Olá viajante!
Bora viajar?
El Chalten, El Calafate e Ushuaia 26/06 a 06/07 2022
- Respostas 23
- Visualizações 7.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Mathew 6 posts
-
Const_Stefany 5 posts
-
Alan Rafael Kinder 2 posts
-
JanaCometti 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
O clima nesse lugar é muito imprevisível Olha a foto de quando fui Última semana de março Pior que no dia que cheguei o tempo estava perfeito mas no dia seguinte fechou e nevou...
-
@Const_Stefanymuito legal o relato! Tem duas famílias que estão finalizando viagem ao Ushuaia e Patagônia (estou acompanhando eles no insta) e apesar de algumas dificuldades logísticas (eles foram de
-
Não desanima não. Eu até já alterei pro Minitrekking, pq o preço realmente está muito alto (praticamente o dobro do valor). Estive olhando o mapa dos percursos e as fotos, e realmente a diferença é mu
EL CHALTEN ( em andamento)
DIA 26/06 Sai do aeroporto de El calafate as 8:20h da manhã mais ou menos e peguei meu transfer particular que contratei com a CM TAXI de El calafate por 15.000 pesos ( os onibus no inverno só tem 2 horarios, as 8h e as 17h). Ainda estava muito escuro e não dava de enxergar nada no meio do caminho. Paramos no parador La Leona e lá já começava a amanhecer e o céu estava maravilhoso ! Tomei um chocolate quente e fomos rumo a El Chalten. A estrada era simplesmente magica, de ficar de queixo caído! Comecei a ver as montanhas nevada e a emoção já era enorme. Parecia criança de tão boba que eu tava hahaha.
O tempo não abriu muito, ficou nublado quando estava chegando e não vi o Fitz Roy ao chegar na cidade, mas o clima estava bom, devia estar uns 3 graus mais ou menos. Meu transfer nos deixou no meu apartamento que aluguei pelo Airbnb ( INCRIVEL, ALIÁS) era umas 11h e como era inverno tinha pouca coisa aberta, mas fomos em um restaurante o RANCHO GRANDE que também é um hostel e almoçamos lá. Comi 1 milanesa com batata frita GIGANTE que serve duas pessoas tranquilamente. Depois fomos eu um mercadinho próximo a minha hospedagem que tinha o básico de mercado mas era um preço bom. Fiquei bem perto da entrada do Fitz Roy! As 14:30H mais ou menos fomos fazer a pequena trilha ao Chorrillo del Salto para ver a cachoeira. Antes de chegar na trilha percorremos um rio muita bacana que estava se congelando e havia vários pedaços de gelo boiando fazendo um som muitoooo legal dos pedaços de gelo batendo um no outro e sendo carregado pela força da água. Muito bacana! A trilha para a cachoeira é bem tranquila e passa por bastante árvores secas e mortas em meio a um tipo de bosque, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Chegamos la em 1h e estava bemm congelada a base da cachoeira e o lago que se formava. Foi incrível esse primeiro contato. Vale a pena a experiência!
Dia 27/06
Trilha a laguna de Los Tres, FITZ ROY
Saímos de casa 8h com lanterna de cabeça, bastões de trilha, grampones pra neve, comida e água na mochila. Sabiamos que por ser inverno pegariamos a trilha de noite tanto na ida como na volta, pois o dia amanhecia só as 9:30h. Devido a burrice nossa de deixar pra ir no mercado de manhã na qual estava fechado, nos enrolamos e fomos começar a trilha só 8:45h o que já era bem tarde!
A trilha começa com subidas e escadas, o que já cansa bastante pra quem não ta acostumado kkk. Eu sedentária, mais faltava do que ia a academia, mas sempre tive a saúde nota 10 e nunca tive dores então sempre achei que ia dar conta, meu irmão.. 16 anos SEDENTÁRIO, enfim queríamos tanto que não íamos desistir! O começo como já dito é só subida, mas logo depois de 1 hora mais ou menos fica tranquilo em meio a bosques... o calor ja tava batendo e já estava suando e nós ficávamos no tira casaco, põe casaco kkk. Pensei até o porque levar tanta roupa.... 1 térmica, 1 fleece e 1 jaqueta impermeável BOA 1 calça termica e 1 impermeável grossa, mas no fim vamos ver que é sim necessário levar! A trilha nas primeiras 2 horas passa por bosques e caminhos bem abertos LINDOOOOS que tem miradores das montanhas nevada e mais a frente a pontinha do fitz roy aparecia, ahhhhh o dia estava LINDOOO, com um céu azul, GRAÇAS A DEUS, pois isso é o que eu mais temia... o tempo. Estavamos cansados, mas o que mais incomodava era as TRALHAS, kkk levar muita coisa e ficar levando casaco na mão ou amarrado encomoda... mas fora isso a paisagem era tão incrível que eu parecia criança de tão maravilhada. Estava realmente emocionada de estar realizando um sonho que tive que adiar por 2 anos junto do meu irmão que é tão importante pra mim e estar vivendo aquilo me deixava FELIZ DEMAIS! É gratificante ter oportunidade de conhecer lugares tão unicoos como essa trilha, Enfim, só quem foi sabe a beleza ÚNICA e emoção que é.
Depois que quase 2 hr estávamos na placa para ir para laguna capri a esquerda ou continuar pelo outro caminho. Escolhemos ir pela laguna capri. A trilha ate a laguna é muito rápida e em minutos estávamos lá. Passamos por um bosque lindo e árvores tipicas secas e caídas no chão que parecia filme de terror mas eu estava tão deslumbrada que via muita beleza naquilo kkk. Chegamos na laguna capri e foi simplesmente MARAVILHOSO, a lagoa estava quase que 100% congelada e o FITZ ROY estava lá com sua imensidão naquele céu azul incrível! Caminhamos pelas bordas da lagoa apenas pois tinha pontos que não estavam 100% congelados e ficamos la deslumbrando a paisagem... ficamos uns 30 minutos lá ou mais... logo seguimos a trilha que é muito bem sinalizada e demarcada e chegamos a um acampamento que tinha banheiro. LEVE PAPEL!
Seguimos e fomos passando por mais lindas paisagens avistando uma geleira e o fitz roy, passamos por campos super abertoooos imensos ... chegamos no rio.. pegamos água e contiuamos tentanto intender qual era a montanha que iamos subir pois olhando pro que eu via na frente não podia acreditar que era aquela a minha frente pois parecia IMPOSSÍVEL kk muito ingrime e perigosa e diferente do que via nas fotos.. mas era aquela mesmo KK. Depois do rio passamos por bosques e chegamos a um local com banheiro e um tipo de lugar para lazer... uma cabana com mesa... ali tinha a placa que dizia que a partir dali era só subida e precisava de preparo físico.
A subida era realmente DÍFICIL e de tirar o folego pois tinha MUITAS pedras e logo a cima o caminho tava coberto por GELO e não neve... gelo que parecia sabão! Desviávamos do gelo por outros caminhos que dava e fomos, com várias paradas pra descansar porque realmente era muitoooo cansativo. Mais la em cima a coisa ficou séria! O vento tava demais, muito forte, devia ta uns 70 por hora, o caminho difícil e ingrime, realmente perigoso! Os bastões foram INDISPENSÁVEIS! o vento parecia que ia carregar a gente e os bastões nos salvou pois ajudava a se firmar. Tem que ter muito cuidado na subida! Já no fim na subida tinha bastante neve e decidimos usar o grampones e ir pela neve invés de ir pelas pedras e gelo que escorregava e foi bom pois apesar de ser ingrime, perigoso e dar medo... foi o jeito mais fácil, porém demorado...logo o terreno ficou plano e depois já tinha um ultima subida na qual o vento era SURREAL, coisa de loucoooooooo, de novo digo os bastões SALVARAM! O frio cortava a alma... e isso já eram 15h da tarde... e sabíamos que estávamos ferrados kkkk pois logo ia escurecer e precisávamos pelo menos estar em um local mais seguro quando anoitecesse... A subida final foi de VAMOS TERMINAR ESSA MERDA LOGO kkkkkkk eu já estava revoltada por causa do vento! Sério.. era surreal e atrapalhou muito! Chegamos lá em cima e realmente foi de tirar o folego o tamanho do FITZ ROY e a imensidão, mas precisava me esconder atrás da pedra para não voar ou congelar. Sentamos e comemos rápido pois o vento não deixava... abrir a garrafa de aguá la.... a água simplesmente voava e não caia na boa kkkkkk o vento tava literalmente carregando tudo! Ficamos pouquíssimo tempo lá pois estava impossível, mas o suficiente pra ver a beleza do lugar e vencer essa difícil trilha, que não é só para pessoas preparadas mas sim para pessoas DETERMINADAS! Descemos com verdadeiro medo por causa do vento! Medo de verdade de cair ... de acontecer o pior, mas fomos com cuidado fazendo tudo devagar pra não cair e não ser empurrado pelo vento... já na parte baixa e plana o tempo fechou... veio aquela chuva fraquinha, vinha e parava... logo ela veio e não deu trégua, era fraca mas nos encharcou, por isso USEM ROUPAS IMPERMEÁVEIS o tempo lá muda muito rápido. A noite chegou e ainda faltava umas 2h de trilha... na chuva e no escuro usamos a lanterna que era muito boa e continuamos caminhando sem parar, contando a hora pra chegar.. a volta é rápida pois já vimos a paisagem na ida então não ficávamos parando e com o escuro... não tinha mesmo o que ver kkkk. Já no fim na trilha faltando menos de 1 hora vimos dois olhos grandes brilhando no escuro nos olhando. CARACA, VAMOS CORRER PENSEI kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pensamos logo que podia ser um puma e aceleramos os passos em um misto de riso e desespero kkkk olhando pra traz a cada minuto MAS DEU TUDO CERTO ninguém foi devorado! Chegamos as 19:45 exaustooooooos e encharcados, mas com a sensação de dever cumprido e uma experiência única para recordar. Alguns perrengues sim, mas vale cada momento de cansaço e desespero. FOI INCRÍVEL conseguir chegar la e a trilha é mais cansativa mesmo só no comecinho (pra min que sou sedentária) e no fim que realmente é difícil e claro, o vento ! Mas eu faria tudo novamente! FAÇAM pois vale a pena, a paisagem compensa tudo, mas tem que ir com tempo bom e se cuidem pois a subida é sim perigosa!
Obrigada e espero que gostem do relato
FIM ...
Editado por Const_Stefany