Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

07 Nov 2008, 12:03  

Guilherme.

Essa trilha p/ a Cachoeira do Saco Bravo não é tão dificil. Ela leva mais de 1 hora saindo de Ponta Negra.
A trilha segue p/ a esquerda, tomando como referencia, quem está na Praia de Ponta Negra e olha p/ o mar.

O ideal é contratar um guia ou conversar com os moradores que eles te dão dicas.
A trilha é feita no meio da mata, mas está bem demarcada.

Saindo bem de manhã de Ponta Negra, acho que dá p/ chegar lá nessa cachoeira a tempo de voltar e seguir p/ o Sono. Dá tranquilamente.
Se vc não quiser contratar um guia, procure então chegar em uma pequena casa, que fica a uns 10 minutos da praia. É de lá que sai a trilha. Lá eles podem te ajudar também.

Se vc for sozinho, tome cuidado, porque lá na cachoeira as pedras são traiçoeiras hein.

Abcs

guilhermerighetto escreveu:Olá,

estou planejando uma viagem para a região no feriado de 20/11 e estou precisando de algumas informações...

a partir de Ponta Negra existe uma trilha para chegar ao Saco Bravo... qual o tempo de caminhada nesse percurso? é preciso um guia pra fazer essa trilha? o grau de dificuldade da trilha é muito alto?

Eu estava pensando em sair de Ponta Negra bem cedo, chegar ao saco bravo e voltar e, se fosse possível, seguir pelas trilhas até a praia do sono e pernoitar lá... será que isso é possível?

se alguém tiver outras informações e dicas, também agradeço.

Obrigado.

Marcos F

05 Dez 2008, 11:37  

Oi Augusto, tudo bem?

Já pesquisei seu site sobre a Joatinga e estou um pouco preocupado com navegação.
Será que existe um mapa mais detalhado?
Você pode me ajudar?

Obrigado.

abs.

MF

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

08 Dez 2008, 12:11  

Marcos.
Em todas as minhas caminhadas, o que eu sempre levo é uma carta topografica e um ou outro croqui basico, juntamente com alguns relatos de pessoas que já fizeram a mesma caminhada.

Agora se vc quer um mapa mais detalhado, então chego a conclusão que vc é inexperiente em trilhas.
E sinceramente, não recomendo vc fazer essa trilha.
Vc vai encontrar trechos de mata fechada e algumas bifurcações que podem te confundir.

O que vc tá me pedindo é impossivel.
Só se eu fizer um p. croqui com muitos detalhes, mas mesmo assim a trilha te apresentaria problemas.

Então, a minha recomendação é que vc faça uma trilha um pouco mais tranquila e que te dê mais segurança.
Faça a da Bocaina, por exemplo. É muita caminhada, mas vc não terá problemas de navegação.

Ou se quiser fazer a da Joatinga mesmo, inicie a caminhada lá pela Praia do Sono, entrando por Laranjeiras e vá até a Praia de Ponta Negra e depois volte p/ o Sono, pernoitando lá.
Vc não passará por mata fechada e só terá pela frente praias desertas e maravilhosas.
Ou entre pela Praia do Pouso e vá até Martim de Sá.
Já é um percurso bem cansativo e nesses trechos a trilha está bem demarcada.

Boa sorte.

Marcos F escreveu:Oi Augusto, tudo bem?

Já pesquisei seu site sobre a Joatinga e estou um pouco preocupado com navegação.
Será que existe um mapa mais detalhado?
Você pode me ajudar?

Obrigado.

abs.

MF

anjinho tabitat

13 Mai 2009, 11:36  

olá
tudo bem? adorei seus relatos.fiz a trilha do ouro com a Mw trekking.dessa vez vou levar 4 pessoas e fazer por conta.
vc tem uma base de quanto os colonos cobram para pernoite com refeição?
no ponto final(vila de mambucaba) tem alguma condução para Paraty?
obrigada

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

14 Mai 2009, 18:29  

Oi Anjinha.
Que bom que curte os relatos. Aproveite mesmo, pois eu coloquei eles aqui p/ que outras pessoas possam repetir.

Conseguindo um transporte de S. J. Barreiro até a portaria do parque e passando por lá até no maximo 10:00 hrs creio que vcs cheguem na Pousada/Camping Barreirinha. O Camping nessa pousada, se não me engano está em + - $15,00/pessoa.
Refeição também nessa faixa de preço.
Já a pousada é um pouquinho cara. Chega a ser por volta de $50,00. Uma opção é caminhar um pouco mais e ficar na Pousada da D. Palmira (ela costumava ser um pouco mais barata que a Barreirinha - hoje não sei como tá).

Já p/ a segunda noite obrigatoriamente vc chegará na Cachoeira do Veado. Lá tem a Pousada da D. Estelina do outro lado do rio. Tem um pequeno espaço de camping com direito a banho quente.
O valor da pousada e do camping talvez seja um pouco menor do que a Barreirinha.
Já quando vcs terminarem a trilha e chegarem em Mambucaba, ainda tem uns 12 Km até o bairro do Pereque.
A não ser que vcs queiram caminhar tudo isso (não recomendo) sugiro tentar uma carona ou contratar alguém p/ te deixarem la na rodovia e lá vcs conseguem um linha de onibus ou vans para Paraty.

E não se esqueçam de solicitar a permissão p/ fazerem a travessia.

Abcs

anjinho tabitat escreveu:olá
tudo bem? adorei seus relatos.fiz a trilha do ouro com a Mw trekking.dessa vez vou levar 4 pessoas e fazer por conta.
vc tem uma base de quanto os colonos cobram para pernoite com refeição?
no ponto final(vila de mambucaba) tem alguma condução para Paraty?
obrigada

anjinho tabitat

19 Mai 2009, 10:14  

olá
Augusto,muito obrigada pela dicas.
após o retorno contarei as aventuras
abraços

marcos_sp

27 Mai 2009, 14:37  

pessoal

Estou pensando em visitar o Pico do Tira Chapéu antes de fazer a Trilha do Ouro.
Como eu ando devagar e paro toda hora para tirar foto, pensei em acampar próximo à entrada do parque e ir e voltar no mesmo dia ao pico.
Há local para camping próximo à entrada?
Qual a distância, ida e volta, da portaria até o cume do Pico?

Ou seria melhor já ir de carro o mais próximo possível do Pico e de lá andar até a entrada?

Obrigado pela ajuda

Marcos

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

29 Mai 2009, 15:06  

Marcos, eu não recomendo vc fazer esse roteiro.

Eu acho que vc deveria tentar a segunda opção: chegar de carro o mais próximo possivel da Fazenda Pinheirinho e só no dia seguinte seguir para a portaria do parque.
A bifurcação para a Fazenda Pinheirinho está a 4 Km antes de chegar na portaria do parque. E lá na portaria também vc não encontra lugar seguro para deixar a barraca.

Qdo estiver subindo a serra e pegar essa bifurcação para a Fazenda Pinheirinho é só seguir pela estrada até os limites finais dessa Fazenda e ao chegar na cerca é só subir até o topo, seguindo por ela, pois ela te leva ao Tira Chapéu.

Abcs

marcos_sp escreveu:pessoal

Estou pensando em visitar o Pico do Tira Chapéu antes de fazer a Trilha do Ouro.
Como eu ando devagar e paro toda hora para tirar foto, pensei em acampar próximo à entrada do parque e ir e voltar no mesmo dia ao pico.
Há local para camping próximo à entrada?
Qual a distância, ida e volta, da portaria até o cume do Pico?

Ou seria melhor já ir de carro o mais próximo possível do Pico e de lá andar até a entrada?

Obrigado pela ajuda

Marcos

marcos_sp

01 Jun 2009, 09:47  

Obrigado Augusto.
No croqui da trilha que vc disponibilizou há uma fazenda abandonada no início da trilha para a cachoeira das posses. É possível acampar ali?
Tem idéia da distância entre a portaria do parque e este ponto da trilha?

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

04 Jun 2009, 07:10  

Blz Marcos.

Aquele ponto ali onde fica uma antiga sede de Fazenda abandonada é muito usado pelos campistas, mas tem um pequeno problema.

Da portaria até ali são uns 8 Km, o que torna inviavel na minha opinião.
O ideal mesmo é tentar acampar na portaria, mas de novo o problema da segurança, a não ser que vc ligue na Administração do Parque solicitando acampar em um lugar seguro, próximo dali.
Tente.... quem sabe eles até autorizam a acampar lá e deixar a mochila na portaria.

Abcs

marcos_sp escreveu:Obrigado Augusto.
No croqui da trilha que vc disponibilizou há uma fazenda abandonada no início da trilha para a cachoeira das posses. É possível acampar ali?
Tem idéia da distância entre a portaria do parque e este ponto da trilha?

•   Informação