Ir para conteúdo

Escandinávia - Copenhagem, Helsinque, Estocolmo e Oslo - Informações detalhadas sobre todas as cidades


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Em 31/05/2020 em 00:30, FCRO disse:

@Rafael_Salvador

Li e reli seu post mas confesso que não entendi 

Em suma eu quis dizer que não é convertendo para "reais" que voce vai verificar se um país é caro ou barato. Com a disparidade do cambio tudo vai ser caro, porque nossa moeda é fraca. Uma cerveja a 2 Euros, da mesma forma que uma cerveja a 6,50 Euros, se voce ficar convertendo será "caro". São poucos lugares na Europa em que vai encontrar preços similares ao Brasil... mais para o Leste.

Agora se voce coloca na balança Madri, Roma e Londres... onde é caro e onde é barato? Voce esta comparando países de mesma moeda.

Quando voce passa a tratar de lugares mais específicos ainda... Ibiza, St. Tropez, Reykjavik... novamente o padrão muda. Por conta dessa relatividade entre ser caro e ser barato fiz a brincadeira trabalhando com unidades absolutas ("contos").

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A questão é a seguinte na Suécia e na Noruega são usadas coroas suecas e coroa norueguesa respectivamente

moedas que passam longe do dia dia do brasileiro 

Um combo de Big Mac custava uns 150 coroas norueguesas 

se eu simplesmente jogar esse valor no tópico, perde se totalmente o sentido de informações o qual se quer passar

a maioria das pessoas não vão procurar a conversão do dia dessa moeda , logo a melhor forma é converter para passar uma ideia de custo

se você procurar no fórum centenas de relatos em países com moedas “exóticas” você vai ver que a esmagadora maioria converte para reais para passar a noção do valor 

se um combo de Big Mac No Brasil custa 25 reais e na Suécia o equivalente a 60 reais acho que a informação foi passada de uma forma bem clara

nao tem como comparar falando de euro que é uma moeda muito mais “palpável” para nós brasileiros 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hoje:

1 coroa norueguesa = 0,56 reais 

1 coroa sueca = 0,57 reais

 

outra coisa que acho importante frisar que ambos os países estão em vias de suprimir o uso de dinheiro físico. Inclusive na Suecia já existem leis que protegem lugares "money free", ou seja, eles podem recusar o recebimento de dinheiro físico. Na Noruega os lugares não podem recusar dinheiro, mas eles desencorajam MUITO o uso. Por exemplo, fui tomar um chocolate quente no centro de Oslo e fui pagar no dinheiro, o cara falou que eles só aceitavam pagamento em cartão. Aí cancelei o pedido e virei as costas, nesse momento ele falou que me ajudaria, e pegou o dinheiro para ele e passou o próprio cartão na máquina do estabelecimento. Na Suécia depois de perceber isso, antes de sentar em um restarante, perguntavamos se aceitavam pagamento em dinheiro

Então se voce é pego de surpresa como eu fui no início, você se vê obrigado a usar o cartão de crédito em muitos lugares, o que acarreta nas famigeeradas taxas de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A mesma coisa acontece na Dinamarca.

Na Dinamarca a maioria dos locais continua a aceitar dinheiro em espécie, mas volta e meia tem problema com o troco, pois como quase não circula dinheiro em espécie, frequentemente eles não tem troco para lhe devolver, então se for pagar com dinheiro em espécie, é bom ter o valor exato, ou já estar ciente que pode ter que dar uma gorjeta maior que o desejado.

Quando estive lá, no primeiro dia fui pagar um café com dinheiro, já perdi 1,80 kr por que o caixa não tinha trocado suficiente, na hora do almoço de novo a mesma coisa, o caixa não tinha trocado, e tive que deixar uma gorjeta bem maior que o desejado! A conta tinha dado algo como 79 kr, mas tive que arredondar para 100 kr.

Depois disto, a menos que eu tivesse o valor exato da conta em dinheiro, eu pagava com cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@FCRO Me diz uma coisa, parece óbvio mas não custa perguntar. Com um TVM eu consigo pagar absolutamente tudo nessas cidades (transporte publico, bares, street food....etc..)?

Olhando do seu ponto de vista realmente tem razão, não imaginei que esses países tinham moedas diferente do Euro. Se a intenção e dar uma noção do custo das coisas , não faz sentido usar uma medida que seria praticamente abstrata!!

Eu so faço uma ressalva que se formos na base da conversão em Reais para afirmar se é caro ou barato... tudo vai ser caro, com poucas cidades nas exceções. Mas fato é que o Norte da Europa é caro pacas! Uma vez no interior da Bélgica tinha um grupo de Espanhóis numa mesa ao lado da minha em um pub reclamando dos preços...

Vou fazer a velha pergunta (kkk) ... em Estocolmo, por exemplo, para duas refeições em restaurantes normais  + 02 atrações/dia + uma barzinho a noite consumindo bebida alcoolica + transporte + um lanche no meio do dia.... qual a média?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

@Rafael_Salvador não sei te responder sobre TVM, parei de usar, haha, última viagem que usei TVM foi uns 7 anos atrás

sobre um dia em estocolmo:

começando fiquei em um hotel bem localizado, metrô, lojas comercias e restaurantes perto. Café da manhã excelente porém foi o menor quarto de hotel que fiquei até hoje, sério, era MUITO  pequeno, diária foi 605 SEK (coroas suecas), o preço do metro e eventuais trocas de linha para ônibus é o seguinte  45 sek por trecho unitário, ou se você optar pelo cartão pré pago, cujo custo é 20 sek para adquirir o cartão ao carrega-lo, cada passagem sai a 32 sek

alguns preços de museus em estocolmo: vasamuseum: 150 sek, museu do nobel: 120 sek, museu viking: 179 sek

o preço de alimentação: uns 250-300 (sem bebida) sek em um restaurante la carte, claro que tem opções mais baratas, lembro que uma noite fui numa pizzaria simples para os padrões de estocolmo e uma pizza que servia bem 1 pessoa custava uns 130 sek (sem bebida)

em um pub que fui que tinha várias torneiras, o tamanho do copo de chopp padrão lá era de 400 ml, os chopps mais baratos saiam numa média de 75 sek 

então respondendo sua pergunta e tirando o preço da diária, 1 dia indo a 2 museus, 2 passagens de metro, almoçando pizza. jatnando em um restaurante mais uma ida ao pub após consumindo 2 chopps: uns 880 sek, que na conversão do dia de hoje seria 480 reais

isso que não calculei o iof, supondo que alguns lugares não vão aceitar dinheiro e você vai ter que usar o cartão de crédito

 

aproveitando, print de 2 páginas gringas que comentam sobre os preços praticados em estocolmo (não é caro só para nós brasileiros)

1225510472_preos.jpg.b702aeb16c6e3e8559a9e5854c1c1130.jpg

como comentei em post anterior, uma simples compra no supermercado já sai caro, post a seguir relatando os gastos para fazer um lanche simples gastando no supermercado:

picnic.jpg.31344d1d6bf284db5c655df8c32e454d.jpg

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 04/06/2020 em 02:26, Rafael_Salvador disse:

Me diz uma coisa, parece óbvio mas não custa perguntar. Com um TVM eu consigo pagar absolutamente tudo nessas cidades (transporte publico, bares, street food....etc..)

Respondendo pelo FCRO...

Para as coisas normais do dia-a-dia o TVM funciona normalmente e não dá problema.

As únicas coisas que podem lhe dar problema com TVM são transações que fazem "pré-autorização" no cartão crédito, pré-autorização não funciona na maioria dos cartões pré-pagos.

Explicando melhor o que é "pré-autorização" caso algum leitor não saiba o que seja:

Pré-autorização no cartão de crédito é um procedimento que alguns estabelecimentos fazem  antes de prestar o serviço, para verificar se o seu cartão é válido, se tem limite suficiente, e geralmente já bloqueiam uma parte do valor da compra/serviço no limite do cartão como garantia do pagamento. 

Depois que o serviço tiver sido prestado, eles efetivam a pré-autorização, ou então cancelam ela caso você pague de outra forma, ou efetivam ela caso você for pagar com o mesmo cartão.

Alguns serviços que costumam usar pré-autorização:

Locação de carros, ao alugar um carro, a locadora pré-autoriza e bloqueia do limite do seu cartão o valor da franquia do seguro, se você devolver o carro intacto, eles cancelam a pré-autorização e você não paga nada alem do custo da locação.

Diárias de hotel, alguns hotéis no momento do check-in ou no momento da reserva fazem uma pré-autorização da primeira diária, do valor integral da hospedagem, ou da caução por danos ao quarto.  Este valor fica bloqueado no limite do seu cartão, se no check-out você resolver pagar de outra forma, ou se não quebrar nada no hotel, eles cancelam a pré-autorização.

Corridas de Uber, toda vez que você chama um carro no Uber ou algum aplicativo similar,  a Uber faz uma pré-autorização do valor previsto da corrida já bloqueando este valor no limite do cartão, se ao final da corrida não mudou o valor, eles efetivam a pré-autorização, mas caso o valor final tenha ficado maior do que o previsto, o que é comum de acontecer devido a demora maior que o esperado no transito ou por causa de desvios de rota, no final da corrida a uber cancela a pré-autorização e faz uma nova transação com o valor atualizado da corrida.

E muitos cartões pré-pagos não aceitam pré-autorizações e você pode ter problemas com eles se for usar num local ou serviço que exija pré-autorização.

É mais raro, mas em algumas cidades você só consegue pagar transporte público na máquinas automáticas com cartão de débito, não é aceito cartão de crédito, para pagar com dinheiro, só na bilheteria física.

Eu não consigo afirmar com certeza, mas na Escandinávia eu acredito que aceite cartão de crédito normalmente para transporte público, já que eles são os mais "avançados" na questão dos meios de pagamento digitais. 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
14 horas atrás, FCRO disse:

@Rafael_Salvador não sei te responder sobre TVM, parei de usar, haha, última viagem que usei TVM foi uns 7 anos atrás

sobre um dia em estocolmo:

começando fiquei em um hotel bem localizado, metrô, lojas comercias e restaurantes perto. Café da manhã excelente porém foi o menor quarto de hotel que fiquei até hoje, sério, era MUITO  pequeno, diária foi 605 SEK (coroas suecas), o preço do metro e eventuais trocas de linha para ônibus é o seguinte  45 sek por trecho unitário, ou se você optar pelo cartão pré pago, cujo custo é 20 sek para adquirir o cartão ao carrega-lo, cada passagem sai a 32 sek

alguns preços de museus em estocolmo: vasamuseum: 150 sek, museu do nobel: 120 sek, museu viking: 179 sek

o preço de alimentação: uns 250-300 (sem bebida) sek em um restaurante la carte, claro que tem opções mais baratas, lembro que uma noite fui numa pizzaria simples para os padrões de estocolmo e uma pizza que servia bem 1 pessoa custava uns 130 sek (sem bebida)

em um pub que fui que tinha várias torneiras, o tamanho do copo de chopp padrão lá era de 400 ml, os chopps mais baratos saiam numa média de 75 sek 

então respondendo sua pergunta e tirando o preço da diária, 1 dia indo a 2 museus, 2 passagens de metro, almoçando pizza. jatnando em um restaurante mais uma ida ao pub após consumindo 2 chopps: uns 880 sek, que na conversão do dia de hoje seria 480 reais

isso que não calculei o iof, supondo que alguns lugares não vão aceitar dinheiro e você vai ter que usar o cartão de crédito

 

aproveitando, print de 2 páginas gringas que comentam sobre os preços praticados em estocolmo (não é caro só para nós brasileiros)

1225510472_preos.jpg.b702aeb16c6e3e8559a9e5854c1c1130.jpg

como comentei em post anterior, uma simples compra no supermercado já sai caro, post a seguir relatando os gastos para fazer um lanche simples gastando no supermercado:

picnic.jpg.31344d1d6bf284db5c655df8c32e454d.jpg

Aquela velha media de 100 Euros/dia, embora não tão folgado como em outros lugares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...