Ir para conteúdo

Tchau emprego?


Posts Recomendados

  • Membros

Estive em Florianópolis recentemente e cruzei em dois momentos com mochileiros que se diziam “raiz”... Em ambos os casos, nos encontramos em restaurantes, onde estavam pedindo para alguém pagar um prato de comida para eles... não estavam em estado deplorável, mas estavam bem magros, sujos e abatidos... mas ainda sim se diziam “felizes”... mas em ambos os casos, perguntei pq não voltam pra casa e a resposta que tive foi, em resumo, que eles saíram para dar a volta ao mundo e não voltariam enquanto não completasse o sonho... 

Enfim, cada um tem sua visão da vida, se a pessoa está aberta a este tipo de situação, depender de terceiros para sobreviver, é uma opção de vida... na minha visão, não vale a pena...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, f0soare disse:

Estive em Florianópolis recentemente e cruzei em dois momentos com mochileiros que se diziam “raiz”... Em ambos os casos, nos encontramos em restaurantes, onde estavam pedindo para alguém pagar um prato de comida para eles... não estavam em estado deplorável, mas estavam bem magros, sujos e abatidos... mas ainda sim se diziam “felizes”... mas em ambos os casos, perguntei pq não voltam pra casa e a resposta que tive foi, em resumo, que eles saíram para dar a volta ao mundo e não voltariam enquanto não completasse o sonho... 

Enfim, cada um tem sua visão da vida, se a pessoa está aberta a este tipo de situação, depender de terceiros para sobreviver, é uma opção de vida... na minha visão, não vale a pena...

A mente destes mochileiros é aquilo que muitos aqui querem ter. Porque,  a felicidade deles conseguem fazer com que eles não se importam com a fome, ou com o estado deles quando outras pessoas observarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 minutos atrás, Samu-kao disse:

A mente destes mochileiros é aquilo que muitos aqui querem ter. Porque,  a felicidade deles conseguem fazer com que eles não se importam com a fome, ou com o estado deles quando outras pessoas observarem.

Então, mas é aí que tem que haver reflexão... mochilar é isso? Depender de terceiros para sobreviver e ter “vida plena e feliz”. ? Sinceramente, acho que é um preço muito alto, que no futuro fica mais caro ainda...

Acho hipocrisia falar que vive sem dinheiro, pode até sobreviver sem o dinheiro dele, mas tem o dinheiro dos terceiros que sempre dão algo... Particularmente penso que a pessoa precisa se estruturar para cair no mundo, sem depender do esforço de terceiros para sobreviver....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 28/11/2020 em 09:26, Samu-kao disse:

Tô querendo lagar meu emprego pra fazer um mochilão de 1 mês pelo Brasil. Alguém já teve ou tem essa vontade?

Muito difícil falar se vale a pena. Tem que ver se você gosta e tem um plano de carreira neste emprego. De qualquer forma, acho difícil valer largar tudo por um mochilao de curto prazo como este.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Complementando o que foi falado aí em cima pelo @f0soare.  Não basta ter o espírito mochileiro. É legal querer sair da zona de conforto e tudo mais, fazer algo que a grande massa não tem coragem. Mas é possível unir ambição e liberdade com cautela e inteligência. "E se der errado?", "e se eu ficar preso em outro país?", "e se eu sofrer um acidente sério e precisar arcar com os custos em um país sem programas de saúde pública para visitantes?".

Por sorte, vivemos em um país muito privilegiado como o Brasil, com uma cultura que exala liberdade até demais, que respeita na medida do possível o estrangeiro (não somos referência em xenofobia, graças a Deus). Mas existem países onde não é bem assim, onde seus cidadãos são reclusos, e oferecem pouca ou nenhuma ajuda a forasteiros. Imagina ficar de repente sem recursos num lugar desses? Penso que algumas pessoas têm essa ambição mochileira no Brasil pq querendo ou não vivemos num relativo conforto. 

Outra coisa a ser levada em conta é: será que meu pensamento de ser mochileiro vai ser constante? Não vai bater a saudade da minha vida antiga, e do conforto que eu tinha, por mais que eu reclamasse? E se eu resolver voltar, o que vai estar me esperando lá? Eu deixei um "porto seguro" pronto para caso eu queira voltar? Tem gente que não aguenta a barra e decide voltar à vida antiga. Mas aí, sem emprego, sem dinheiro, com a vida difícil que é a atualidade, fica bem complicado retornar à ativa.

Penso que as pessoas podem conciliar sua vida atual com uma vida mochileira. Existem os anos sabáticos que muitas pessoas fazem para isso. É possível ir saboreando, aos poucos, sem cortar a corda de segurança desse precipício de possibilidades e ir conhecendo o mundo afora.

Vai de cada um também, existem os que são felizes com muito pouco na vida, vivendo o momento. Não sou desse perfil, e até admiro essas pessoas. Só estimulo a cautela, porque muitos entram nessa "floresta" e acabam presas no pântano, ao invés de saírem sãs, salvas, e com boas histórias para seus filhos e netos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Como já dito por outros membros do fórum em outras postagens similares, o pessoal que 'vive' mochilando costuma ter uma fonte fixa de renda que assegura o essencial (ex: aluguel de casas) - dessa forma eles podem ficar indo de um lado para o outro sem se preocupar com a escassez de recursos.

É bom reforçar muito a questão da cultura brasileira, como exposto acima, nosso país costuma ser receptivo e solidário, muito diferente de culturas de outros países.

Faz um teste, depois faz outro teste. Quando tiveres certeza, se joga.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 30/11/2020 em 16:52, Alan Rafael Kinder disse:

Como já dito por outros membros do fórum em outras postagens similares, o pessoal que 'vive' mochilando costuma ter uma fonte fixa de renda que assegura o essencial (ex: aluguel de casas) - dessa forma eles podem ficar indo de um lado para o outro sem se preocupar com a escassez de recursos.

É bom reforçar muito a questão da cultura brasileira, como exposto acima, nosso país costuma ser receptivo e solidário, muito diferente de culturas de outros países.

Faz um teste, depois faz outro teste. Quando tiveres certeza, se joga.

Concordo!

 

 

@Samu-kao, viaja um mês e depois vê o que acha, pq aí ainda dá tempo de voltar atrás...

 

 

E cuidado com muito relato de gente "feliz" por aí, pq tem o que está em situação paupérrima, mas que pelo sonho está disposto até a sacrificar a saúde e outras coisas...

E tem o mochileiro, que está dando a volta ao mundo depois de largar tudo: vendeu apartamentos, carros e pegou a gorda herança pra viajar...o largar tudo delas é bem diferente do da maioria, é um largar temporário em que ele pode arriscar a vontade pq se algo der errado ele ligar pra família que manda dinheiro e volta pro quarto dele que ainda está separado na casa dos pais, não é criticando nenhum dos dois lados, mas apenas pra tomar cuidado com a hipocrisia e não cair em um Pântano...

Uma ótima semana para todos

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Em 30/11/2020 em 13:18, Samu-kao disse:

A mente destes mochileiros é aquilo que muitos aqui querem ter. Porque,  a felicidade deles conseguem fazer com que eles não se importam com a fome, ou com o estado deles quando outras pessoas observarem.

 

Pessoalmente eu não acredito muito que este pessoal realmente esteja "feliz" numa vida assim e que estejam em busca de completar o sonho, pessoalmente eu acredito que na maioria dos casos, na verdade este pessoal está fugindo de algum problema e está sem coragem de enfrentá-lo quando voltarem para casa.

Por exemplo estar sofrendo de depressão, ter algum problema de relacionamento familiar, etc...

E cair na estrada muitas vezes é usado como uma fuga para não precisar enfrentar os problemas...

Sintam se a vontade para discordar, é só minha opinião pessoal, ela é baseada na observação de pelos menos meia-dúzia de conhecidos e amigos meus que resolveram partir para este tipo de aventura, todos vinham de históricos de depressão, problemas familiares, problemas financeiros ou profissionais, problemas psiquiátricos, etc, e nenhuma história acabou bem...

Os únicos que se saíram relativamente bem, saíram de casa com a conta cheia de dinheiro e com planos bem concretos de quando voltar e o que fazer depois, ou então com uma fonte de renda garantida durante o tempo de estrada, ou com planos concretos de como arrumar trabalho e dinheiro na "estrada"...

Cada um é dono da própria vida, se achar que a felicidade está na estrada, não importa os sacrifícios, mendigando ou passando fome se preciso, não somos nós que vamos conseguir impedir alguém de cair na estrada, no máximo podemos pedir para a pessoa pensar melhor, e ver se realmente é isto que a pessoa deseja para a sua vida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas em fim, faça como o pessoal falou:

nas suas próximas férias, pegue 30 dias de férias e caia na estrada e tente viver neste estilo roots, para ver se é algo para você.

Se for algo para você, nem volte de férias, já peça demissão por carta mesmo de onde você estiver, e continue na estrada...

Se não for, você volta para o seu emprego no final dos 30 dias de férias como se nada tivesse acontecido... rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...