Ir para conteúdo

Patagonia - El Chalten, Calafate e TDP Trekking W


Posts Recomendados

  • Membros

@marcelo.sobata Estou acostumadoa ir a Argentina, nunca vi isso de passar 2 vezes  em migraciones.Você recebeu o carimbo no passaporte tem o direito de ficar 90 dias prorrogáveis por mais 90.

Não entendi para que 2x,acho que informaram errado.A bagagem sim,isso é lei em vários países, inclusive o Brasil, pois o segundo trecho é doméstico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

quando fui para el calafate também fui de guarulho via ezeiza

o que acontece que em ezeiza tem um terminal doméstico e outro internacional, então voce faz a imigiração e aí tem que sair do terminal internacional e se dirigir pro terminal doméstico. mas nesse último não tem imigração, apenas tem que passar pelo controle de segurança (rx e essas coisas)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[DIA 2 - El Chalten - Mirador Condores - Cerro Torre]

Acordei cedo, tomei café da manhã no hostel e tentei ligar na Aerolineas pra confirmar que a minha bagagem chegaria hoje.

Eu pedi ajuda para as pessoas da recepção e não consegui informações muito claras, ou o telefone que a pessoa da Aerolineas me deu não atendia ou a pessoa que atendia não sabia dar informações.

Como o voo que a minha mochila viria sairia de Bsas perto das 12hs e chega perto das 15hs, eu queria ligar antes do voo sair e depois do voo chegar, para confirmar que estava tudo certo.

Eu tinha então uma janela das 8 até perto do meio dia e depois até umas 16hs, aprox. para fazer alguma coisa.

O que eu fiz então: de manhã eu fiz a trilha até o Mirarador de Los Condores, voltei para o hostel, e à tarde eu fiz a trilha do Cerro Torre.

 

MIRADOR DE LOS CONDORES

A trilha começa na entrada da cidade e é bem demarcada. É curtinha, deu 8km desde o hostel até o Mirador, levei 2hs.

Vale super a pena pq é rápido e te dá uma visão bem geral da cidade e do Fitz Roy também, ao fundo :)

IMG_20200224_081648901_HDR.thumb.jpg.7fe7ae1110b77de3a9fffe75f3d1cb2d.jpg

IMG_20200224_085247444_HDR.thumb.jpg.e7f586a0e41075489e2858e0b99b2d5b.jpg

 

CERRO TORRE

Bom, voltei para o Hostel e tentei ligar lá na Aerolineas. Não deu muito certo e fiquei de ligar lá depois que o avião chegasse em El Calafate, depois das 16hs.

Passei em um mercadinho na avenida, comprei algumas barrinhas e frutas e fui para a trilha para a Laguna Torre.

Pelo que eu entendi, essa trilha tem dois inícios: um fica mais ou menos no meio da av principal, onde tem uma placa indicando a trilha, e outro começo lá no final da avenida, perto do começo para a trilha da Laguna de Los Tres.

Eu fui pelo início do meio da avenida, é bem indicado (tem uma placa indicando o Cerro Torre hahha).

A trilha é bem tranquila, muito bem sinalizada e não tem nenhuma chance de vc se perder hahah

Tem alguns pontos de água no meio do caminho, então não precisa levar muita água não.

O meu GPS marcou 21km, ida e volta, seis horas de duração no total. Não é muito cansativa em termos de subidas/descidas, cansa pq é bem longo (mas de 1 em 1 km tem uma plaquinha indicando a kilometragem).

Não venta muito ao longo da trilha, só no final que é um vento do cacete (último km até a laguna em si) - esse final é puxado por causa do vento hahaha

IMG_20200224_124739824_HDR.thumb.jpg.1e80ceda6f3bba8f88f850fc96ceea42.jpg

1853731800_IMG_20200224_145556598_HDR(1).thumb.jpg.b453baa2b18db26f2636eae43f3b80de.jpg

IMG_20200224_151323725_HDR.thumb.jpg.23c5f061ca42f48927f869ff6ef71891.jpg

 

Voltei pro Hostel a tarde e nada da mochila chegar :(

Tentei ligar na aerolineas, mas sem muito sucesso.

Saí para comprar algumas roupas e itens como sabonete/shampoo hahahah

 

Jantei no próprio hostel, a comida estava horrível! 

Caso vc se hospede no Rancho Grande, não coma no restaurante do Hostel. É péssimo!

 

Por hoje é só :)

No próximo dia, continua a saga pela mochila extraviada. Cenas dos próximos capítulos!

Abs

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

[DIA 3 - A treta do Mochilão perdido em Buenos Aires]

Bom galera, vamos ao terceiro dia de viagem!

Hoje o planejado era fazer a trilha do Fitz Roy e no dia seguinte, pegar o ônibus para El Calafate.

MAS, como sempre tem que ter algum perrengue quando a gente faz mochilão, eu ainda estava sem a minha mochila maior, era pra ter chego ontem, não chegou, e ninguem da Aerolineas Argentinas sabia dar informações decentes.

Já era o terceiro dia e eu não tinha mais roupas e estava em uma situação meio precária haha, comprar coisinhas simples como shampoo, meia, cueca e camiseta em El Chalten não é algo tão simples assim (não tem um mercado grande e todas as lojas de roupas são de materiais mais técnicos, então eles não tinham uma meia simples haha).
 

Pensei bastante e decidi adiantar a minha ida para El Calafate e, consequentemente, deixar a trilha do Fitz Roy para a próxima vez que eu for à Patagonia - confesso que foi uma decisão bem difícil, mas achei que era o melhor a ser feito.

Expliquei toda a situação para o staff do hostel e consegui cancelar a diária do dia seguinte, então eu paguei somente duas diárias ao invés de três.

Peguei o ônibus do meio dia para o Aeroporto do El Calafate (o mesmo ônibus que eu peguei na vinda), chegaria no aeroporto umas 15hs aprox.

Fiz check out no hostel e fui para a rodoviária.

O caminho é o mesmo, e o ônibus para na Estância La Leona também, mesmo lugar da vinda.

 

Cheguei no aeroporto do Calafate as 15hs aprox e consegui falar com uma pessoa da Aerolineas, eles têm um guichê lá.

Passei todos os detalhes e o que aconteceu foi o seguinte: como eu estava planejando acampar e preparar a minha própria comida, eu burramente coloquei um cartucho de gás de camping na minha mochila. 

Sim, fui bem burro, eu não me toquei disso em nenhum momento da preparação.

O primeiro grande erro foi esse, eu deveria ter pensado melhor na checklist e lembrado de não colocar o cartucho na mochila.

Mas aconteceram mais coisas subsequentes que foram erros também: o cartucho passou batido pelo aeroporto de SP, foi despachado normalmente e em Buenos Aires, como eu fui direcionado a não pegar a mochila, eu não despachei a mochila (onde provavelmente o cartucho ia dar problema e eu ia retirar da mochila).

 

Outro erro que aconteceu aqui: como eu tentei ligar várias vezes para o escritório da Aerolineas em Calafate e cada vez que eu tentava ligar era alguem diferente que atendia, isso virou um telefone sem fio. Eu cheguei lá no Aeroporto e o cara reconheceu o caso, mas a história que haviam contado para ele era completamente diferente.

 

O que eu deveria fazer então: a pessoa lá da Aerolineas me passou um endereço de email que eu deveria mandar um email autorizando a abertura da minha mochila e a retirada do cartucho de gás, pedindo para enviarem a mala no dia seguinte para o aeroporto do Calafate.

Por sorte, o cartucho de gás estava bem no topo da mochila, era a primeira coisa que a pessoa que abriria veria.

(isso deveria ser umas 16 hs aprox.)

Mandei o email e rezei para que alguem lesse e enviasse a mochila no dia seguinte.

 

Comprei a passagem para o Hostel (aproveitei e comprei a passagem de amanhã também, visto que eu teria que voltar ao Aeroporto).

Em El Calafate, eu fiquei no Folk Hostel (https://www.booking.com/hotel/ar/folk-hostel.pt-br.html)

Eu gostei muito do Hostel, foi o melhor que eu fiquei nessa viagem.

Os quartos são super espaçocos, tem tomada em todas as camas, o espaço comum é muito bom, a cozinha é muito bem equipada (o staff usa a cozinha para prepararem as suas próprias refeições, então tem tudo que vc precisar lá em termos de utensílios), o banheiro é muito espaçoso.

O único ponto negativo é que não fica muito perto do centro, ele fica ao lado ao rodoviária.

Do hostel até o centrinho de Calafate deve ser uma caminhada de uns 10 minutos, mais ou menos.

 

Como ainda era cedo (aprox. 17hs), fui dar uma volta pelo centro e aproveitei pra comprar a minha janta, um sandwich de milanesa!

À noite, eu voltei para o Hostel, comi o lanche de milanesa e pedi para o cara lá da Recepção ligar para o aeroporto de Bsas para confirmar o envio da mochila.

Conseguimos contato com o escritório da Aerolineas em Bsas e o cara confirmou que a mochila viria para El Calafate no dia seguinte, aleluia!]

 

Fui dormir aliviado hahahaha

 

É isso!

 

Apesar de toda essa história da mochila, eu perdi somente um dia em El Chalten, não alterou o cronograma para os dias seguintes,

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[DIA 4 - El Calafate / O fim da novela do mochilão perdido em Bsas]

 

Confesso que essa história toda do mochilão me deixou bem cansado, foi a parte mais estressante de toda a viagem (ficar sem roupa nova, ninguem da Aerolineas quer dar informações, desinteresse, etc etc).

Acordei mais tarde e pela manhã fui andar pela orla do Lago Argentino e pela Reserva Laguna Nimez.

A orla do lago argentina é bem simpática mas não é láa essas coisas não haha, vale a pena pela caminhada mas não tem nada muito espetacular não.

Depois disso, eu fui para a Laguna Nimez. É uma reserva com uma trilha onde vc vê várias espécies de aves e diferentes terrenos também. Vale mais do que o Lago Argentino, caso vc precise escolher entre eles.

Esse dia eu andei pra cacete haha, era mais ou menos hora do almoço e comecei a procurar algum lugar pra comer.

O problema de El Calafate é que é um lugar super turístico, achei que tem a mesma pegada de Gramado/Canela. Só tem restaurante mais chic e com toda a atmosfera de casal/famílias, não consegui achar um lugar mochileiro haha. Com isso, eu voltei para o Hostel e comi a metade do lanche da janta de ontém.

Dei uma requentada e esse foi o meu almoço.

Depois do almoço, dei um tempo e fui para o Aeroporto resgatar a mochila. Finalmente!!

A mochila chegou inteira :)

Depois disso, com a mochila em mãos, fui reservar o Big Ice para amanhã. Eu deixei para reservar somente depois de estar com a mochila pq se algo desse errado, eu teria que prolongar a minha estadia em El Calafate e perder o primeiro dia em Puerto Natales.

Fui reservar o Big Ice e não tinha mais vagas. Reservei o Mini Trekking. Eu reservei pelo hostel mesmo, o preço é tabelado e tanto faz aonde você compra.

Voltei para o centro para comprar o almoço de amanhã (que seria no Perito Moreno) e aproveitei e comprei a minha janta também, comprei um lanche natural que eu comi no Hostel mesmo. Em todos os dias que eu fiquei em El Calafate, eu não fui em nenhum restaurante. Fiz todas as minhas refeições no próprio hostel.

 

Arrumei as minhas coisas e fui dormir.

 

É isso! Amanhã é dia de Perito Moreno!

 

IMG_20200226_120008354_HDR.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[DIA 5 - El Calafate / Glaciar Perito Moreno (mini trekking)]

 

Bom galera, vamos ao quinto dia de mochilão!

Ontem eu tentei comprar o Big Ice, mas não tinha mais vagas e eu acabei ficando com o Mini Trekking mesmo.

A sugestão aqui é reservar com antecedência, dá pra reservar pelo site da Hielo & Aventura (https://hieloyaventura.com/pt/inicial/)

 

Acordei umas 6:45 e a van tinha ficado de passar no meu hostel as 7:30.

Estava arrumando as coisas e de repente o cara do hostel abre a porta do quarto e me chama pelo nome, avisando que a van já tinha chego! E não era nem 7hs da manhã!

Por algum motivo, a van passou meia hora mais cedo no hostel, então não deu nem para eu tomar um café da manhã decente hahah, arrumei as minhas coisas rapidão e entrei na Van.

Como esse hostel não fica no centro de El Calafate, eu fui o primeiro a ser pego e o último a ser deixado hahahah

 

A viagem até a entrada do Parque Nacional los Glaciares deve demorar cerca de uma hora e meia, a viagem em sí não tem nada de mais.

O roteiro do dia foi o seguinte: minitrekking, almoço, horário livre nas passarelas e volta para El Calafate.

 

A van parou em um píer onde pegamos um catamarã que nos deixou na base de partida do Mini trekking.

A base é uma casinha aonde vc deixa os pertences que vc não vai usar na trilha (tipo almoço) e tem banheiro etc.

 

Dicas importantes aqui:

-Leve óculos de sol (o reflexo do sol no gelo vai te cegar imediatamente)

-Leve luva! No minitrekking e no big ice, luva é um equipamento de proteção individual. Caso vc não tenha, eles tem vários pares para emprestar.

-Leve uma garrafinha de água (a caminhada não é tão longa, mas tem vários pontos que dá pra encher a garrafa com água direto do glaciar! hehehe)

-Não precisa ir com algum calçado específico, só basta ser fechado. Os crampões que eles colocam são meio que universais, fixados no calçado com algumas fitas.

-Leve o seu almoço. Depois da caminhada, acho que tivemos umas duas horas para almoço. Dá pra comer e ficar dando umas voltas por lá.

(no meu caso, eu comprei um sanduiche de presunto e queijo, um suco de garrafinha e uma Lays hahah, além de um chocolate que eu tinha na mochila)

-OBEDEÇA E SIGA O GUIA! Não saia do caminho que eles abrem no gelo, não ande tirando selfie, não seja um turísta babaca hahah

 

IMG_20200227_094027613_HDR.thumb.jpg.49610ac02c8278e8a0186f05da40c3d8.jpg

Casinha onde vc pode deixar algumas coisas que vc não vai precisar levar na trilha

 

A caminhada começa em umas passarelas que leva a uma praia, depois da praia começa a parte do gelo em sí.

Antes do gelo, tem uma casinha onde vc coloca os crampões e os guias te ensinam a usar, é meio estranho no começo mas depois acostuma bem.

 

IMG_20200227_101647688_HDR.thumb.jpg.6ccb2e4d42d1c98aa6ede65b2894b1be.jpg

 

A caminhada é espetacular!

O Perito Moreno é uma parada muito foda, vc tem a sensação de estar em outro mundo hahha, tem várias paisagens e formações incríveis.

 

IMG_20200227_110359035_HDR.thumb.jpg.fe75bebcc1f348248a40ec77915c5d42.jpg

 

IMG_20200227_113037821_HDR.thumb.jpg.3ce9d05556a3237eb49be5aaf3d865f6.jpg

 

No final da caminhada, eles servem um Whsky on the (glaciar) Rocks! Hahaha, junto com uns bombonzinhos de chocolate.

Depois, voltamos para a mesma casinha onde deixamos algumas coisas e tivemos um tempo para almoçar.

Perto dessa casinha, tem várias mesas de picnic e espaços onde vc pode comer, eu subi uma pedra lá e fiquei admirando a paisagem

 

IMG_20200227_122834093_HDR.thumb.jpg.0e8c2fbf145500b17aac272eec040e14.jpg

Companheiros de viagem

 

Depois, voltamos ao Catamarã e voltamos à Van.

A van nos deixa na entrada das passarelas, onde tem um café e uma lojinha de lembranças. Aqui, vc tem cerca de uma hora para andar pelas passarelas.

Vale a pena pq dá pra ver a grandiosidade do Glaciar, basicamente não tem fim!

IMG_20200227_144313291_HDR.thumb.jpg.0c46620a6f6c93f19d5772d0f46e0853.jpg

 

IMG_20200227_144748250.thumb.jpg.66d133da68c741d514615b53325bc3b5.jpg

 

Dei umas voltas pela passarela e dei um pulo na loja de lembracinhas também.

 

Na volta, o motorista deu a opção de nos deixar nos respectivos hotéis ou no centro, escolhi voltar para o Hostel mesmo.

Cheguei no hostel umas 17/18, dei um pulo na Rodoviária para comprar a passagem para Puerto Natales (peguei o ônibus da 8:00 pela Bus Sur) e passei em um mercadinho na esquina do Hostel para comprar algumas coisas para fazer a janta.

 

Como eu mencionei anteriormente, o clima de El Calafate é bem casalzão, então eu preferi cozinhar no próprio hostel.

E, assim como eu mencionei também, a cozinha do Folk Hostel era excelente! Muito limpa, espaçosa, bem equipada, muito boa mesmo!

IMG_20200227_202250762.thumb.jpg.40a9637df799b05fd8753839f7d04174.jpg

Baita cozinha!

 

Fiz um risoto de funghi (da marca Tio João, é um negócio MUITO PRÁTICO pra levar em viagem. Só refogar uma cebola e colocar o risoto para cozer, e fica muito bom) - https://www.tiojoao.com.br/produtos/produto/10#:~:text=Arroz com Funghi,para fazer sucesso à mesa.

 

Ah, uma coisa que eu esqueci de dizer: pela manhã, eu deixei algumas roupas para lavar e ia pegar a noite. Como dali a dois dias eu ia fazer Torres del Paine, queria ir com tudo limpo para Puerto Natales.

 

Arrumei as minhas coisas e me preparei para a viagem do dia seguinte.

 

Por hoje é só :)

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...