Ir para conteúdo

Roteiro Europa - Maio 2020

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá,

Vou para a Europa com minha Esposa em Maio de 2020. Comprei as passagens chegando e partindo de Lisboa.

Estou pensando no seguinte roteiro:

Dia 1 - SEG - Voo noturno e chegada em Lisboa pela manhã. Dia todo e noite em Lisboa.

Dia 2 - TER - Trem para Porto pela manhã. Tarde e noite em Porto.

Dia 3 - QUA - Manhã em Porto. Voo para Madrid a Tarde. Noite em Madrid.

Dia 4 - QUI - Dia em Madrid + passeio a Toledo. Noite em Madrid.

Dia 5 - SEX - Trem para Barcelona pela manhã. Tarde e noite em Barcelona.

Dia 6 - SAB - Dia e noite em Barcelona.

Dia 7 - DOM - Manhã em Barcelona. Voo para Paris a tarde. Noite em Paris.

Dia 8 - SEG - Dia e noite em Paris. (Louvre)

Dia 9 - TER - Dia e noite em Paris. (Ida a Versailles)

Dia 10 - QUA - Manhã em Paris. Trem para Londres a tarde. Noite em Londres.

Dia 11 - QUI - Dia e noite em Londres.

Dia 12 - SEX - Dia e noite em Londres.

Dia 13 - SAB - Manhã em Londres. Voo para Lisboa a tarde. Voo para o Brasil a noite.

Estou imaginando se vai ficar muito corrido e cansativo.

O que vcs acham do roteiro? Poderiam me dar algumas sugestões?

Obrigado

• Membros
Postado

Olá, seja bem vindo.

Com toda edução, mas o roteiro está horrível! E completamente inviável, serviria só para vocês desperdiçarem um monte de dinheiro com passagens, hotel e alimentação, mas não conseguir aproveitar nada em nenhum local.

Comecemos pelo dia de chegada, que horas o seu voo chega em Lisboa? E que horas você pensa estar livre para passear?

A última vez que eu fui a Lisboa, o meu voo chegou em Lisboa as 07:00 da manhã, mas até eu desembarcar, passar na imigração, retirar a bagagem, ir até o centro, achar o meu hotel, fazer check-in, acomodar as minhas coisas no quarto, tomar um banho e trocar de roupa eram 11:00 horas.

Então na prática, você pode acabar tendo só metade de um dia livre em Lisboa, as vezes nem isto se o seu voo atrasar na chegada em Lisboa, e Lisboa é campeã de voos atrasados.

Em meio-dia não dá para fazer quase nada em Lisboa, só o passeio até o bairro de Belém lhe consome metade de um dia, visitar o Castelo de São jorge consome outra metade de um dia, visitar a Baixa e Alfama consome outra metade de um dia, e muito menos vai dar tempo de fazer um dos passeios mais legais de Lisboa que é ir visitar a cidade de Sintra, que fica a 1 h de trem de Lisboa, é um passeio que consome um dia inteiro.

E sem contar que você estará super cansado da noite em claro no avião, chega umas 3 da tarde e o cansaço e sono começa a pesar...

Passando agora para o segundo dia, se você pegar o trem para Porto as 08:00 da manhã, vai estar livre lá em Porto somente ao meio dia, e metade de um dia não dá para fazer nada em Porto.

Agora você pode pensar, eu vou pegar o trem das 05:00 da manhã para chegar cedo em Porto. Mas lembre-se que para pegar o trem as 05:00, você terá que acordar as 04:00 o que significa ir dormir as 08:00 da noite no dia anterior, reduzindo ainda mais o seu já pouco tempo livre em Lisboa.

E assim por diante, não muda nada nas demais cidades

Cada pessoa tem os seus interesses pessoais, mas para que a viagem não vire uma correria insana do começo ao fim, pessoalmente eu recomendaria pelo menos a seguinte quantidade de dias em cada cidade:

Lisboa: 3 dias + o dia da chegada
Porto: 2 dias
Madrid: 3 dias
Barcelona: 3 ou 4 dias
Paris: 4 dias
Londres: 4 dias

Mas isto contando com o fato de você realmente conseguir comprar voos e trens de manhã ou no começo da noite, as vezes estes horários estão super caros.

E se tiver que pegar um voo ou trem no meio do dia, você perde o dia inteiro, por exemplo, para um voo as 13:00, as 10 da manhã você tem que começar a se mexer para ir ao aeroporto, e até estar livre, geralmente já é 17:00 horas e o dia foi perdido.

3 horas atrás, gbrasil75 disse:

Dia 13 - SAB - Manhã em Londres. Voo para Lisboa a tarde. Voo para o Brasil a noite.

Já pensou o voo de Londres para Lisboa ser cancelado ou atrasar várias horas?

Isto acontece bem frequentemente na Europa, ainda mais contando que o pessoal das companhias aéreas vive em greve, todo mês tem uma ou duas greves em algum lugar atrasando e cancelando voos.

Voltado a Lisboa no último dia e em cima da hora, você tem folga zero para imprevistos, não vai ter tempo hábil de procurar outro voo caso tenha algum problema com o seu voo original.

Então em casos como o seu, com passagens compradas separado, pessoalmente eu sempre volto a cidade de onde meu voo vai sair no dia anterior, assim tenho um minimo de folga para pensar em um plano b caso o meu voo original tenha problemas.

Então sendo sincero, para ficar minimamente viável, você teria que cortar a quantidade de locais pelo metade.

• Membros
Postado

Também achei extremamente corrido, o passeio vai ser correndo em todos os lugares só para dizer que foi, por que não tem tempo de parar e apreciar e tem que seguir pro próximo ponto turístico, em 5 dias seu corpo e sua mente já não aguentam mais.

Sair de Londres para Lisboa para pegar voo no mesmo é pedir pra dar perrengue, a chance de perder o voo pro Brasil são altas.

Paris e Londres são cidades enormes, com muita coisa legal para ver, ir lá só pra ver Louvre e Versailles é jogar tempo e dinheiro fora, é como ir a um rodízio de carne, comer duas fatias de picanha e ir embora em 30min de barriga vazia.

• Colaboradores
Postado

3 cidades no maximo. Se colocar Paris e Londres ja se vão 10 dd... sobram 2.

5 horas atrás, gbrasil75 disse:

Dia 1 - SEG - Voo noturno e chegada em Lisboa pela manhã. Dia todo e noite em Lisboa.

Ja pensou que horas vai sair de casa no Domingo? Muito difícil dormir em avião internacional... são 03 refeiçoes, criança chora, o povo levanta toda hora p ir no banheiro... se for de classe econômica a poltrona é pequena e recosta pouco.... quando chega anda muito no aeroporto de Lisboa ate a imigração... quando chegar no hotel vai querer almoçar e dormir. Da para aproveitar a noite... mas qual noite? De manha você ja vai viajar de novo! Acorda cedo, check out, se desloca com malas para Rossio... 

Muita correria.... Porto, Madri e Barcelona não vera praticamente nada... Até você se encontrar na cidade, aprender a usar transporte, ver como chega nos lugares... 

• Membros
Postado

Em duas semanas você não consegue fazer tudo isso de maneira satisfatória. O que recomendo é você escolher entre Portugal + Espanha ou Portugal + Paris e Londres. E, como outros colegas de fórum já falaram, não deixe para voltar a Lisboa no dia do seu retorno ao Brasil. Programe-se para dormir pelo menos uma noite lá antes de voltar (o ideal seria duas), isso diminui a chance de imprevisto, perda de voo e tal.

• Membros
Postado

Olá Pessoal,

Obrigado pelos comentários e sugestões. Concordo que estava bem arriscado. Mas como temos poucos dias e os principais objetivos são Barcelona, Paris e Londres pensei em um mudar o roteiro da seguinte forma:

Dia 1 - SEG - Voo noturno e chegada em Lisboa pela manhã. Voo para Londres. Tarde e noite em Londres.

Dia 2 - TER - Dia e noite em Londres.

Dia 3 - QUA - Dia e noite em Londres.

Dia 4 - QUI - Manhã em Londres. Trem para Paris tarde. Noite em Paris.

Dia 5 - SEX - Dia e noite em Paris.

Dia 6 - SAB - Dia e noite em Paris.

Dia 7 - DOM - Dia e noite em Paris.

Dia 8 - SEG - Voo para Barcelona pela manhã. Tarde e noite em Barcelona.

Dia 9 - TER - Dia e noite em Barcelona.

Dia 10 - QUA - Trem para Madrid pela manhã. A tarde passeio em Toledo. Noite em Madrid.

Dia 11 - QUI - Dia e noite em Madrid.

Dia 12 - SEX - Manhã em Madrid. Voo a Tarde para Lisboa. Noite em Lisboa.

Dia 13 - SAB - Dia e tarde em Lisboa. Voo a noite para o Brasil.

Melhorou?

• Membros
Postado

Olha, no meu ponto de vista, ficar  2 dias e meio em Londres e 3 em Paris é só pra dizer que pisou lá. Londres e Paris são uma das maiores cidades da Europa em questão cultural, com centenas de coisas interessantes para ver e fazer, andar sem rumo nas ruas já é uma atração a parte, coisa que quase nenhuma outra cidade na Europa te dará a mesma sensação.

O dia de chegada e o de saída precisam sair do roteiro, são dias que você não consegue fazer quase nada. Chegar em Lisboa e já pegar um voo pra Londres é arriscado também, mas ao menos voos internacionais não costumam atrasar, então é possível, mas só se tiver um tempo hábil.  Se seu voo chega de manhã, acreidito que é lá perto do 12:00, vai pegar um voo pra Londres depois das 14:00, e vai chegar no destino umas 17:00, ou seja, não tem tarde, e a noite o cansaço vai bater forte, vai dá só pra sair pra comer algo e ir dormir.

A volta é semelhante, você precisa fazer check-out do hotel, decidir o que fazer com as malas, e no meio da tarde já ir pro aeroporto, que se não me engano o voo é  as 18:00 mais ou menos, ou seja, as 15:00 precisa estar indo pro aeroporto. Você terá a manhã e quase nada a tarde.

Porém, se seu objetivo é só dar um "oi" nessas cidades, o roteiro está já mais viável. Mas, opinião pessoal, você não vai conseguir aproveitar quase nada das cidades, vai voltar com a sensação de "queria ter ficado mais tempo para conhecer o restante". Se você pegar um dia de chuva, vai 'inutilizar' uma cidade.

Se tem a intensão de realmente tirar umas férias para descansar e conhecer novos lugares, eu recomendaria ou focar no norte ou na península Ibérica.

Você tem 11 dias livres (tirei o dia da chegada e saída).
Eu faria uns 4 dias em Londres, 4 em Paris (apesar que eu recomendo em geral 5 dias cheios para cada) e 3 na Bélgica ou Holanda. Ou, 3 dias em Lisboa, 2 em Porto, 4 em Madrid (e fazer bate volta em Toledo e outra cidade, por exemplo) e 2 em Barcelona.

• Vou acompanhar! 1
  • Membros
Postado

Reforçando o que já foi dito. Realmente 2 dias em Londres é muito pouco, só vai servir para você ficar com raiva de passar tão pouco tempo lá. Londres e Paris demandam pelo menos 4 dias cada.

Nunca fui para a Espanha, mas estou planejando ir, 1 dia e meio em cada cidade, me parece pouco também.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...