Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Em 19/04/2020 em 14:20, D FABIANO disse:

@Yunes Não seria melhor fazer esse caminho de ônibus?Na Espanha, por exemplo, é muito melhor ir de ALSA do que de RENFE!

Pelo Omio e Rome2Go não há ônibus que fazem esse trajeto. Há linhas com menos baldeações e trens de maior velocidade, mas ainda assim demora entre 5~6 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Yunes Não gosto destes sites,são terceirizados, não acredito que em 1 país turístico não tenha linhas teria que saber o nome da empresa e ver lá como na Espanha, a principal é ALSA,mas há Rede Expressos em Portugal,mas há outras,claro.

Mudando de assunto, agora entendi o motivo que vocês dizem ser Roma uma cidade pequena deve ser o Centro turístico, que vi ontem no programa Viagens ao Redor do Mundo. Claro, o restante da cidade só interessa aos que moram ali,como exemplo, cito a zona Norte do Rio, nenhum turista vai andar de trem da super via ou andar pela imensidão que mesmo para mim,carioca, fui pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@D FABIANO Quanto ao ônibus, realmente não sei... eu mesmo não tive muito interesse em fazer essa viagem de outra forma. Fora o trem caindo aos pedaços, todos os outros eram modernos mesmo na segunda classe. Em todo o período que fiquei na Itália, conferiram meu ticket somente uma vez, chegando em Veneza. Em um contexto geral realmente não tenho o que reclamar.

Sobre Roma, acredito que ela seja compacta ao invés de pequena. É possível fazer tudo andando visto que diversos pontos históricos ficam bastante próximos uns dos outros, mas como você disse há toda uma região que somente os locais frequentam. Acabei não explorando essa região, que deve demandar mais alguns dias numa viagem à cidade.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Capítulo 8 - Amor e ódio por Veneza

Dado a percepção que tive do clima da cidade no dia anterior, resolvi recarregar as energias e acordar mais tarde depois de andar bastante nas cidades anteriores. Aproveitei também para lavar roupa e talvez esse tenha sido o único momento que achei algo barato em Veneza 😂 onde paguei €5 pela lavagem de roupas brancas, pretas, secagem e sabão.

Saí para almoçar e passear pela cidade e pude perceber a diferença de preços comparado a Roma: mesmo nas opções mais baratas do TripAdvisor, era muito, mas muito difícil achar um restaurante barato. Acabei entrando em um com uma boa classificação, mas deixei €18,70 por uma pasta e percebi a necessidade de ir ao mercado. Mudei os planos do dia e fiz compras de algumas coisas básicas, dando um total de €7,07. Durante toda a viagem percebi que vale super a pena fazer uma das refeições de forma mais simples, como um lanche ou algo do tipo com produtos comprados no supermercado e outra refeição em um restaurante barato/médio, te faz economizar uma boa quantia de euros para gastar em museus, festas etc.

Compras deixadas no quarto, saí para conhecer um pouco mais de Veneza. Minha percepção é que a cidade é bem pequena e é super possível visitar todos os lugares sem precisar pegar um vaporetto (ou uma gôndola que custa a bagatela de €80). Além disso, é muito fácil se perder pelos labirintos de pontes, vielas e escadas e vivenciar esse clima é a melhor parte da viagem. Diversas vezes senti que estava andando em círculos.

GOPR1925_ALTA-513465721679300624_high-01.thumb.jpeg.97d94b0b2f64e55507f34d23ed8e3711.jpeg]

Piazza San Marco

IMG_20190602_172520-01.thumb.jpeg.f7bafa69bd8fde54e8e051d2b71097cb.jpeg          IMG_20190602_174228-01.thumb.jpeg.207ecdcfcec33adc28c0e18dd2a27fd0.jpeg

Essência de Veneza

Descrita a parte do amor... vamos ao ódio. Um viajante sozinho, em um hostel que não promove uma integração entre os hóspedes e numa cidade romântica em sua essência foram alguns fatores que fizeram Veneza ser a cidade que menos gostei durante a viagem. A cidade não tem vida noturna e pouquíssimos bares/pubs e tenho certeza que eu não estava no clima na cidade. Além disso, reservei três noites... acredito que duas teriam sido suficientes. Cheguei até pesquisar algum bate-volta para uma cidade próxima, mas o preço não valia a pena. Dessa forma, decidi fazer as coisas com a calma que Veneza pede, me adaptando a sua atmosfera.

 

💰 Custos do dia:

Lavanderia: €5
Almoço: 
€18,70
Supermercado: €7,07


💸 Total: €30,77 (R$136,93)

Próximo post: Capítulo 9 - Murano e Burano

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Capítulo 9 - Murano e Burano

No meu último dia em Veneza passei a manhã 'trabalhando' no roteiro, vendo possíveis passeios nas próximas cidades e editando algumas fotos. Não havia tido muito tempo para essas atividades nos dias anteriores e ter esse descanso foi bem interessante. 

Era por volta de 13hrs e saí para almoçar em um local próximo ao hostel (13), algo que seria interessante para a programação do dia, afinal estava muito próximo da uma estação de vaporetto que serve como hub para Murano e Burano. Os tickets individuais possuíam duas horas de duração e não valeria a pena visto que pretendia passar a tarde nessas duas cidades. Dessa forma, comprei o ticket de 24 horas após primeira ativação, que custou €20 (tudo em Veneza é caro!).

Esperei por volta de 20min até a chegada e embarque no vaporetto com destino a Murano. A viagem foi bem tranquila e confortável.

IMG_20190603_161637.thumb.jpg.3125cad420f6e96c9ca9a48f553f0e55.jpg

Ilha que é um cemitério no trajeto de Veneza à Murano

Murano é conhecida como a ilha dos vidros e, de fato, a cidade é voltada a fabricação e exposição dos mais diferentes artefatos feitos em vidros coloridos. Muitas lojas ficam próximas a estação de vaporetto, indo desde 5 euros (desconfiei bastante da veracidade dessas peças 😂) até os mais exorbitantes valores. Caminhando pelo interior da cidade, há muitos locais no qual é possível ver todo o processo de fabricação dos vidros. Não tive muito interesse até porque era pago, mas queria mesmo ter trazido alguma peça em vidro para casa, mas fiquei com medo de quebrar entre as viagens de avião que viriam nos próximos dias.

IMG_20190603_162749.thumb.jpg.9fe18046d89e4798a0ee27a2ae4b6cec.jpg         IMG_20190603_163712.thumb.jpg.2643e56cff408dc9c53963514c0fb64d.jpg

Murano

Após algumas horas conhecendo cada pedaço de Murano, era a hora de visitar Burano. A cidade fica mais afastada e o vaporetto levou cerca de 30 minutos até chegar na estação. Burano chama muito a atenção pela quantidade de casas coloridas, com cores fortes e diferentes entre si. Andando pelo interior da cidade, era perceptível que os locais vivem uma vida simples mas com qualidade. Diversas vezes vi barcos trazendo grande quantidade de peixes, uma das principais fontes de renda dos moradores. Recomendo muito passar uma tarde inteira caminhando sem rumo, admirando as cores das casas e o seu reflexo nos canais.

IMG_20190603_173858.thumb.jpg.8ecdca990b7115536077271308dc30b2.jpg         IMG_20190603_180422.thumb.jpg.d0bba4112846e2fad3f93005775dc57e.jpg 

Burano

O dia estava acabando e era hora de voltar a Veneza. O passeio de volta proporcionou um pôr-do-sol muito bonito que valeu a pena os dias passados na cidade, apesar de que hoje, se eu voltasse à Itália sozinho, não escolheria Veneza como um destino. Experiências boas e ruins fazem parte da vida e sempre são um aprendizado.

IMG_20190603_190734.thumb.jpg.79c4b0d412ae128255cab810f18731b9.jpg         IMG-20190603-WA0000.thumb.jpg.ad32edd3a8535f416881e99fa954abca.jpg

Foi impossível não ficar no cais admirando o pôr-do-sol

Fechando a noite, fui ao centro de Veneza procurar alguns chaveiros (€10) e jantei na rua visto que o lugar era muito pequeno, mas valeu a pena pelo preço (€4) e pela qualidade do lanche, foi realmente um achado e é uma pena que não tenho o nome aqui para recomendação.

 

💰 Custos do dia:

Almoço: €13
Ticket Vaporetto: €20
Chaveiros: 
€10
Lanche: €4

💸 Total: €47 (R$209,15)

Próximo post: Capítulo 10 - Viagem para Croácia e um choque cultural

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Capítulo 10 - Viagem para Croácia e um choque cultural

Esse dia marcou meus últimos momentos na Itália e não poderia me despedir de melhor maneira: comendo uma bela pasta (€13). Minhas refeições durante esses dias na Itália se basearam em carboidrato e não faria diferente. Houve uma certa decepção com a pizza italiana, mas acredito que eu tenha escolhido o lugar errado. Felizmente todas as pastas, lasanhas e afins estavam ótimos, realmente se come muito bem no país.

Mala feita, check-out realizado e era hora de seguir a um novo país. Estava muito ansioso por esse momento principalmente nos últimos dias e não via a hora de chegar no aeroporto e me preparar para a viagem. Tive uma surpresa infeliz ao descobrir que o ticket que havia comprado no dia anterior não dava direito ao trajeto até o aeroporto. Me vi obrigado a gastar 10 no vaporetto com trajeto direto ao aeroporto de Veneza, viagem que demorou cerca de 30min. Há também um ônibus que faz esse trajeto, mas o preço é semelhante e estava com receio de me atrasar. A viagem de Veneza até Split foi bem rápida - 1 hora e 15 minutos - e não houve nenhum problema no desembarque. 

Chegando no aeroporto de Split, tive meu primeiro problema: a moeda. A Croácia, apesar de pertencer a União Européia, não adota o Euro como moeda oficial. Dessa forma, eles utilizam e, em alguns lugares, somente Kuna, sem possibilidade de pagamento em Euro. Cheguei ao país sem saber como fazer essa conversão (1 = kn0,11 aproximadamente) e a conversão nos ATMs do aeroporto estavam péssimas, logo tinha que dar sorte ao achar algum meio de chegar ao centro da cidade com euros. Felizmente encontrei um translado que aceitava tanto Kunas quanto Euros para fazer o trajeto, que me custou €5. Saindo do aeroporto, algo que me marcou bastante foi uma placa de publicidade totalmente compreensível, como podem ver abaixo:

IMG-20190604-WA0026.jpg

Propaganda super compreensível para nós

Nesse momento bateu um medo de não conseguir me comunicar, me perder, enfim, algo acontecer 😂 mas felizmente isso não ocorreu, os croatas falam um inglês bastante compreensível, pelo menos nas cidades que me hospedei. 

A viagem de translado levou cerca de 45min até o centro de Split. Minha primeira percepção é que estava em um lugar povoado e chique, com inúmeros barcos ancorados, muitos deles dessas empresas de cruzeiros. Meu hostel ficava à uns 10min de distância do centro e pude ter uma primeira percepção de Split, com muitos carros, ruas limpas e pessoas que até então eu tinha como estereótipo de serem russas. Pude perceber também a extrema ligação da cidade com o time de futebol Hadjuk Split - foi muito comum ver paredes pintadas com os símbolos do time.

IMG_20190607_103902.jpg         IMG_20190606_171018.jpg

Pinturas do Hajduk Split, time de futebol da cidade

Apenas deixei minhas coisas no hostel e fui até o centro pois precisava trocar dinheiro e de um corte de cabelo. Peguei kn1200 (aproximadamente €160) para ficar seguro por três ou quatro dias, visto que ainda não sabia o custo de vida na Croácia. Split acabou sendo a cidade mais barata na minha estadia na Croácia, então deu pra segurar as kunas por um bom tempo. Fui até o barbeiro (kn110 - 14) e resolvi dar uma volta pelo centro, que é bem pequeno mas muito bonito. Todo o centro histórico possui construções desde o século II e andar pelas ruas e labirintos da cidade foi uma ótima experiência.

IMG_20190606_210419.jpg

Palácio de Diocleciano

Jantei um ótimo lanche acompanhado de cerveja croata (57HRK - €6,84) e fui para o hostel, afinal precisava acordar bem cedo no dia seguinte.

💰 Custos do dia:

Almoço: €13
Ticket Vaporetto: €10
Translado: 
€5
Barbeiro: €14
Jantar: €6,84

💸 Total: €48,84 (R$217,39)

Próximo post: Capítulo 11 - Plitvice Lakes e o primeiro Pub Crawl

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Trip-se! 

25 minutos atrás, Trip-se! disse:

Muito bacana a tua viagem, @Yunes . Itália e Croácia são dois países apaixonantes mesmo. Que saudade de viajar!

Muito obrigado pela postagem! Itália e Croácia realmente são dois países incríveis, impossível não bater a saudade e nostalgia revivendo através das fotos todos esses momentos inesquecíveis. :)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...