso funciona, em detalhes:

5.2. Compra das passagens

Antes de entrar no detalhe, como regra geral sempre guarde a passagem para apresentar ao fiscal.

5.2.1. Trem

Longo percurso: De cara já digo para comprar pela internet, no site da Trenitalia ou da Ítalo, ambos tem opções em inglês, são bem intuitivos e fáceis de usar (cliquem nos nomes, já deixei os links). Sim, na Itália o transporte público não é exclusividade do governo, a Ítalo por exemplo é privada e opinião minha, oferece um serviço de qualidade superior ao da estatal, com trens mais novos e staff mais simpático. Porém a malha que ele opera é bem reduzida em relação à da Trenitalia. Por exemplo, para ir a Pisa ou Gênova você terá obrigatoriamente que optar pela estatal.

Bom, mas por quê comprar pela internet e não na hora? A resposta é que para viagens de longo percurso o preço é variável, parecido com o de passagem aérea. Entra então a regra da antecedência, quanto mais cedo comprar, melhores tendem a ser os preços. Exemplificando, se você ver hoje uma passagem de trem de Milão a Roma para Julho, pela ítalo consegue-se pagar a partir de 19,90 euros na classe Smart (2ª classe, jajá explico). Se for para amanhã, vai sair no mínimo 77,80 euros na mesma classe. Meu irmão já sofreu isso por não pesquisar direito, não sofra você também!

Curto/médio percurso: Já para as viagens de curto a médio percurso os preços são fixos, independente da data, então eu sugiro que por exemplo não esquente a cabeça em procurar passagens de Florença para Siena para daqui 4 meses, apenas veja qual é o preço e contabilize no orçamento, deixe pra comprar na hora. E como saber qual situação se aplica cada caso (longo x curto percurso)? Olha, ninguém me falou nada sobre e não consegui achar uma fonte 100% segura, mas pelo que vi se a viagem for com origem e destino dentro de uma mesma região o preço tende a ser o fixo. Se for comprar pela internet, tem alguns trechos regionais que só entram em venda alguns dias antes, então nem adianta muito.                                                                                                                                                                                                                              

Máquinas de auto-atendimento: Há vários vídeos no Youtube que mostram bem como comprar. Ia colocar o link aqui mas deu problema no post, então te passo o título do mesmo para jogar na busca do Youtube ("Como comprar bilhetes de trem na Itália pelo Autoatendimento")

  5.2.2. Ônibus rodoviário

Compra-se passagem ou nas próprias rodoviárias ou em locais autorizados, como os famosos "Tabacchi" ou "Bar". Tudo depende do tamanho da cidade onde se está. Porém em alguns lugares não será fácil achar a rodoviária, pode ser desde um prédio bem acanhado a até um local aberto em um estacionamento (falo mais pra frente).

5.2.3. Ônibus urbano e Tram (para cidades que os possuem)

Também compra-se passagem nos mesmos lugares dos ônibus intermunicipais/rodoviários, ou seja, nos Tabacchi da vida. Em Florença, há uma máquina de venda de bilhete para ônibus urbano dentro da estação Santa Maria Novella, vire à direita ao sair das plataformas, ela estará próxima à saída. Tem idioma inglês também.

5.2.4. Metrô (Roma)

Aqui me ajudou bastante as dicas do vlog "Falando de Itália", veja no link ao lado e estará bem instruído (https://falandodeitalia.wordpress.com/2015/02/12/como-comprar-bilhetes-para-onibus-trem-ou-metro-em-roma/).

O que posso dizer de diferente é que na grande maioria das estações que andei, não encontrei guichês com pessoas vendendo, e sim as máquinas automáticas, então digo pra aprender a mexer nelas, pois pode ser que se encontre numa situação onde vá ter que comprar dali por não ter outro lugar. Eu comprei e não é difícil, os passos são escolher idioma / escolher tipo de passagem (100 minutos, 1 dia, 2 dias, etc...)/pagar. Verifique antes de tudo se a máquina aceita dinheiro, ou só moedas, ou só cartão.

5.3. Estações, pontos de parada, embarque e desembarque

5.3.1. Trem

Geralmente são bem movimentadas, e agregam vários serviços dentro delas ou ao redor. Por exemplo, embaixo da estação de Florença há um mini-shopping, loja da Sephora, cafés, e por aí vai.

Ao chegar provavelmente já vai visualizar as plataformas, exceto se vier de uma ligação metroviária por exemplo, como na estação Termini de Roma. Nesse caso procure as placas falando "Treni" ou "binario", estará indicando as plataformas. O controle de acesso as mesmas só existe em grandes localidades, no meu caso só Roma e Florença. Lá você encontrará pessoal verificando se você possui uma passagem antes de te deixar passar para as plataformas. Em cidades menores (e digo por exemplo das de tamanho a partir de Pisa) entretanto, você pode ir andando da rua até a plataforma sem ser impedido por ninguém. Isso me deixou meio ressabiado no princípio (medo de um estranho invadir a estação) mas logo se vê que o povo é bem pacífico (falo disso mais pra frente) e majoritariamente honesto.

5.3.1.1. Painéis de horários

Na estação, procure pelos paineis eletrônicos com os horários dos trens, e leia-os da seguinte forma:

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A - Nessa coluna está indicado o tipo de serviço que irá atender. Pode ser o Freccia Bianca ou Freccia Rossa (trens de alta velocidade), Intercity, Regionale ou Regionale Velocce (trens regionais)...OBS: Não vai aparecer essa informação na passagem comprada na hora (nos guichês ou nas máquinas de auto-atendimento)

B - Aqui está o número da linha em questão, tal qual os ônibus que pegamos, os trens também tem números de linhas. OBS: Não vai aparecer essa informação na passagem comprada na hora (nos guichês ou nas máquinas de auto-atendimento)

C - Aqui está mostrando o destino final do trem. Atenção para o fato de que nem sempre o seu destino é o final da linha, mas calma, não se desespere.

D - Mostra a hora prevista de partida do trem. E esteja atento, pois ele sai exatamente nessa hora se não tiver nenhum contratempo.

E - Mostra eventual tempo de atraso (Ritardo) do trem (em minutos). Por exemplo o primeiro trem da foto, o AV 9607, tem como destino final a estação de Napoli Centrale, tem horário programado de partida para 10:12, mas já está atrasado em 10 minutos.

F - Nessa coluna aparece as paradas que o trem fará até chegar no destino final, acompanhado da hora prevista. É aqui que você deve olhar se estiver indo para uma localidade que não é ponto final da linha. Pois ira aparecer a cidade em que vai descer, se for o caso.

G - Mostra a plataforma da qual ele sairá

OBS: Esse é o painel de Partidas (Partenze). Cuidado para não confundir com o de Chegadas (Arrivi), o que é bem fácil e aconteceu comigo. Os painéis são iguais, e numa eventual situação de pressa pode fazer você se perder.

Em todas as estações também há painéis fixos nas paredes, em papel, que basicamente cumprem o mesmo papel (exceto por não mostrar os atrasos), eles tem essa cara aqui:

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Agora em detalhe, leia-o da seguinte forma:

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A - Faixa horária. Nesse exemplo mostro todos os trens que saem das 16:00 às 17:00

B - Hora de partida do trem

C - Nº do trem

D - Destino final e horário previsto de chegada.

E - Cidades por onde o trem ainda passará, bem como os horários previstos.

F - Nº da plataforma.

5.3.1.2. As passagens e a validação

O bilhete impresso nas máquinas ou comprado nos guichês tem exatamente esse formato aqui:

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Coloquei a seta em vermelho para que enxergassem como ele fica depois de validado, parece igual quando você paga a conta na lotérica e vem estampado o valor. Nesse caso o que fica impresso é a data/hora/estação onde foi feita a validação.

Notem que não há nenhuma indicação de nº de trem, apenas a origem e o destino. E aí como fica?

Resposta: Você deve estar atento no momento da compra a qual serviço vai desejar, por exemplo nas máquinas de auto-atendimento, logo após você inserir o destino vai aparecer várias opções e horários, com os números dos trens e nome do serviço, você vai escolher um e depois é só anotar, ou tirar uma foto na hora da tela, para se lembrar da opção que escolheu. Pessoalmente achei ruim não aparecer impresso na passagem, mas eles fazem isso porque você tem uma opção de pegar um trem até um determinado tempo (que varia conforme o destino) da validação.

Exemplo prático: Você compra uma passagem pra um trem que sai daqui 10 minutos, valida o bilhete e bateu uma vontade de ir ao banheiro. Quando volta seu trem partiu...aí que entra a vantagem desse sistema. Você não precisa ir comprar outra passagem, como ela é indeterminada, você pode aproveitar e embarcar no próximo trem até o limite escrito na passagem (Vale xx da convalida).

Para validar é só inserir o bilhete nas máquinas, que são várias e ficam espalhadas por todo o canto. Elas tem esse formato aqui:

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Bilhetes comprados e emitidos pela internet: Não precisa validar, pois já terá na passagem o nº do trem e horário certo da viagem.

Resumindo, eu fazia da seguinte forma: Comprava a passagem na máquina, tirava foto da opção de serviço que havia escolhido, depois ia no painel fixo de partidas (aquele de papel) e tirava outra foto do trem que havia escolhido, então durante a viagem ficava conferindo as estações pela qual o trem passava pra ver se estava tudo certinho e também quando eu teria que descer. Só fazer isso que jamais se perderá.

5.3.1.3. Embarque, malas, fiscalização

As minhas dicas são as seguintes:

Antes de embarcar:

- Chegue com um pouco de antecedência (meia hora é suficiente) para ter tempo de se localizar, pois há estações gigantescas com várias plataformas de embarque (Roma Termini tem 25, Firenze Santa Maria Novella tem mais de 10, Pisa Centrale tem 7). Se chegar atrasado vai suar pra achar o local certo.

- Atenção que em algumas estações os caras inventam de ter uma plataforma do tipo 1A, 1F, que é diferente da plataforma 1 e pode te confundir.

- Na plataforma em si haverá uma plaquinha eletrônica com o próximo trem que irá parar ali. Use aquilo para conferência.

- Cuidado: Há trens que passam pela estação sem parar (comum se estiver em cidades menores), e eles passam rápido (acima de 70 km/h). É emitido um aviso sonoro informando que haverá um trem em transito pela plataforma X, fique atrás da linha amarela senão tem grave risco à vida.

Ao embarcar:

- Seja rápido para embarcar quando o trem chegar, muitos deles ficam parados por tão pouco quanto 1 minuto em cidades pequenas, mesmo em cidades maiores, nunca vai ficar mais que 5 minutos se aquela não for a parada final, então já trate de localizar seu vagão (se for o caso). Ou caso ver que o trem irá partir (isso acontece quando um funcionário soa um apito), simplesmente entre na porta mais próxima que tiver e vá andando por dentro do trem, que tem passagem livre entre todos os vagões.

- Você pode ficar meio perdido para achar o seu lugar no trem, para evitar isso primeiro você tem que se perguntar se o seu assento é marcado ou não, isso sim estará na passagem. Caso for procure o número do vagão e depois o número do assento (parecido com o que vemos nos aviões). Isso geralmente é necessário se tiver adquirido passagens na primeira classe. Esses vagões terão dentro deles um adesivo com o número 1. Caso você não tenha escolhido assento, provavelmente estará viajando de 2ª classe. Então basta entrar em qualquer vagão com o adesivo de nº2 (do lado de fora vai ter esse adesivo, e nas portas entre os vagões também) e sentar em qualquer lugar.

Durante a viagem:

Malas: você que as acomoda nos bagageiros do trem, mas vai depender bastante do tipo de trem que está. Se for um de alta velocidade, vai ter um espaço para malas grandes no início de cada vagão, se for um regional (exceto o serviço Jazz) aí vai ficar mais complicado, pois só terá o bagageiro de cima do assento, que é menor, o que é problema se estiver com mala grande. Eu estava e nesses trens ela não cabia no espaço designado, tive que levar no corredor mesmo, atrapalhando quem queria passar. Mas não levei nenhuma bronca de ninguém por isso.

Fiscalização: Foi o único meio de transporte onde vi fiscalização presente. O fiscal costuma passar logo assim que o trem parte, só apresentar o bilhete validado e já era.

- Nas Cinque-Terre, não vi fiscal nos trens, se bem que o trajeto entre as cidades tinha quase a mesma duração de duas estações de metrô, muito rápido.Acho que nem se davam ao trabalho. Entre Pisa e Lucca também não vi.

- Presenciei um caso onde um senhor idoso não validou os bilhetes, alegou não saber disso, o fiscal era outro senhor, e ele não multou o passageiro. Apenas fez a validação na mão, escrevendo algo a caneta nas passagens, e os liberou. Porém não conte com essa boa vontade, há fiscais de cara bem fechada.

Ao desembarcar:

- Quando o trem estiver se aproximando da sua estação, já vai se posicionando nas portas se estiver com malas muito grandes, para ser o primeiro a sair e não obstruir a passagem dos demais.

- Quando o trem parar, não espere que as portas se abram automaticamente. Você que tem que apertar um botão redondo nelas para sair. Eu tirei a foto de um que vi no metrô, e que é parecido com os do trem:

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OBS: De Roma Termini ao Aeroporto e vice-e-versa, use o trem regional da linha FL1 (8,00 euros). O Leonardo Express (14 euros) não vale a pena, pois fica parando várias vezes na via, uma vez que ele a compartilha com outros serviços de trem, ou seja, não trafega em via dedicada e leva apenas uns 20 minutos a menos do que o trem regional.

Quando sair do aeroporto procure por umas placas em azul que te indicarão a estação de trem, é bem fácil. Vai descer uma escada rolante, subir para outra em uma passarela e chega lá.

5.3.2. Ônibus rodoviário

Esqueça a imagem da Rodoviária do Tietê, aqui elas são muito mais discretas:

Florença

Em Florença tem uma rodoviária (Autostazione) como o nome mesmo diz, ou seja, tem plataforma de embarque, guichê de venda e sala de espera (fica do outro lado da rua da estação de trem Santa Maria Novella).

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Fica nesse lugar aqui > (https://goo.gl/maps/q9pVF7RRrzQ2)

Siena

Já em cidades menores você pode ficar confuso pois a aparência do lugar pode se assemelhar mais a um simples ponto de ônibus, sem muitas indicações claras e sem um ponto de venda facilmente localizável...assim é em Siena, veja onde onde o ônibus que sai de Florença te deixa:

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Para quem interessar, fica na Viale Tozzi, segue link ao lado do Google Maps (https://goo.gl/maps/knC3xEnLHhP2)

DICA: Quem quiser ir a Siena saindo de Florença, vá de ônibus ao invés de trem, pois esse lugar aí em cima é muito mais perto do centro storico (vai se acostumando com o italiano rs) do que a estação de trem. Por exemplo caminhando a partir daí a Fortalezza Medicea está a uns 300 metros apenas. Além disso tem ônibus pra lá praticamente a cada 40 minutos, de trem salvo engano é a partir de 1 hora de intervalo.

5.3.2.1. Bilhetes

Seguem abaixo os bilhetes que comprei:

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- São todos papeis bem pequenos, cuidado para não os perder.

Uma vez em posse dos mesmos, valide nas máquinas que estão localizadas na entrada dos ônibus. Essa é uma máquina de um ônibus de viagem:

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5.3.2.1. Fiscalização

Não encontrei, o motorista meio que acaba fazendo esse papel, mais no sentido orientativo e no meu caso nunca foi conferir o papel que inseri na máquina.

5.3.2.2. Estradas e comportamento dos motoristas

As estradas são bem seguras, sem buracos. Em alguns lugares na Toscana o visual é de tirar o fôlego.

Os motoristas na média são gentis, teve um que parou o ônibus em um posto de gasolina a pedido de um oriental, para que este fosse fazer suas necessidades, ficou esperando até ele voltar, mesmo sob alguns protestos...nunca vi algo assim no Brasil. A única coisa que não gostei é que eles falam ao celular despreocupadamente.

5.3.3. Ônibus urbano

- Ponto de parada se chama "fermata", e tem esse visual em Roma:

fermata.jpg.f3f7edfab2ac34cf4886da3d8d24d5df.jpg

Todo o ponto tem os números das linhas que passam por ali, bem como dos pontos onde param. E isso não é só em Roma, outras cidades adotam o mesmo padrão.

5.3.3.1. Validação

A máquina de validação tem essa cara nos ônibus de Roma, destaquei em vermelho onde inserir o bilhete:

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5.3.3.2. Fiscalização

Nunca vi fiscal algum em nenhum dos ônibus urbanos que andei. A análise que eu fiz e conclusão que cheguei é que é virtualmente impossível de se checar a validade dos bilhetes nos outros meios de transporte fora o trem. Os ônibus, tram e metrô de Roma por exemplo são lotados em horário de pico, quando falo lotado é cheio mesmo, quem for de cidade grande tipo SP/RJ/BH vai se sentir [quase] em casa. Porém dizem que tem fiscalização mesmo nesses modais de transporte...Lógico que você não vai nos envergonhar e se aproveitar disso para andar de graça né ;).

E se você ver várias pessoas subindo no ônibus sem passar o bilhete na máquina, não se precipite em achar que são transgressores. Pois muitos bilhetes tem validade de 24 horas ou mais, sendo que a validação é necessária somente na primeira utilização, não é pra ficar carimbando toda hora.

5.3.4. Metrô (Roma)

- Tem uma rádio que toca músicas nas estações;

- No horário de pico é bem cheio, devido a falta de linhas na cidade. Para quem não sabe em Roma só há 3 linhas de metrô (sendo que a C ainda está em construção em alguns trechos), não é desleixo do governo, ocorre que várias escavações são suspensas por conta de encontrarem vestígios arqueológicos, não dá pra se cavar em qualquer lugar por lá.

- Ao sair do trem, veja bem para onde está indo, procure pela saída (Uscita) certa, pois tem algumas escadas que são para quem entra na plataforma, e não para quem sai.

- Os intervalos variam de 1 a 5 minutos, dependendo do horário ao longo do dia;

- Ele abre tarde para os padrões paulistas, salvo engano só as 5h30. Mas fecha mais tarde também no fim de semana.

 

Bom gente, sobre transporte é isso, se eu lembrar de algo dessa seção posto na sequência, os preços vou deixar na planilha que anexarei ao final de tudo ok, mas dá pra ver em algumas das fotos que coloquei aqui. Acho que amanhã ou Domingo escrevo a próxima seção. Abraços.
 

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  • 2 semanas depois...
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Em 13/04/2018 em 15:36, zibuia disse:

Ricardoooooooo!!!

kd o resto do relato irmão? rsrs

Mto útil e super explicativo, obrigado!

PS: manda a planilha aí, hombre!!!!

Opa, tudo bem?

Era pra já ter postado, mas tive uns contratempos no trabalho que me deixaram sem tempo, prometo que no fim de semana que vem tento postar todo o resto, incluindo a planilha.

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