Ir para conteúdo

Eurotrip - dicas de primeira viagem para europa


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal, 

Em outubro eu e minha esposa estamos planejando nossa primeira viagem para a Europa e precisamos de algumas dicas...

No total serão 20 dias (19/10 à 08/11) e nosso voo chega em Veneza na Itália e regressamos de Madrid na Espanha.

Como todos os países são pequenos e o deslocamento de um para o outro é relativamente rápido, a vontade de conhecer todos é grande hahaha

Estamos pensando em um roteiro um pouco ousado (talvez), onde tem cidade que ficaríamos 2 noites e tem cidades que só faríamos apenas um "stopover":

image.thumb.png.717f70351c0bcf53ff42637437cfae24.png

  • Veneza - Itália
  • Milan - Itália
  • Berna - Suíça
  • Lucerna - Suíça
  • Zurique - Suíça
  • Munique - Alemanha
  • Praga - República checa
  • Berlim - Alemanha
  • Amsterdam - Holanda
  • Bruxelas - Bélgica
  • Paris - França
  • Barcelona - Espanha
  • Madrid - Espanha

E como será nossa primeira vez na Europa, estamos cheios de dúvidas:

  • Alguém já fez um roteiro parecido?
  • Vale a pena incluir tantas cidades? 
  • Dicas de hospedagens nestas cidades?
  • Dicas de locomoção entre as cidades?
  • Esta época do ano, já está muito fria?
  • Alguma sugestão?

Agradeço a colaboração.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@robson.alves O que pretende fazer é gastar e não conhecer nada.Se tivesse mais tempo poderia até conhecer, mas como sempre falo aqui,para que gastar tanto,o euro caro como está,só para tirar uma foto,dizer que esteve no lugar, mas não saber nada dele?

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@D FABIANO Acho o ponto que você levantou de ter mais tempo para conhecer cada lugar super relevante e é algo que estamos pensando, este é o roteiro que pensamos inicialmente mas ainda não é o definitivo.

Se possível, gostaria que você comentasse mais sobre, quais cidades você acha que vale a pena deixar no roteiro, quais vale a pena tirar ou qualquer outra sugestão?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

20 dias e 13 cidades, obviamente a conta não bate...

Eu manteria o foco do roteiro entre Espanha e Itália, primeiro porque pela passagem são os obrigatórios, segundo pela época do ano de outubro/novembro,  que já está esfriando, pois esses são os países de clima mais ameno.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que é de mais também. Pra fins de referência tenho uma viagem de 24 dias planejada pra agosto e vou percorrer 10 cidades de 7 países e já acho que exagerei, mesmo alguns destinos apenas de passagem rápida, pra passar uma tarde antes de pegar um voo no fim do dia, e outros que só vai contar 1 cidade e país a mais porque fica bem perto (Viena - Bratislava).

 

Na época que você vai já estará mais frio, e os destinos do norte podem não ser tão interessantes porque anoitece mais cedo, tendo menos locais abertos também. Por exemplo se você pegar um trem de Praga pra Berlim na hora do almoço, vai chegar no fim da tarde e praticamente não tem mais nada pra fazer naquele dia.

 

Eu sei que a vontade de conhecer as cidades mais conhecidas é grande mas se eu fosse você refaria o roteiro focando em uma região menor e conhecendo mais locais da região, começando pela Itália eu não iria à Milão, optaria por Florença, Turin, Genoa. O sul da França é interessante também, bem como a região da Catalunha, como disseram o clima estará mais ameno nesses locais. Se optar por outra região, tem a Europa Central, ao invés de ir apenas a Praga, dá pra conhecer Viena, Salzburgo, Bratislava, Budapest. Tentar focar em menos tempo se deslocando e mais tempo efetivamente conhecendo os locais. Eu deixaria pra conhecer o norte da Europa em uma estação de temperaturas mais amenas, final de primavera ou inicio de verão. Já pensou que chato seria chegar em Amsterdam pra passar 2 noites por causa de um roteiro apertado e só tomar chuva de outono na cabeça?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

Algumas considerações:

18 horas atrás, robson.alves disse:

Milan - Itália

Uma das cidades mais sem graça da Itália, é uma cidade grande e sem muita coisa de relevante em ternos de turismo. Os "clássicos" da Itália e que "deveriam" fazer parte de qualquer roteiro pela Itália são Roma, Florença e Veneza 

18 horas atrás, robson.alves disse:
  • Berna - Suíça
  • Lucerna - Suíça
  • Zurique - Suíça

Suíça é um lugar caro para caramba!! O que você gastará em 3 dias na Suíça, daria para pagar uma semana ou mais na Itália, Praga, Berlin ou Alemanha e sobraria dinheiro.

O legal na Suíça são passeios nas montanhas, mas eles são super caros, agora se a sua ideia é só ficar nas cidades, sem subir ao menos uma montanha, na minha opinião pessoal, nem vá para a Suíça, por que seria desperdício de tempo e dinheiro, há cidades bem mais interessantes e baratas para você ficar passeando do que as cidades Suíças.

Ou seja, se for a Suíça, suba ao menos uma montanha, por que ficar só passeando nas cidades, pagando super caro em tudo, é meio que desperdício de tempo e dinheiro.  

19 horas atrás, robson.alves disse:

Alguém já fez um roteiro parecido?

Sim, mas foram 4 viagens diferentes de 10 dias cada, e não em uma viagem só de 20 dias.

19 horas atrás, robson.alves disse:

Vale a pena incluir tantas cidades? 

Definitivamente não!

Lembre que você não tem uma máquina de teletransporte, toda vez que você for trocar de cidade você perde na melhor das hipóteses metade de um dia contando desde o momento em que começa a fazer as malas na cidade A, até finalmente largar elas no quarto do hotel da cidade B.

 Isto se os horários dos trens, ônibus e aviões ajudarem, se o horário deles não ajudar muito, contando todo o tempo gasto (fazer malas, check-out do hotel, ir até a estação de trem/aeroporto, esperar o trem chegar, viagem, ir até o seu novo hotel, fazer check-in) facilmente você perde praticamente um dia inteiro para ir de uma cidade até a outra.

Também lembre que na ida você geralmente perde 2 dias, o primeiro dia, em que você estará saindo do Brasil, e o segundo, pois na maioria dos casos você só chega na Europa depois do almoço, ai até passar na imigração, ir até o centro, achar o hotel, fazer check-in, etc, geralmente já é final da tarde e o dia foi perdido.

E na volta, dependendo do horário do seu voo, também pode ser ou dia perdido, pois 4 horas antes do horário do seu voo você tem que largar tudo o que estava fazendo e começar a se mexer para ir ao aeroporto.

19 horas atrás, robson.alves disse:

Esta época do ano, já está muito fria?

Nesta época do ano os dias já começam a ser mais curtos, diferente do verão, quando escure as 21:00, as 18:00 já vai estar escuro nesta época do ano, o que lhe deixa com menos tempo aproveitável no dia.

Frio é algo meio relativo, para alguém de Natal ou Fortaleza, 20ºC é frio, mas para alguém de Curitiba, é uma temperatura agradável.

Mas em todo caso, na Itália, e Espanha, nesta época do ano as temperaturas costumam variar entre 15ºC e 25ºC, mas em Berlin, Praga, Amsterdam e Bruxelas, já pode pegar temperaturas próximas do zero em alguns dias.

8 horas atrás, robson.alves disse:

quais cidades você acha que vale a pena deixar no roteiro, quais vale a pena tirar ou qualquer outra sugestão?

Isto é uma questão pessoal de cada pessoa, com base nos gostos e preferências pessoais de cada pessoa, mas se fosse meu roteiro, as primeiras da lista para serem cortadas seriam Milão, Suíça, Bruxelas e Madrid, são as cidades com menos atrativos turísticos, ou então os locais mais caros.

Berlin é um local que meio que divide opiniões, tem pessoas que amam, principalmente o pessoal mais hypster, outras que acham meio sem graça. Mas se o seu tempo estiver apertado, e você precisar cortar alguma coisa do seu roteiro, levando em conta que já tem dois destinos na Alemanha, pessoalmente eu manteria Munich e cortaria Berlin, por que a Alemanha "clichê", que a a maioria dos brasileiros imagina, você vai ver em Munich e não em Berlin.

 

 O que eu poderia acrescentar, é o tempo médio que a maioria das pessoas costuma ficar em cada um destes locais, para que você posso ter uma noção de quanto tempo precisaria.

lembrando que é o tempo médio, algumas pessoas gostariam de ficar um pouco mais em cada local, e outras pessoas um pouquinho menos, mas para que a sua viagem não vire uma correria insana, não tem como fugir muito disto.

Veneza: 2 dias
Milan: 1 dia
Berna: 1 dia
Lucerna: 1 dia
Zurique: 1 dia
Munique: 4 dias  (sendo 1 destes dias para um bate-volta a Neuschwanstein ou Nürnberg)
Praga: 3 dias
Berlim: 3 ou 4 dias
Amsterdam: 3 dias
Bruxelas: 2 ou 3 dias, (Sendo 1 destes dias para um bate-volta a Brugges)
Paris: 4 ou 5 dias
Barcelona: 3 ou 4 dias
Madrid: 2 ou 3 dias

Lembre que você ainda tem que descontar 2 ou 3 dias perdidos na ida e volta, e que os deslocamentos entre as cidades podem demorar meio dia ou mesmo um dia inteiro em alguns casos.

19 horas atrás, robson.alves disse:

Dicas de locomoção entre as cidades?

Isto vai depender do que você cortar e manter no seu roteiro, mas geralmente é uma combinação de ônibus, trem e avião, mas o que exatamente, vai depender das cidades que você manter no seu roteiro.

19 horas atrás, robson.alves disse:

Dicas de hospedagens nestas cidades?

Ai também varia muito, você pode quer ficar num quarto coletivo de hostel dividindo quarto e banheiro com 15 ou 20 pessoas e pagar 15 euros por noite, pode querer quarto coletivo de hostel mais privativo, onde só divide o quarto e banheiro com 4 pessoas e pagar 20 euros por noite, pode quer um quarto privativo num hotel simples com banheiro no corredor pagando 30 ou 40 euros, pode quer banheiro no quarto e pagar 50 ou 60 euros por noite, ou ainda querer um hotel 3 ou 4 estrelas onde a diária custa 200 euros...

Ou seja, varia muito, eu sugiro pesquisar hospedagem no www.booking.com, e você mesmo escolher um local que lhe agrade e caiba no seu orçamento, e se tiver alguma dúvida sobre a localização do hotel pode perguntar aqui, se alguém souber, vai lhe responder.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@GuilhermeLAR @poiuy muito obrigado pelas dicas 😍

Não tinha levado em conta o fato de que nesta época anoitece mais cedo. 

@poiuy depois de seus comentários decidimos cortar Milão, suíça e Berlim do roteiro, adoramos a dica do neuschwaisten, já estamos montando novos roteiros, depois compartilho com vocês. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Apenas acrescentando meu ponto de vista (além de também ter achado bem corrido).

A Europa não é tão pequena quanto parece, então nem tudo dá pra fazer de trem se pretende economizar tempo. Veneza para Munique são cerca de 8h de viagem (sem contar o tempo de espera com troca de trem em Verona), Paris a Barcelona são cerca de 6h em trem de alta velocidade, porém isso acarreta passagem cara, cerca de 100 euros ou mais uma. Praga para Amsterdan (já que cortou Berlin) vai ser umas 10h pelo menos.

Uma dica é acessar o site rome2rio.com, o site vai lhe mostrar o tempo e opções de viagem entre um ponto e outro. Então dá pra ter uma ideia de preços e tempo de cada trecho.

 

ps.: Sobre Milão, eu trabalho aqui e posso dizer que é a última cidade de porte médio/grande da Itália que eu recomendo para visitar. Única opção seria ter um voo de chegada/saída por aqui, então dá pra gastar umas 4h para conhecer o Duomo, o Castello Sforzesco e passear pela área central (que é basicamente entre o Duomo e o Castelo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 08/06/2019 em 04:25, D FABIANO disse:

@robson.alves O que pretende fazer é gastar e não conhecer nada.Se tivesse mais tempo poderia até conhecer, mas como sempre falo aqui,para que gastar tanto,o euro caro como está,só para tirar uma foto,dizer que esteve no lugar, mas não saber nada dele?

Difícil...

Na verdade, se sair do Brasil dia 19 é dia perdido. Se for fazer conexão para chegar em  Veneza... chega lá pelo meio da tarde... até chegar no hotel, mais um dia perdido. O dia do retorno para o Brasil, perdido também. São 18 dias. 

Abatendo 03 deslocamentos longos... ficam 15 dias líquidos... So paris fica com 5 para ver o Básico (ainda mais no inverno que tudo fecha mais cedo)... ficam 10 dias para 9 cidades e demais deslocamentos internos (considerando os cortes já feitos)...

 

Amigo, 18 dias são 4 cidades no máximo. Dessas quatro cidades você faz day trip para cidades próximas, simples assim. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 07/06/2019 em 23:01, robson.alves disse:

Oi pessoal, 

Em outubro eu e minha esposa estamos planejando nossa primeira viagem para a Europa e precisamos de algumas dicas...

No total serão 20 dias (19/10 à 08/11) e nosso voo chega em Veneza na Itália e regressamos de Madrid na Espanha.

Como todos os países são pequenos e o deslocamento de um para o outro é relativamente rápido, a vontade de conhecer todos é grande hahaha

Estamos pensando em um roteiro um pouco ousado (talvez), onde tem cidade que ficaríamos 2 noites e tem cidades que só faríamos apenas um "stopover":

image.thumb.png.717f70351c0bcf53ff42637437cfae24.pngimageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936c

  • Veneza - Itália
  • Milan - Itália
  • Berna - Suíça
  • Lucerna - Suíça
  • Zurique - Suíça
  • Munique - Alemanha
  • Praga - República checa
  • Berlim - Alemanha
  • Amsterdam - Holanda
  • Bruxelas - Bélgica
  • Paris - França
  • Barcelona - Espanha
  • Madrid - Espanha

E como será nossa primeira vez na Europa, estamos cheios de dúvidas:

  • Alguém já fez um roteiro parecido?
  • Vale a pena incluir tantas cidades? 
  • Dicas de hospedagens nestas cidades?
  • Dicas de locomoção entre as cidades?
  • Esta época do ano, já está muito fria?
  • Alguma sugestão?

Agradeço a colaboração.

Obrigado!!

Seu roteiro está legal pra caramba... se vc tivesse pelo menos uns 35 dias para fazê-lo... Destas cidades eu cortaria Milão por todos os motivos já citados anteriormente, as cidades Suiças porque sem Milão vai ficar fora de mão e talvez Bruxelas, que das que sobraram é a cidade mais sem graça na minha opinião.... Também não gostei muito de Munich, só achei bacana ir para o Castelo de Neuschwaistein...

Praga, Berlim, Amsterdam e Paris pra mim seriam essenciais... e deixaria Barcelona para uma próxima vez, de preferência entre abril e setembro quando está mais quente e os dias duram mais... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...