Olá viajante!
Bora viajar?
Diamantina
- Respostas 32
- Visualizações 18.3k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Pedrada 5 posts
-
Fabiorarq 4 posts
-
mcm 3 posts
-
Hélio Jr1502432675 3 posts
Estive estes últimos dias em Diamantina/MG, cidade histórica famosa pela corrida por diamantes no século XIX, por ser a cidade natal de JK e mais recentemente por servir de cenário para a minissérie "A Cura" da Rede Globo. Como não encontrei quase nada no site sobre esta cidade, gostaria de compartilhar algumas dicas.
[t1]
Museus e atrativos turísticos[/t1]
A cidade não possui muitos, e podem ser todos visitados em somente um dia. São os seguintes:
Casa da Chica da Silva - Local onde morou a poderosa Chica da Silva, negra escrava amante do comendador João Fernandes, que por isso conseguiu bastante status na sociedade daquela época. Entrada gratuita.
Museu do Diamante - Possui vários artefatos do século XIX, bastante interessante. Entrada R$ 1
Museu casa de JK - Casa onde morou o ex-presidente na infância. Muitos objetos de época e fatos interessantes sobre JK. Entrada R$ 2.
Casa da Glória - Um antigo convento, hoje utilizado como alojamento de estudantes e faculdade de Geologia. Este atrativo em particular não achei muito interessante, não há dentro dele nenhum tipo de explicação sobre a época de convento. É simplesmente um prédio antigo usado hoje com outra finalidade. Entrada R$ 1
Existem também outros atrativos que podem ser visitados por fora, como diversas Igrejas e o caminho dos escravos.
Mercado da Cidade - Aos sábados ocorre uma feira muito interessante, com comidas típicas a preços populares e artesanatos.
[t1]EcoTurismo[/t1]
Diamantina possui 2 parques: o Parque Nacional das Sempre Vivas e o Parque Estadual do Biribiri. Neste último podem ser encontradas as 2 cachoeiras mais famosas da cidade: Sentinela e Cristais. O parque é cortado por uma estrada de Terra por onde se chegam às cachoeiras e a um mirante. Existem várias outras cachoeiras acessíveis por estradas de terra e trilhas.
Também por estrada de Terra pode-se chegar aos distritos de Milho verde e São Gonçalo de Rio das Pedras.(ver mapa no final)
[t1]Como chegar?[/t1]
Ônibus - Saindo de BH em diversos horários, pelas empresas Cometa e Útil.
Carro - Pela BR-367, as estradas de BH até Diamantina estão em ótimo estado.
Avião - A TRIP disponibiliza vôos de Belo Horizonte para Diamantina.
[t1]Hospedagem[/t1]
Bom neste item não posso ajudar muito, fiquei na casa de amigos. Mas se alguém tiver dicas, eu edito e coloco aqui.
[t1]Dicas Importantes:[/t1]
Vá na secretaria de Turismo (Praça Antônio Eulálio,53) e obtenha o mapa das atrações, tanto as culturais como as ecológicas. Os mapas são muito bem feitos, você pode baixá-los clicando nas imagens abaixo: (depois que abrir em outra janela clique de novo para ver em alta resolução e salvar)
A cidade é toda pavimentada com pedras então, para as mulheres, salto nem pensar!
OBS: A idéia deste tópico foi compartilhar um pouco do que aprendi sobre a cidade tendo em vista a escassez de informações no fórum. Caso alguém queira colaborar, posso ir enriquecendo este tópico.