Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

olha, deixa eu dar um pequeno pitaco sobre sacos de dormir e outros equipos:

 

1. precisamos tomar cuidado com as infos que pegamos. matérias de revista, via de regra, servem para "vender" o produto. as qualidades do produto (sempre caro) sempre são ressaltadas, e costuma-se omitir que há outras possibilidades, via de regra mais baratas. a única revista que ia contra a corrente era a finada "aventura já" do sérgio beck (num número ele ensinava a usar uma garrafa pet com uma mangueirinha pra não ter que comprar um cantil tipo camel back....). assim, reforçando o que o michel falou aí em cima, dependendo do equipo, não se precisa ter a marca mais cara do mundo, pelo menos não no uso brasileiro.

 

2. 90% das opiniões disponíveis na net sobre sacos de dormir são gringas. pq? pq a gringaiada pega frio de verdade. nós, aqui no brasil, não pegamos frio de verdade. não há a possibilidade de sairmos num belo dia de sol, à agradável temperatura de zero grau, e de repente a temperatura baixar a menos 20 em meia hora. o máximo que pegamos é temperatura próxima de zero no meio da madrugada em uma, duas ou 3 noites por ano dormindo no topo de alguma montanha na serra dos órgãos, em itatiaia ou outro lugar assim. deste modo, nós SABEMOS quando vamos pegar frio.

 

3. daí a pergunta: pq gastar 750 reais num saco de dormir pra usar 2 noites por ano? pq usar um saco de dormir de penas de ganso, que é uma maravilha no frio extremo, mas não funciona se estiver molhado ou úmido, e aqui no brasil o frio nunca é tão intenso a ponto de deixar o ar sem umidade alguma (pq as moléculas de água congelam), e chove pra kct (aumentando a chance de alagar o saco dentro da mochila)? pq usar um saco de dormir pra temperaturas extremas de 4 graus se vamos acampar na ilha do mel no verão?

 

4. na verdade, o que precisamos é de sacos leves, pra temperaturas amenas, ou o que os gringos chama de saco de dormir de verão. sacos que tenham temperatura de conforto em torno de 10 graus já dão conta do recado em 100% do tempo. se a temperatura está abaixo disso, é uma questão de dormir com as meias, com uma calça, com um gorro. o resto é saber onde montar a barraca, montá-la protegida do vento, e se isso não é possível, espalhar a tralha carregada no entorno da gente pra bloquear a passagem de algum ventinho frio perto da gente. é saber usar um isolante térmico. ou simplesmente fazer em casa um liner com o poliéster mais barato que a gente achar na loja de tecidos da esquina.

 

5. há um monte de outras dicas. tem gente que compra saco de dormir pra muito frio pq uma vez entrou no saco e ele tava gelado. como ficou batendo dentes até dormir (e até esquentar o saco com o próprio corpo), passou a acreditar que o problema é o saco. não, o problema é a temperatura do corpo. encha uma garrafa pet com água quente e deixe meia hora dentro do saco de dormir que ele ficará quentinho. tome uma imensa caneca de um chá bem quente antes de dormir que vc tb dormirá quentinho.

 

6. pra quem lê em inglês, segue um link com um "review" de um saco de verão da marmot, por um gringo, em condições de tempo e temperatura que podemos pegar aqui no brasil: um pouquinho de frio, ou muita chuva.

http://www.backpackgeartest.org/reviews/Sleep%20Gear/Summer%20Bags%20and%20Liners/Marmot%20Trails/Owner%20Review%20by%20J.%20Darrin%20McDougald/

 

o saco analisado é esse:

http://marmot.com/fall_2007/equipment/sleeping_bags/synthetic_-_ultralight/trails_reg/details

 

temos produtos semelhantes aqui no brasil, e não muito caros.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom estou na dúvida se compro um saco de dormir ou um colchão inflavel solteiro... queria a ajuda de vocês..pois sou novo nos mochiloes...

Quem já teve colchão inflavel... quero saber se é resistente?Se balança muito?Enfim saber as vantagens de um e do outro?Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bem, saco de dormir e colchão não têm a mesma função...colchão ou isolante?Eu uso um colchão quando vou pra camping e não tenho do que reclamar, só que de solteiro e minha namorada com o dela pois de casal é maior furada...balança sempre que a outra pessoa se mexe.O material do meu é meio vagabundo(nautika c/inflador interno), não sei se todos são iguais.Grosseiramente, saco de dormir é pra reter o calor do seu corpo e assim não sentirá frio, o isolante vai te isolar do fundo da barraca e assim não sentirá o "gelinho" do fundo e o colchão a mesma coisa com mais conforto ou não, depende do seu gosto.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá ..olha só li todos os relatos ai...para esclarecer minhas dúvidas sobre colchão ou saco de dormi?...melhorou...colchão acredito ser melhor...apesar de nunca ter usado... quero saber o seguinte agora.. qual marca de colchão inflável é melhor? dentre esses:Zenit,nautica ou FIT <<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

genesis, vc está fazendo uma oposição descabida: colchão OU saco de dormir. é mais ou menos como opor cama OU travesseiro.

 

colchão e/ou isolante térmico servem para dormir sobre. vc deita em cima deles. a diferença é que o colchão pesa 2kg ou mais, inclusive. portanto, seve apenas pra camping. onde vc chega de carro ou tem que andar pouquinho com a mochila nas costas. quando se tem que fazer um trekking, andar de verdade, horas a fio, dias a fio, com o mochilão nas costas, a gente leva um isolante. é tão confortável quanto um colchão? não, não é. é praticamente dormir no chão. mas a função dele é isolar o frio do chão. e se tiver mais de 3 ou 4 mm de altura, amortece um pouquinho (isso mesmo, só um pouquinho).

 

 

saco de dormir tem outra função: manter o corpo aquecido. é um cobertor que dá a volta no corpo. apenas isso. e, portanto, não e avalia se é macio ou não, mas se é quente ou não. e só.

 

portanto, a sua questão não deve ser colchão OU saco de dormir. vc pode usar o saco de dormir dormindo num colchão. pode usar o saco de dormir sobre o isolante. ou mesmo dormindo numa rede.

 

se o mochilão que vc vai fazer é só carregar a mochila nas costas da rodoviária até o camping, como se faz quando se vai ficar 5 dias "estacionado" numa praia turística qualquer, um colchão vale à pena.

 

se o mochilão que vc vai fazer é uma pequena expedição (mesmo que seja de final de semana), quando vc vai fazer travessia qualquer, subir um pico, atravessar uma serra, o peso é uma questão crucial, e então se deixa o pesado colchãozão em casa e se carrega um isolante de poucos gramas.

 

então, tente primeiro definir que tipo de mochilão vc vai fazer, pra escolher entre um isolante OU um colchão. a escolha do saco depende da temperatura que vc vai pegar.

 

acho que fui mais claro agora...

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

outra coisa:

sobre o colchão, vc já tem uma resposta no fórum certo:

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?p=306036#306036

 

concentre lá suas questões, pois as respostas são lidas por todos, e mantendo-se os tópicos mais organizados os outros poderão acessar melhor as infos.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...