Ir para conteúdo

Sugestões para roteiro de 19 dias - Berlim, Dresden, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal, estou estudando um roteiro para o Leste Europeu e queria ver o que vocês acham. A viagem seria realizada no verão europeu (sei que não é o ideal, mas infelizmente é o que conseguimos). Como já temos uma certa experiência de viagem e iremos no verão, viajaremos leve (só com uma mochila de ataque bem recheada), de modo a possibilitar deslocamentos ágeis.

A ideia seria deixar o roteiro num estilo freestyle moderado... Isto é, não seria um roteiro engessado (todos os hotéis já reservados), nem um roteiro freestyle (nenhuma reserva feita... procurando hotel depois de chegar na cidade!). O objetivo seria ir sentindo o clima das cidades (Berlim já conheço) e ir analisando caso a caso, se encurtaríamos ou alongaríamos o última dia da cidade, a depender do que fossemos sentindo... Dessa forma, faríamos a reserva da cidade seguinte, no último dia da cidade anterior, possibilitando, inclusive, reduzir (Viena?) ou aumentar (Praga?) um dia, a depender das circunstâncias vivenciadas!

Tentei deixar o roteiro mais sereno (focando em quatro noites), porque não gosto muito de maraturismo. Além disso, ficar 3 dias numa cidade é o mesmo que ficar, realmente, de férias, apenas um. Os únicos tiros curtos seriam em cidades que realmente são bem menores.

Meu plano inicial seria este:

Berlim – 4 noites (como gostei bastante de Berlim, a cidade tem muita história e minha esposa ainda não conhece, penso em alongar o último dia, até umas 6/7 da tarde)

Trem 2h30/3hrs

Dresden – 1 noite (A ideia de conhecer Dresden seria basicamente para dar uma quebrada nessa perna relativamente longa da viagem de forma a jantar numa cidade diferente ali pelas 9/10 e curtirmos o dia seguinte até o horário que entendermos mais adequado). O que acham? Quanto tempo vocês sugeririam em Dresden?

Trem de 2hrs

Praga – 4 noites  (Pessoal, diante desse roteiro, vocês acham imperdível colocar Cesky Krumlov? Se ficasse 3 noites em Praga e 1 noite em Cesky, vocês acham que seria uma maldade com Praga? Nesse caso, recomendariam sacrificar um dia de Viena, que alguns acham que é o "patinho feio"? Considerando o tempo entre Praga e Cesky, que é de 3 horas, entendo que não seria muito agradável fazer um bate e volta de Praga, concordam? Se for para visitar Cesky Krumlov penso que seria agradável jantar lá e passar uma manhã tranquila, antes dos ônibus turísticos chegarem, o que acham? Também cogitei o Parque Nacional Bohemian Switzerland para dar um quebrada no turismo urbano...)

Ônibus Praga-Viena parece ser o melhor custo-benefício 4/5hrs

Viena – 4 noites (Eu gosto de museus e cidades com pegada cultural, mas depois de conhecer a Suíça fiquei um pouco decepcionado com esse estilo silencioso, esterilizado e quase inerte e não queria repetir a experiência. Prefiro cidades turísticas que tem uma personalidade vibrante como Roma, Cusco, Bangkok. Vocês sugeriam chegar a noitinha em Viena e sair na manhã do 5º dia ou sugeriam reduzir uma noite em Viena?).

Minha ideia seria ir de barco pelo Danúbio, para acrescentar mais uma experiência à viagem.

Bratislava – 2 noites (Pelo que eu li, Bratislava parece ser um destino bastante agradável e subvalorizado, por este motivo, pensei em colocar duas noites aqui para evitar ficar só uma noite e ter que chegar num dia e sair já no seguinte).

Ônibus Bratislava/Budapeste parece ser o melhor custo benefício 2/3hrs

Budapeste – 4 noites (Vocês acham que Budapeste comporta 4 noites?)

Pessoal, o que acham da divisão de dias? Recomendariam algum daytrip imperdível? Fico aberto a sugestões e agradeço desde já a ajuda!

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
13 horas atrás, MarcosDM disse:

(sei que não é o ideal, mas infelizmente é o que conseguimos)

Porque não seria o ideal? É a época que tem mais agito na Europa... os dias são longos sobrando mais tempo para passear... Eu so gosto de ir no verão!!

13 horas atrás, MarcosDM disse:

(nenhuma reserva feita... procurando hotel depois de chegar na cidade!)

É o maior risco que você corre. Se a imigração lhe pedir as comprovações e você não tiver... nem entra! Vai imigram em que cidade? Além de elevar o custo reservando em cima da hora...  Inclusive com o risco de não encontrar passagens a um preço acessivel, seja de trem ou avião.

13 horas atrás, MarcosDM disse:

Viena – 4 noites (Eu gosto de museus e cidades com pegada cultural, mas depois de conhecer a Suíça fiquei um pouco decepcionado com esse estilo silencioso, esterilizado e quase inerte e não queria repetir a experiência. Prefiro cidades turísticas que tem uma personalidade vibrante como Roma, Cusco, Bangkok. Vocês sugeriam chegar a noitinha em Viena e sair na manhã do 5º dia ou sugeriam reduzir uma noite em Viena?).

Dentro do seu perfil... vai fazer o que la mesmo?? Cidade muito cara e erudita. Gosta de opera e musica clássica? Pense e pesquise bem se quer Viena mesmo!!

13 horas atrás, MarcosDM disse:

Budapeste – 4 noites (Vocês acham que Budapeste comporta 4 noites?)

1001 noites! Cidade fantástica, jovial, vibrante... atmosfera incrível, uma das melhores noites da Europa! Se for ficar em Hostel recomendo o The Hive Party ... rola ate show dentro do Hostel... pertinho dos ruins pubs.

13 horas atrás, MarcosDM disse:

Prefiro cidades turísticas que tem uma personalidade vibrante

Budapeste, Paris, Amsterdam, Barcelona....  se encaixam nessa descrição (é pessoal).

13 horas atrás, MarcosDM disse:

Praga – 4 noites  (Pessoal, diante desse roteiro, vocês acham imperdível colocar Cesky Krumlov? Se ficasse 3 noites em Praga e 1 noite em Cesky, vocês acham que seria uma maldade com Praga? Nesse caso, recomendariam sacrificar um dia de Viena, que alguns acham que é o "patinho feio"? Considerando o tempo entre Praga e Cesky, que é de 3 horas, entendo que não seria muito agradável fazer um bate e volta de Praga, concordam? Se for para visitar Cesky Krumlov penso que seria agradável jantar lá e passar uma manhã tranquila, antes dos ônibus turísticos chegarem, o que acham? Também cogitei o Parque Nacional Bohemian Switzerland para dar um quebrada no turismo urbano...)

Além de Cesky, tem a interessantíssima visita ao Ossuário de Sedlic e a visita a Terezin, a cidade que virou que gueto judaico e seu famoso Campo de Concentração que servia de cenário para a enganosa propaganda nazista enquanto nos bastidores servia de entreposto para os Campos na Alemanha e Polônia.... de 144.000 que entraram la, sobreviveram pouco mais de 20.000.

Berlin-Dresden-Praga, comprando pela Dbhan voce pode fazer um stopover em Dresden de ate 48:00.

13 horas atrás, MarcosDM disse:

Pessoal, o que acham da divisão de dias? Recomendariam algum daytrip imperdível? Fico aberto a sugestões e agradeço desde já a ajuda!

Tem muito deslocamento para 19 dias (esses 19 esta contabilizando o dia chegada e o dia de retorno ao Brasil???). Embora tudo aí pode ser feito de trem...

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rafael,

Obrigado pelas respostas e pela atenção!

46 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

É o maior risco que você corre. Se a imigração lhe pedir as comprovações e você não tiver... nem entra! Vai imigram em que cidade? Além de elevar o custo reservando em cima da hora...  Inclusive com o risco de não encontrar passagens a um preço acessivel, seja de trem ou avião.

Desculpe, acredito que não me fiz entender. Eu quis dizer que não faria nem um roteiro totalmente pré-reservado e nem um roteiro sem reservas  (como citado acima). Meu objetivo seria reservar as passagens e hotéis da cidade do dia 7, no dia 5, por exemplo. Assim eu sempre terei a reserva da próxima cidade (inclusive para fins imigratórios, como você bem apontou!), mas não ficarei com todos os roteiros engessados, possibilitando uma certa autonomia limitada.

Pretendo imigrar por qualquer cidade, essa questão dependerá basicamente do valor das passagens. Claro que o ideal seria já chegar por Berlim ou proximidades.

51 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

Dentro do seu perfil... vai fazer o que la mesmo?? Cidade muito cara e erudita. Gosta de opera e musica clássica? Pense e pesquise bem se quer Viena mesmo!!

Opa! Gosto sim!

51 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

1001 noites! Cidade fantástica, jovial, vibrante... atmosfera incrível, uma das melhores noites da Europa! Se for ficar em Hostel recomendo o The Hive Party ... rola ate show dentro do Hostel... pertinho dos ruins pubs.

Ótimo! Os ruins pubs parecem ser uma característica bastante única da cidade!

52 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

Tem muito deslocamento para 19 dias (esses 19 esta contabilizando o dia chegada e o dia de retorno ao Brasil???). Embora tudo aí pode ser feito de trem...

Rafael, seriam 19 sem contar o deslocamento transatlântico! Sugeririas cortar algum deslocamento para poder encaixar melhor nesses 19 dias? Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, MarcosDM disse:

Desculpe, acredito que não me fiz entender. Eu quis dizer que não faria nem um roteiro totalmente pré-reservado e nem um roteiro sem reservas  (como citado acima). Meu objetivo seria reservar as passagens e hotéis da cidade do dia 7, no dia 5, por exemplo. Assim eu sempre terei a reserva da próxima cidade (inclusive para fins imigratórios, como você bem apontou!), mas não ficarei com todos os roteiros engessados, possibilitando uma certa autonomia limitada.

Amigo, você imigrará na primeira cidade da Europa que aterrizar... nesta cidade , se o agente lhe solicitar as comprovações de hospedagem você terá que comprovar as reservas ate o final da sia viagem. Ex: Não tem a possibilidade de você imigrar em Lisboa no dia 01/01/2020, dizer que vai ficar 07 dias lá, apresentar comprovante de hospedagem até o dia 08/01/2020 e dizer que no dia 07/01/2020 vai decidir a cidade que vai e fazer as reservas para seu próximo destino! Os agentes pedem essas comprovações a todo mundo? Não! Mas as vezes pedem e se você for o premiado e não as tiver... volta para casa depois um ou dois pernoites na salinha magica.

1 hora atrás, MarcosDM disse:

Rafael, seriam 19 sem contar o deslocamento transatlântico! Sugeririas cortar algum deslocamento para poder encaixar melhor nesses 19 dias? Grande abraço

É bem pessoal! Eu Rafael (rs) se você me desse uma passagem ida e volta para Berlin agora eu não queria. Também, baseado no que gosto em termos de viagem, não iria para Viena.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, desculpa me intrometer mas Rafael, é tão exigente assim a imigração na Europa? Você é o primeiro que eu vejo falando a exigência de comprovar hospedagens. Levando em consideração que é bem comum mochilar por lá e o pessoal vai com o roteiro bem em aberto me estranha muito sua afirmação. É que eu tenho passaporte europeu e obviamente não tive problemas, mas quero levar meu marido este ano e ele vai com passaporte brasileiro e eu gostaria de ir também com o brasileiro para irmos como iguais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Eu achei o roteiro muito bom em geral. 19 dias para essas cidades excluindo o deslocamento desde o Brasil me parece ótimo, não penso de jeito nenhum que vá ser corrido.

Como cada um aqui tem sua opinião, eu vou defender Viena. Amei a cidade, fiquei 4 noites e ficaria mais, pois não é só atrações, a vibe da cidade é incrível. 

Bratislava não curti muito, acho que uma noite seria suficiente. Vocês poderiam de repente tirar uma noite de lá e incluir em alguma cidade do caminho, como Cesky Krumlov ou interior da Áustria. Mas enfim, isso não traria grandes alterações, apenas não vejo Bratislava como uma cidade que mereça mais do que um dia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Em ‎01‎/‎02‎/‎2019 em 19:03, rafa_con disse:

É que eu tenho passaporte europeu e obviamente não tive problemas, mas quero levar meu marido este ano e ele vai com passaporte brasileiro e eu gostaria de ir também com o brasileiro para irmos como iguais. 

Para economizar tempo na fila e reduzir o estresse, vale a pena entrar na Europa com seu passaporte europeu. Seu marido pode entrar na fila dos europeus com vc. Como ele tem passaporte brasileiro vcs tem que escolher a fila com funcionários - não pode ser a fila dos leitores automáticos. Aproveite para usar seu passaporte e facilitar sua vida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou aproveitar e pedir sugestão para o meu roteiro, que é um pouco similar ao seu. Quero ir no inverno.

 

 

  • 4 noites - Budapeste (trem a Viena)
  •  2 noites - Viena (transfer a Cesky Krumlov)
  • 1 noite - Cesky Krumlov  (ônibus a Praga)
  • 4 noites - Praga (trem a Berlim com pitstop em Dresden)
  • 5 noites - Berlim (1 bate volta a Quedlimburg)

Obs: Já conheço Viena, por isso somente 2 dias. Não sei o que teria mais pra ver lá, mas não queria fazer o trecho Budapeste-Praga pra depois voltar a Cesky! Seria um vai-e-volta danado e inútil.

Aceito pitacos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...