Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde..

 

@Otávio Luiz e @gvogetta, estou acompanhando a conversa, mas ainda estou em dúvida com relação aos sacos de dormir da Deuter. Se puderem me auxiliar, ficarei grato.

Estive em uma loja a fim de comprar o Orbit -5º para minha viagem à Patagônia, mas me surpreendi com o tamanho do mesmo. :S

O pessoal da loja sugeriu comprar o +5º e levar um liner da Nature Hike, pois segundo eles seria mais vantajoso devido ao espaço maior que eu teria na cargueira. Mas, devido aos comentários no forum, fiquei com receio em confiar tanto em um liner.

 

Posso arriscar no +5º e liner ou devo levar o -5º apesar de muito maior?

Lembrando que estarei levando também um isolante inflável da Sea To Summit.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Utilidade pública para aqueles que estão cogitando os sacos da Decathlon: estão queimando a coleção Ultra-light no site!

Para quem não tem preocupações com peso e volume o modelo 0º/limite -5ºC está pela metade do preço e o modelo 10º/limite 5º está com 25% de desconto. Pelo que me informaram, na nova coleção as especificações/dimensões são as mesmas, muda apenas o grafismo. Futuramente virá um SD para conforto +5º/limite 0º, já disponível em outros países.

@luanfurlan não sei se cogita os sacos de lá mas pelo que vi, o Orbit +5º é idêntico ao Quechua (agora Forclaz) 10º  em relação às temperaturas/dimensões. Acabei comprando um por 130,00.

Estou cogitando um liner da NH também... Já viu algum comentário sobre o ganho térmico deles? Caso resolva comprá-lo traz o feedback pra gente  ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salve @luanfurlan!

Primeiramente, o isolante é essencial, e não irá interferir na temperatura necessária do SD. Lembro que a função do isolante é isolar você do frio que é transmitido por condução a partir do contato com o solo. Pensando em Patagônia, importante pensar que o isolante adequado deva ter um R-Value compatível, com índice 3 ou superior, independentemente da marca. Digo isso pois a Sea to Summit oferece diversos modelos no mercado: um isolante Ultra Light (amarelo) possui R-Value de apenas 0,7, o que é insuficiente para as condições do frio patagônico. Recomendaria, no mínimo, o Ultra Light Insulated (laranja), cujo R-Value é 3,3.

No que toca ao Saco de Dormir, realmente a equação volume/peso x temperatura de conforto nem sempre é fácil de balancear. Obviamente vai depender do perfil de uso e, até mesmo, de autoconhecimento.

Digo isso pois se o perfil da excursão será com pernoites em camping selvagem, em áreas expostas e remotas, com predominância em estação de baixas temperaturas, o SD é um recurso indispensável de suporte à vida e não deve ser negligenciado. Sem dúvida nessas circunstâncias eu optaria em levar (e carregar o peso) do modelo -5ºC. Todavia, se a excursão vai utilizar abrigos ou ainda, não vai ocorrer nos períodos em que o frio é mais intenso, é possível, sem temor, utilizar os "liners". 

Particularmente não conheço pessoalmente este da NatureHike, mas conheço e já usei os da Sea to Summit em situações reais de frio intenso, e cumprem perfeitamente com o que prometem. Ademais, sempre haverá a possibilidade de você utilizar mais roupas (que você já estará carregando na mochila) para dormir, em adição ao SD.

Diante disso, avalie bem qual será sua necessidade e faça a escolha.

Saudações,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia, gostaria da ajuda dos mais experientes, sou de SC e no mês de julho pretendo fazer uma travessia conhecida aqui como "travessia do campo dos padres" serão 3 dias,  julho é um mês muito frio por aqui e creio que vou pegar temperaturas a baixo de 0°, a questão é, tenho um quechua 15/10 que é 5° para homens, usando um liner e dormindo com roupas sera que consigo aguentar essas temperaturas ou o ideal seria adquirir um novo saco de dormir? obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Já fiz uma travessia no PARNA São Joaquim e peguei -10°C com meu Orbit +5°C + linner Sea-to-Summit e todas as minhas roupas (segunda pele, duas calças, dois fleeces, duas meias de lã, gorro, luva). Estava com uma barraca 4 estações (feita para o frio, com pouca área telada) e sobrevivi. Na verdade senti calor, tirei um casaco de madrugada.

O ideal seria ir com um SD mais quente, mas se não der pelo menos um linner e roupas quentes. Muitas roupas.

Um colega fez um linner de fleece (conhecido como plush) para essa nossa travessia. Comprou o tecido e costurou em casa mesmo, funcionou.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, Otávio Luiz disse:

Já fiz uma travessia no PARNA São Joaquim e peguei -10°C com meu Orbit +5°C + linner Sea-to-Summit e todas as minhas roupas (segunda pele, duas calças, dois fleeces, duas meias de lã, gorro, luva). Estava com uma barraca 4 estações (feita para o frio, com pouca área telada) e sobrevivi. Na verdade senti calor, tirei um casaco de madrugada.

O ideal seria ir com um SD mais quente, mas se não der pelo menos um linner e roupas quentes. Muitas roupas.

Um colega fez um linner de fleece (conhecido como plush) para essa nossa travessia. Comprou o tecido e costurou em casa mesmo, funcionou.

 

Obrigado pelo relato Otávio, então vou citar o que pretendo levar para essa travessia, minha barraca é uma naturehike cloud up 1, irei levar uma calça segunda pele de fleece aquela da quechua + uma calça + 2 pares de meia, camisa segunda pele + fleece quechua forclaz 50 + jaqueta penas x-light quechua + corta vento + gorro e luva, essas seriam as vestimentas, minha ideia seria fazer um liner desses de fleece também, como trabalho em confecção se torna pratico pra mim, acha que seria o suficiente??? Não sou de sentir muito frio não. Estava pensando nesta situação pois acho que não compensa comprar um saco de dormir novo pois usarei poucas vezes com esta temperatura. obrigado pela ajuda, só para completar, sabe me dizer a gramatura do tecido que seu amigo comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acredito que dê sim. Não sei te dizer qual a gramatura do fleece caseiro...

Caso sinta frio existe alguns macetes pra se aquecer: esquentar um pouco de água e colocar dentro do SD (numa garrafa pet), tomar sopa ou chá quente antes de entrar no SD,  enfiar as pernas dentro da mochila, fechar bem o SD pro ar quente não escapar (deixar só o nariz de fora 😊), não dormir sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 minutos atrás, Otávio Luiz disse:

Acredito que dê sim. Não sei te dizer qual a gramatura do fleece caseiro...

Caso sinta frio existe alguns macetes pra se aquecer: esquentar um pouco de água e colocar dentro do SD (numa garrafa pet), tomar sopa ou chá quente antes de entrar no SD,  enfiar as pernas dentro da mochila, fechar bem o SD pro ar quente não escapar (deixar só o nariz de fora 😊), não dormir sozinho.

Certo, obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia, pessoal!

Meu nome é Alexandre e esta é minha primeira mensagem no fórum. Apesar de ser iniciante nas "atividades mochileiras", quanto mais estudo, mais me sinto envolvido com esse estilo de vida "minimalista" de conhecer o mundo no sentido de que, ao planejar uma viagem e o que será carregado na mochila (a "casa" do viajante), reflito sobre as minhas necessidades cotidianas e percebo que não preciso de muitas coisas das quais tinha a ilusão de ser fundamentalmente dependente. Assim, mochilar, para mim, ao menos nesse primeiro momento, permite não somente o conhecimento do mundo, mas de mim mesmo.

Bem, como esta é a primeira mensagem, julguei importante a apresentação acima. Entretanto, imergindo agora no contexto deste tópico, tenho algumas dúvidas sobre sacos de dormir:

1 - Na tentativa de escolha de equipamentos leves e versáteis disponíveis aqui no Brasil, gostaria de saber, por gentileza, se há uma combinação de algum modelo de saco de dormir em conjunto com um modelo de liner que, com uso combinado ou separado deles, seja adequada a qualquer situação (ou à grande maioria das situações) na América do Sul (Aconcágua, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ilha Grande, etc.). Prefiro passar calor a frio e não sou friorento. Pensei ser necessário apenas uma combinação, a de um saco de qualidade 0ºC conforto (previsto para homens) e no liner Thermolite Reactor Extreme, dormindo com os dois e com roupas pesadas no Aconcágua e só com o liner e roupas leves em Ilha Grande.

2 - Caso não haja apenas um modelo de saco e/ou liner, quais combinações mais essenciais para a América do Sul?

3 - Há alguma(s) combinação(ões) dessas para somente o Brasil?

4 - O liner que eu citei acima usado sozinho (apenas sobre o isolante térmico) garante conforto (previsto para homens) em qual temperatura?

Desde já, agradeço pela atenção! Agradeço também a todos do fórum pelas dicas aqui disponibilizadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1 não.

2 duas opções que gosto.

 

Primeiro 1 saco sintético de conforto menos 5. Vai usar em meia estação até mesmo verão em altitude. Vai em todas invernais normais. Em invernais mais frias vai usar mais roupa e Andes e Patagônia vai completar com roupa +liner.

Ou... a mais versátil. Um saco sintético de zero graus até 4 positivos de conforto MAIS um saco de pluma de menos 10 ou menos 15. Te dá mais conforto. Menos peso. Mas é mais cara.

 

3 seria pegar um sintético bom de menos 5.

 

4 Liner e no geral superestimado. Quem usa mesmo me disse para subtrair de 2 a 5 graus da previsão dele,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...