Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Obrigado Getúlio.

 

Achei por 457 dolares, tamanho L.

http://www.amazon.com/Marmot-Plasma-15-Sleeping-Bag/dp/B0046XYR2O/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1336997389&sr=8-1

Será que tem mais barato?

 

 

Olá Gustavo!

 

Puxa! Há menos de 2 meses fiz uma grande pesquisa nos EUA pois também estava comprando um saco de dormir mais "reforçado" para o frio e cogitava os Marmot sintéticos da linha Trestles mas também andei sapeando os de pluma, em especial estes Plasma 15F e 30F (Escolha do Editor 2011 da Backpacker Magazine). Na Amazon este tipo de produto é normalmente mais caro (exceto quando em alguma oferta), precisa procurar em outros sites americanos mais especializados, como Altrec, Rei, Campmor, Backcountry, etc... Quando vi esse modelo (15F) na ocasião estava em oferta, creio que saldo de fim de inverno, pois vi em várias lojas por cerca de USD 400-420. Na Campmor e na Moosejaw por USD 360 e na mesma época um amigo meu que estava lá viu pessoalmente em uma loja local em Miami (que não vende pela internet) por USD 345,00. Vi que houve alguma alteração neste modelo para 2012, talvez por isso o preço também tenha tido um "upgrade" e os que vi naqueles preços provavelmente eram do modelo mais antigo. Cacei rapidamente hoje e o achei em pouquíssimas lojas (muitas das lojas costumeiramente mais baratas não o têm em estoque), e sempre acima de USD 450,00 (tam. regular)... ::ahhhh::

 

Há um tempo atrás ocorreu algo semelhante comigo mas em relação a uma câmera fotográfica que comprei lá. Havia pesquisado bastante os preços, lojas e tal, e, cerca de 1 mês depois, na hora de fechar a compra no cartão, os preços já tinham subido 30-40 dólares... :evil:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Boa noite a todos.

 

Estou iniciando minhas travessias e em junho irei fazer Petrópolis-Teresópolis. Estou comprando os equipamentos e gostaria de uma dica sobre sacos de dormir. Estou olhando o saco de dormir pluma inverno -4º da Trilhas e Rumos e o micro pluma 0 graus também da T&R. Estes sacos de dormir são indicados para essa travessia? Existem outras opções mais leves e com o mesmo custo benefício? Grato pela atenção de todos.

 

Vinícius.

 

Olá Vinicius!

 

 

Se for comprar aqui no Brasil a única opção mais em conta seriam os Ferrino (marca italiana) vendida em algumas lojas. Dê uma pesquisada nos modelos disponíveis para esta faixa de temperatura, em especial na Casa do montanhista (aqui de Curitiba) que trabalha com esta marca e vende online.

 

Os da Trilhas citados aguentam uma Petro-Tere, mas acho eles meio pesados pela faixa que oferecem. Desconfio um pouco da precisão daquelas faixas de temperaturas que eles informam também.

 

Para comprar no exterior existiriam várias alternativas, mas aí é outra história.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

 

Pensando em ajudar a sanar algumas dúvidas do pessoal sobre as referências de definição das faixas de temperatura encontradas nas indicações dos fabricantes de sacos de dormir, elaborei um pequeno guia com informações sobre a EN 13537, que normatiza o assunto. Dêem uma olhada lá e opinem/colaborem/perguntem.

 

como-escolher-um-saco-de-dormir-baseando-se-nas-faixas-de-temperatura-da-norma-en-13537-t69502.html

 

Não postei aqui para não tumultuar o tópico, que já é longo.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ferrino marca em conta?

 

Se é esse o caso, compra um Exosphere da Deuter que sai na faixa dos R$600 e é saco de dormir pro resto da vida... Não cai nessa conversinha de "Saco para temperaturas de 10 a -15 graus" que é conversa! Olha o vídeo nesse link abaixo e vê como são testados os sacos da Marmot.

 

Tem muita informação aqui nesse link: http://www.ataqueaocume.com.br/?p=610

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Renas!

 

 

Acho que não entendeu bem do que falávamos...

 

Primeiramente, há uma boa diferença de preço entre Ferrino e Deuter e no caso dos sacos de dormir a qualidade entre eles é muito, muito similar. Concordo que a linha Exosphere (Deuter) é excelente e, se bem conservados, duram uma vida. No entanto, falávamos há pouco de relação custo x benefício com alguém que avaliava comprar T&R Pluma Inverno e Micro Pluma, talvez como primeiro investimento significativo em saco de dormir para andar por nossas montanhas... Talvez coubesse melhor como indicação a linha Orbit, também da Deuter, cujo preço é mais acessível.

 

Tenha em mente que um SD Ferrino Nightec 600 Lite que custa em média R$ 360,00 em lojas no Brasil é equivalente ao Deuter Exosphere -4 (que custa aqui em média R$ 650,00, quase o dobro), tanto na faixa de temperatura suportada, quanto no peso e, não bastasse isso, o da Nightec também possui a característica do "stretch", que é aquela elasticidade do tecido que permite maior liberdade de movimentos, tão propalada pela Deuter quando divulga o Exosphere. Lembro ainda que ambos são certificados pelos seus fabricantes quanto ao atendimento da EN 13537, norma européia de conforto térmico para sacos de dormir.

 

Quem desejar ver o produto de que falo visite: http://www.ferrino.it/it/homepage/products/SLEEPING_BAGS/mountaineering_sinthetic_filling_2/nightec_600_lite_pro_ss12_

Se deseja comparar com o Exosphere -4 citado veja: http://www.deuter.com.br/detalhes-exosphere--4-graus

 

Usei o exemplo do Nightec 600 Lite por ter citado o Exosphere, mas isso se aplica no geral à toda a linha de SDs da Ferrino em relação aos seus equivalentes da Deuter. E veja que sou fã dos produtos da Deuter, mas não posso aceitar uma diferença de preços tão grande entre produtos tão similares.

 

É ou não é uma ótima relação custo x benefício o produto da Ferrino? Creio que sim. O único problema é que alguns modelos da Ferrino estão em falta no mercado nacional atualmente.

 

Outra coisa: é perfeitamente possível falar em saco de dormir para +10ºC/-15ºC, basta apenas levar em conta as temperaturas "máxima de conforto" e "extrema" indicadas na etiqueta do fabricante do SD conforme a norma EN 13537, usada como padrão de referência pelos fabricantes destes produtos. O grande problema em indicar desta forma é a imprecisão/generalidade da "conversa" pois falta explicar o que significam essas temperaturas, coisa que a maioria dos lojistas não faz quando as divulga e muito vendedor não conhece para assessorar corretamente seu cliente. Em um outro tópico aqui no Mochileiros.com postei alguns esclarecimentos sobre isso. Vejam AQUI.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Marmot Plasma 15 L já aumentou para 519 dólares...

 

 

No fds usei pela primeira vez o Snugpak Softie 6

http://www.amazon.com/Snugpak-Softie-Kestrel-Compression-Stuffsack/dp/B005BN4QV0/ref=pd_rhf_se_p_t_1

 

A temperatura mínima no cume do Marins foi 5 graus, senti um pouco de calor de madrugada usando este saco. O problema é que achei muito apertado para mim, não conseguia me mexer direito e não achava posição para dormir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
O Marmot Plasma 15 L já aumentou para 519 dólares...

 

 

No fds usei pela primeira vez o Snugpak Softie 6

http://www.amazon.com/Snugpak-Softie-Kestrel-Compression-Stuffsack/dp/B005BN4QV0/ref=pd_rhf_se_p_t_1

 

A temperatura mínima no cume do Marins foi 5 graus, senti um pouco de calor de madrugada usando este saco. O problema é que achei muito apertado para mim, não conseguia me mexer direito e não achava posição para dormir.

 

Olá Gustavo!

 

Estão inflacionando os Marmot em razão da lei da oferta e da procura, muita gente lá querendo comprar, só pode ser isso... Os estoques estão baixos (pelo que soube), muitas lojas não têm mais a pronta entrega, e olha que lá agora é primavera. Recentemente vi os SD Deuter e algumas outras marcas lá nos EUA caindo bastante de preço, como os Eureka, ALPS e Kelty. Só Marmot e Montain Hardware estão subindo. A procura maior deve ser por que foram duas marcas que lançaram novidades nas suas linhas de SD recentemente... ::essa::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

gvogetta,

 

Estou para comprar um Deuter Exosphere -4 , por conta que minha companheira também tem um e temos a possibilidade de acoplar os dois sacos (sendo um com a abertura de zipper na esquerda e o outro na direita) fazendo um "sacao de dormir" ou um grande cobertor para usar aberto.

E voce falou algo interessante em um dos posts acima "Concordo que a linha Exosphere (Deuter) é excelente e, se bem conservados, duram uma vida."

O que seria um bom metodo de conservacao para um saco de dormir? Em relacao a saco de dormir eu nao tenho nenhuma ideia "boas praticas".

 

Abracos,

 

Olavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, Getúlio, achei que com a proximidade do verão o preço desses sacos para temperatura negativa iria diminuir.

 

Falando em negativo, estou na dúvida sobre a faixa de temperatura para o Plasma. A temperatura de conforto do modelo Plasma 15 é menos 8 ºC e o Plasma 30 é menos 1ºC.

Vou usar este saco em travessias como Marins-Itaguaré, Serra Fina, Petrópolis-Teresópolis. Acho difícil a mínima baixar muito de zero grau. Pelo menos comigo nunca aconteceu. A minha dúvida é se eu não vou passar calor com o Plasma 15 e se seria mais interessante o Plasma 30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

O que seria um bom metodo de conservacao para um saco de dormir? Em relacao a saco de dormir eu nao tenho nenhuma ideia "boas praticas".

 

Abracos,

 

Olavo

 

Como vai Olavo?

 

Sobre essa questão caberia um bom artigo num tópico próprio... No entanto vou resumir a 3 questões básicas, pensando em sacos de dormir sintéticos, como é o caso do Deuter Exosphere.

 

1 - Guarda: as fibras sintéticas usadas no enchimento, para um melhor isolamento, devem trabalhar em posição "relaxada", ou seja, abertas (sem compressão) pois o ar aprisionado em seu interior ajuda a formar a "blindagem" térmica que aprisiona o calor dentro do saco, evitando a perda de calor produzido pelo nosso corpo por condução/convecção. Assim o saco de dormir, quando não está em uso ou sendo transportado na mochila, deve ser guardado aberto (num cabide, por exemplo), ou ao menos sem que as fibras fiquem comprimidas. As fibras do enchimento do SD, permanecendo muito tempo comprimidas, perdem em parte seu poder de isolamento, podendo ainda formar grumos ou partes onde acaba ficando menor porção de fibra, ocasionando pontos de perda de calor.

 

2 - Limpeza: Não se aconselha lavar os sacos de dormir. Limpe com pano macio e sabão neutro eventuais sujidades. Máquina de lavar nem pensar! Poderá estragar o material do enchimento, formar grumos ou mesmo rasgar o tecido externo, além dos zíperes. É possível lavar a seco, mas aí precisa de uma lavanderia confiável, que entenda o processo correto e saiba manusear este material, o que acho difícil aqui no Brasil.

 

3 - Conservação: Não se aconselha dormir com roupas ou o corpo molhado no saco de dormir. A umidade da roupa, além de prejudicar a produção e manutenção de calor pelo corpo irá depositar umidade no material do SD, que se não for seco convenientemente poderá juntar mofo que poderá estragar o material do enchimento, além do cheiro desagradável que acaba se formando. Use um liner (existem materiais como fibra de bambu, algodão ou mesmo seda e outros materiais sintéticos - pesquise no mercado) - o liner nada mais é do que uma espécie de lençol que ajuda a proteger o material do SD contra sujidades, suor e além disso pode agregar alguns graus à faixa de temperatura do SD, dependendo do tecido empregado. Após uma noite de sono num SD, pendure-o fora da barraca se possível no sol da manhã (quando há sol, claro) antes de comprimi-lo e guardá-lo na mochila de novo.

 

Essas são os principais cuidados.

 

Lembro que sacos de dormir com enchimento sintético podem com o tempo perder eficiência térmica devido à perda de expansibilidade do material e após alguns anos de uso não devem ser usados para condições de temperaturas extremas.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...