Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa noite, 

Estou procurando passagens, mas não me lembro mais sobre se há necessidade de colocar o número do passaporte no pedido , quando comprar no site da empresa aérea, pois desde o inicio da pandemia que não viajei mais ao exterior e se poderia colocar o número de outro documento. Como pretendo viajar só em setembro/outubro eu queria fazer o pedido de novo passaporte perto dessa data, mas estou pesquisando para comprar a passagem antes de ter o passaporte. Grato.

• Membros de Honra
Postado
1 hora atrás, luviajandor disse:

Boa noite, 

Estou procurando passagens, mas não me lembro mais sobre se há necessidade de colocar o número do passaporte no pedido , quando comprar no site da empresa aérea, pois desde o inicio da pandemia que não viajei mais ao exterior e se poderia colocar o número de outro documento. Como pretendo viajar só em setembro/outubro eu queria fazer o pedido de novo passaporte perto dessa data, mas estou pesquisando para comprar a passagem antes de ter o passaporte. Grato.

Tudo depende da companhia aérea que você vai comprar o bilhete. Algumas pedem o passaporte e outras não.  E em algumas ocasiões em que pedem o número do passaporte, você pode inserir outro documento. Mas como disse, isso varia de companhia para companhia. Em último caso, você pode até inserir no campo do passaporte um conjunto de números qualquer, que corresponda à quantidade alfanumérica do passaporte. Depois de comprado você pode acessar a sua reserva junto à companhia aérea e solicitar a alteração. Dá também para atualizar grátis por telefone ou mesmo no momento do check-in, quando o atendente da companhia for escanear seu passaporte. quando o funcionário da empresa vai escanear seu passaporte. 

• Colaboradores
Postado
5 horas atrás, Luka Izzo disse:

Tudo depende da companhia aérea que você vai comprar o bilhete. Algumas pedem o passaporte e outras não.  E em algumas ocasiões em que pedem o número do passaporte, você pode inserir outro documento. Mas como disse, isso varia de companhia para companhia. Em último caso, você pode até inserir no campo do passaporte um conjunto de números qualquer, que corresponda à quantidade alfanumérica do passaporte. Depois de comprado você pode acessar a sua reserva junto à companhia aérea e solicitar a alteração. Dá também para atualizar grátis por telefone ou mesmo no momento do check-in, quando o atendente da companhia for escanear seu passaporte. quando o funcionário da empresa vai escanear seu passaporte. 

Na verdade @Luka Izzo depende do país de destino/trânsito e não da companhia aérea. Por exemplo, eu desconheço uma única companhia que não peça o número do passaporte para viagens aos EUA pois essa é uma exigência legal deles: "U.S. law requires airlines operating international flights to or from the United States to provide travel document data for all customers via APIS (Advance Passenger Information System)".

De outro lado, o Brasil por exemplo, não solicita pois não temos algo semelhante ao APIS, porém algumas companhias deixam aberta a opção de você informar a título de facilitar o processo de check-in (como a Lufthansa). O mesmo acontece para a Europa mas que, será alterado como bem sabe, a partir do início do ETIAS.

Mas concordo plenamente contigo sobre a mudança posterior do número do documento, adicionando inicialmente o número do passaporte antigo e depois alterá-lo para o novo. Isso é possível.

• Amei! 2
  • Membros de Honra
Postado
8 horas atrás, pmichelazzo disse:

Na verdade @Luka Izzo depende do país de destino/trânsito e não da companhia aérea. Por exemplo, eu desconheço uma única companhia que não peça o número do passaporte para viagens aos EUA pois essa é uma exigência legal deles: "U.S. law requires airlines operating international flights to or from the United States to provide travel document data for all customers via APIS (Advance Passenger Information System)".

De outro lado, o Brasil por exemplo, não solicita pois não temos algo semelhante ao APIS, porém algumas companhias deixam aberta a opção de você informar a título de facilitar o processo de check-in (como a Lufthansa). O mesmo acontece para a Europa mas que, será alterado como bem sabe, a partir do início do ETIAS.

Mas concordo plenamente contigo sobre a mudança posterior do número do documento, adicionando inicialmente o número do passaporte antigo e depois alterá-lo para o novo. Isso é possível.

Eu só não expliquei tão bem como você sempre faz, mas é isso! kkkk

• Colaboradores
Postado (editado)

Uma dica. Eu não deixaria para emitir o passaporte muito perto da data da viagem não. O Brasil tem histórico de falta de papel moeda e alocação de recursos pra PF. De tempos em tempos ocorre longos atrasos nas emissões. Meus pais vão viajar em setembro e acabaram de tirar, pq meu irmão ja teve problemas uma vez com esses atrasos. Com o passaporte valido por 10 anos agora, não tem porque correr esse risco.

Editado por Nani84
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
4 horas atrás, Nani84 disse:

Uma dica. Eu não deixaria para emitir o passaporte muito perto da data não. O Brasil tem histórico de falta de papel moeda e alocação de recursos pra PF, de tempos em tempos tem longos atrasos nas emissões. Meus pais vão viajar em setembro e tiraram agora, pq meu irmão ja teve problemas uma vez com esses atrasos. Com o passaporte valido por 10 anos agora, não tem porque correr esse risco.

Corroborando  oque falou

Uma vez fui renovar meu passaporte, morava no rj, não tinha data disponível próxima no rj . Consegui marcar em São Sebastião-sp a 6 horas de viagem

no dia ao chegar lá em São Sebastião, o sistema da pf tinha saído do ar , disseram que não tinham o que fazer e que teriam que remarcar todas as pessoas para outro dia !!!

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Post virando causos de passaporte

Tinha uma viagem já comprada , estava de mudança, pra Janeiro 2017. Em 2016 lá para Maio resolvi fazer o passaporte. Como era ano de eleição e eu não tinha transferido e votado na anterior, descobri que só poderia emitir o documento após quitar minha dívida eleitoral depois das eleições (não é possível quitar/fazer/modificar o título de eleitor nos 6 meses anteriores da votação). No começo de Novembro fui no primeiro dia disponível no TRE, paguei a multa (exorbitantes 4 reais 😆) e agendei o passaporte logo em seguida.

Era para ir buscar no começo de Dezembro, mas nesse meio tempo faltou papel moeda para impressão (o governo não tinha pago a casa da moeda 😑), e fiquei naquele desespero, já que nem passaporte de emergência daria para fazer. Demorou quase um mês para voltar ao normal, peguei meu passaporte no começo Janeiro faltando 20 dias para a viagem.

• Hahahaha! 2
  • Colaboradores
Postado

@FCROPois é, o Brasil não é para amadores 😅.

Eu mesma fiz esse processo de emissão para os meus pais agora e custei achar data disponível aqui em BH. Ainda ocorreu o fechamento dos dois postos tradicionais pois resolveram centralizar em um único posto do outro lado da cidade. Nessa mudança toda acabaram atrasando um pouco a entrega dos passaportes deles.

São muitas variáveis e deixar pra última hora pode sair mais caro e trazer um.pouquinho de desespero 😂

• Membros
Postado

@FCROJá que é para contar história, vou contar uma dos tempos de ouro da minha pessoa. Sempre digo que morava em Santiago, voltava ao Brasil e nunca parava nesse vai e vem.Contei outro dia essa história de como era o Paraguay,por onde eu cortava caminho,já que eu queria conhecer cada vez um lugar diferente. Depois de furtado,como conto lá, fui a PF de Curitiba, pois na época não tinha horário disponível no Rio.Quando renovado e peguei o atual,voltei a Curitiba, aonde a espera na época era de 1 semana.Com a crise atual,lá deve ter passaporte na hora, tenho até curiosidade de ver. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...