Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa - Primeira Vez em Casal: França, Bélgica e Holanda

Postado
  • Membros

Amigos tudo bem? Eu e minha esposa estamos iniciando nosso planejamento para uma viagem à Europa em Setembro ou Outubro de 2022. Cedo pra planejar? Não sei...rsrsrsrs! Como nunca viajamos para a Europa, sempre há aquelas dúvidas que todo debutante tem. Queria tirar algumas dúvidas e colher muitas dicas aqui com vocês. Tenho um longo caminho para planejar tudo e minimizar qualquer contratempo.

Bem, somos um casal que não temos muita necessidade de luxo. Uma hospedagem segura, com banheiro privativo (seja hostel, flat, hotel, qualquer coisa...) já estaria do nosso agrado. Alimentação seria algo como: café da manhã, nós faríamos no local da hospadagem; almoço seria na rua, sempre os mais simples; e a noite uma saída mais estilo barzinho (com vinho ou cerveja); Locais turístico pagos, talvez 1 por cidade ou nem isso. Nossa intenção é viver a cidade e conhecer lugares turísticos públicos. Deslocamentos internos podem ser ônibus, trem ou lowcoast (depende do custo benefício).

Nosso voo sairá de Fortaleza. Já andei simulando vários voos, e encontrei numa faixa de 1.600 ida e volta por pessoa (estou ciente das oscilações).
Agora, algumas dúvidas:
• 16 mil reais seriam suficientes para essa viagem?
• Andei pesquisando sobre as projeçoes do Euro para o proximo ano, mas muita coisa incerta. Seria interessante já ir comprando Euro, caso a contação baixe?
• Dicas de deslocamento interno, roteiros, atrações fora do eixo turístico... (o roteiro está totalmente em aberto)

Desde já agradeço àqueles que puderem colaborar!

• Respostas 186
  • Visualizações 24.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

@Rafael_Salvador A questão é colocar medo no viajante novato dizendo que não dá para comer com menos de 30 euros por dia. Se tem dinheiro para isso, tudo bem, cada um gasta no que lhe interessa,

• Aos donos deste tópico, peço desculpas pelo grande off-topic. Pelo menos tem uns videos sobre navigo. Minha resposta é uma sátira, direcionada ao querido Bro bro, com referências a diversas citações.

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Discordo dessa parte O Almoço é a refeição principal de quase todos países europeus, talvez Inglaterra que não seja assim, mas desconfio que ainda é normal. O almoço do europeu é diferente do bra

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Em 19/06/2021 em 10:56, Davi Leichsenring disse:

Mas o problema está em tentar manter o mesmo estilo brasileiro na Europa, ninguém aqui come verdura, salada, carne e carboidratos numa mesma refeição, pois isso só se encontra em restaurantes tradicionais que são caros.

Se procurar restaurante só  na praça central da cidade, claro que vai pagar 15 euros ou mais. Pra isso basta sair 500m que encontra muita coisa. Hoje ainda temos Google maps pra dar uma olhada antes, então fica mais fácil ainda, não precisa ser morador.

Quando visito as cidades aqui em volta, eu nunca saio da zona central e sempre acho almoço entre 8-15 euros fácil.

Países mais caro como França e Holanda é só procurar Formula 1 ou Kebab pra comer bem e pagar pouco. Acho meio frescura querer almoçar todo dia uma refeição completa variada, basta cada dia comer algo diferente. 
a não ser que tenha grana pra isso, mas pra quem quer economizar dá pra achar muita coisa em conta , não precisa ficar desesperado em ter que pagar 15-20 euros a refeição 

Questão de hábito , amigo. Certa feita me bati um Brasileiro na gringa e o cara só comida Mc Donalds e coisas do gênero no almoço e na janta... Tem gente que fica de boa, tem gente que não consegue (Acredite! Essas pessoas existem...).

É preciso mostrar claramente os dois lados, para que o consulente possa se encontrar dentro de um determinado perfil. Voce pode comer ate de 5 Euros... Resta saber o que, onde e quantidade que será servida... Daí a pessoa vai poderá decidir se este é o perfil dela ou não.

Me desculpa, mas Kebab para mim não é refeição. E acredito que para a maioria dos brasileiros também não é.

Comer uma boa refeição, saudável, nutritiva, gostosa e em quantidade suficiente não é "frescura" na minha opinião. Antes de tudo, comer para mim é uma questão de dignidade.

Não obstante, a gastronomia também faz parte das atividades turística. Como se falar no Sul da Espanha sem associar a uma paella ou pensar em vir a Salvador e não explorar o sabor de um Acarajé? Fotos de Paris se ve em qualquer lugar da WEB... As sensações de lá estar, incluindo conhecer novos sabores, é uma ooooooooutra história!

A pessoa vai estar fora do seu país e das suas rotinas de vida, andando km's por dia conhecendo as cidades, fora do seu clima, exposto a micro-organismos não habituais em seu pais de origem... Precisa estar bem alimentado e com o organismo fortalecido para não adoecer e arruinar a viagem.

E para ficar claro, quando se fala aqui em comer uma refeição completa a 25-35 Euros, por alguns comentários fica parecendo se estar falando de restaurante de luxo, o que não é verdade. São restaurantes normais! Absolutamente normais para o padrão do Norte.

Luxo seria se estivéssemos aqui falando de uma ementa de 190 Euros no Le Jules Verne dentro da Eiffel por exemplo https://www.restaurants-toureiffel.com/en/jules-verne-restaurant/dinner.html... Ou um menu com 9 cursos a 145 Euros no Le Relais Louis XIII... http://www.relaislouis13.fr/

Editado por Rafael_Salvador

Postado
  • Autor
  • Membros

Pessoal, andei pesquisando Bruxelas. Realmente é uma cidade linda, encantadora, mas para a minha vibe, ela daria para ser aproveitada em uma passagem de Genth para Amsterdã.

DIA 01 - BRASIL - PARIS
DIA 02, 03, 04, 05 e 06 - PARIS

DIA 07  - PARIS - GHENTE
DIA 08 - GHENT - BRUGES
DIA 09 - GHENT - BRUXELAS - AMSTERDÃ

DIA 10 E 11 E 12 - AMSTERDÃ
DIA 13 - AMSTERDÃ - BRASIL

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

@Rafael_Salvador

A questão é colocar medo no viajante novato dizendo que não dá para comer com menos de 30 euros por dia. Se tem dinheiro para isso, tudo bem, cada um gasta no que lhe interessa, mas para quem tem uma grana apertada e muitas vezes não se importa com o tipo de comida, 15 euros por dia é suficiente. Tem dias que gasta mais, outros menos

É como um estrangeiro vir ao Brasil e disser que se gasta pelo menos 60 reais a refeição porque um rodízio de carne custa esse valor. Existe toda uma variedade de restaurantes que se pode gastar muito menos para quem não tem interesse de comer todo dia num lugar desses. 

Você fala como se a comida europeia tem baixo valor nutritivo. (Döner é umas das comidas que mais tem "variedade", salada, carne e carboidrato tudo junto).  O europeu médio não come em restaurante  a la carte, quem trabalha e almoça fora e que ganha um salário médio vai comer no que eu comentei lá em cima, e isso é suficiente. Mesmo a janta de muitos não é "comer de verdade" tenho muitos amigos daqui que comem pouca coisa na janta.

Voltando ao que comentei, se tem dinheiro pra isso, tudo bem, mas se alimentar de comida de rua te dá 100% de energia para todo dia sem falta, pra quem quer economizar isso é muito importante.

Quando vim a primeira vez na Europa fiquei 3 meses e não gastava mais que 20 euros o dia para almoço e janta, andava todo dia 10km e ainda sim engordei no final da viagem.

Editado por Davi Leichsenring

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 21/06/2021 em 17:42, Wótila Carneiro disse:

Pessoal, andei pesquisando Bruxelas. Realmente é uma cidade linda, encantadora, mas para a minha vibe, ela daria para ser aproveitada em uma passagem de Genth para Amsterdã.

DIA 01 - BRASIL - PARIS
DIA 02, 03, 04, 05 e 06 - PARIS

DIA 07  - PARIS - GHENTE
DIA 08 - GHENT - BRUGES
DIA 09 - GHENT - BRUXELAS - AMSTERDÃ

DIA 10 E 11 E 12 - AMSTERDÃ
DIA 13 - AMSTERDÃ - BRASIL

Meus amigos, o roteiro já está definido (os dias da viagem também). Ficou conforme mostro abaixo. As datas podem variar, mas sempre seguirão esse padrão em cada cidade:
15/09/2022    GRU X CDG
16/09/2022    Paris
17/09/2022    Paris
18/09/2022    Paris
19/09/2022    Paris
20/09/2022    Paris
21/09/2022    Paris X Ghent
22/09/2022    Ghent X Bruges
23/09/2022    Ghent X Bruxelas
23/09/2022    Bruxelas X Amsterdã
24/09/2022    Amsterdã
25/09/2022    Amsterdã
26/09/2022    Amsterdã
27/09/2022    AMS X GRU

Os próximos passos serão: observar valores de passagens, que já andei pesquisando uma simulação paara esse ano, pois ainda não é possível pesquisar com mais de um ano de antecedência; verificar hospedagens, valores de deslocamentos internos e entre as cidades; alimentação.... não sei se mantenho esse post, ou se crio um novo já  com o roteiro formatado, solicitando dicas de lugares para comer, para se hospedar, e outras dicas valiosas.

Postado
  • Membros
Em 29/06/2021 em 19:37, Wótila Carneiro disse:

não é possível pesquisar com mais de um ano de antecedência

Pesquise para Junho / Julho que já terá uma noção para a alta temporada...

Skyscanner é o site mais fácil de simular voo de centenas de companhias aéreas. Tem a opção de selecionar múltiplas datas. Por exemplo, eu posso simular minha ida entre 01/07 - 10/07 e a minha volta entre 10/08 e 20/08 (A TAP por exemplo é assim...).

Em 29/06/2021 em 19:37, Wótila Carneiro disse:

CDG

Como tem tanta certeza que vai desembarcar em CDG? Normalmente as cias mais baratas fazem conexão em Lisboa, Madri... talvez outras cidades e desembarcam em Orly. Tem ainda um terceiro aeroporto, mais low coast ainda (Mas que no final o custo de chegar ou sair de lá n compensa o preço dos voos) mais restrito a voos domésticos em essência.

CDG acho que predomina AirFrance, KLM...

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 30/06/2021 em 23:53, Rafael_Salvador disse:

Como tem tanta certeza que vai desembarcar em CDG? Normalmente as cias mais baratas fazem conexão em Lisboa, Madri... talvez outras cidades e desembarcam em Orly. Tem ainda um terceiro aeroporto, mais low coast ainda (Mas que no final o custo de chegar ou sair de lá n compensa o preço dos voos) mais restrito a voos domésticos em essência.

CDG acho que predomina AirFrance, KLM...

Na pesquisa eu coloquei GRU - CDG ...rsrsrs, fiz errado?

EDIT: Acabei de refazer a pesquisa aqui, e realmente percebi que a maioria dos voos vão para ORLY!

Na pesquisa simulada que eu estou monitorando tem: SAO - PAR e a volta AMS - SAO. O valor, ida e volta por esse trecho, encontrei por R$ 2355. Sou de Fortaleza, e mesmo pagando a passagem FOR - SAO, ainda sai mais barato do que siar diretamente de Fortaleza.

Editado por Wótila Carneiro

Postado
  • Membros
11 horas atrás, Wótila Carneiro disse:

Na pesquisa eu coloquei GRU - CDG ...rsrsrs, fiz errado?

EDIT: Acabei de refazer a pesquisa aqui, e realmente percebi que a maioria dos voos vão para ORLY!

Na pesquisa simulada que eu estou monitorando tem: SAO - PAR e a volta AMS - SAO. O valor, ida e volta por esse trecho, encontrei por R$ 2355. Sou de Fortaleza, e mesmo pagando a passagem FOR - SAO, ainda sai mais barato do que siar diretamente de Fortaleza.

Estranho! Fortaleza para Paris o voo mais barato é da Latam, que justamente faz conexão em GRU. Como comprar separado da mais barato?

São muitas opções. Recife tem voo direto para Lisboa pela TAP.

Veja bem a antecedência do FOR-SAO. Voce deve estar em GRU 3 horas antes do voo de saída do Brasil, e se atrasar saída em Fortaleza? Se voce compra as "pernas" separadamente, corre o risco de perder o voo subsequente. Perdendo o voo de saída do Brasil (No show) perde todas as conexões posteriores, inclusive o voo de volta.

Ja se certificou se realmente esse voo FOR-SAO vai para Guarulhos (GRU)? Tem que ver se essa economia vai valer suas horas de descanso perdidas.

Editado por Rafael_Salvador
acrescentar conteudo

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 02/07/2021 em 21:08, Rafael_Salvador disse:

Estranho! Fortaleza para Paris o voo mais barato é da Latam, que justamente faz conexão em GRU. Como comprar separado da mais barato?

São muitas opções. Recife tem voo direto para Lisboa pela TAP.

Veja bem a antecedência do FOR-SAO. Voce deve estar em GRU 3 horas antes do voo de saída do Brasil, e se atrasar saída em Fortaleza? Se voce compra as "pernas" separadamente, corre o risco de perder o voo subsequente. Perdendo o voo de saída do Brasil (No show) perde todas as conexões posteriores, inclusive o voo de volta.

Ja se certificou se realmente esse voo FOR-SAO vai para Guarulhos (GRU)? Tem que ver se essa economia vai valer suas horas de descanso perdidas.

Opa, @Rafael_Salvador. Realmente eu não me atentei para esses detalhes (perder o voo, atrasar, 3 horas de antecedência....) Teria que ser uma diferença muuuuito grande pra equilibrar o risco! rsrsrsrs! Muit grato de verdade por esse detalhe. Sendo assim, minha pesquisa vai se basear saindo de Fortaleza.

Quanto a hospedagens e lugares para alimentação. Alguma dica?

Postado
  • Membros
11 horas atrás, Wótila Carneiro disse:

Fortaleza.

Não vejo porque ser diferente... kkk. Recife voces chegam de carro? Rolam voos diretos pela TAP para Lisboa, ai sim seria uma boa. Outra coisinha, como nunca estiveram em UE, porque não colocar uns 3dd em Lisboa para pegar o "time" das coisas em um país que fala Português? Lisboa o casal se vira com uns 80 Euros de boa (O Casal!!)

A priori faca uma pesquisa de preço de hoteis / hosteis que julgam atender suas necessidades e traga aqui que a galera opina. Mas, já digo olhe a localização no mapa em Paris e esqueça qlq coisa próxima das "portas de paris", Gare du Noor e Gare D est, Pigalli, Montmartre (para se hospedar), La Chapelle, La villetti, , nas proximidades do anel rodoviário em geral não é recomendado (Facilmente identificável no Mapa da cidade circundando toda a Paris). Tem mais algumas estações complicadas mas que so vendo no caso a caso... Barbes evite ao máximo... não curto muito muito a região de Bastille... Barato eu chutaria nas imediações de Place de la Republique seguindo avenida Oberkamp. Paris tb não é muito bem servidas de hosteis na minha opinião, então a reserva tem que ser com bem antecedência.

Amsterdam tem muita opção de hosteis, sabendo que os mais baratos o público é bem jovem, rola zoada, rola chegarem de madrugada fazendo barulho... Fiquem atentos que existe uma tendência atual que são os Party Hosteis, voltados exatamente para festas!! Outra questão é, tendo AMS um dos transportes públicos mais caros da UE, muitas vezes não vale a economia de ficar em um lugar mais afastado. Sempre fico na região de Leidseplein próximo a Voldelpark (Que saudade) no Stayokay Voldelpark - Da para fazer praticamente tudo andando, inclusive se perder bêbados de madrugada tentando voltar para "casa". Se quiser um sossego maior e não for sair a noite (O que é um pecado kkkk) tem o ClinkNoord já na região Norte de AMS atrás de Centraal Station (A estação de trem pela qual chegarão a AMS). A cidade é extremamente segura, so não recomendo a região da praça Dam (Dammark) / RLD e Bjilmer (Região do estádio).

A Bélgica segue a mesma linha de AMS, segura! Exceto Bruxelas que tem regiões complicadas.

Comida... É polêmica 😂. Se concentre inicialmente em montar um excel, com as datas (ainda que possa altera-las depois), voos, trens e hospedagens. Faça uma estimativa real de custos, ou seja: Simule no booking.com, hoteis.com, agoda, hostelworld.com onde vao ficar, simule no skyscanner o preço das aéreas e no raileurope.com os trechos de trem. Observe que as despesas que for pagar na Europa, deve orçar em Euros e as que for pagar aqui no Brasil em Reais.

A partir dessa estimativa voce ve como ta seu orçamento e vai vendo se pode expandir seus planos, cortar custos ou reduzir seus dias. Esse acompanhamento e essa decisão precisa ser fechada até uns 6 meses antes da data de viajar... O cara n tem que pensar que daqui a 1 ano o Euro vai estar 4 reais. Tem que ver qnt esta hoje e qual e fazer um plano em cima disso.... Se baixar, ótimo!! Troco o hostel por um puta hotel ou fico mais dias. E se a zorra disparar com as passagens ja compradas e algumas despesas pagas? Precisa ter uma margem no orçamento ou alguma fonte para puxar um extra...

Uma vez vendo quanto sobra para torrar por lá, se ve onde vais comer... o que vais visitar...

Ver para crer!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.