Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 39
- Visualizações 15k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Yunes 19 posts
-
D FABIANO 8 posts
-
RodrigoDigão 2 posts
-
lp_gaspar 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Capítulo 1 - Viagem e primeiro dia em Roma: um choque de realidade Decidi destinar um capítulo para a viagem e esse primeiro dia em Roma porque foram momentos marcantes (e até mesmo desesperadore
-
Capítulo 2 - Chuva, pontos turísticos e tourist traps Depois de uma boa noite de sono (isso é possível em hostels!), acordei com um frio de 12ºC em plena véspera de verão europeu. Fui tomar café
-
Capítulo 6 - Cinqueterre e a realização de um sonho Eram 7:30 da manhã e eu já estava de pé arrumando minha mochila para conhecer Cinqueterre. As cinco cidades foram um dos grandes motivos para v
Pessoal, tudo bem?
Me chamo Yunes (@yunesviana), paulista, 27 anos e depois de ler e aproveitar muito todo o conteúdo do Mochileiros, resolvi compartilhar meu relato sobre a primeira viagem que fiz na vida, onde eu e minha mala visitamos países que tinha muita vontade de conhecer mesmo sem dominar as línguas nativas de cada, com um inglês intermediário e certa timidez que foi sendo perdida ao longo da viagem. Ao todo, passei 29 dias (distribuídos entre 25 de Maio de 2019 até 23 de Junho de 2019) viajando pelos seguintes lugares:
🇮🇹 Itália:
4 noites em Roma;
Bate-volta em Pisa;
2 noites em Cinqueterre;
3 noites em Veneza.
🇭🇷 Croácia:
3 noites em Split, incluindo um bate-volta em Plitvice Lakes;
3 noites em Hvar;
2 noites em Dubrovnik.
🇬🇷 Grécia:
4 noites em Santorini;
4 noites em Mykonos;
3 noites em Atenas.
Tentarei ser o mais transparente possível nos relatos, pois acredito que seja inevitável um viajante sem experiência passar por perrengues, cair em tourists traps e ser enganado pela taxa cambial dos ATMs distribuídos aos montes na Europa, mas prefiro ver isso como experiência para as próximas viagens e dicas para que outras pessoas não cometam os mesmos erros.
Planejamento
Sem dúvidas é uma das partes mais importantes da viagem. Acredito que nenhum objetivo, por menor ou maior que seja, é capaz de ser alcançado sem uma boa base por trás. Tentei mitigar todos os imprevistos possíveis (e nem sempre com sucesso 😂) e cometi até alguns excessos, algo que futuramente talvez eu dê uma maior margem para flexibilização, porque viajar te obriga a improvisar em diferentes cenários.
Todo o planejamento, seja ele financeiro ou do próprio roteiro em si, começou cerca de um ano anterior à viagem, onde coloquei na cabeça que iria realizar esse sonho. Comecei a fazer várias anotações, colocar lugares numa lista de prioridades sobre o que e como aproveitar nesse atual momento da minha vida, salvar vários blogs nos favoritos até o momento de comprar a passagem, um momento simbólico durante todo esse planejamento.
A passagem de ida cerca de 8 meses antes da data de embarque pela LATAM, pagando R$1317 com direito a mala despachada. A partir dessa "virada de chave", pesquisei as mais diversas possibilidades de deslocamento entre as cidades, hostels, itens indispensáveis para levar na mala e palavras básicas de cada idioma (isso ajuda muito!).
Entrei no avião com todos os hostels reservados, passagens de ida e volta comprados além dos deslocamentos entre países. Deslocamentos locais (trem na Itália e Ferry Boats pela Croácia e Grécia) comprei no ato ou um dia anterior para ir até outra cidade, pois queria ter essa margem de flexibilidade caso quisesse passar um dia a mais (ou a menos) em um local. Acabei não fazendo nenhuma alteração, mas me arrependo de certa forma em dois locais que vou contar durante o relato.
Custos
Confesso que agora não faço a menor ideia de quanto gastei na viagem, vou descobrindo com base na minha memória, em toda a papelada que trouxe pra casa como souvenir e pelo extrato do meu cartão. Um euro na época estava R$4,45 (caro mas... que saudades desse valor). Ao fim do relato, atualizo esse post com os gastos detalhados de cada lugar. Hoje, tenho o registro dos seguintes custos:
✈️ Passagens Aéreas:
🇧🇷 - 🇮🇹 Passagem São Paulo - Roma pela LATAM: R$1.317,00
🇮🇹 - 🇭🇷 Passagem Veneza - Split pela Volotea: €236 (R$1050,20)
🇭🇷 - 🇬🇷 Passagem Dubrovnik - Atenas - Santorini: €133,94 (R$596,00)
🇬🇷 - 🇧🇷 Passagem Atenas - Istambul - São Paulo: R$ 2.086,55
💸 Total: R$5049,78
_
🛏️ Hostels:
🇮🇹 4 noites no The RomeHello: R$858
🇮🇹 2 noites no Grand Hostel Manin: R$365
🇮🇹 3 noites no Combo Venezia: R$809
🇭🇷 3 noites no En Route Hostel: R$231
🇭🇷 3 noites no White Rabbit Hostel: R$274
🇭🇷 2 noites no Hostel Angelina Old Town: R$377
🇬🇷 4 noites no Bedspot Hostel: R$1028
🇬🇷 4 noites no My Cocoon Hostel: R$1258