Ir para conteúdo

Vai comprar sua máquina fotográfica? Veja aqui as dicas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Carolina, tão importante quanto o tripé é a cabeça que você vai utilizar para prender a câmera. Se a cabeça não for boa, firme, com o peso da sua câmera ela vai ceder e não vai conseguir ficar no alinhamento desejado. Isso á muito frustrante. Existem vários modelos de cabeça, hoje o mais procurado é o Ball Head, que é uma esfera de metal que trabalha em qualquer sentido e permite você ter mais liberdade em posicionar a sua câmera no ângulo desejado. Eu lhe recomendo dar muita atenção a isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 728
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Olá, pessoal!

 

Gostaria de umas informações sobre alguns modelos de DSLR da Cãnon e da Nikon:

 

1) Qual a diferença entre a Cânon Rebel T3i e a Canon 600D? Eu penso em comprar uma DSLR para minha próxima viagem, mas tanto no site da Amazon.co.uk como no site da Saturn.de eu não encontro a Rebel T3i, apenas a 600D. Existe alguma diferença real ou é apenas denominação diferente? Isso porque se não houver diferença gritante entre essas duas, eu vou comprar mesmo durante a viagem, já que mesmo com o preço em libras ou euros é mais barato lá do que aqui.

 

Apenas como exemplo, aqui em Porto Alegre na Multisson eu encontrei a Canon Rebel T3i com lente 18-135mm por R$ 3.900,00 e na Amazon.co.uk tem a Canon 600D com a mesma lente por £ 635,00. Com a libra a R$ 4,10, dá o equivalente a R$ 2.600,00. Na Saturn fica por aproximadamente R$ 2.400,00.

 

2) Entre a Cânon 600D com lente 18-135mm (com autofoco e estabilizador de imagem) e a Nikon 5100 com lente 18-105mm (autofoco e estabilizador também), qual é melhor, no sentido de melhor definição de imagem e especialmente com melhor desempenho em fotos noturnas?? (ok eu sei que isso depende da qualidade técnica da fotógrafa, haha, mas mesmo assim, qual seria a mais adequada?)

 

Abs,

 

Cris

 

P.S.: se eu decidir pela Amazon.co.uk, eu posso fazer a compra on-line e retirar nos "amazon lockers em Londres". Já usei na vez passada e deu tudo certo. Na Saturn, eu compraria lá mesmo.

 

 

Oi, vou dar meu pitaco: quando se fala em definição de imagem, apesar de parecer um quesito bem objetivo, não é tãaaaao objetivo assim. Pode estar falando em número de pixels, aí o melhor seria quanto mais pixels tem o sensor.... aqueles famosos 14, 16, 20, 30 mega pixels. Isto seria o número de pontos no sensor. Mas veja que nem sempre (ou quase nunca) isso é sinônimo de qualidade na imagem. De nada adianta muitos pixels se eles forem ruins ou não carregarem a informação correta.

Geralmente se diz que quanto maior o local que contém o pixel (fisicamente) melhor será a qualidade dele e menos sujeito a interferências ou incorreções.

Neste ponto, melhor é o sensor maior, no caso uma full frame.

Nas cropadas a exemplo do APSC da canon ou DX da nikon, são sensores menores do que os filmes em 35mm, apesar do sensor da nikon ser ligeiramente maior, diria que quanto a isso ambas se equivalem. O que importa é a tecnologia empregada para a redução da interferência.

Outro ponto, é a qualidade da objetiva. De nada adianta uma Full frame com 30 mega pixels e uma objetiva sofrível. Ou seja, a lente precisa também ser nítida, basta consultar os reviews de lentes.

 

Estaria seguro em dizer que tanto faz o corpo neste caso, se nikon ou canon, ambos vão lhe servir muito bem neste formato cropado. Preocupe-se com as lentes. Se vc é uma contadora de pixels, ou pretende imprimir tudo a 100% algo como um banner de mais de 1 metro de tamanho e vai ficar reparando em pixel com ruído ou pixel morto ou aberração cromática ou outro detalhe qualquer, terá que investir em lentes. O melhor será o uso de lentes prime, na canon, temos lentes super hiper nítidas, algumas com preco ótimo. O problema é ficar trocando lente se vc não trabalha exatamente com fotografia, pode ser aborrecido ou parecer aborrecido.

 

Depende do uso para a foto e do nível de exigência profissional ou pessoal de cada um.

IMG_4007a.jpg.16498112bc5723ba4a7547db0353e731.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá, pessoal!

 

Finalmente, eu acho que agora vou poder comprar uma DSLR! Eu pretendo comprar aqui mesmo no Brasil, em uma loja recomendada pela escola onde fiz no ano passado dois cursos de fotografia digital, onde os preços são mais em conta.

 

Eu ainda estou em dúvida se eu compro uma Nikon D5100 + Lente 18 - 105 mm VR ou uma Canon EOS Rebel T3i 600D + Lente 18-135 mm. Vou começar do básico mesmo, até porque não tenho pretensão de virar fotógrafa profissional.

 

Mas no caso de eu me decidir pela Canon, eu preciso saber exatamente se essa lente 18 - 135 mm vem com "motor de foco" ou motor de zoom" e estabilizador de imagem, ou qualquer coisa nesse sentido, hehe... Me lembro vagamente de uns colegas do curso que eu fiz comentando que a Canon tem lentes mais simples, sem esse "motor" e sem o estabilizador e outras lentes mais complexas, que já vem com o motorzinho....

 

Então, a pergunta é: como eu posso identificar se a lente da Canon é com ou sem motor? Essa lente 18 - 135 mm tem alguma especificação especial (tipo o código) que informa exatamente qual é a lente?

 

Isso porque eu vou comprar na tal loja pelo site ou telefone, mas não gostaria de comprar uma coisa pela outra.

 

Se eu decidir pela Nikon não terei esse problema, porque sei que a lente tem de ser a VR...

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ei Cris, td bem?

 

Isso é relativamente simples.

 

Todas as lentes Canon possuem motor de foco. Então essa que vem no kit que você está pesquisando com certeza tem motor de foco. Já o estabilizador de imagem é indicado pela sigla IS.

 

A Nikon é meio bagunçada então algumas lentes tem motor e outras não e alguns corpos tem motor e outras não. No seu caso, a D5100 não possui motor, então vc vai ter que se preocupar em comprar lentes com motor se quiser ter o autofoco. A sigla que você está procurando nas Nikon é AF-S. O Auto Foco dessas lentes irá funcionar na sua câmera. O VR que você disse é relativo apenas ao estabilizador de vibrações e não ao motor de foco. Vale lembrar que lentes sem motor de foco funcionam perfeitamente na D5100 sendo que apenas o foco será manual.

 

De qquer forma, nesse link vc encontrará muitos códigos de lentes de diversos fabricantes. Fica mais fácil de entender. A única correção é que o blog descreve o código AF como sendo lentes que possuem motor de foco, mas na vdd essa sigla indica que a lente aceita o auto foco, desde que o corpo tenha o motor. Se vc comprar uma lente apenas AF para usar na D5100 terá que fazer o foco manualmente.

 

Nunca ouvi falar de "motor de zoom". Até onde sei o zoom nas DSLR é sempre manual.

 

Qquer dúvida é só dizer!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pelas explicações, Porreca!

 

Eu estou mais tentada a comprar a Canon mesmo, mas fiquei em dúvida porque eu vi em alguns sites a lente 18 - 135 mm com os seguintes códigos:

--> Canon 18-135mm f/3.5-5.6 IS

--> EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM

 

A primeira é a que vem junto com o kit que eu pretendo comprar. A segunda, eu vi em outra loja on-line, separada.

 

Como o código parece ser diferente, fiquei na dúvida se são as mesmas lentes ou se são lentes com alguma diferença, especialmente na questão do motor de foco. As descrições nos dois sites parecem ser semelhantes.

 

O mais engraçado é que eu verifiquei agora no site oficial da Canon, e lá não tem modelo com o código "EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM", e nem o modelo "Canon 18-135mm f/3.5-5.6 IS". Só tem o modelo "EF-S 18-135 f/3.5-5.6 IS". Ou seja, nem uma e nem a outra.... hehehe ... Assim fica difícil saber o que está sendo mesmo vendido!

 

Não sabia que o VR da Nikon significava somente o estabilizador. E nem sabia que a Nikon D5100 não tinha autofoco, LOL! Eu achava que tinha! Acho que vou optar pela Canon mesmo, mas isso vai depender das condições que o vendedor me oferecer.

 

Quanto ao termo "motor de zoom", é que eu realmente não estava muito bem lembrada do que exatamente eu queria dizer! kkkkk ... Eu só me lembrava por alto dos comentários dos meus colegas de curso! ::putz::

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A diferença de nomenclatura depende de onde a lente está sendo vendida. Europa e EUA não adotam exatamente a mesma nomenclatura em equipamentos fotográficos. Dei uma olhada aqui e acho que essa lente não tem USM, que é um motor de foco mais silencioso e preciso. Parece que essa lente possui o motor de foco mais simples mesmo. Acho que todos os lugares estão falando da mesma lente, mas há um erro onde ela foi indicada com o USM.

 

Sobre a escolha do corpo e da marca, vc estará muito bem servida com qualquer uma das duas. A questão do motor de foco não é tão crítica pq vc tem boas opções para suprir a falta de motor da D5100. Sinceramente isso não vai te fazer falta desde que vc se lembre de comprar lentes AF-S.

 

Como dono de uma Nikon e usuário das Canon dos amigos posso garantir que ambas são muito boas!

 

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Porreca, Pensador e Marcos Pereira,

 

Obrigada pelas dicas e informações sobre as câmeras. No final, eu passei uma semana inteira pesquisando o assunto, já que eu estava com dúvida entre a Canon T3i com lente 18-135 mm e a Nikon D5100 com lente 18-105 mm.

 

Vi muitas resenhas, brasileiras e estrangeiras sobre as duas, com muitas comparações e tais.

 

As duas tem preços semelhantes em todos os lugares que eu vi, que é exatamente o valor que eu me disponho a gastar no momento.

 

Depois de ler, reler e quase enlouquecer, eu me decidi pela Nikon D5100 com lente de 18 - 105 mm, especialmente pelo sensor um pouco maior e pelo menor ruído no ISO em fotos noturnas.

 

Estou ciente que a Nikon D5100 não tem motor de foco, e para focagem automática, eu vou sempre ter de comprar as lentes Nikkor AF-S, e que essas lentes são geralmente mais caras, mas eu não tenho muito interesse em ter muitas lentes, não. Talvez depois eu compre uma outra com maior distância focal, por causa do zoom. E se tiver muito, mas muito dinheiro sobrando, eu talvez compre uma grande angular, mas isso não será para agora, não. Eu também já peguei uma tabela no site da Nkon, com todas as lentes compatíveis e suas especificações, inclusive quais são as AF-S, e assim, já vou saber o que eu preciso quando quiser comprar outras lentes.

 

Eu acho que só vou estranhar o fato de que uma DSLR sem uma super teleobjetiva não tem tanto zoom, já que eu estava acostumada com essas "bridge superzoom". Eu tenho a Panasonic Lumix FZ150, e por enquanto vou mantê-la, para o caso de eu desesperadamente querer um zoom maior, hehe.

 

Agora eu vou apenas me decidir se compro com um revendedor aqui de Porto Alegre ou se eu compro de uma loja on-line, que aparentemente funciona (meu irmão já comprou e recebeu tudo certo). Eu prefiro o vendedor daqui, mas se o preço dele não for competitivo, eu vou pedir pelo site nessa outra loja.

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cris,

 

Se seu objetivo é ter apenas uma lente, recomendo que compre logo a 18-200, ou até a 18-300.

 

Eu tinha a 18-105 e achava limitante. Em viagens, frequentemente você não está perto o suficiente do que quer enquadrar e cropar as fotos não é uma solução boa. Além disso, há algo chamado "distorção de perspectiva", que é a relação entre os objetos no quadro. Com uma lente de distância focal maior, você consegue se afastar mais e fazer os objetos parecerem mais próximos, mantendo o enquadramento. Em outras palavras, é isso que permite, por exemplo, o sol parecer bem grande do lado de uma pessoa numa foto de pôr do sol.

 

Vendi a 18-105 e comprei a 18-200, não me arrependo. Além disso, a 18-200 tem VR-II, que é uma estabilização extra na lente, melhor que a VR da 18-105.

 

Hoje, tenho apenas a 18-200 e uma 35mm, para eventos (amador). O alcance de 300mm já me fez falta na viagem para o Pantanal, pois vida selvagem, especialmente pássaros, pede de 300mm pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu discordo um pouco do Marcos.

 

A 18-105mm é uma boa lente. Serve para diversas situações, é relativamente pequena e tem uma qualidade ótica muito boa. As fotos da 18-200mm que vi são bem inferiores às da 18-105mm. Não acho q isso seja preciosismo, pq já que vc vai gastar uma grana em lentes que gaste numa melhor. A distância focal de 200mm não me faz tanta falta assim.

 

Pense bem pq lentes são caras e a qualidade das suas fotos vai depender diretamente da qualidade das lentes.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Poreca, você tem que comparar exatamente as mesmas fotos, nas mesmas condições, ou outros fatores entram em consideração:

 

http://www.cameralabs.com/reviews/Nikkor_DX_18-200mm_VR_II/outdoor_results.shtml

 

A 18-200 é mais nítida do que a 18-105, naturalmente mais cara também. Além do que atestam os reviews, eu, que possuí as duas, as comparei antes de decidir vender a 18-105.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...