Ir para conteúdo

Aurora Boreal. Finlândia ou Noruega?


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia!

Estou pensando em ir tentar ver a aurora boreal em janeiro q vem.

A princípio estava pesquisando sobre Tronso quando soube que em Rovaniemi poderia ser inclusive mais barato. Dei uma pesquisada na região da Lapônia finlandesa e me interessei em ir pra Ivalo e depois Rovaniemi mas o atual conflito na Ucrania me preocupou um pouco e me pôs uma dúvida na cabeça.

 

Vamos lá:

1- Alguém acha que existe algum risco de algum problema na Finlândia, principalmente depois das declarações de que a Finlândia pretendia entrar pra OTAN? Sei que Ivalo fica bem próximo da fronteira com a Russia!

2- Sem considerar o item 1, quais as diferenças entre a Finlândia e a Noruega? Quais as opções de passeio que as duas regiões oferecem?  Finlândia me interessou tb pela possibilidade de conhecer alguma tribo indigena e Tronso me interessou tb pela possibilidade de ver algum Fiorde. O interesse principal é a Aurora mas é claro que opções secundárias tb podem ser bem interessantes.

3- E no fator financeiro, sei que os países nórdicos são caros mas existe diferença entre a Noruega e a Finlândia? Me refiro a hospedagem, alimentação, passeios, aluguel de carro etc.

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1. A Ukrânia e Finlândia tem questões política extremamente diferentes com a Rússia. A guerra do Putin é mais questão territorial de uma nação de mesma origem, algo mais cultural mesmo. Segundo ponto é que a Rússia não tem mais exército para ataque (pois não pode simplesmente mandar todo o exército para ataque e deixar o país sem defesa). A ministra russa que ameaçou um tempo atrás a Suécia e Finlândia já deu para trás e disse nunca ter falado aquilo... Terceiro, ataques não acontece da noite para o dia, lembra que a ameaça de invasão na Ukrânia já era prevista uns 2 meses antes? Pois o exército precisa mover todo seu arsenal e pessoal para a fronteira, então caso aconteça algo, será noticiado muito tempo antes. No fim, é uma questão extremamente improvável de acontecer, além de que até Janeiro a Finlândia provavelmente já vai ter aderido a OTAN. É a última coisa que eu me preocuparia agora.

2. Como nunca fui a escandinávia não saberei opinar, mas se quiser complicar, coloca Suécia também como opção, pois lá também tem Aurora.

3. Sei que a Suécia é mais barato que a Finlândia na questão de turismo para aurora boreal. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, joaoptsantos disse:

Bom dia!

Estou pensando em ir tentar ver a aurora boreal em janeiro q vem.

A princípio estava pesquisando sobre Tronso quando soube que em Rovaniemi poderia ser inclusive mais barato. Dei uma pesquisada na região da Lapônia finlandesa e me interessei em ir pra Ivalo e depois Rovaniemi mas o atual conflito na Ucrania me preocupou um pouco e me pôs uma dúvida na cabeça.

 

Vamos lá:

1- Alguém acha que existe algum risco de algum problema na Finlândia, principalmente depois das declarações de que a Finlândia pretendia entrar pra OTAN? Sei que Ivalo fica bem próximo da fronteira com a Russia!

2- Sem considerar o item 1, quais as diferenças entre a Finlândia e a Noruega? Quais as opções de passeio que as duas regiões oferecem?  Finlândia me interessou tb pela possibilidade de conhecer alguma tribo indigena e Tronso me interessou tb pela possibilidade de ver algum Fiorde. O interesse principal é a Aurora mas é claro que opções secundárias tb podem ser bem interessantes.

3- E no fator financeiro, sei que os países nórdicos são caros mas existe diferença entre a Noruega e a Finlândia? Me refiro a hospedagem, alimentação, passeios, aluguel de carro etc.

 

Agradeço desde já!

Estive no norte dos 2 países, mas já faz algum tempo (2013) então não se mudou muita coisa de lá pra cá. Mas vamos lá:

1. Creio que não haverá problemas. Mas é claro que vale sempre ficar atento às notícias.

2. Na Noruega fui até as Ilhas Lofoten, não cheguei em Tromso então não posso opinar. Mas fui pra Rovaniemi e achei bem interessante a cidade. Lá tb tem a Santa Claus Village, que é bem legal (apesar de mega turística) e vc tb pode "conhecer" o Papai Noel. 

3. A Noruega é bem mais cara que a Finlândia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu já fui ver aurora boreal também mas foi suécia e noruega

Na época pesquisei por meeeeses aonde ir 

Primeiro que fazem muita propaganda de tromso como a capital mundial da aurora boreal, mas como ela está na costa , a umidade é muito maior, logo  tem muito mais nuvens, e se tem nuvens não dá pra ver a aurora 

Os muitos tours que saem de tromso, se o tempo ali não é favoravel (o que é comum) muitas vezes percorrem horas interior a dentro para lugares com céu limpo, muitas vezes  cruzando a fronteira p/ a suecia e finlandia . Li vários relatos de passeios com 3 horas de ida e depois 3 horas de volta, o que é extremamente cansativo

Exposto o acima eu acabei optando por focar o passeio de aurora na suécia, a oferta de hoteis é menor que a noruega; eu fiquei hospedado numa estação de ski chamado Bjorkliden, na região de Abisko . Dizem que essa é uma das melhores regiões do mundo para ver auroras, porque está mais longe da costa, e porque a região tem várias montanhas que protegem a região de formação de nuvens

aqui está a explicação técnica detalhada:

This microclimate is created as the prevailing winds blow in from the Arctic ocean and crash into the tall mountain peaks just over the Swedish border in the deep Arctic wilderness of Norway. The large peaks in Norway effectively tear a hole in the clouds and create a rain shadow directly above Abisko. This leads to an opening in the clouds reveals the famous blue hole of Abisko, which is often filled with auroras

Aproveitei a viagem para também conhecer a Noruega, onde fiz uma road trip irada pelhas ilhas lofoten 

Agora o veredito

Vi aurora TODAS as noites na Suécia, do próprio estacionamento do hotel já dava pra ver muito bem

Na Noruega também vi aurora, porém peguei 3 noites de céus fechados, onde 2 delas não dava pra ver nada. podia ter feito esses tours oferecidos que eles seguem pra regiões onde o céu está propício. Os tours realmente se comprometem a buscar um lugar para contemplar o espetáculo, porém como já falei, muitas vezes a custa de grandes deslocamenteos. Como já tinha visto aurora todas as noites na Suécia, acabei usando as noites na Noruega para descansar,

Porém, os dias que a Aurora apareceu sobre a costa da  Noruega, o espetáculo era mais bonito que na Suécia, porque além das auroras tinham o mar, onde a luz refletia, e as várias montanhas e fjiordes em volta para engrandecer ainda mais o espetáculo

Imagino que geograficamente a Finlandia seja mais parecida com a Suécia 

Então é questão de pesar o que os lugares tem a oferecer

Na Suécia também fiz passeios de snowmobile, trenó e ski 

Na noruega foi muito mais contemplativo a natureza, mas a região é espetacular mesmo!

Espero ter ajudado

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aproveitando

Não achei a diferença de preço entre os 2 países tão grande

O que notei foi que a região da noruega tem mais cidades, assim mais oferta de restaurantes, hospedagem, etc 

Pra ter uma idéia tromso tem uma populaçao fixa de 65 mil; narvik outra cidade proxima tem 15 mil

A região de abisko não tem 200!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, pmichelazzo disse:

E não esquecer da Islândia, que também as tem.

Cheguei a pensar na Islândia mas iremos em janeiro e acho q as condições climáticas por lá nesta época devem ser muito intensas né? Confesso que amarelei! rsrs

Estou maravilhado com a Islândia mas penso q talvez a época melhor pra ir lá não seja no auge do inverno né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, anselmoportes disse:

Estive no norte dos 2 países, mas já faz algum tempo (2013) então não se mudou muita coisa de lá pra cá. Mas vamos lá:

1. Creio que não haverá problemas. Mas é claro que vale sempre ficar atento às notícias.

2. Na Noruega fui até as Ilhas Lofoten, não cheguei em Tromso então não posso opinar. Mas fui pra Rovaniemi e achei bem interessante a cidade. Lá tb tem a Santa Claus Village, que é bem legal (apesar de mega turística) e vc tb pode "conhecer" o Papai Noel. 

3. A Noruega é bem mais cara que a Finlândia.

Tinha visto algo sobre as Ilhas Lofoten, lá parece ser bem legal né?

Caso a gente opte por ir para Noruega, iremos estudar com mais calma sobre esta opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
30 minutos atrás, FCRO disse:

Eu já fui ver aurora boreal também mas foi suécia e noruega

Na época pesquisei por meeeeses aonde ir 

Primeiro que fazem muita propaganda de tromso como a capital mundial da aurora boreal, mas como ela está na costa , a umidade é muito maior, logo  tem muito mais nuvens, e se tem nuvens não dá pra ver a aurora 

Os muitos tours que saem de tromso, se o tempo ali não é favoravel (o que é comum) muitas vezes percorrem horas interior a dentro para lugares com céu limpo, muitas vezes  cruzando a fronteira p/ a suecia e finlandia . Li vários relatos de passeios com 3 horas de ida e depois 3 horas de volta, o que é extremamente cansativo

Exposto o acima eu acabei optando por focar o passeio de aurora na suécia, a oferta de hoteis é menor que a noruega; eu fiquei hospedado numa estação de ski chamado Bjorkliden, na região de Abisko . Dizem que essa é uma das melhores regiões do mundo para ver auroras, porque está mais longe da costa, e porque a região tem várias montanhas que protegem a região de formação de nuvens

aqui está a explicação técnica detalhada:

This microclimate is created as the prevailing winds blow in from the Arctic ocean and crash into the tall mountain peaks just over the Swedish border in the deep Arctic wilderness of Norway. The large peaks in Norway effectively tear a hole in the clouds and create a rain shadow directly above Abisko. This leads to an opening in the clouds reveals the famous blue hole of Abisko, which is often filled with auroras

Aproveitei a viagem para também conhecer a Noruega, onde fiz uma road trip irada pelhas ilhas lofoten 

Agora o veredito

Vi aurora TODAS as noites na Suécia, do próprio estacionamento do hotel já dava pra ver muito bem

Na Noruega também vi aurora, porém peguei 3 noites de céus fechados, onde 2 delas não dava pra ver nada. podia ter feito esses tours oferecidos que eles seguem pra regiões onde o céu está propício. Os tours realmente se comprometem a buscar um lugar para contemplar o espetáculo, porém como já falei, muitas vezes a custa de grandes deslocamenteos. Como já tinha visto aurora todas as noites na Suécia, acabei usando as noites na Noruega para descansar,

Porém, os dias que a Aurora apareceu sobre a costa da  Noruega, o espetáculo era mais bonito que na Suécia, porque além das auroras tinham o mar, onde a luz refletia, e as várias montanhas e fjiordes em volta para engrandecer ainda mais o espetáculo

Imagino que geograficamente a Finlandia seja mais parecida com a Suécia 

Então é questão de pesar o que os lugares tem a oferecer

Na Suécia também fiz passeios de snowmobile, trenó e ski 

Na noruega foi muito mais contemplativo a natureza, mas a região é espetacular mesmo!

Espero ter ajudado

Vc foi em que época?

Minha ideia é alugar carro e tentar ir procurar a aurora por conta própria com os aplicativos pq, pelo o que eu vi, os preços dos passeios são bem caros e compensa bem mais alugar carro. Mas, considerando as dificuldades por conta do inverno rigoroso, a ideia é não ir tão longe com o carro, tipo sair um pouco da cidade apenas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...