Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chamonix, França - maio de 2010

Postado
  • Membros

Ouvi falar em Chamonix, pela primeira vez, na revista Terra há alguns anos, e me encantei com as imagens de lá. Informações, consegui aqui no mochileiros.com. Programei uma trip pela Europa e, a oportunidade de ver neve pela primeira vez na vida e, poder caminhar por altitudes um pouco mais elevadas, fizeram-me incluir essa “cidadezinha” em meu roteiro. Comecei a procurar informações sobre a cidade e acabei me encantando com as imagens e com as atrações do local. Mas a maior parte das informações que encontrei aqui, diziam que além de bonita, a cidade é bem cara, necessitando de não mais que dois dias para visitá-la. Engano imenso se você souber aproveitar tudo que está ao alcance pra quem tem um pouco de disposição.

Cheguei à Chamonix em 18 de maio de 2010, tinha 20 dias que estava rodando pelo “Velho Continente”, entrei via Martigny, uma linda cidadezinha nos Alpes suíços, pelo Trem Du Mont Blanc. As paisagens nevadas das montanhas no trajeto são de tirar o fôlego. Fui procurar um local pra ficar, já tinha visto algumas opções pela net, mas sem fechar nada, e descobri que há um albergue em Chamonix, que infelizmente, estava lotado. Acabei ficando num hotelzinho antigo, chamado “El Paso” por 29 euros o quarto privativo com chuveiro quente, o sanitário no corredor. Mesmo na primavera, o dia em Chamonix só escurece depois das 21:00 horas, então aproveitei pra caminhar um pouco. Fui até o centro de informações pra saber sobre algumas trilhas trekking, mas minha dificuldade de me comunicar foi enorme, afinal, não falo nada além de português. Com muita paciência e simpatia a atendente me deu um mapa da cidade e um da região e marcou neles os inícios das trilhas e, num “mimiquês” razoável, falou-me o tempo médio de duração e todas as trilhas eram bem sinalizadas. Voltei ao hotel peguei uma mochilinha de ataque e fui a um supermercado comprar mantimentos. È bom avisar, que em Chamonix praticamente todas as lojas abrem às 09:00h, fecham pra almoço algumas por 2 outras por 3 horas e fecham, rigorosamente, às 18:00h. Comprei um pouco de salame, pães, água, suco e umas frutas, tudo a um bom preço. Peguei o mapa e decidi fazer a trilha até o Plateau des Pyramedes, sendo esta, a mesma trilha que leva à Cascade du Dard e ao Glacier des Bossons, o início da trilha vai acompanhando a estrada até a entrada do túnel do Mont Blanc, ligação entre França e Itália, a partir daí, a trilha fica bem mais íngreme e bonita, atravessando bosques de pinheiros. A primeira atração da trilha é a Cascade du Dard, depois de uns 50 minutos de caminhada. È um bom ponto para pegar água vinda diretamente das geleiras. Mais 15 minutos e chegamos ao Chalet du Cerro a 1.358m de altitude, acho que funciona um ponto de apoio lá, mas quando fui, estava fechado. Do Chalet até o Plateau des Pyramedes foi 1h e 50min. De lá, a uns 2.000m de altitude, a vista é fantástica, e é muito frio também. Curti o visual por uns 15, 20 minutos e peguei a trilha de volta até o Chalet du Cerro, de onde parte uma trilha para o Glacier des Bossons, pertinho, uns 10 minutos. Fiquei por lá uns 20 minutos e rumei de volta à cidade, acabei chegando ao escurecer, pois levei pouco mais de 6 horas incluindo as paradas, ao invés das 3, 4 horas planejado. Fui tomar uma cerveja e dormir, pra poder aproveitar o dia seguinte. No 2º dia acordei cedo e saí pra conhecer os teleféricos. Fui ao teleférico que leva ao Aiguille du Midi a 3.842m de altitude, 41 euros, podendo passar o tempo que quisesse. Ainda estava fechado. Na fila, conheci o Jean Pierre, um francês de Marselha que mora no Pará. O cara tava com a família toda, a esposa brasileira, filhos, irmãos e cunhados. Conversamos um pouco e Jean Pierre me disse que um dos irmãos dele, o Michel, sempre ia a Chamonix, que iria fazer uma trilha até o Mer de Glace e que hoje ele ira caminhar pelo Vale Blanco, perguntei se tinha como eu ir junto e, o Jean falou com ele, e ele concordou, mas disse que precisaria alugar os equipamentos e teria de pagar uma cerveja depois, pois teríamos q voltar pro final da fila. Concordei no ato. Fomos a uma loja a umas duas quadras do teleférico, onde aluguei piolet, crampon, cadeirinha, óculos e capacete, por 20 euros durante 12 horas. Subimos ao Aiguille du Midi e curtimos lá por uma hora, mais ou menos. Depois nos equipamos, eu, Michel e o Albert, cunhado do Michel, e fomos até a plataforma que dá acesso ao Vale Blanco. Tive muita dificuldade pra caminhar com os crampons, mas depois fui me virando. Caminhamos por umas 4 horas na neve, tudo fantástico, a temperatura estava 10º C negativos, o dia bem claro, o sol rachando, o céu bem limpo, um visual que não dava vontade de voltar, indescritível, só indo pra saber como é.

Voltamos contra minha vontade, eu meio frustrado, pois queria ficar naquele lugar muito mais, queria aproveitar o tempo, o dia bem claro. Só descobri pq estávamos voltando quando chegamos. Descemos até o primeiro estágio do teleférico, lá tem um bar, tipo um café, bem agradável, o Jean estava esperando a gente com resto do pessoal e me disse que o teleférico para de funcionar entre 17:00 e 18:00h, por isso tivemos que voltar, senão teríamos que ir pra cidade caminhando. Tive que pagar uma bebida pra cada, uma espécie de “quentão” francês, vinho quente com rodela de laranja, naquele frio tava ótimo, 12 euros, 4 bebidas. Combinamos de eu participar da trilha com o Michel, mas ele me cobrou 30 euros pra usar a barraca e os equipos dele, achei justo, pois não precisaria alugar equipamentos e tinha os serviços de “guia” incluídos. Devolvi os equipos, ele me mostrou o hotel onde estava e marcamos de eu ir pra lá as 07:30h do dia seguinte. Fui ao supermercado e enquanto comprava comida o funcionário me mandou pagar, senão iria fechar sem eu fazer as compras, jeito estranho de tratar os fregueses, mas 18:00h eles querem fechar e pronto.

Acordei muito animado pra começar o trekking, peguei a mochila que tinha arrumado na noite anterior, fui ao hotel do Michel e partimos em direção à fronteira com a Suiça, no caminho vi várias trilhas de bike. Nas primeiras duas horas foi tudo tranqüilo, depois a trilha entrou num terreno bem acidentado. Às 13:00h paramos pra comer e descansar um pouco. Por volta de 17:00h chegamos ao local onde iríamos acampar. Não sei se é permitido ou não, mas durante nosso trekking, não vi barracas próximas à trilha, mas o cara devia saber o que estava fazendo. Armamos as barracas e fomos até um platô a pouco mais de uma hora de caminhada, de onde se tinha uma linda vista do vale. Voltamos à barraca e dormimos meio apertados, dentro de uma TNF Tadpole 23. Achei a barraca pequena pra dois, a não ser que seja eu e minha namorada. Acordamos umas 06:30 e fomos até o Mer de Glace, não era tão longe, mas tbm não é a atração mais interessante de Chamonix. Andamos um pouco por lá e voltamos pra barraca. Então caminhamos mais umas 2 horas margeando um rio que desce das montanhas passando por uma cachoeira e chegando num local onde a vegetação era mais rasteira. Voltamos pra barraca, desarmamos o acampamento e partimos rumo a Chamonix. Chegamos à cidade já escuro, por volta das 22:00 horas. Tomei um banho e fui saborear um fondue, pois seria minha última noite em Chamonix. No outro dia, fui ao hotel deles agradecer e me despedir, meu trem partiria pra Paris às 19:38h. Voltei ao hotel e perguntei se poderia deixar minha mochila e tomar uma banho às 17:00h na faixa. A atendente concordou, mas teria que desocupar o quarto naquela hora mesmo, arrumei tudo e deixei minha mochila com a atendente. Procurei umas empresas que oferecem vôo de parapente, mas fui dissuadido, pois estavam cobrando 130 euros, preferi ir a uma loja de equipos e comprar uma mochila Deuter Guide 45+, um isolante inflável e uma lanterna Petzl por 115 euros. Fui até uma loja e aluguei uma bike por 15 euros até às 17:00h, passei no hotel, deixei minhas comprinhas e rumei pras trilhas que tinha visto no dia anterior. Pedalei bastante, mas só consegui nas trilhas leves. Voltei a Chamonix 16:30h devolvi a bike, tomei um banho e fui pra estação. Tem um Bar em frente à estação, o Elevation 1904, sentei lá e tomei 7 cervejas pra auxiliar no sono, pois iria pegar um trem pra Saint Gervais e de lá um outro às 20:20h numa cabine com 6 beliches e consequentemente, 6 pessoas desconhecidas para Paris. Fui até Saint Gervais, troquei de trem e só acordei no outro dia às 06:15 já em Paris. Não sei se o sono foi pelo cansaço ou pelas cervejas, mas foi uma viagem super tranqüila.

Espero que todos possam conhecer esse local algum dia!

Trilha para o Plateau des Pyramedes

20101226162957.JPG

Cascade du Dard

20101226163202.JPG

Chamonix

20101226163408.JPG

Glacier des Bossons

20101226163546.JPG

Chamonix

20101226163854.JPG

Caminhada pelo Vale Blanco

20101226164038.JPG

Paisagem no alto dos alpes

20101226164235.JPG

20101226164455.jpg

20101226164625.JPG

Vista do alto de um platô

20101226164834.JPG

Retorno da trilha de bike para os q estão em "forma"

20101226165042.JPG

Barzinho Elevation 1904

20101226165158.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 38
  • Visualizações 18.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Realmente a paisagem é Fantástica mesmo!!

Renato, muito obrigada mesmo pelas dicas e informações viu?

Me serão muito úteis!!

Valeu.

Abração

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Tem ônibus pra Turim sim. Pra Milão pode ir de trem, vc pega um até Sion, com baldeação em Martigny, já na Suiça e de lá outro trem até Milão. Fiz isso no sentido contrário, saí de Milão, fui pra Sion, Martigny e Chamonix, a paisagem é fantástica.

Tem um pequeno trecho que é feito de ônibus entre Chamonix e Martigny.

Camarada, linda a cidade!!!! vou inclui-la no roteiro, com certeza! que outras cidades por perto vc recomendaria? acho que vou de carro... ficar 2 noites.... to pensando em Colmar, Annecy e Nice

Parabéns

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Aí, Renatão, tira uma dúvida do teu camarada: tu achas que vale a pena visitar Chamonix no verão? Eu viajo para a França dia 25 agora e irei fazer um mochilão de 2 meses naquele país. Quando estiver em Lyon, pretendo dar uma chegada em Annecy e estou em dúvida se vale a pena conhecer Chamonix no verão e eu jamais esquiei.

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala, Vini, beleza?!

Se vc tiver pensando em esquiar, esqueça. Nessa época as pistas estão fechadas. Mas dá pra vc curtir a neve por lá. No Aiguille du Midi, vc vai à 3800m de altitude e lá com certeza terá neve.

Se tiver a fim de trilhas de trekking e bike, lá tem inúmeras opções. No verão tem ocorre corrida do Mont Blanc, é uma espécie de maratona de montanha. Há também opção de voo livre. De parapente, não vi asa por lá não. A gastronomia tbm é bem interessante. Mas só curtir a região já compensa mto. O lugar é massa.

Abraço!

Postado
  • Membros
Aí, Renatão, tira uma dúvida do teu camarada: tu achas que vale a pena visitar Chamonix no verão? Eu viajo para a França dia 25 agora e irei fazer um mochilão de 2 meses naquele país. Quando estiver em Lyon, pretendo dar uma chegada em Annecy e estou em dúvida se vale a pena conhecer Chamonix no verão e eu jamais esquiei.

Oi Vini !

Eu estive na França no verão passado e a minha opnião é que vale muito a pena visitar Chamonix no verão ::otemo:: ...

E Annecy é linda no verão ::love:: .

Eu ja fui duas vezes a França e se precisar de dicas ....

Annecy

20110621234357.JPG

mont blanc

20110621234905.JPG

Postado
  • Autor
  • Membros

Camarada, linda a cidade!!!! vou inclui-la no roteiro, com certeza! que outras cidades por perto vc recomendaria? acho que vou de carro... ficar 2 noites.... to pensando em Colmar, Annecy e Nice

Parabéns

Violas, na região conheci somente Martigny e Chamonix, ambas fantásticas.

Mas o que ouço sobre Annecy é que tb é mto massa, dizem que é linda. Acho que as cidades alpinas devem ter o mesmo padrão.

Valeu!

Postado
  • Membros

Vocês sabem dizer se existem lojas de aluguel de roupa de frio ou se existem roupas de frio a preços baixos por lá? Acabei de ler no Lonely Planet que, mesmo no verão, a temperatura na Aiguille du Midi raramente fica acima de -10ºC! ::Cold::

Postado
  • Autor
  • Membros

Há várias lojas de aluguel de equipamento lá. Na rua em frente ao teleférico, fui em 3 lojas que alugavam equipamentos na mesma quadra. Os preços de roupas de frio, dependendo da marca, são baixos. Há várias lojas lá, da The North Face, Lafuma e inúmeras multimarcas. Das marcas conceituadas, vc encontrará praticamente todas. Comprei uma jaqueta impermeável lá pro meu irmão por 65 euros. E como a cidade é pequena, vc encontra todas com facilidade. Pra alugar, basta deixar a identidade na loja.

Se quiser dar uma olhada, são sites de lojas de lá:

http://www.proskimontagne.com

http://www.prazsports.com

http://www.rentski.com

http://www.technique-extreme.com

http://www.pezier-sports.com

http://www.intersport-chamonix.com

http://www.skiloc-chamonix.fr

http://www.twinner-argentiere.fr

http://www.zerogchx.com

http://www.mountainshop.com

http://www.locationdesplanards.com

Abraço!

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

LaFuma e The North Face são excelentes marcas! A LaFuma, por ser francesa, deve ser bem em conta por lá, né?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.