Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
mmClarissa

Istambul - dicas em geral

Posts Recomendados

Fiquei 1 semana em Istambul. Cidade maravilhosa, barata, povo simpático e muitas coisas interessantes para fazer.

Aqui deixo algumas dicas em geral para facilitar a vida de quem vai para lá.

Transporte

Chegando em qualquer um dos aeroportos ( Sabiha Gökçen  é o mais longe; Atatürk  é maior e recebe a maioria dos vôos internacionais), compre um Istanbulkart - é um cartão que pode ser recarregado e usado em qualquer dos tranportes (metrô, tram, ferry). Custa 10TL. As passagens custam entre 1,5 e 4TL.

Táxi do aeroporto de Ataturk em média 70TL. Cuidado com os golpes de taxistas (trocar notas, dar voltas fingindo que está perdido...)

Hospedagem

Fiquei no Cheers Hostel - região de Sultanahmet. É um ótimo hostel, bem localizado (pertinho das atrações Ayasofia e Mesquita Azul), quartos espaçosos, café da manhã incluso e um bar com uma vista linda para a Ayasofia (mas as cervejas lá eram bem caras). Boa área social, organiza pubcrawls :)

É uma boa região para se hospedar, perto de várias coisas interessantes e com muitas opções de transporte por perto. Mas é a área mais turística da cidade, então tudo é mais caro e por ter muitas mesquitas por perto, nenhum estabelecimento pode vender alcool. Portanto, zero vida noturna :(

Museum Pass

Para quem pretende visitar mais museus, vale a pena comprar o Museum Pass. Custa 135TL e dá acesso a várias atrações (em especial a Hagia Sofia e o Palácio Topkapi - custam 60TL cada um), com a vantagem de não pegar filas. (Fui na baixa temporada e alguns dias as filas estavam enormes!) Pode ser comprado nas principais atrações.

A visitação às mesquitas é gratuita. Só deve-se lembrar de tirar os sapatos e mulheres devem cobrir os cabelos.

Free Walking Tour

Fiz dois walking tour gratuitos (paga-se alguma gorjeta ao final) e achei que valeram bastante a pena.

O primeiro serviu para uma caminhada básica pela região de Sultanahmet - entramos em algumas mesquitas menores, o guia explica várias coisas, dá dicas, vale a pena para um primeiro reconhecimento de terreno. Mais informações  http://www.istanbul-freetour.com/daily-tours/free-tour/

O outro tour foi uma caminhada pela região mais moderna da cidade. Começando na praça Taksim, passamos por bairros mais alternativos e hipsters, conhecemos bastante sobre as comidas, terminamos em um mercado de rua em uma região bastante animada, perfeita para um happy hour típico.  Mais em https://www.freeistanbultours.com/tours/istanbul-free-tours/istanbul-free-walking-tour-new-town/

Cruzeiro pelo Bósforo

Para mim, foi um dos pontos altos da viagem. Pegamos a balsa na região de Eminönü e de lá o tour passa pelo Golden Horn, pelo Estreito e pelas partes europeia e asiática da cidade. Um guia vai falando sobre as coisas que vimos com um microfone. É lindo ver toda a cidade e a silhueta das mesquitas no fim de tarde, ouvir o chamado dos muezzin. No final do tour, tem a opção de voltar para onde saiu ou descer na parte asiática (Üsküdar) pra curtir um lindo pôr do sol.

Os tours são vendidos em várias lojas turísticas, os preços variam entre 10 e 15€ e duram aprox. 2h. Compramos diretamente do guia do walking tour. Existe também uma opção de cruzeiro noturno que inclui jantar e dança do ventre (não sei o preço).

Compras

Mesmo não sendo esse o objetivo da viagem, é impossível não ficar louca com os lenços, as jóias, as louças... Existem lojas de souvenir espalhadas em toda a região de Sultahnamet e perto dos bazares, com preços variando de acordo com o seu poder de barganha.

Os famosos bazares, gostei mais do bazar de especiarias - mais autêntico - do que do Grande Bazar - mais camelô e bugigangas. Ambos vendem basicamente as mesmas coisas, com preços parecidos. Os vendedores convidam para entrar, oferecem chá e docinhos para provar.

Regiões da cidade

Aqui, um resumão do que encontrar nos diferentes bairros dessa cidade enorme e diversa.

Sultanahmet - região mais turística, com vários pontos para visitar. Cheia de lojas de souvenir, restaurantes caros.

Taksim - bairro moderno com uma avenida famosa cheia de lojas e movimento jovem. Bom lugar para sair para comer, pegar baladas. Muitos hostels nessa região. Perto ainda tem as regiões de

Karaköy - onde fica a torre de Gálata, possui uma vista linda para a região do Golden Horn. É também um bairro bastante hipster, cheio de cafés e lojinhas descoladas. É possível ir para esse bairro (saindo de Sultanahmet) de tram + metrô ou simplesmente atravessar a ponte caminhando, vendo o povo pescar e os restaurantes que vendem o famoso sanduíche de peixe.

Beyoğlu - nessa região existe um mercado de comidas bem interessante e um calçadão cheio de restaurantes e bares. Fica bastante cheio no fim de tarde/noite.

Beşiktaş  - mais uma região bem jovem e animada, essa num nível mais chique. Muitos bons restaurantes, clubes noturnos, cervejarias.

Üsküdar - do lado asiático, pode-se chegar lá de ferry ou de metrô que passa por baixo do canal, chamado Marmaray. É uma região com algumas mesquitas, um movimentado mercado e  alguns restaurantes. Tem um pier bem lindo onde o pessoal se reúne para passear no fim de tarde ou sentar nas almofadas tomando chá e assistindo o pôr do sol.

Mulheres viajando sozinhas

Sendo meu primeiro país "muçulmano", confesso que essa foi uma das minhas preocupações. Mas não tive nenhum problema relacionado à isso. Existe bastante influência muçulmana sim - vi desde meninas com lenços lindos nos cabelos e bolsas e óculos chiquérrimos compondo o look até aquelas burcas pretas inteiras que só deixam os olhos à mostra. Mas a cidade também é bastante moderna e multicultural, então muitas meninas se vestem e se comportam "normal", estilo europeu/ocidental.

Tomei os devidos cuidados em não entrar descoberta nas mesquitas ou (por via das dúvidas) não usar nada muito curto, decotado - mas também vi turistas de shortinho e alcinha. Não percebi nenhum assédio ou incômodos maiores nesse sentido.

Sobre a questão de violência em geral, não vi nem ouvi nada. A cidade é super tranquila para se andar à noite, só fomos alertados sobre eventuais batedores de carteira nos lugares mais lotados.

 

Enfim, uma cidade que adorei, vi muitas coisas diferentes de tudo que conhecia, tive experiências incríveis e recomendo fortemente.

Quaisquer dúvidas, perguntem aqui mesmo, posso demorar, mas respondo ;-)

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obs.

Fico devendo dicas sobre duas experiências que queria muito mas acabou não rolando: os banhos turcos (hammam) e os dervixes rodopiantes.  Quem sabe um bom motivo pra voltar? 😍

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×