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Patagonia - El Chalten, Calafate e TDP Trekking W


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[DIA 6 - El Calafate / Puerto Natales]

 

Bom, vamos lá! Hoje é o dia que eu saio de El Calafate a vou para Puerto Natales, no Chile.

O roteiro do dia seria: chegar em PN umas 14hs, comprar algumas coisas de mercado pra levar para TDP, alugar saco de dormir e isolante e só.

 

Acordei cedo, tomei café da manhã no hostel e fiz o seguinte: como eu ia voltar depois para El Calafate, eu deixei a mochila menor no Hostel, com todas as coisas que eu não ia levar para Torres del Paine.

Na noite anterior, eu separei as coisas que ia levar para a trilha (escolhi fazer a trilha só com o mochilão, sem a mochila menor) e deixei tudo que não precisaria no Hostel, tentando economizar o máximo de peso possível. 

 

Peguei o ônibus na rodoviária de El Calafate e é uma viagem que leva umas 6hs, é meio longe - Fui de Bus Sur, achei o ônibus bom (dois andares, etc)

Essa viagem só é feita de dia, pq a fronteira entre os dois países fecha no final do dia,

A fronteira é bem tranquila, eles tiram os mochilões e passa por um cão farejador. Caso vc esteja com alguma mochila de mão, eles passam no raio X.

 

Na entrada do Chile, está marcado que é proibido entrar com alimentos, etc etc; mas eu tinha uma porrada de comida que estava no mochilão (mantimentos para TDP) e não deu nenhum problema não heheh

 

A fronteira já é bem pertinho de Puerto Natales, acho que o ônibus anda mais uma horinha e chega na Rodoviária.

A rodoviária de PN é meio longe do centro, então eu já comprei a passagem para o parque para a manhã do dia seguinte.

 

Aqui vale um parêntese para detalhar o meu roteiro para Torres del Pane.

Eu ia fazer o W invertido. Ou seja, começaria por Paine Grande e terminaria nas Torres.

Dia 1: Início no Paine Grande, subir até o Grey e dormir lá.

Dia 2: Início no Grey, subir até as pontes sobre o glaciar, voltar e descer de volta para o Paine Grande. Dormir por lá.

Dia 3: Início no Paine Grande, fazer os vales (Britânico e Francês) e dormir no Cuernos.

Dia 4: Início no Cuernos e chegada no Camping Central.

Dia 5: Início no Camping Central, subida para as Torres e volta para Puerto Natales.

 

Outro parêntese aqui é: reserve os camping com antecedência. Eu deixei para comprar um mês antes e já não consegui reservar o Chileno (que é mais perto das Torres), tive que reservar no Camping Central (que é onde fica o Hotel e entrada do parque também) - fica mais distante das Torres

O esquema de reserva é bem chatinho, pq cada camping é administrado por uma empresa diferente. Não vou detalhar aqui, dêem um Google aí hahahah, mas é preciso atenção com as reservas para não confundir as datas.

 

Voltando à história: como eu ia começar pelo Paine Grande, a passagem de ônibus devereia ser Puerto Natales - Portaria Laguna Amarga - Pudeto, sendo que em Pudeto eu pegaria o Catamarã até Paine Grande.

Tem diversas empresas que fazem esse percurso, todas mais ou menos no mesmo horário e acho que não tem muita diferença entre elas. Peguei a Bus Sur

O itinerário do ônibus é o seguinte:

7:00 - Saída de Puerto Natales

9:00 - Chegada na Portaria Laguna Amarga (aqui é onde vc compra o ingresso do parque e vê um video sobre incêncios florestais etc)

10:00 - Chegada em Pudeto

 

Passagem comprada, peguei um táxi até o Hostel (daria pra ir andando, acho que são uns 3km. Como eu ia andar 80km nos próximos 5 dias, me dei esse luxo hahahh).

Em Puerto Natales, fiquei no We Are Patagonia Backpacker (https://www.booking.com/hotel/cl/we-are-patagonia-backpacker.pt-br.html)

O hostel é bom, o quarto é grande, a cama é super limpa e tem tomada individual. A cozinha é meio pequena, mas é suficiente para preparar alguma coisinha besta.

A única coisa que eu não gostei muito foi o banheiro, é meio apertado. 

 

Fiz check in no Hostel e saí para almoçar e alugar as coisas.

Almocei em um lugar que eu não lembro e fui alugar as coisas no Rental Natales (https://rentalnatales.com/).

Eu escolhi os campings com barraca completa + colchonete, então só precisaria alugar o saco de dormir

MAS, por algum motivo, eu esqueci que a barraca vem com uma colchonete, então eu aluguei o saco de dormir + isolante (eu acabei não usando para dormir, mas usava como "tapete" pra deixar as roupas dentro da barraca, só pra não ficar em contato direto com o solo mesmo - é bem leve, então não fez muita diferença em relação a peso não).

O processo de alugar na Rental Natales é igual alugar um carro, um valor fica bloqueado no seu cartão de crédito (então tenham limite disponível no cartão) e quando vc devolve o equipamento, eles estornam esse valor.

Os materiais deles são muito bons, eu aluguei um saco de North Face (eu fui no verão, então peguei o mais levinho e fui mais que suficiente). Lá eles têm panela, fogareiro, tudo que vc precisa pra acampar. Tudo mesmo hahaha.

 

Com as coisas alugadas, deixei tudo no Hostel e fui no mercado (tem um mercado grande chamado Unimarc, lá é bem completo).

Como eu só tinha um dia para Puerto Natales, e já era meio tarde, nem deu tempo para dar uma volta pela orla etc.

 

Então recapitulando: passagem OK, aluguel OK, mercado OK.

 

Voltei para o Hostel e dei uma última ajeitada no mochilão. Percebi que estava achando muito pesado, então tirei mais algumas coisas e deixei no Hostel, pegaria na volta.

Arrumei tudo, jantei qualquer coisa no próprio hostel e fui dormir cedo. Amanhã precisaria acordar cedo para pegar o ônibus das 7am.

 

 

Hoje foi basicamente um dia de locomoção e preparativos haha, amanhã seria o grande dia: Torres del Paine. Confesso que estava bastante apreensivo, eu já fiz algumas trilhas mais longas mas nunca sozinho. 

 

Fui dormir e só!

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[PLANEJAMENTO PARA TORRES DEL PAINE]

Bom, vou abrir um capítulo aqui sobre a preparação/planejamento sobre Torres del Paine.

PREPARAÇÃO
Digamos que eu não fiz uma preparação muito bem pensada não hahahah
Eu pratico corrida de rua e vinha treinando umas duas ou três vezes por semana, esse foi o treino
O que eu deveria ter feito: praticado caminhadas morro acima usando a mochilona com o peso aproximado que eu teria na viagem.

O que eu mais senti dificuldade foi em relação à mochila mesmo, especialmente peso.
Eu moro em São Paulo, o que eu poderia ter feito é subir e descer o Jaraguá algumas vezes com a mochila grande nas costas, pra acostumar com o peso mesmo.

 

PLANEJAMENTO
Aqui eu fiz bastante coisa pra não passar perrengue hahah

- CAMPING: eu reservei todos com mais ou menos um mês de antecedência e tiveram alguns pontos que eu tive que alterar.
Alteração 1: no terceiro dia, eu queria dormir no Francês mas não consegui reservar. Consegui lugar no Cuernos só.
A ideia de dormir no Francês é pq era o camping mais próximo aos vales, e esse seria um dia beem puxado. Quanto mais perto dos vales, melhor hahah. Ficando no Cuernos, vc precisa andar umas duas horas mais pra frente.
Alteração 2: no último dia, eu queria dormir no Chileno, mas só consegui reservar no Central.
A ideia de dormir no Chileno é pq é o camping mais próximo das Torres. Ficando no Central, vc precisa andar bem mais pra chegar nas Torres.
SE eu tivesse reservado com uns dois meses de antecedência, eu acho que conseguiria manter o plano original haha

- MOCHILA: eu fui só com o mochilão, até vi alguns vídeos de uma galera fazendo TDP com mochilão + mochila menor na frente mas achei que ia ficar pesado demais (e meio desengonçado também).
Optei por ir só com o mochilão e acho que foi uma boa escolha!
A mochila que eu usei é uma Deuter Act Lite 65+10, coube tudo e devia estar com uns 15kgs no início.

Além do mochilão grande, eu levei também uma mochilinha dobrável da Decathlon (tipo essa aqui, mas de 20L: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1539599782-mochila-de-apoio-ultra-compact-10-litros-quechua-_JM?matt_tool=30756085&matt_word&gclid=Cj0KCQjwirz3BRD_ARIsAImf7LM_cJFdrnx_cHXeCPGZik2AKVHSed_9b0uj3kH0nAW3ginLBT_-uegaAnyeEALw_wcB&quantity=1&variation=56935423005

Essa mochilinha é bem prática, ela dobra dentro dela mesmo e fica bem pequeno. Funciona mais ou menos como um saco estanque.
Eu levava essa mochilinha dobrada dentro do mochilão e usei em dois momentos: no segundo dia (pela manhã, quando saímos do Grey e andamos até as pontes sobre o glaciar) e no último dia (subida às Torres). Vc pode usar essa mochilinha basicamente sempre que vc tem a opção de andar sem o mochilão.
Dentro dessa mochilinha, eu levava a garrafa d'água, algumas comidinhas, Spot e uma blusa. Foi bem útil e extremamente prática :)

 

- ÁGUA: eu levei uma garrafinha de 700ml e um reservatório da Camelbak de 2.5L
Acabei nem usando a Camelbak, por dois motivos: 1) tem muitos pontos de água ao longo da trilha, não precisa carregar 2kg de água nas costas e 2) a minha mochila estava bem cheia, e o bolso do reservatório de água ficava extremamente justo quando a camelbak estava meio cheia, achei meio perigoso e fiquei com medo de ter algum problema com a Camelbak vazando.

- COMIDA: vamos lá, aqui eu fiz um planejamento bem detalhado
Por motivos financeiros, eu preparei todas as minhas refeições, não comprei nada nos restaurantes dos refúgios. Com isso, eu levei tudo de cozinha para camping e comidas também, o que significa uma boa parcela do peso da mochila.
Para tentar economizar no peso e pela praticidade, eu optei por levar comidas liofilizadas.
Consegui pedir para uma conhecida trazer algumas de fora (comprei da Mountain House) MAS em El Chalten e em Puerto Natales praticamente todas as lojas de esportes de aventura (e tem várias delas) vendem vários tipos de comidas liofilizadas também.
Café da manhã: todos os meus cafés da manhã eram compostos por um chá preto e isso aqui: https://www.mountainhouse.com/m/product/granola-with-milk-and-blueberries.html
Essa Granola com leite e blueberrys é uma delícia! Acho que é a melhor opção da Mountain House hahah
O preparo é o mais simples entre todas as comidas liofilizadas que eu comi: é só adicionar água em temperatura ambiente e misturar.
Eu comia meio pacote em cada café da manhã, vem 2 porções.
Almoço: eu não planejei parar para almoçar em nenhum dia, na verdade. O meu plano era tomar um bom café da manhã e ir comendo algumas coisinhas ao longo do dia, até chegar no próximo camping.
No primeiro dia, eu preparei um sanduíche no hostel (peguei do café da manhã) e foi o meu almoço. Nos demais, ia comendo alguma coisinha para enganar a fome e só jantava mais tarde.
Janta: aqui eu tinha duas opções de comidas: strogonoff de carne (https://www.mountainhouse.com/m/product/beef-stroganoff.html) e lasanha (https://www.mountainhouse.com/m/product/lasagna.html)
O preparo dois dois é igual, vc coloca água fervendo e espera uns 10 minutos.
Os dois são bons, o gosto é muito bom e parece bem fresco. Eu achei o strogonoff melhor.
Além disso, eu preparava uma sopa de caneca também (que eu levei do Brasil mesmo).
Comidinhas em geral: além das refeições, eu levei coisas para comer ao longo dia dia: barrinhas de cereal, gel de carboídrato, pé de moça, mel e um salame que eu deixava cortado e ia comendo ao longo do dia. Eu deixava essas coisas no topo da mochila, bem de fácil acesso.

Não passei fome em nenhum momento.
Como eu tendo a ter pressão baixa, eu sempre comia um salaminho pra manter a pressão em níveis saudáveis hahah

No kit de cozinha eu levei um cartucho de gás, fogareiro, isqueiro, panela, pote, talheres, uma esponja e um pano desses tipo Perflex.
Em todos os campings havia água e detergente.
 

- ROUPAS: aqui acho que não tem muito segredo não.
Tentei ser o mais econômico possível, para não pesar muito.
Algumas coisas que foram muito úteis: buff, luvas e touquinha peruana.
O buff (aquelas bandanas tubulares) eu usava no pescoço pra proteger do frio e quando estava muito vento, eu subia e cobria o nariz e as orelhas
A luva eu usei durante as trilhas pq tenho a pele extremamente seca hahah, meio frescura mas usei em 100% dos momentos.
A touquinha peruana eu usava pra dormir, ajuda muito para o seu corpo não perder muito calor de bobeira.
Uma coisa que eu fazia é que eu deixava separado as roupas "sujas" e as roupas "limpas". As roupas "limpas" eu usava só depois de ter tomado banho e para dormir tambémn.
Por ex: eu levei só 2 calças, então uma eu usava na trilha e a outra eu usava depois do banho e pra dormir.
Fleece também, eu levei 2. Um eu usava na trilha e o outro eu usava só depois de estar limpo hahah, e assim por diante.

- COISAS ALEATÓRIAS:
Kit primeiros socorros: aqui é bem pessoal, monte o seu conforme os remédios que vc mais usa etc etc.
Um item bem importante aqui é esparadrapo/micropore. É muito bom quando a bota começa e pegar no calcanhar ou quando alguma bolha começa a querer aparecer.
Bastões de caminhada: fui com dois bastões e é extremamente útil. A trilha tem muito sobe desce, e o bastão ajuda demais nas descidas.
ALÉM disso, ajuda quando vc precisa se "ancorar" no chão pra não sair voando hahah
Spot: eu tenho um Spot Gen3 (https://www.findmespot.com/pt-br/). Não precisei usar em nenhum momento mas estava sempre comigo e de fácil acesso.
Relógio GPS: como eu disse ali em cima, eu pratico corrida de rua e tenho um Garmin. Não é um negócio essencial mas é legal pra acompanhar a distância percorrida, etc etc.
As trilhas são super bem demarcadas mas não tem a marcação por km (como por exemplo a trilha do Cerro Torre, em El Chalten).
Powerbank: nos refúgios tem tomada, mas em alguns lugares vc precisa dar um troco lá pra alguém (tipo alguma recepçãp etc). Então leve o seu powerbank e não pague nada pra ter bateria hahaha
Higiene: levei um rolo de papel higiênico (roubado do Hostel hahah) mas todos os banheiros tinham papel.
Os chuveiros são ok, funcionam mas em alguns lugares são meio escassos. O problema dos banhos é que não tem lugar pra secar a toalha, então vc precisa dar um jeito pra conseguir secar a sua toalha hahahah. O que eu sugiro é prender com um alfinete no topo da mochila enquanto vc caminha.
Protetor solar: MUITO importante, o sol da Patagonia queima pra cacete.
Lanterna: alguns campings são bem iluminados, mas é sempre bom ter uma fonte de luz.
Apesar de anoitecer super tarde, também pode ser que vc não chegue no refúgio antes do sol se por, então leve umas duas lanternas para a sua segurança.
Chapéu/boné: eu não levei mas seria interessante ter levado sim. Voltei super moreno da trilha hahah
Saco de dormir: acho que a única dica aqui é: quando vc chegar no camping, a primeira coisa a fazer é abrir o saco de dormir e "esticá-lo", assim as fibras voltam ao formato original e segura bem mais o calor.

 

Acho que é isso, se eu lembrar de mais alguma coisa eu adiciono ao longo dos dias.

 

 

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[DIA 7 - TDP 1: Paine Grande - Grey]

E vamos ao primeiro dia de Torres del Paine!

Acordei cedo pra cacete (o ônibus sai de Puerto Natales as 7:00 e a rodoviária não é perto do centro, tinha reservado um taxi que passaria no Hostel as 6:30).
Tomei café, acabei de arrumar as coisas e esperei o táxi chegar. Por coincidência, havia uma outra pessoa que ia dividir o táxi comigo até a rodoviária.
Entramos no táxi e começamos a conversar. Era uma moça de Hong Kong e se chamava Cherman, ela iria fazer o W invertido também, o roteiro era praticamente idêntico ao meu mas não marcamos nada.

O ônibus saiu as 7 e faz uma pausa quase chegando no parque para tirarmos umas fotos.
Na entrada, o motorista pergunta quem vai descer aqui e quem vai seguir para Pudeto, para ele poder separar as mochilas. Aqui eu fiquei bem ligado, sempre atento pra não perder o mochilão de novo hahaha

O valor do ingresso depende de quantos dias vc vai ficar.  Caso vc fique até três dias, o preço é de CLP 25.000. Caso vc fique mais de três dias, o preço é de CLP 35.000.
Além do ingresso, vc assiste um videozinho sobre incêndios florestais etc e assina uns papéis lá.

Voltei para o ônibus e seguimos até Pudeto, deve ser mais uns 40 min

Em Pudeto, o catamarã tem horários certos para saída dependendo do período do ano etc.
O preço é de CLP 23.000, só aceita dinheiro e vc paga dentro do próprio catamarã.

A viagem deve levar uma meia horinha.
Algumas observações aqui:
-Todos os mochilões ficam jogados em um cantinho lá. Caso vc seja um dos primeiros a embarcar, vc vai ser o último a sair, pq o seu mochilão estará embaixo de todos os outros. E não, nenhum funcionário do catamarã ajuda a retirar as mochilas hahah
-Caso vc fique na parte de cima, prepare-se para um VENTO DO CACETE e ÁGUA PRA CACETE também. A vista é espetacular (vc tem a visão dos Cuernos, Torres, Paine Grande, etc), mas vá preparado para vento e água.

Cheguei no Paine Grande e bateu aquele friozinho na barriga hahah, seria o início de 5 dias sozinho na trilha. 

Logo no primeiro kilometro, encontrei a Cherman (a moça que dividiu o táxi comigo) e começamos a andar junto. Mais uns 5 minutinhos e encontramos um outro mochileiro sozinho, era o Rakshit (um indiano que morava na Califórnia). Resumo da história: andei sozinho por uns 5 minutos só, depois já encontrei esses dois que me acompanharam pelos outros 5 dias hahaha

Nesse primeiro dia, o Garmin marcou  12kms. Saímos do Paine Grande perto do meio dia e chegamos no Grey umas quase 17hs.

Esse foi o único dia que eu peguei muito vento, mas muito vento mesmo. Em diversos momentos tivemos que parar e esperar o vento passar.
Tem vários lugares para dar uma paradinha e comer alguma coisa, assim como vários pontos de água também.

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Mochilão descansando um pouco

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Cherman e Rakshit, companheiros de viagem!

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Visual ao longo da trilha, Lago Grey à esquerda e o Glaciar Grey ali na frente

Chegamos no Refúgio Grey cedo, umas 17hs.

O Refúgio Grey é super bonito!

Nesse dia, eu fiquei no refúgio ao invés de camping. O refúgio é basicamente um hostel.

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O quarto que eu peguei era um dormitório com 4 camas, mas só tinha eu e um outro cara. Trocamos uma ideia e o roteiro dele era igual ao meu também, então iríamos nos encontrar várias vezes ao longo desses 5 dias.

Vale lembrar aqui que é tipo um hostel mas sem roupa de cama nenhuma, então vc precisa usar saco de dormir.
Acho que tem 2 tomadas no quarto.

 

Um parêntese aqui: o que eu achei legal dessa trilha é que você acaba fazendo amizades ao longo dos dias. O cara que vc encontra no primeiro dia vai te encontrar várias vezes ao longo das trilhas ou nos campings, os rostos vão se tornando familiares e no último dia, vc conhece praticamente todo mundo que começou a trilha com vc hahah

 

Tomei um banho rápido e fui preparar a janta.
O cardápio do dia é: sopa de entrada, strogonoff e um chá para finalizar.

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Tem vários lugares para cozinhar, tem um espaço fechado (foto acima) mas tem algumas mesas fora também.

Havia água e sabão disponíveis.

Jantamos, limpamos as coisas, trocamos uma ideia e por hoje é só.

 

Por hoje é só!

 

 

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a rodoviária é bem no centro sim

não sei a localização do hostel que vocÊ ficou exatamente, mas quando eu fui tanto na ida a torres del paine quanto na volta tive que dormi em puerto natales 

na ida dormi em um hostel e como não gostei, na volta fiquei em outro

o da 1a noite se chamava, dorotea patagonia hostel, 650 metros da rodoviaria

e na volta hostal backpacker cortes, 230 metros da rodoviaria

e ambos eram bem pertos da rodoviaria que fui andando

ambos tinham mercados perto

então fica a dica para quem quiser dar aquela economizada e não ter que gastar com taxi haha

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1 hora atrás, FCRO disse:

a rodoviária é bem no centro sim

não sei a localização do hostel que vocÊ ficou exatamente, mas quando eu fui tanto na ida a torres del paine quanto na volta tive que dormi em puerto natales 

na ida dormi em um hostel e como não gostei, na volta fiquei em outro

o da 1a noite se chamava, dorotea patagonia hostel, 650 metros da rodoviaria

e na volta hostal backpacker cortes, 230 metros da rodoviaria

e ambos eram bem pertos da rodoviaria que fui andando

ambos tinham mercados perto

então fica a dica para quem quiser dar aquela economizada e não ter que gastar com taxi haha

 

EIta hahah, o hostel que eu fiquei fica mais próximo da orla do que da Rodoviária.
Se eu não me engano, são uns 3km mais ou menos.

Mas boa, fica a fica aí de hostel hahah

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[DIA 9 - TDP 3: Paine Grande - Cuernos]

E vamos ao terceiro dia de Torres del Paine!

Hoje o planejamento era: sair do Paine Grande, deixar o mochilão no Italiano, subir os vales Francês e Britânico e andar até o Cuernos.

Nesse dia eu já estava sentindo meio cansado, eu ainda sentia o mochilão bem pesado (apesar da mochila estar toda regulada no ombro e barrigueira) e seria um longo dia com quase 30km acumulados.

Acordamos super cedo, tomamos um café da manhã e partimos sentido Italiano.

Do Paine Grande ao Italiano, o relógio marcou pouco mais de oito kilometros. O caminho é bem bonito mas o final, chegando no Italiano, é meio puxadinho.

A chegada no Italiano é bem bonita, o camping fica logo depois de uma ponte sobre um rio super caudaloso!

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A caminho do Campamento Italiano

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Rio que corre ao lado do Campamento Italiano.

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O Italiano é um dos campings gratuitos do parque, é o que tem a menor estrutura dentro do W.

Cheguei lá e a Cherman estava me esperando. Como eu já estava meio cansado, acabei decidindo em não subir até os vales mas ir direto para o Cuernos, para dar uma boa descansada.
Combinei de encontrá-la no Cuernos e segui em diante, enquanto ela fez os dois vales.

Caso vc vá fazer os dois vales, fique atento aos horários pois existe uma hora limite para iniciar a trilha.
O esquema é deixar os mochilões no Italiano (tem um canto lá onde a galera larga as mochilar cargueiras) e fazer os vales só com uma mochilinha de ataque.

Do Italiano eu segui até o Camping Francês e dei um pulinho para ver como eram os Domos também.
Italiano - Francês: 2km

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Domos Francês

Parei em frente aos Domos e "almocei" algumas coisinhas que eu tinha na mochila.

Parti do Francês e segui em direção ao Cuernos (relógio marcou aprox. 4km)
Esse trecho é bem íngrime, vc sobe bastante mas tem muitas descidas fortes também

Achei um dos trechos mais complicados, mas é muito bonito também!
Quase chegando no Cuernos tem uma "praia" de pedrinhas, ótimo lugar pra dar uma pausa e apreciar a paisagem!

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Cheguei no Cuernos bem cedo, devia ser umas 16hs.

Arrumei as coisas na barraca e dei uma deitada hahah, coloquei o mochilão como apoio e fiquei com os pés pro alto.

O Cuernos é bem bonito também! A área de camping é boa e as barracas não ficam no chão, ficam em um tablado de madeira.

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Um parêntese aqui também: apesar do mochilão estar bem ajustado, a barrigueira estava apertando demais o ossinho que fica mais ou menos na altura do umbigo, na bacia (não sei o nome desse osso hahaha), esse incômodo apareceu no segundo dia e me acompanhou até o último dia.
Eu não sei o que estava errado, aparentemente os ajustes etavam corretos.
Com isso, vira e mexe eu tinha que parar pq estava doendo demais hahah.

Voltando ao relato: dei uma descansada e arrumei as coisas no mochilão.
Preparei minha janta e fiquei trocando ideia com um pessoal que estava lá na área de cozinha (nesse ponto da trilha, vc já reconhece boa parte das pessoas que estão nos campings hahah, é mais fácil puxar assunto)

A cozinha do Cuernos é meio ruinzinha, é bem pequena e não tem muita estrutura. Tem uma só pia e é bem apertado.

Tomei um chá e fui dormir!

Acho que por hoje é isso!

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  • 2 meses depois...
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[DIA 10 - TDP 4: Cuernos - Central]

E depois de um longo hiato, volto a escrever esse relato hahah

Vamos ao quarto dia de TDP! O trajeto hoje seria Cuernos -> Las Torres.

Na verdade, a ideia era dormir no Chileno, pq é mais perto da base torres. Mas quando eu fui reservar, já não tinha mais vagas e acabei pegando o camping do Hotel Las Torres mesmo.

A distância total deu 13km, segundo o relógio.

O caminho é bem bonito, vai margeando o lago Nordenskjold e é mais tranquilo também, não achei tão difícil asism.  Tem vários lugares pra dar uma descansada.

Em um dado momento do caminho, existe uma bifurcação onde um lado vai para o Chileno (o caminho segue "por cima") e outro lado vai para o Las Torres (o caminho segue "por baixo").

Depois dessa bifurcação, o caminho segue sem grandes atrativos hahah, seguem abaixo algumas fotos.

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Cheguei cedo no Las Torres.

Na verdade, eu cheguei no lugar errado primeiro, eu fui para o Hotel/Restaurante pq não prestei atenção em uma placa hahah, mas o refúgio/camping é logo uns 15 minutos pra frente.

O camping é bem simplão, a recepção é uma casinha e a cozinha é uma tenda aberta.

Ah, falando em cozinha: se vc for ficar no Chileno, leve a sua comida já cozida/preparada, pq lá eles não têm local de cozinha. Então vc precisa preparar tudo no Cuernos e jantar no Chileno.

Voltando, o camping Central/Las Torres é bem, é em uma área gramada e bem plana.

Deixei as coisas na barraca e fui até o refúgio pra comprar o ônibus do dia seguinte, voltando para Puerto Natales. A minha ideia era pegar o ônibus das 14hs para Puerto Natales.

Chegando na recepção do refúgio, a moça me disse que as passagens eram vendidas na recepção do parque mesmo, uns 5 min em diante.

Fui até a recepção do parque (lugar muuito bonito, aliás) e o ônibus das 14hs já estava esgotado.

E aqui fica uma dica: os horários de ônibus são meio complicados, são os seguintes (indo para Puerto Natales): 11:00 / 13:00 / 14:00 / 18:00 / 19:15 / 20:15

Tem um buraco ali entre as 14 e as 18. Podia existir um horário tipo as 16 né hahha

Comprei o ônibus das 18hs, o que mudaria algumas coisas que eu tinha planejado para o dia seguinte.

O meu plano era começar a fazer a trilha umas 3am, pegar o nascer do sol na Base Torres, descer e pegar o ônibus as 14hs. Em Puerto Natales, eu tinha combinado de tomar uma cerveja com o Rakshit e a Cherman.

Com o ônibus das 18hs, eu pude começar a trilha mais tarde (já de dia) e ia encontrar os dois só mais tarde.

Além disso, eu teria que dar uma corrida pra devolver o saco de dormir e o isolante na Rental Natales.

 

Passagem comprada, aproveitei para comprar um tempo de internet e comi uma empanada no refeitório do refúgio.

 

Voltei para o camping, preparei as coisas e dei umas caminhadas ao redor, tem uma visão muuito legal do Cerro Paine e dá pra ver as Torres lá no fundo também.

Acho que é isso

Esse dia eu jantei uma sopinha Vono que eu tinha levado, a empanada tinha me saciado bastante.

Amanhã é dia de base torres!

 

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Eu fiz o W invertido em 2018 e toda vez que vejo um relato tenho que ler para reviver tudo novamente. TDP é show de bola. Meus planos eram fazer o circuito O em 2021 mas agora não vai mais dar, infelizmente. Quem sabe 2022 ou 2023.? Aguardo o resto do relato ansiosamente,

 

PS.: também fiz uso do risoto em el calafate, e de forma bem intensiva. É uma delícia.

 

Christian

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